Instrumentos musicais

O que são acordeões e como afiná-los?

O que são acordeões e como afiná-los?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História da criação
  3. Visão geral da espécie
  4. Modelos populares
  5. Acessórios e componentes
  6. Critérios de escolha
  7. Costumização
  8. Como você aprende a jogar?

O violino soa estridente, atraindo instantaneamente o ouvinte. O piano soa nobre e surpreende com a mudança inesperada de caráter. A trombeta produz um som brilhante, emocionante e exigente. Pois bem, o acordeão de botões é um instrumento polifônico, capaz de repetir o som de seus "irmãos", imitá-los com destreza e, portanto, ser interessante tanto para o ouvinte quanto para o músico.

O que é isso?

Um instrumento com este nome existe apenas na Rússia e alguns países vizinhos. Em todo o mundo é chamado de acordeão de botão, e com razão. O botão acordeão e acordeão não são instrumentos do mesmo grupo, eles são o mesmo instrumento com alguma diferença na estrutura. Mas o princípio do jogo permanece o mesmo.

A definição de acordeão de botão soa assim: é um instrumento tradicional russo (mas apareceu há pouco mais de um século) pertencente ao tipo cromático. Já foi chamado de miniorgão mais de uma vez, pois a semelhança do som dos dois produtos é óbvia. O acordeão de botões possui fileiras de botões redondos à direita e um teclado esquerdo.

Pertence aos instrumentos de teclado pneumático mais avançados. Ele tem uma escala de 12 graus, moldada em uma chave de temperamento igual. O instrumento musical está organizado da seguinte maneira: seus dois lados são conectados por pele - uma câmara para injeção de ar. Fixam-se à superfície almofadas de celulóide, a câmara de peles é revestida com composição de granito e papelão especial, reforçado com grampos de metal e cantos cromados.

No lado direito do botão acordeão, existem 51-61 teclas. No lado esquerdo existem pequenos botões, cujo número pode ir até 120. O dispositivo pode ser mantido com peso graças às alças.O músico controla o movimento da pele durante o jogo.

O som é criado por línguas de metal (são chamadas de vozes). Eles estão em sintonia. As ripas são armações com linguetas de metal e esse dispositivo é geralmente chamado de ressonador. O volume determina a amplitude da vibração da palheta.

O próprio artista afeta o volume e a pressão na pele: quanto mais forte e intenso, mais alto o jogo.

A gama deste instrumento é ampla, o som é rico, então ele pode ser solo. O timbre é colorido, o afinamento é sutil, o som é rico e melódico. O instrumento permite tocar suaves melodias românticas, mas também não “recusa” um repertório dramático sério.

É tocado por mulheres e homens, nas escolas infantis de música é considerado um dos principais instrumentos. Muitas pessoas gostam, em primeiro lugar, do lado estético - a aparência do acordeonista durante uma apresentação. Alguns pais ficam confusos com o peso do instrumento, mas um acordeão infantil de botões pesa menos que um adulto, o que significa que não há nada com que se preocupar.

História da criação

Como o acordeão de botão é na verdade um acordeão, suas origens estão no mesmo lugar que as origens da invenção do acordeão. UMA eles estão associados aos nomes de mestres talentosos - František Kirchner e Friedrich Buschmann. Não, não funcionavam aos pares, cada um inventava sozinho um instrumento que era o mais próximo possível do acordeão (inclusive em sua variação push-button).

Em 1787, Kirshner fez uma descoberta - ele propôs lançar um instrumento musical operando no princípio de oscilação de uma placa de metal em uma coluna de ar. O ar foi soprado por uma câmara de peles. Ele não apenas sugeriu isso, mas também criou os primeiros exemplos de construção musical. Bushman também deu início à sua invenção a partir da língua oscilante, só que fazia parte do diapasão, que o mestre inventou para afinar o órgão. E assim, resolvendo um problema completamente diferente, o jovem inventor criou um dispositivo com pelo e peso, que predeterminava a aparência do acordeão e, por conseqüência, do acordeão de botões.

Em 1829, Kirill Demian, um fabricante de órgãos da Hungria, inventou uma construção musical com línguas e uma câmara de peles. Ele usou a base Bushman, mas a modernizou. O instrumento consistia em duas partes - teclados independentes - e um cinto de pele em sua conexão. O teclado certo tinha sete teclas, o que bastava para tocar uma melodia. À esquerda está o baixo. Demian patenteou uma invenção chamada acordeão. O instrumento começou a ser produzido em massa e logo acabou na Rússia.

