Instrumentos musicais

Tudo sobre a grande balalaica

Tudo sobre a grande balalaica
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Som
  3. Como jogar corretamente?

Um dos melhores instrumentos musicais existentes é a balalaika. Sua história é tão variada e interessante quanto seu som e sua aplicação. No artigo conheceremos os tipos deste instrumento - a grande balalaika, a balalaika contrabaixo e outras, bem como o lugar que ocupa na orquestra folclórica.

Peculiaridades

A balalaika é um instrumento musical nacional de 3 cordas, de formato triangular, classificado como dedilhada. A balalaika é popular na Rússia há muitos séculos, junto com o acordeão e a harpa.

Um instrumento musical, semelhante a um triângulo, não era associado por pessoas com formas cosmogônicas (que tinham um lugar importante no aspecto cultural de sua vida), como, por exemplo, um círculo ou um quadrado, para que pudesse ser tocado com segurança .

No final do século XIX, este instrumento começou a ser utilizado como orquestral. O nome é absolutamente popular, existem várias versões de suas origens.

Seguindo uma visão das raízes históricas do nome do instrumento, ele tem origem turca. Talvez a formação da palavra tenha vindo da parte de "bala" (criança, criança), que é perceptível pela repetição de uma vogal (exemplos semelhantes: piada, barraca, berinjela e outros).

De acordo com outra visão, a palavra é de origem eslava. O próprio instrumento há muito é chamado de "balabayka".

Os pesquisadores há muito estudam palavras relacionadas como balabolit, balakat, piada. Essas raízes são sinônimos de palavras: tocar, conversar, falar sobre algo insignificante, rabiscar.

Os conceitos indicam muito especificamente a essência da coisa, explicam sua natureza como leve, engraçado, "chocalho".

Não há uma visão única da época do surgimento da balalaika.É sabido que se tornou muito difundido e popular no folclore na virada do século XVIII. Era um instrumento de duas cordas, com corpo comprido (aproximadamente 27 cm) e braço muito mais comprido.

Pastores e bufões jogaram bem nisso, porque seu modo de vida não era sedentário. Ao contrário dos camponeses, eles não estavam sobrecarregados com tarefas domésticas e preocupações. Essa liberdade possibilitou praticar o jogo e atingir um alto nível de habilidade. Entre os camponeses, as pessoas comuns, a música balalaika era considerada uma perda de tempo. O jogo foi condenado: há muitos ditos sobre isso. No entanto, quando os camponeses estavam descansando, não se importavam em ouvir a alegre execução do instrumento, cantando canções folclóricas com seu acompanhamento. Eles compraram uma coisa cara, dizendo: "Se Deus quiser, o pai vai vender o quintal, mas ele vai comprar uma balalaica."

A aparência atual do instrumento surgiu após sua finalização pelo compositor, músico e virtuoso tocador de balalaika, V.V. Andreev. Os especialistas bem conhecidos V. V. Ivanov, F. S. Paserbsky, S. I. Nalimov também estiveram envolvidos na melhoria. V.V. Andreev apresentou a ideia de fazer um deck em abeto, a parte posterior foi proposta para ser em faia, encurtando-a. Uma família inteira de balalaikas foi obra de F. S. Paserbsky: prima, tenor, alto, baixo, contrabaixo, flautim. Esses instrumentos mais tarde serviram de base para a orquestra popular russa, sua peculiaridade nacional.

Podemos dizer que agora existem dois instrumentos: folk e Andreev balalaika.

O segundo atua como solo, concerto, conjunto e instrumento orquestral.

É justo dizer que ainda é um instrumento musical bastante popular. Ele é ensinado em instituições com o status de uma academia em nosso país, na Bielo-Rússia, Cazaquistão, na Ucrânia.

Nas escolas de música, o ensino de uma disciplina é ministrado dos 5 aos 7 anos, na Susa - 4 anos, numa universidade - dos 4 aos 5 anos. A base do repertório do aluno: canções folclóricas e suas variações, música clássica e seus arranjos, música de autor.

Atualmente, existem 5 tipos desta ferramenta. Os tipos diferem em tamanho, detalhe, som. Balalaikas medem de 0,6 a 1,5 metros, às vezes mais.

Tipos de balalaikas:

  • prima,
  • segundo,
  • alto,
  • baixo,
  • contrabaixo.

Os instrumentos têm um número diferente de trastes no braço da guitarra. Os menores em tamanho têm de 19 a 24 trastes, os maiores são contrabaixos - 16 ou 17 trastes. Apenas a prima balalaika tem o direito exclusivo de solo na orquestra.

Som

Claro, este instrumento musical requer afinação. Antes da evolução da balalaika de um instrumento exclusivamente folk para um instrumento de concerto, o objeto não tinha uma afinação universal constante. Os músicos afinam-na de acordo com as suas visões musicais sobre o som, de acordo com os seus gostos pessoais e tendo em conta as tradições locais.

