Instrumentos musicais

Tudo sobre o instrumento musical bouzouki

Tudo sobre o instrumento musical bouzouki
Contente
  1. O que é isso?
  2. Construir
  3. Técnica do jogo

Bouzuki é um instrumento musical de cordas dedilhadas com uma rica história. Neste artigo, veremos mais de perto o que é, bem como quais são as especificidades da música e de como tocar este instrumento.

O que é isso?

Bouzuki é um instrumento musical bastante raro relacionado aos alaúdes. Derivado do antigo instrumento grego cithara. Outro nome é "baglama". O instrumento já foi amplamente utilizado na Grécia, Israel, Turquia, Irlanda, Chipre.

Na forma clássica, o instrumento possui 4 cordas duplas de metal. Existe também um tipo de bouzouki chamado baglamazaki, que possui apenas 3 cordas duplas. Mas é considerada uma configuração mais antiga. Baglamazaki é usado em orquestras clássicas gregas que executam música rebetik. Este estilo é freqüentemente comparado ao blues americano.

Rebetika tornou-se popular no início do século 20 nas prisões e nos pontos críticos das cidades portuárias perto do Mar Egeu. O próprio amanhecer desta música caiu no período entre as duas guerras mundiais. O conjunto de músicos era composto por um cantor, dois intérpretes de bouzouki e um músico com baglama, no qual é conveniente realizar o staccato. Em canções apaixonadas, o tema principal era amor e morte, dinheiro e drogas, bandidos e prostitutas. Eles foram compostos com base na música folclórica e executados no ritmo das danças tradicionais. Os primeiros artistas foram Marcos Bambakaris e Ioannis Papianou.

Por muitos anos, o próprio instrumento e a música para bouzouki na Grécia foram estritamente proibidos. Soava apenas em tabernas, onde pessoas com problemas com a lei adoravam ouvi-lo. Com o passar dos anos, a reputação da música hooligan começou a mudar. Graças ao talento do compositor Vasilis Tsitsanis, o instrumento entrou na moda.O performer habilidoso e virtuoso Tsitsanis harmonizou a música de acordo com os princípios ocidentais, mas ao mesmo tempo manteve os ritmos da dança. As músicas começaram a soar com mais frequência no palco, tornando-se tradicionais.

Tsitsanis foi o primeiro a acreditar no potencial do alaúde e abriu um amplo caminho para o povo. Milhares de gregos compareceram ao funeral do músico, agitando bouzouks e baglamas sobre suas cabeças.

O instrumento foi amplamente falado apenas na década de 60 do século XX. Este acontecimento ocorreu em conexão com o facto de o compositor grego Mikis Theodorakis ter composto a música para o filme "The Greek Zorba", que era popular naquela época. Após o lançamento deste filme, sirtaki tornou-se a mais famosa dança grega, um dos símbolos do país. E também a música tocada em bouzouki se tornou popular.

A história irlandesa do instrumento remonta a 1960. Os músicos John Moynihan e Andrew Irwin foram os pioneiros no uso da forma clássica do instrumento. Com sua mão leve, a música nacional irlandesa soava completamente diferente. Outro músico, Alex Finn, usou a forma grega do alaúde.

Inicialmente, o instrumento só acompanhava outros: flauta, violino. Com o tempo, ele se tornou um solista. Isso foi facilitado pelo sistema alterado.

O trabalho dos artesãos irlandeses para modernizar o instrumento já se arrasta há anos. Primeiro ele tocou as costas (foi feito plano). Isso afetou o som - tornou-se claro, seco. Além do mais, ficou mais fácil colocar certos acentos musicais necessários para a execução da música irlandesa. Externamente, o instrumento também mudou: os enfeites sumiram do corpo, o deck superior também ficou plano, tinha um único orifício ressonador redondo, semelhante a um violão. Às vezes você pode encontrar uma ferramenta com um orifício oval, bem como ornamentos decorativos.