Em 1830, Ivan Sizov, armeiro da província de Tula, comprou na feira uma gaita exótica para a época. Em casa, ele desmontou, o dispositivo acabou sendo simples. Olhando para a aquisição, o artesão conseguiu criar seu próprio instrumento, que ficou conhecido como acordeão. E logo na cidade o acordeão começou a ser produzido na fábrica. O processo foi lançado: os mestres competiram entre si para produzir o acordeão perfeito. Mas Tula ainda é considerada uma marca de qualidade. Portanto, os acordeões também são os predecessores do acordeão de botão.

A harmonia é afinada diatônica, só pode ser tocada em maior ou menor. Para arranjar um casamento musical, festas folclóricas, tocar algo gentil na cama, tal instrumento basta. A harmonia era a preferida do povo, tinha uma estrutura simples, portanto pessoas comuns podiam dominá-la, mesmo sem uma educação musical.

Em 1907, Peter Sterligov de Petersburgo fez seu acordeão, que já tinha escala cromática. É assim que o botão acordeão apareceu. E seu nome é uma homenagem à memória de Boyan, um antigo contador de histórias russo. A origem do acordeão de botões em sua forma usual refere-se justamente ao início do século XX. O instrumento está ganhando popularidade, as pessoas adoram.

De cantigas e canções folclóricas a clássicos sérios - o acordeão de botão segue esse caminho com confiança, dando origem a acordeonistas virtuosos e tornando-se com segurança um dos instrumentos mais populares e amados na Rússia.

Visão geral da espécie

O som do acordeão, se não substituindo toda a orquestra, fala em muitas de suas vozes. E os instrumentos são diferentes - um acordeão de botão grande e um pequeno, três, quatro, cinco, seis.

Aluno e orquestral

Para acordeonistas amadores, bem como para aqueles que estão apenas dominando o instrumento, são selecionados acordeões de botão simples. Eles diferem no número de botões em ambos os teclados. A tarefa do acordeão do aluno é aprender, dominar o jogo, conhecer as possibilidades e nada mais.

Os representantes mais simples desta categoria são os semi-bayans. O número de oitavas neles é mínimo (no teclado direito), assim como o número de linhas com acordes prontos à esquerda. O peso e as dimensões de tais modelos são previsivelmente reduzidos.

Conjuntos / orquestras geralmente usam o teclado direito do instrumento. Os modelos orquestrais são de uma parte e de duas partes, dependendo do número de palhetas que soam.

As versões ativas costumam usar modelos prontos para jogar. Eles diferem dos usuais porque o teclado esquerdo neles é capaz de mudar para o modo do lado direito de voz e funcionar exatamente como faz. Isso permite que você toque duas partes de solo de uma peça ao mesmo tempo. Claro, esses "truques" só podem ser executados por um profissional.

Com um teclado invertido

Tudo é simples aqui: os lados esquerdo e direito do instrumento musical estão invertidos. Esta não é a opção mais comum, muitos talvez nunca tenham conhecido tal acordeão de botão. Mas há músicos que preferem designs invertidos. E não é necessariamente canhoto.

Timbre

O principal "trunfo" desses acordeões de botão é que eles são capazes de imitar o som de instrumentos de sopro individuais. Então, se o acordeão repetir a voz da voltorna, será denominado assim - "acordeão-voltorna". E também há botão acordeão-oboé e botão acordeão-trompete. Este é um ótimo achado para uma pequena orquestra, que, graças a tal simulador, pode executar peças complexas. O repertório de uma orquestra sinfônica de pleno direito torna-se um verdadeiro objetivo para tais grupos precisamente devido aos imitadores de instrumentos de sopro.

Ainda denovo, Há também um tal momento: a maioria das obras orquestrais de destaque são escritas para violino, piano e outros instrumentos, levando na polifonia geral. As partes do acordeão são escritas em poucos lugares, e o instrumento acaba sendo injustamente não reclamado. Então ele tem que se tornar um imitador dos instrumentos de sopro, mas isso ainda é um som, e que som.

Digital

Os instrumentos digitais são um atributo familiar de nosso tempo. Mas se todos estão acostumados há muito tempo com os mesmos sintetizadores, o acordeão de botão digital para muitos continua sendo uma espécie de objeto suspeito. Apesar do fato de que as competições para tocadores de acordeão usando este instrumento específico já estão sendo realizadas a todo vapor. E muitos deveriam dar uma olhada nisso: por exemplo, um acordeão de botão profissional comum com cinco fileiras pesará pelo menos 13 kg. E isso é tudo 18. Se você praticar todos os dias, problemas nas costas podem ser previstos com segurança.

Em contrapartida, a sanfona de botão digital para profissionais pesa 8 kg, os valores limite são 11 kg. E é um verdadeiro prazer jogá-lo em pé. O artista não sente tensão, parece mais expressivo, agarra-se com mais facilidade. Isso não é uma vantagem, mas não é isolada. A ciência mecânica em um instrumento digital também é simplificada. Os músicos vão confirmar que muitas carreiras não aconteceram devido ao fato de que o talentoso intérprete não conseguiu de forma alguma igualar a habilidade de correr a pele, e tudo o mais foi impecável.