V.V. Andreev introduziu uma inovação - ele inventou o sistema de quartas começou a ser corretamente chamado de acadêmico, espalhado entre a maioria dos tocadores de balalaica. Mas existe também o chamado sistema popular. Com ele, é mais fácil tocar tríades, mas também tem um ponto negativo - é difícil tocar com cordas abertas. Em diferentes regiões, você pode observar suas próprias tradições locais de personalização. Às vezes, seu número pode chegar a 20.

Configurar uma ferramenta é um processo complexo que requer o trabalho de um mestre profissional.

Os instrumentos têm um som muito fino, mas sonoro. Na maioria das vezes, chocalhos, pizzicato simples e duplo, tremolo, vibrato, frações, bem como técnicas de guitarra são usados ​​para extrair sons.

Big balalaika, também é um contrabaixo, é uma balalaika gigante que se diferencia de seus “homens da tribo” pelo som muito baixo, e sua peculiaridade é que às vezes seu som se assemelha a um órgão. Parece especialmente poderoso nas faixas baixas. No conjunto, ela é designada para a parte do baixo. Suas dimensões são 1,6 ou 1,7 metros. Tem seu próprio número de trastes, todas as outras características são semelhantes a outros tipos.

O visual gigantesco deve ser usado em um conjunto musical.

Como jogar corretamente?

Toque a balalaica com os dedos.O músico bate simultaneamente nas três cordas, que são esticadas ao longo do pescoço e do corpo, em forma de triângulo. As cordas são geralmente feitas de metal, mas também existem cordas de náilon e carbono. Nos séculos passados, apenas uma corda era feita de metal, as outras duas eram feitas de veias de animais. O músico mencionado acima, V.V. Andreev, estava produtivamente envolvido no refinamento da balalaika. Como resultado, o instrumento foi incluído na orquestra.

A balalaica dos parâmetros usuais é mantida nas mãos durante o jogo. No caso de um tipo gigante (enorme), isso é impossível devido ao seu tamanho impressionante. Portanto, a ferramenta é instalada no chão por meio de um dispositivo de metal - uma espiral, que serve de suporte para a parte de canto do corpo. Este suporte é usado não só por conveniência, mas também para melhorar a qualidade do som - torna-se mais profundo, mais bonito, melódico.

Se a balalaika de contrabaixo for colocada diretamente no chão, o som não é o mesmo.

A produção de som do instrumento ocorre com a ajuda de uma picareta de couro - esse dispositivo especial é chamado de pletor. É pequeno em tamanho - 6 por 6 mm. Para tornar o som mais suave, use o polegar, o indicador e o dedo médio.

Claro, tocar a forma gigantesca da balalaika é difícil. As dificuldades estão associadas não apenas ao tamanho, mas também às cordas grossas, que são pressionadas nos trastes com grande esforço.

Vamos considerar as regras básicas do jogo.

O músico toca em pé ou sentado. Em pé - ao executar uma parte de solo, sentado - ao tocar com uma orquestra.

Você não pode se apoiar na balalaika com seu corpo ou roupas, caso contrário, ocorrerá ressonância. Com a abordagem certa, o som é claro, sonoro, alto.

As cordas são pressionadas com a mão esquerda, enquanto a direita é tocada nelas.

Vemos uma estrutura bastante sólida, despretensiosa de manter e, no entanto, após a exploração, mais cedo ou mais tarde, surgem sinais de jogo ativo. O aspecto mais comum do dedo do pé é a aparência mais suja do dedo do pé - este é o lugar onde o músico costuma tocar as cordas com os dedos. Ao limpar vestígios de sujeira, use polidores profissionais, agentes de limpeza. Em casos avançados mais complexos, eles tomam remédios populares - vodka, gasolina doméstica. Procedimentos simples ajudam a preservar a bela aparência da coisa, enquanto o som não é prejudicado.

Se o instrumento estiver inativo por muito tempo, sem uso, os músicos liberam a tensão nas cordas. De vez em quando, brochamento é necessário para todas as conexões aparafusadas, lubrificação do mecanismo de peg. Melhor armazenado em um baú ou estojo de guarda-roupa. É altamente indesejável armazenar em locais onde há mudanças de temperatura e mudanças de umidade. São varandas, sótãos, copa de uma casa particular, varandas e até peitoris de janela, já que existem aquecedores por perto.

Anteriormente, a música balalaika contribuía para a sobrevivência do povo russo, para levantar o ânimo. Hoje, o renascimento de tradições antigas contribui para o crescimento cultural e espiritual. O instrumento tem a função de preservar os costumes de nossos ancestrais, seus rituais nacionais, a musicalidade. Sem dúvida, a balalaika russa desperta o interesse pela música folclórica russa.

Hoje, graças à sua disponibilidade, qualquer pessoa pode adquiri-lo e aprender a tocar este maravilhoso instrumento folk.

Uma visão geral da balalaica de contrabaixo no próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa