Instrumento musical bongô

Bongôs são dois pequenos tambores de tamanhos diferentes combinados em um único conjunto. Esse instrumento musical de percussão é, provavelmente, um nativo da África, que acabou ganhando popularidade nas províncias de Cuba e alguns países da América Latina. O bongô não é um instrumento acadêmico, portanto, é possível experimentá-lo ao tocá-lo.
História
Não há dados exatos sobre a origem do bongô. A maioria dos especialistas tende a acreditar que sua terra natal está na África, já que tambores semelhantes surgiram entre algumas tribos africanas no século XII.
Dado o fato de que o bongô foi usado pela primeira vez em uma das províncias de Cuba no final do século 19, este instrumento é freqüentemente chamado de afro-cubano. Naquela época, o bongô era procurado apenas em círculos musicais estreitos.
Hoje, esse par de tambores é frequentemente usado em concertos de música latino-americana em muitos países.


Projeto
Um bongô é um par de tambores pequenos e conectados de uma só cabeça. O diâmetro de um dos tambores é geralmente de 18 cm e o outro de 13 cm. Mas esses tamanhos não são um padrão, eles podem ser diferentes, se necessário. Material do corpo - madeira, metal e plástico.
A membrana (revestimento de impacto do instrumento) é feita de pele de animal ou materiais compostos. Pregos de metal são usados para fixar a membrana no corpo, o que os torna semelhantes aos tambores do Congo Africano. O fundo dos corpos do tambor é aberto, o que os distingue do tambor tbilat africano, que também é considerado o possível progenitor do bongô.
Uma característica interessante do bongô: sua bateria era dividida de acordo com as diferenças de gênero. Nesse caso, o tamboril é considerado feminino (embra), e o menor é considerado masculino (macho).O tambor feminino soa mais baixo do que o masculino.



Ao tocar, o bongô deve ficar entre os joelhos do baterista. Se o músico for destro, então é deste lado (direito) que o tambor feminino deve ser colocado. Os instrumentos de hoje podem ter montagens de diafragma aprimoradas que permitem que você afine o instrumento com mais precisão no tom desejado, que antes nunca foi sonhado.
O bongô é freqüentemente encontrado para acompanhar estilos como bachata, salsa, bossa nova. Mais tarde, esse tipo de bateria exótica começou a ser usada no reggae e na lambada. Músicos experientes podem usar o som incomum de bongôs em uma variedade de músicas. Tom alto e claro, padrão rítmico acelerado tornam este instrumento musical bastante popular.


Como jogar?
Para extrair o som da bateria deste instrumento, as palmas das mãos e os dedos são usados, e às vezes são usados bastões de madeira.
Mas o caminho de um baterista não começa com isso, mas com a escolha de um instrumento. É recomendado para iniciantes usar tambores com o menor diâmetro para treinamento. Isso levará a técnica ao automatismo com o mínimo de esforço. E também vai precisar de uma cadeira sem alças para que nada impeça os movimentos. As pernas devem estar em ângulos retos, as costas devem estar retas.
É necessário sentar na ponta da cadeira. O bongô é colocado entre os joelhos. É importante posicionar o tambor fêmea corretamente - do lado da mão líder, bem como sentir fisicamente que o instrumento se encaixa perfeitamente e confortavelmente.


Como já mencionado, o instrumento não é acadêmico, então simplesmente não há regras claras para seu manuseio. Mesmo ajoelhar os bongôs não é obrigatório, você pode usar as montanhas-russas como alternativa. No entanto, existem várias recomendações que os profissionais desenvolveram como resultado de muitos anos de prática.
Antes de iniciar o jogo, você precisa sentir o pulso da música, como dizem, "entre" nela. É percebido intuitivamente, o que vem com a experiência. Mas isso não é um ritmo ou uma batida. O pulso deve ser batido no tambor macho, batendo mais perto da borda da membrana. Essas ações são chamadas de tom. Após o golpe, a mão relaxada deve ricochetear imediatamente, então o som será claro e nítido. Isso não pode ser alcançado com uma mão tensa.
Parte da ponta dos dedos do pé é usada para bater o tom. Você pode adicionar uma segunda mão mais tarde. O tambor feminino tem um som baixo, por isso pode ser facilmente acentuado em um padrão rítmico.


Aqui está uma pequena lista dos principais sucessos.
- Com um tom aberto. A parte superior da mão deve ser atingida mais perto da borda da membrana. Nesse caso, os dedos devem saltar livremente. Não há conotações em um tom aberto. Para alterar o som, você pode mover seus dedos para trás ou para frente alguns centímetros do centro do tambor.
- Tapa. Toque levemente com os dedos para criar um sotaque. O som será mais alto do que quando atingido normalmente. Depois de tocar a membrana, os dedos devem estar relaxados para que saltem. Como resultado, o som soará mais alto do que quando atingido com um tom aberto.
- Calcanhar. É necessário colocar a mão confortavelmente na membrana. Use a base da mão e as pontas dos dedos alternadamente. O tipo de mão balança para frente e para trás. Com tal golpe, a mão está sempre em contato com a superfície de trabalho do tambor.
- Tom básico sem som. O impacto em si é semelhante ao primeiro, mas os dedos não devem ricochetear na membrana, mas permanecer nela. Nesse caso, a mão relaxa o máximo possível (sem muito movimento). O som será leve, quase inaudível.


Tocar bongô é criatividade. Os profissionais recomendam esticar os dedos antes de começar, pois são eles que fazem o trabalho principal. Para começar, é importante simplesmente ficar na posição correta e segurar o instrumento confortavelmente. Além disso, o músico selecionará o estilo de tocar estritamente para ele e a música que deseja tocar.