O aparelho digital possui sensor de ajuste de pele, e esta é uma opção, ou seja, o intérprete pode escolher ou não.

Finalmente, este instrumento está pronto para o uso, o que expande as capacidades do acordeão de botão no repertório clássico. Se o acordeonista também é arranjador (embora pelo menos no coração), certamente apreciará esse potencial instrumental. E os kits de bateria integrados no dispositivo digital são impressionantes. Claro, esse tipo de acordeão de botão é caro.Mas, afinal, é voltado para profissionais, bem como para aqueles que levam a sério o sucesso musical.

Para se familiarizar com o instrumento, para entender a escala, registros, acordes, um acordeão de botão do aluno é o suficiente. Mas aqueles que vão além, dominam diferentes tipos de instrumentos - eles aprenderão o que é um acordeão com botões de barra, acordeão, acordeão com botões de baixo.

Modelos populares

A avaliação por si só não é suficiente para descrever todas as compras dignas do modelo. A classificação depende se o comprador está procurando um instrumento caro, se ele está focado na produção nacional ou se deseja um instrumento italiano ou alemão, ponto final.

Mas quase todas as listas de líderes de mercado incluem os seguintes modelos.

  • Weltmeister Romance 703 70/96 / III / 5/3. Esta ferramenta de botão de pressão está disponível em várias cores. A qualidade alemã da eminente marca é indiscutível, é impecável no som, tem um ambiente delicado e é extremamente popular entre os profissionais.
  • Hohner Nova II 80 A. Uma marca com mais de um século e meio de história. É recomendado para o ensino de crianças do departamento secundário de instituições musicais. O instrumento soa muito bem, a estrutura das linhas do teclado é ótima, há um registro na parte externa do braço para que você possa alternar rapidamente com a palma da sua mão direita.
  • Júpiter Lux (fábrica de Barinov). Teclado direito de seis linhas, 8 queixos, mudo e bloqueio de teclas, muitos registros. É verdade que eles notam que o novo instrumento pode ter "lixo" nas vozes, mas é fácil removê-lo.
  • "Tula" 209 92/55 * 100-II. Um bayan de duas partes da marca nacional mais famosa tem um bloco direito de cinco linhas, acompanhamento pronto do teclado esquerdo. É montado à mão, leve. Ele também se distingue por graves profundos e até suculentos, mas os teclados certos soam mais do que expressivos. Os botões são feitos de plástico, nenhuma batida é transmitida quando pressionados.
  • Aurus GH5060H. O fabricante chinês oferece um instrumento com 37 notas, um teclado pronto para uso e a possibilidade de escolher um acordeão de botão em diferentes cores. Refere-se ao segmento de orçamento.

Essa lista inclui ferramentas baratas e aquelas que não podem ser chamadas de baratas. Mas todas essas marcas são bem conhecidas e oferecem outros produtos musicais interessantes, de preços e possibilidades diferentes.

Se você quer encontrar algo muito interessante, até mesmo exclusivo, então as marcas Mengascini, Ballone Burini, Brandoni da Itália atendem a esses pedidos.

Acessórios e componentes

Trata-se principalmente de tampas, caixas e cintos. Os acessórios mais populares pertencem a eles. Não há dúvida de que o instrumento deve ser armazenado estritamente em uma caixa rígida. Mas o interior da caixa deve ser forrado com um pano macio. Mas é muito mais conveniente carregá-lo em uma caixa não tão pesada, que geralmente é chamada de mole. Duas alças podem ser costuradas ao estojo macio e o acordeão pode ser facilmente carregado como uma mochila.

O reparo pode exigir a substituição de componentes, que também podem ser adquiridos. Mas às vezes a pele nova é tão cara que seria um desperdício irracional para uma ferramenta velha. Ou um dos teclados não será barato. Nesse caso, surge a questão da comensurabilidade do reparo e do valor da ferramenta.

Critérios de escolha

Se o instrumento for novo, é necessário confiar principalmente no preço e nos objetivos do acordeão de botão. Mas muitas vezes o acordeão de botões é comprado "em mãos", e a escolha é dificultada pela competência insuficiente do comprador.

Como escolher um botão acordeão, usado e não calcular mal.

