Instrumentos musicais

Tudo sobre didgeridoo

Tudo sobre didgeridoo
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. O que é uma ferramenta?
  4. Recursos de som
  5. Como jogar?

O didgeridoo é considerado a voz musical de um continente como a Austrália. Este é um instrumento musical bastante antigo, mas tornou-se difundido na música moderna não há muito tempo e, portanto, muitos não estão familiarizados com ele. O artigo vai falar sobre o que é um instrumento musical com um nome tão interessante, sobre a história, variedades do didgeridoo, som e características do jogo.

O que é isso?

Atualmente, o didgeridoo não é amplamente conhecido. No entanto, ele é considerado um dos instrumentos musicais de sopro mais antigos do mundo. Ao mesmo tempo, os aborígenes australianos costumam usá-lo em várias cerimônias e rituais xamanísticos, onde o didgeridoo é um dos componentes mais importantes.

Para imaginar como é um instrumento musical australiano tão interessante, basta lembrar uma melodia conhecida e familiar para todos. No entanto, o didgeridoo possui uma série de características que distinguem este instrumento do mesmo cachimbo.

No entanto, falaremos sobre eles um pouco mais tarde, e primeiro vamos nos voltar para a história da origem deste instrumento musical.

História

Conforme mencionado, o didgeridoo é originário da Austrália. É a parte principal da mitologia dos aborígenes que vivem em algumas áreas e simboliza a imagem da cobra arco-íris Yurlungur. Tal personagem mitológico é o santo padroeiro da natureza, ou melhor, do céu, da chuva e da água.

Normalmente, tocar este instrumento musical promove a imersão em um transe e é realizado mais frequentemente durante os rituais corrobori, que é uma dança cerimonial especial executada por homens. Com a ajuda desse tipo de rituais, segundo os aborígenes, ocorre a comunicação com os deuses.Além disso, também acontece que, ao tocar o didgeridoo, um aborígene está tentando atrair uma garota ou mulher de quem ele realmente gosta.

O nome do instrumento musical descrito "didgeridoo" começou apenas no Ocidente. Os povos indígenas que habitam a Austrália continental chamam esse instrumento musical de maneiras diferentes, e simplesmente não há um nome específico. Então, entre os povos que vivem em algumas regiões, é "Yolngu", "Bombo", "Pampu", "Martba" ou "Jinan", entre os representantes de outras regiões - "Kakutyu", "Yiraki", "Meialai" ou " Yedaki "...

Na verdade, existem muitos nomes, todos os listados acima são apenas uma pequena parte de todos os existentes.

No entanto, um instrumento de sopro australiano como o didgeridoo é muito estimado não apenas entre os aborígenes australianos. No início do século 20, o famoso compositor Steve Roach, que na época estava viajando pela Austrália, se interessou por ele. Ele foi atraído pelo som deste instrumento musical, que era bastante incomum e peculiar. Roach aprendeu a tocar um instrumento musical tão interessante com os aborígenes, e logo a parte ocidental do mundo foi inundada com música étnica nova para ela. Assim, o didgeridoo se tornou parte integrante das composições do clube, absolutamente todos se divertiam com ele nas pistas de dança.

O nome de Richard David Jones, um famoso músico irlandês, também está associado a este instrumento musical. Ele, usando didgeridoo, criou a música Didgerido, que literalmente explodiu os clubes britânicos no início dos anos 90 do século passado. Assim, a ferramenta ficou ainda mais difundida.

Apesar de sua natureza arcaica, o didgeridoo está ganhando popularidade. No momento, seu som pode ser ouvido não só entre as tribos indígenas, mas também em vários festivais nacionais. Hoje ele também está envolvido em várias melodias musicais contemporâneas de vários estilos, incluindo rock e jazz, blues e rap, reggae e ambient, e muitos outros.

Chamou a atenção para este instrumento musical e intérpretes do lendário grupo The Beatles. Então, durante uma de suas turnês na Austrália, eles tentaram usar o didgeridoo na apresentação. Eles ficaram bastante impressionados com a experiência.

Atualmente, festivais de tais artistas que tocam um instrumento musical incomum acontecem constantemente. O mais ambicioso deles é considerado o festival, que leva o nome de Airvault, que se realiza na França há mais de uma década. Deve-se notar que este tipo de festival também aconteceu na Rússia. Este evento data de 28 de junho de 2008. O festival de um instrumento como o didgeridoo foi realizado na capital do norte de nosso país, São Petersburgo. Aliás, no nosso país existe até o chamado dia do didgeridoo, que está marcado no calendário com a mesma data, 28 de junho.

Também será interessante que o didgeridoo agora seja usado ativamente não só no campo da música, mas também no campo da medicina. Com a ajuda dele, as pessoas se livram do ronco. Além disso, ajuda a aliviar o estresse, as cólicas e várias dores, e também ajuda a relaxar os músculos e a iniciar processos de autocura internos especiais.

