Recursos de organizadores para fio dental
Cada artesã tem seu próprio canto de artesanato com sistemas de armazenamento e pedido para tudo o que compõe seu trabalho. As bordadeiras também têm esse canto e, na maioria das vezes, se confundem, se perdem e são as linhas que estão nos lugares errados. Como fazer ou onde conseguir um organizador para o fio dental, vamos contar no artigo.
Descrição e propósito
O organizador pode ser chamado de thread house. Já se foi o tempo em que os fios eram armazenados em caixas comuns (debaixo dos sapatos, por exemplo), em latas de biscoitos e apenas em recipientes de plástico. Isso, é claro, ainda ocorre, mas é muito menos demandado do que sistemas mais sofisticados e estéticos. Além disso, os próprios fabricantes de fios e outros materiais / ferramentas para bordados começaram a produzir organizadores convenientes, o que simplificou muito a vida de todas as artesãs.
É necessário um organizador para:
- uma divisão clara dos fios por cor e não só (pode haver compartimentos para fios que são usados em maior volume, para fios de qualidade diferente, para sobras e novos);
- sistematização do armazenamento dos acessórios da bordadeira;
- organização mais estética do fluxo de trabalho;
- fornecer aos fios condições nas quais eles não se confundam e queimam;
- evitando situações em que acessórios de costura são armazenados caoticamente, se perdem, constantemente chamam sua atenção, etc.
Se o fio dental não for separado, mais cedo ou mais tarde eles irão desmoronar e se desfazer em mais de uma noite.
Além disso, para muitas pessoas, descobrir no que estão trabalhando se transforma em uma pequena sessão de psicoterapia. Afinal, se você quiser colocar as coisas em ordem na sua cabeça, primeiro limpe sua casa. E linhas, agulhas e outros acessórios também precisam ser simplificados.
Visão geral da espécie
A maneira mais fácil é comprar em uma loja de artesanato um contêiner de plástico ou madeira com compartimentos e divisões já quebrados para facilitar a separação dos fios. E esse sistema será barato. Mas um organizador não é necessariamente uma caixa. Existem outros tipos interessantes de tais dispositivos.
- Organizer Tanto. Trata-se de uma roda em um pedestal, ou seja, um sistema de armazenamento aberto. Parece um pouco estranho. Mas permite distribuir até 50 tipos (cores) de fios de fio dental para que não se confundam. No centro dessa roda haverá um lugar para uma tesoura, uma barra de agulha e tudo o que for necessário durante o trabalho. O suporte de tal dispositivo em si é de três seções, o organizador é feito de plástico, mas não é muito barato.
- Organizer Paco. Ele e sistemas semelhantes também estão em demanda. É uma tira de espuma de poliuretano com uma superestrutura de plástico. No centro da agenda, há um orifício para um papel timbrado, onde você pode marcar o número da linha. E na superestrutura de plástico existem ganchos nos quais o fio dental será colocado e ranhuras para fixação. Custa uma ordem de magnitude mais barato do que a versão anterior.
- Organizador Hamlin. Esta é uma caixa de plástico bastante compacta, dividida em seções, em uma das quais cabem uma tesoura, uma almofada de alfinetes e outras coisas. O organizador é bastante barato.
- Organizer Dubko. Este é um produto de polímero macio, onde as agulhas ficam incrivelmente presas, o design em si é projetado para 36 cores. O conjunto inclui 2 autocolantes nos quais pode designar visualmente as cores. O sistema custa, pode-se dizer, um centavo.
E nem todas são variantes de sistemas de classificação, mas sim as mais procuradas e populares do mercado. Eles podem ter análogos e cópias, mas o princípio é o mesmo.
Como fazer isso sozinho?
