Características da prima balalaika

Balalaika é um símbolo da cultura musical folclórica russa. Seu nome supostamente significa "brincar", "falar". Na verdade, este instrumento aparentemente simples é capaz de transmitir uma gama completa de sentimentos: da diversão à tristeza.


O que é isso?
Existem vários tipos de balalaika. Entre elas, a mais famosa é a prima balalaika. Seu criador é V. Andreev. Ele transformou o instrumento folk, deu-lhe uma dimensão moderna e melhorou sua forma, alcançando um som mais profundo.
Este nome - prima - balalaika recebeu muito merecidamente. Em sua família, ela é a solista principal. Ela está sujeita aos trabalhos mais complexos que requerem alta técnica na execução do trabalho.
As dimensões desta ferramenta variam de 600 a 700 mm. O corpo triangular não é uma peça, é composto por 6 ou 7 elementos. Fabricado em madeira, geralmente faia. O deck (parte superior do corpo) é feito de madeira macia, por exemplo, abeto. O deck funciona como um ressonador que adiciona profundidade ao som.
O pescoço é ligeiramente curvado para trás, inclui de 16 a 31 trastes.


A balalaica possui três cordas, na maioria das vezes de metal. Duas cordas costumavam ser feitas de veias, mas agora são feitas de náilon ou carbono. Pelas suas características, a balalaika não é inferior aos instrumentos sinfônicos. O intervalo de sua emissão é de "mi" da primeira oitava a "a" da quarta.
O mérito de V. Andreev está no fato de ter introduzido o sistema balalaika, que costuma ser chamado de acadêmico. Para o prima, é o seguinte: "mi", "mi", "la" da primeira oitava.

Balalaikas são de diferentes tipos, dependendo da finalidade. Existem os de estudante, que são usados por aqueles que estão apenas dominando as sutilezas de tocar este instrumento. Jogadores profissionais de balalaica tocam um concerto de balalaica.É uma ferramenta criada a partir de madeiras preciosas, afinada e afinada por artesãos. Destina-se, segundo o nome, a desempenhos acadêmicos.
Os balalaikas de concerto podem ser de performance de fábrica ou artesanal. Estes últimos são mais valorizados, pois possuem um som único. Eles são divididos em várias categorias: 3, 2, 1 e o mais alto.
A categoria depende de quão valiosa a madeira foi usada na manufatura. O material pode ser faia, pêra, bordo.


Componentes e acessórios
Apesar de toda a sua simplicidade, a balalaika é um instrumento de estrutura bastante complexa. A vida útil do instrumento e seu som dependem de como as peças de alta qualidade são usadas nele. Alguns dos elementos precisam de substituição e ajuste regulares.
As cordas determinam a clareza e o timbre da balalaika. Cordas muito finas criam um som de chocalho, cordas muito grossas tornam a produção de som pesada, diminuem a melodia e também podem quebrar.
O mecanismo de afinação está localizado na raquete que finaliza o pescoço e é usado para esticar as cordas. Ele precisa ser alterado de vez em quando, pois os afinadores se desgastam e não permitem que você mantenha uma alta qualidade do jogo.

O suporte para cordas ajusta a qualidade e a força do som. Maple é o melhor material para fazê-lo. A parte inferior do suporte deve se encaixar perfeitamente no convés. Neste caso, não haverá som de chocalho. O som do instrumento, assim como a conveniência de tocá-lo, depende da altura e da posição correta da estante.
A seleção de acessórios também é importante. A alça de ombro ajudará a aliviar a tensão nas mãos, especialmente quando o músico está de pé ou se movendo durante a execução de uma peça.
A balalaica, como qualquer instrumento musical, requer uma manutenção cuidadosa. Portanto, uma capa se tornará uma compra necessária. Isso ajudará a manter a ferramenta livre de poeira, sujeira e umidade.


Dicas para configuração
A afinação da Balalaika não é muito difícil, principalmente se o instrumento for usado apenas para tocar música em casa. A primeira corda é afinada na nota "A", e a segunda e a terceira na nota "E". Você pode afinar o instrumento de ouvido ou verificar a precisão do ajuste com um piano. A verificação é feita da seguinte forma: após a afinação, deixe a corda inferior livre e pressione as duas superiores até a quinta casa. Todas as três cordas devem soar em uníssono.
Quando você precisa afinar um instrumento de concerto, leva-o mais a sério. Para criar o som correto das cordas, você precisa usar um afinador, botão de acordeão ou piano. De grande importância também é o quão bem as cordas são apertadas. Sua vida útil depende disso. E também permitirá que você evite problemas durante o show.
Tendo começado sua história há vários séculos, a balalaika continua sendo um instrumento favorito e famoso. Ele cativa e cativa com seu som, tanto feriados folclóricos quanto locais acadêmicos.

Dicas para escolher uma balalaika em um vídeo.