  1. Aparência. Você não deve encontrar falhas demais nele se houver escoriações leves, arranhões e outros vestígios de uso. Se o instrumento soar perfeitamente ao mesmo tempo, essa aspereza não importa. Bem, exceto que você pode obter um pequeno desconto.
  2. Se a ferramenta apresentar rachaduras ou amassados ​​significativos, é mais provável que esteja caindo. E esse "trauma" do instrumento pode não apenas afetá-lo externamente, mas também resultar em perda de compressão, quebra, rachaduras nas almofadas do ressonador e assim por diante.
  3. Se as costelas de pele estiverem quebradas ou muito dobradas, isso também indica uma queda ou forte impacto da ferramenta. E os reparos podem não ajudar a pele a recuperar sua elasticidade anterior.
  4. Com um forte cheiro de umidade que vem do botão acordeão, é fácil adivinhar que eles mantiveram o instrumento por muito tempo em uma sala úmida e sem aquecimento. O cheiro, aliás, não é fácil de apagar. Mas também é perigoso porque com tais "sintomas" um processo corrosivo de vozes metálicas será descoberto ao longo do caminho, ou seja, problemas com o sistema são muito prováveis.
  5. Se o número de chaves quebradas não pode ser chamado de pequeno, os botões estão quebrados e há buracos no pelo, tudo é claro e sem o conselho dos profissionais. Mesmo que dêem um acordeão de botão por um centavo, uma grande reforma custará uma quantia impressionante, se é que alguém se encarregará de cobrá-la.
  6. É imperativo verificar o aperto da ferramenta. Não deve permitir a passagem de ar sem pressionar as teclas ao comprimir e soltar. Quanto mais visivelmente a pele "flutua", mais ar vaza, o jogo não pode ser verdadeiramente confortável neste caso.
  7. Mesmo que não haja nenhum dano visível, o botão acordeão literalmente brilha e não parece pior do que o novo, sem apreciar o seu som, não se deve iludir. Se seu som for fraco e feio, o valor de tal instrumento cai instantaneamente. Se ele também estiver muito chateado.
  8. Em um bom instrumento: as vozes soam claras (nenhuma corrosão é sentida), os compostos de cera ao redor das vozes estão intactos, as caixas de ressonância estão em contato próximo com o deck bayan e o mecanismo de troca de registro funciona perfeitamente.

Um vendedor responsável não venderá um acordeão de botão desafinado. Nesse formulário, ele não pode ser apresentado para compra, é difícil dizer algo sobre suas capacidades. E isso é normal quando o vendedor primeiro convida um personalizador (se ele não for o proprietário da personalização) e avalia o instrumento à venda somente após a personalização. Caso contrário, você pode comprar um "porco em uma pica".

Costumização

O fato é que nem todos podem customizar esta ferramenta. E um dono inexperiente, e mesmo em casa, exagera nas suas capacidades: mesmo com um sintonizador profissional (o programa pode ser descarregado na Internet), isso é difícil de fazer.

O acordeão simplesmente não possui fisicamente os componentes de afinação do mesmo piano ou violão. Dentro do acordeão de botão existem inserções com palhetas, elas, as palhetas, podem não encaixar muito bem, vão para o lado, o que prejudica os erros de som. Ainda assim, trata-se de conserto de instrumentos, e não de afinação.

Inicialmente, as palhetas do acordeão são ajustadas idealmente, ou seja, o instrumento é afinado a priori. À medida que é comprado, soará. Desnecessário dizer que não se deve esperar um som rico e brilhante de um acordeão de botão barato. Portanto, você pode falar em afinação, mas somente se for conduzido por um profissional com pitch perfeito.

Como você aprende a jogar?

Um livro de estudo individual, estante de partitura, cadeira, acordeão de botões - isso é suficiente até para um adulto aprender a tocar o instrumento. Você também pode ir de um modo mais avançado: existem muitos programas para ensinar notação musical, além de tocar instrumentos musicais específicos na Internet.

Destaques do treinamento.

  • Deve ser segurado corretamente. Segure o pescoço com a mão direita de forma que o polegar fique atrás do pescoço e todos os outros possam mover-se livremente nas teclas. A mão esquerda também tem quatro dedos ativos.
  • O teclado esquerdo é baixo e acordes. Basta pressionar um botão para tocar um acorde inteiro. À direita estão as teclas das quatro oitavas principais, maiores e menores.
  • Manter a pele correta também é uma ciência. Você precisa pressionar qualquer tecla no teclado direito e começar a esticar a ferramenta com a mão esquerda. O pelo se move, o som cresce e, quando esticado, ele morre.

Encontrar um manual de autoaprendizagem para tocar acordeão de botões sem notas não é um problema, para os alunos adultos é uma boa ajuda, o medo de não saber a notação musical vai embora. Lá, o dedilhado (arranjo e alternância) dos dedos é escrito lá durante o jogo.O dedilhado também é chamado de apontar os dedos nas notas por números. Isso torna o aprendizado muito mais fácil.

Finalmente, a vantagem das últimas décadas no auto-estudo do jogo - tutoriais em vídeo. Eles ajudam os iniciantes a aprender o instrumento remotamente e fazê-lo tão regularmente quanto o próprio artista deseja.

sem comentários

Moda

a beleza

casa