Instrumentos musicais

Cítara: descrição e técnica do jogo

Cítara: descrição e técnica do jogo
Contente
  1. História da aparência
  2. Descrição
  3. Dispositivo de instrumento
  4. Como jogar?

Um dos instrumentos musicais dedilhados com várias cordas mais interessantes é a cítara. Basicamente, é um instrumento solo em grupos orquestrais.

História da aparência

Acredita-se que o ancestral das variedades modernas de cítara foi um instrumento musical chamado Scheitholz, que significa literalmente "log" em alemão. É comum entre os plebeus nas áreas rurais de língua alemã desde a Idade Média. Scheitholz era considerado pela alta sociedade um instrumento musical "desprezível", como alguns outros, inventado por artesãos do povo (por exemplo, gaita de foles).

Com o tempo, as formas e a estrutura do instrumento ancestral mudaram e recebeu o nome de "cítara" na segunda metade do século XVIII, quando seu corpo passou a ser confeccionado em madeira colada em forma de caixa oca plana de várias configurações. . Mas o instrumento permaneceu principalmente entre os músicos rurais.

E só a partir do início do século 19 começou a sua distribuição em todo o país, inclusive nas cidades, principalmente na Alemanha e na Áustria.... É verdade que a cítara era usada apenas para tocar música de entretenimento.

No final do século 19, um modelo de concerto de cítara foi desenvolvido, após o qual ela começou a aparecer em grupos orquestrais, concertos solo e obras originais foram escritas para ela.

A comunidade musical russa viu e ouviu este instrumento musical pela primeira vez em sua terra natal, na segunda metade do século XIX. Aqui também recebeu sua distribuição até a revolução de 1917. Sob o jovem regime soviético, todos os esforços dos músicos que se apaixonaram pela cítara para desenvolver interesse por ela fracassaram.Antigo instrumento musical "desprezível" (leia-se "folclórico"), aparentemente reminiscente de um gusli, altos escalões da cultura paradoxalmente considerados estranhos ao povo soviético.

Descrição

A cítara pertence a um grupo de instrumentos musicais de cordas chamados cordofones. Esta classe inclui todos os instrumentos cuja fonte de som é uma corda oscilante. O Citra, por sua vez, lidera um grupo denominado "tipo de cítara", que inclui não só instrumentos cítricos, mas também instrumentos de cordas-teclado, por exemplo, como:

  1. cravo;
  2. espineta com produção de som arrancado;
  3. piano;
  4. clavicórdio de percussão.

Todas as cítaras e instrumentos semelhantes (cítricos: gusli, kanun, qin chinês, koto japonês e outros) necessariamente têm um orifício ressonador no corpo para amplificar o som, bem como cordas esticadas sobre a placa de ressonância superior em quantidades muito diferentes. A própria cítara pode ter até 45 cordas esticadas, embora o modelo mais comum seja um instrumento com 35 ou 36 cordas.

As cordas no modelo de concerto são organizadas da seguinte forma:

  • cordas melódicas acima do pescoço - 4-6 pcs .;
  • cordas que acompanham acima do convés - 12 unid.;
  • baixo no deck - 12 pcs .;
  • contrabaixo sobre o convés - 5-6 unid.

Entre as variedades de cítaras destacam-se a cítara aguda, a cítara e o modelo de concerto. O alcance total do som deste grupo de instrumentos atinge quase 6 oitavas (da nota G da oitava contrária à nota Ré da quarta oitava).

Dispositivo de instrumento

Como já observado, o corpo de uma cítara pode ter formas diferentes, mas todas as suas variantes são geralmente assimétricas (irregulares)... Exemplos da forma do corpo são trapezoidal, pterigóide, em forma de pêra. O corpo da cítara é bastante plano em espessura, exceto para modelos de baixo, que requerem sons fortes. Há um convés inferior e um superior, presos por uma concha - a lateral que determina a espessura do corpo. O material do corpo é a madeira, que pode ser tília, bordo, amieiro e outras espécies de árvores com boas características acústicas.