Para fazer um organizador simples para o fio dental, você pode seguir o caminho mais simples (a um custo mínimo). É necessário imprimir todos os símbolos e valores numéricos em uma folha A4, exatamente de acordo com o esquema do próximo trabalho. Dobre a folha ao meio, corte 11 orifícios idênticos. Em seguida, o organizador é dividido em 2 partes, nas quais haverá 11 orifícios para os fios. Seria bom laminar a folha, mas você pode sobreviver com fita adesiva. Em seguida, em frente aos 11 orifícios cortados, você precisa colar as designações. Pequenos pedaços de espuma são colocados entre essas duas caixas. E então eles são cortados de forma que as peças não cubram completamente os orifícios cortados.
A borracha de espuma deve ser colada à folha. Insira agulhas de alfaiate a partir de três partes - onde não houver fios. É isso, o organizador mais simples está pronto para usar. É verdade que, para enfiar os fios ali, é preciso esperar até que a cola seque. Em seguida, corte as cordas, com 60-70 cm de comprimento. Se for necessário um comprimento diferente, o corte é executado de acordo com a solicitação atual. Para colocar o fio no organizador, você precisa conectar os fragmentos cortados, dobrar ao meio, empurrar para o orifício e puxar o resto da cauda para o laço formado.
É melhor enviar o organizador acabado para uma caixa: as agulhas da bordadeira ficarão penduradas nas bordas da caixa, o que é conveniente para a artesã. E nelas você também pode pendurar pequenos cordões que ficam no final do trabalho com uma tonalidade específica. Ou seja, você não precisa tirar o organizador da caixa completamente.
Se precisar mudar a cor, tira-se dela uma agulha de alfaiate, tira-se a linha e a agulha volta ao seu lugar.
O modelo proposto é muito barato, descomplicado e o mais conveniente possível. Ele não foi projetado para armazenar todos os threads disponíveis, mas apenas para classificar aqueles que são usados agora no trabalho do circuito.
Se você quiser fazer algo em uma escala maior, pode encomendar aos artesãos uma organizadora de madeira com várias divisões. E ainda com uma decoração personalizada na tampa. Será um guardião de fios amigo do ambiente que guardará todos os tesouros da bordadeira. E o mini-organizador proposto acima será usado no trabalho operacional.
Como usar corretamente?
A principal questão para todos os usuários é como exatamente organizar os tópicos no organizador. E pode haver muitos princípios de layout.
- Layout por cor ou número. Nem todos os fios são numerados, então apenas o layout de cores permanece. Mas se o fio dental for numerado, você pode marcar os compartimentos com adesivos (muitas vezes incluídos) para que fique claro qual cor atingir em um determinado momento do bordado.
- Pela composição dos fios. Este layout implica que o bordado não é feito apenas de fio dental, mas também de seda, metalizado, melange e outros fios. Se for decidido armazená-los em uma caixa (ou sistema), esse layout é mais do que lógico.
- Tópicos para um grande processo. Por exemplo, um mestre deve bordar uma imagem específica. E o mestre sabe que nem todos os fios da casa irão para ela, mas apenas aqueles que estão declarados no conjunto ou aqueles que são exigidos pelo esquema de bordado. Então, é conveniente armazenar apenas o fio dental tópico no organizador, sem misturá-los com outros fios. Muitas vezes acontece que os artesãos compram dois organizadores: um por agora e o segundo - permanente. Se traçarmos um paralelo, então os threads para um grande processo são como memória de acesso aleatório, eles são necessários agora.
- Restos de tópicos. Estes são os fios que sobraram de bordados anteriores e ainda não foram úteis. É inconveniente armazená-los junto com as amostras mais exigidas e, portanto, é melhor armazená-los (classificados) separadamente.
- Repetições. Este é o nome dos fios sobressalentes, que são mais fáceis de armazenar em sacos plásticos ZIP, e juntos é melhor colocá-los em uma caixa onde o propósito / nome dos fios será escrito. Recomenda-se adiá-los imediatamente de todos os outros, porque assim será difícil entender exatamente de onde vem essa cor, porque são duas iguais, etc.
Se o layout tiver ocorrido e as cores estiverem assinadas ou desenhadas nos adesivos, não deverá haver problemas de uso.