O instrumento gostava muito da terra de São Patrick. O fato é que a música folclórica do país ressoou por toda parte. Os sons do violino e da gaita de foles eram familiares a todos. E aí vem o novo som do bouzouki. É comparado ao som de um prato, e em favor de um bouzouki, desprovido de estrondo e tons caóticos. Os ouvintes também admiram o timbre profundo do instrumento. Graças às cordas duplas, os acordes soam bonitos e claros.

Construir

Conforme mencionado, existem duas configurações de string:

  • 3 grupos de 2 cordas (3 chorus) - este é um tipo mais antigo de bouzouki;
  • 4 grupos de 2 cordas (4 chorus) - visual clássico.

O som está muito alto, alto, incomum.

Durante a segunda metade do século 20, foram realizados experimentos com o objetivo de aprimorar o som do bouzouki com o auxílio da tecnologia eletrônica. Como resultado, novos tipos de instrumentos são inventados - os chamados eletrobuzuki.

O trabalho de amplificação elétrica foi realizado pelos músicos gregos Manolis Hiotis e Giorgos Zampetas. Os artesãos usaram as mais recentes pickups e pickups passivos. O som mudou dramaticamente.

Algumas partes do instrumento (por exemplo, a parte superior) são feitas de madeira. Pode ser abeto Sitka, junípero da Virgínia, koa. A parte de trás e as laterais do instrumento irlandês, bem como as costelas do ressonador do grego, são feitas de mogno, mogno, bordo, nogueira, koa.

Nos modelos modernos do instrumento, cordas de metal são esticadas, música étnica e barroca é tocada nelas.

Técnica do jogo

Ao tocar, os músicos costumam usar uma palheta. A espessura das placas mediadoras é:

  • o produto mais flexível - 0,46 mm;
  • no meio - até 0,96 mm;
  • para disco - mais de 1 mm.

Na maioria das vezes, a maneira de jogar é uma tacada variável. Essa maneira é aplicável tanto ao instrumento de acompanhamento quanto ao solista.

O instrumento precisa ser afinado antes de cada jogo. É produzido em diapasão ou afinador digital. Algumas variedades do mestre são capazes de afinar de ouvido.

Ao executar música na posição sentada, o instrumento é colocado na coxa. Ao mesmo tempo, você não pode pressioná-lo com força contra o corpo, pois isso interfere em tocar com a mão direita e afeta negativamente o som.

Ao tocar em pé, deve-se usar a alça usada para violão clássico. Ajuste a alça de forma que sua mão fique quase em um ângulo reto ao tocar. O orifício do ressonador deve estar no nível da cintura e o cabeçote deve estar no nível do peito ou ligeiramente acima.

Alguns musicólogos e músicos comparam o futuro do instrumento com a história do violão, que antes era considerado um instrumento específico na Europa, mas hoje é universal. Bouzouki solidificou sua posição na tradição musical celta. Freqüentemente, aparece entre os intérpretes de bluegrass e dos velhos tempos (música folclórica). Muitos músicos inovadores o adotaram. Agora o som de bouzouki pode ser ouvido nos álbuns de famosos guitarristas de pop e rock.

O instrumento foi adotado não apenas na Irlanda e nos Estados Unidos, mas também nos países escandinavos. Ele adorna a música de grupos folclóricos locais. E também os amantes da música na França e em outros países europeus se apaixonaram por ele.

Os músicos exploram as raízes do alaúde com interesse inabalável. Explore como a música dos povos dos Balcãs pode se entrelaçar e interagir com a música irlandesa e o jazz. Muitos músicos profissionais são fascinados pela combinação simultânea de antiguidade e modernidade neste instrumento.

Existe uma certa demanda, às vezes até supera a oferta. O desenho é alterado pelos artesãos, os materiais e estruturas utilizadas são atualizados. Isso adiciona oportunidades para músicos.

Podemos supor com segurança que, nos séculos futuros, o bouzouki encantará as pessoas com seu som exótico.

sem comentários

Moda

a beleza

casa