É feito um orifício ressonador no deck superior, podendo haver dois deles. Cordas de metal são esticadas sobre o deck superior. Para cordas melódicas, às vezes uma escala é disposta à direita (sob os dedos da mão direita), mas mais frequentemente do lado do instrumento mais próximo do músico.

As cordas do braço da guitarra são afinadas com as cravelhas, e os refrões (aqueles acima da mesa de ressonância) são afinados com uma chave especial.

Se você ouvir uma composição tocada em uma cítara no rádio (sem ver o que estão tocando), você pode pensar que pelo menos 2 instrumentos musicais soam, por exemplo, um violão com cordas de metal e algo semelhante a uma harpa ou gusli. Na verdade, esses sons mágicos são criados por um músico (citrist), cujo instrumento é a cítara.

O timbre de cada modelo deste produto musical depende do tamanho do gabinete, da qualidade da madeira e das cordas. Alguns conhecedores de parâmetros de som notam alguma monotonia (monotonia) de timbres cítricos. Mas os sons dos acordes extraídos das cordas estáticas do coral encantam o ouvinte, de tão suculentos e macios.

As afinações mais comuns para instrumentos modernos são:

  1. veneziano completo para modelos de até 38 cordas;
  2. separado: Munich para acompanhamento e Venetian para cordas da fricção (escala).

Teclas e configurações convenientes para tocar na cítara: até 4 sinais de alteração na tonalidade (bemóis ou sustenidos).

Deve ser adicionado a tudo que existem modelos em que você precisa para brincar com um arco. Eles são chamados assim - cítaras de arco.

Como jogar?

A cítara é tocada colocando o instrumento na mesa à sua frente ou em seu colo. O jogo é jogado puxando as cordas com os dedos de ambas as mãos. O polegar da mão direita toca uma melodia no pescoço, e ele a faz com uma palheta (um anel com uma calêndula) colocada nela. Os outros dois ou três dedos da mão direita, nas cordas do coro localizadas um pouco mais adiante, executam o acompanhamento da melodia que soa.

Os dedos da mão esquerda estão preocupados em beliscar as cordas nas casas da escala, da mesma forma que tocar um violão. Além disso, podem conduzir o acompanhamento em momentos em que não seja necessário pinçar as cordas no braço do instrumento (por exemplo, em casos de notas longas em uma melodia tocada em cordas abertas, ou durante pausas na linha melódica de uma composição )

Os citristas profissionais costumam usar os dedos de uma mão direita para manipular uma voz melódica, mudando completamente o acompanhamento para a mão esquerda, mas os iniciantes não serão capazes de fazer essa técnica. Muito precisará aprender e praticar por horas.

Para iniciantes, existem versões simples do instrumento que têm menos cordas acima da mesa de ressonância e no braço da guitarra. Por exemplo, modelos simplificados de Salzburg.

Em uma cítara regular, o braço é fornecido com cinco ou seis cordas melódicas e em um modelo leve não há mais que quatro. As cordas que acompanham também têm a metade - 12 ou menos.

A maneira mais fácil de aprender e tocar é o agora modelo de teclado de cítara. As teclas nele substituem a parte melódica do instrumento. Nesse caso, é fácil conduzir a melodia com apenas uma mão, pressionando as teclas com os dedos, como em um piano, enquanto a outra mão vai tocar o acompanhamento harmônico nas cordas do coro, que permanecem inalteradas.

Deve-se ter em mente que as notas para o instrumento descrito são escritas simultaneamente em duas chaves:

  1. violino para voz melódica (chave "sal");
  2. baixo para acompanhamento (tecla "F").

Isso é exatamente o mesmo que para o piano. A altura dos sons corresponde à grafia, exceto para o instrumento baixo (para o qual a gravação é realizada um quarto acima do som real).

Existem manuais de autoaprendizagem e escolas para aprendizagem independente de tocar cítara, mas apenas, infelizmente, editoras estrangeiras (principalmente alemãs). Não se sabe se existe algo assim em russo. Aqui estão alguns exemplos de livros didáticos disponíveis na Web (disponíveis em amazon.de):

1 comentário

Obrigado.

Moda

a beleza

casa