O som do didgeridoo também é uma ótima adição para todos aqueles que estão em meditação.

O que é uma ferramenta?

Um instrumento musical como o didgeridoo pode parecer completamente diferente, pelo menos entre seus, por assim dizer, descobridores - os aborígenes. A própria natureza está envolvida em sua criação, não é feita por mãos. Normalmente os aborígenes fazem isso: encontram um tronco de eucalipto ou bambu, cujo miolo foi totalmente comido pelos cupins, depois do qual pegam essa árvore oca, removem todo o excesso e fazem o bocal de cera. Este foi o fim do processo de fabricação de um instrumento musical tão ecológico.

Portanto, podemos dizer com certeza que em algum lugar será muito difícil, senão impossível, encontrar dois instrumentos musicais de sopro idênticos, porque cada árvore é única e tem suas próprias características.e, portanto, cada instrumento didgeridoo será diferente não apenas nas qualidades visuais, mas também no timbre de seu som.

O didgeridoo geralmente se parece com um cachimbo ou cachimbo, que pode atingir um tamanho de um a 3 metros. O peso de um instrumento tão incomum pode atingir de um quilo e meio a dois quilos e meio.

No mundo moderno, após a descoberta de um instrumento musical por Steve Roach, o didgeridoo passou a ser feito não só com um tronco de bambu, mas também com materiais mais baratos, por exemplo, de plástico ou vinil.

Hoje, o didgeridoo tem variedades suficientes. Cada um deles possui características próprias.

Então, uma espécie de didgeridoo como Com chave, difere das demais pelo seu equipamento com sistema de válvula.

Multidrone tem uma forma e estrutura diferentes do canal.

Esse tipo de instrumento musical, o didgeribone, é, por assim dizer, filho de instrumentos musicais de sopro como o trombone e o didgeridoo. O comprimento deste tipo de instrumento é variável, pois sua estrutura implica a presença de dois tubos inseridos um no outro.

Uma variedade de didgeridoo, como a flauta, tem orifícios especiais para o som.

Esse recurso torna possível executar as composições musicais mais complexas no instrumento.

Recursos de som

O som do didgeridoo é bastante distinto e único. É difícil compará-lo com qualquer outra coisa e é ainda mais impossível confundi-lo com alguma coisa. Seu som evoca muitas associações com algo místico e misterioso, fascina as pessoas e, de fato, é capaz de colocá-las em transe.

É impossível negar a conexão dos aborígenes com o meio ambiente, a natureza. O uivo do vento, o canto dos pássaros, as vozes dos animais - tentam transmitir todos estes sons com a maior precisão tocando didgeridoo. Graças ao som do didgeridoo em combinação com as entonações de garganta do músico, é possível fazer isso.

Este instrumento possui uma gama de timbre bastante ampla, que pode ser comparada com a voz humana ou o som de uma harpa de judeu. Uma característica de um instrumento musical é que ele soa apenas em uma nota. Seu tom depende diretamente de parâmetros como comprimento e largura. Portanto, se o didgeridoo não for longo, mas largo, então seu som será o mais alto. Um instrumento mais longo, porém mais estreito, soará várias vezes mais baixo.

Como jogar?

Aprender a tocar didgeridoo é um grande desafio. Além de ter senso de ritmo, você também precisa possuir a técnica da respiração permanente contínua, o que é bastante difícil. Será muito mais fácil para todas as pessoas que já tocaram um determinado instrumento de sopro. Em geral, tocar o didgeridoo é algo semelhante a tocar trompete.

Produção de som

Ao tocar o didgeridoo, os músculos faciais, os músculos do pescoço e da língua e o diafragma estão especialmente envolvidos. Os principais movimentos durante a produção sonora são geralmente executados pela língua e bochechas, enquanto os lábios permanecem imóveis, sua função é fazer o didgeridoo zumbir de maneira uniforme e sem interrupção, causando vibrações especiais.

Respiração contínua

Esse tipo de respiração também é chamado de respiração circular. É isso que torna possível jogar sem parar, mesmo nos momentos em que é preciso respirar.

Sua essência é a seguinte. Antes de expirar, a pessoa estufou as bochechas, elas se contraíram, liberando o resto do oxigênio, enquanto os lábios não paravam de vibrar. Junto com isso, uma respiração aguda é feita pelo nariz.

Esta respiração não é fácil de aprender e requer muitos dias de treinamento árduo para músicos profissionais.

Técnicas de jogo

O jogo didgeridoo é difícil de classificar entre os normais.O som durante o jogo, como já mencionado, é produzido graças às vibrações labiais.

Existem os seguintes estilos de jogo: com a frente da boca ou com os lábios. Vale a pena escolher a técnica que parece mais conveniente.

Para obter informações sobre como fazer um didgeridoo com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa