Instrumentos musicais

Tudo sobre chonguri

Tudo sobre chonguri
Contente
  1. História
  2. Peculiaridades
  3. Estrutura

Chonguri é um instrumento musical folclórico de quatro cordas que se espalhou pelas regiões ocidentais da Geórgia (Guria, Samegrelo, Adjara). Refere-se ao grupo de instrumentos musicais dedilhados. Possui pequenas diferenças de design em locais diferentes. O instrumento é usado principalmente para fins de acompanhamento. É costume tocar músicas acompanhadas por chonguri - tanto solo quanto para um maior número de vozes.

História

Tradicionalmente, o chonguri era considerado um instrumento puramente feminino, mas agora os homens costumam ser ensinados a tocá-lo. Ao mesmo tempo, é um sucesso. Na maioria das vezes, a parte chonguri atua como um acompanhamento para cantar e dançar, mas raramente soa solo. Acredita-se que este instrumento musical folclórico apareceu não antes do século XVII. Muito provavelmente, é apenas uma versão aprimorada de outro instrumento musical dedilhado por estas bandas - o panduri, que tem apenas 3 cordas.

A principal técnica para tocar um instrumento distinto da Geórgia é bater palmas de três ou quatro cordas. Chonguri melhorou na década de 30 do século passado graças à habilidade de K. A. Vashakidze, K. E. Tsanave, S. V. Tamarashvili e outros especialistas. Existe uma família de chonguri, que inclui tais instrumentos: prima, baixo e contrabaixo. Esses instrumentos projetados por Vashakidze foram incluídos no conjunto orquestral de instrumentos folclóricos georgianos.

Existem muitos virtuosos entre os músicos que dominam o chonguri. O instrumento soa incomum e charmoso, como se contasse uma bela lenda sobre as belezas da Geórgia.

Peculiaridades

O instrumento em questão possui características próprias que o distinguem de outros produtos similares na cultura musical dos povos do mundo.

  • Não faz muito tempo, apenas crina de cavalo era usada na fabricação de cordas para chonguri, mas hoje não é mais tão relevante.Agora, os fios de seda de alta qualidade são usados ​​principalmente para cordas.
  • O chonguri moderno pode ser tocado em tons diferentes, dependendo das músicas que estão sendo tocadas. No entanto, melodias individuais do início ao fim podem ser reproduzidas na mesma tonalidade.
  • Tradicionalmente, o braço (braço) de um chonguri não tem divisões em trastes (como um violino), mas você também pode encontrar variantes com trastes (como uma domra ou um violão).
  • Os dedos são usados ​​para tocar este instrumento, segurando o chonguri em uma posição vertical no joelho esquerdo.
  • O tamanho do produto é de aproximadamente 100 cm de comprimento (corpo com pescoço e cabeça do pescoço).

Provavelmente, quem tiver interesse no chonguri também terá curiosidade em saber o segredo da fabricação do instrumento. No local mais soprado pelo vento, foi escolhida a árvore mais lisa e sem nós (geralmente é escolhida a amoreira). Principalmente para o chonguri georgiano, uma parte uniforme da árvore entre os galhos é usada. Os mestres não trabalham com peças curvas.

A árvore selecionada é cortada e o registro resultante é dividido ao meio. Cada uma das partes é chamada de "avô". Chonguri é feito deles. A árvore colhida é armazenada em local fresco (longe da luz solar e das correntes de ar). A madeira seca por 30 dias. Se você não esperar que o material seque completamente, o produto dele não será de alta qualidade. Com grande probabilidade, a árvore se rachará, o trabalho do mestre será em vão.

O avô é tratado assim: o caroço é retirado com um cinzel e depois limpo. A parte dianteira preparada com antecedência é anexada ao avô preparado e guardada por várias horas. Depois disso, os rebites são instalados no pescoço e a culatra (ou ponte) é reforçada. Em seguida, é feito um suporte no qual as cordas são presas. Na ponte e no suporte, são feitos quatro entalhes para o assentamento dos fios de seda esticada.

Para um som chonguri sonoro, a madeira no meio da parte superior de três partes do instrumento deve ser pinho.

A confecção de um desses leva três dias, o que está de acordo com as regras para a criação deste instrumento musical.

Estrutura

O comprimento de um chonguri é em média 100 cm. Este indicador pode variar na faixa de 1,5-3 cm. Os erros de tamanho não são de fundamental importância para esta obra de arte.

O design de Chonguri é bastante simples. Consiste em:

  • do corpo;
  • pescoço (colo do útero);
  • cabeça do pescoço;
  • peças adicionais (suporte, jugo, pinos de afinação).

O corpo distingue-se por uma forma lisa em forma de pêra, truncada na parte inferior. Vários tipos de madeira são adequados para o fabrico da caixa - pinho, amora, nogueira. Vários pequenos orifícios de ressonador podem ser vistos na parte superior. O braço do instrumento é longo, uma cavilha de uma corda curta chamada "zili" é cortada nele, e a construção é completada por uma cabeça curva com 3 cavilhas e o mesmo número de cordas principais (longas).

Chonguri não é exatamente o mesmo instrumento que o panduri, embora em algumas partes do leste da Geórgia seja assim chamado. E não é apenas o número de strings. Panduri sempre tem uma divisão em trastes. Durante a execução da melodia no chonguri, os músicos movimentam os dedos de baixo para cima e, ao tocar o panduri, os movimentos são feitos na direção oposta. Mas funcionalmente e externamente, eles são muito semelhantes. Ambos os instrumentos atuam principalmente como acompanhamento, utilizados para acompanhar canções na obra coletiva de mulheres georgianas. Da mesma forma, as ferramentas são usadas em rituais antigos.

O casco do chonguri é fragmentariamente construído a partir de finas placas de madeira, o que permite o máximo desbaste das paredes do casco. Eles podem ser dobrados para criar um maior volume de ressonância, o que tem um efeito positivo no timbre e no volume do instrumento musical.

Para mais informações sobre chonguri, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa