Tudo sobre fio dental
O bordado é um hobby que tanto as crianças como os adultos gostam. Para criar pinturas coloridas luxuosas, as costureiras costumam usar fios de algodão. As fotos bordadas dessa maneira ficam lindas mesmo vários anos após o término do trabalho.
O que é isso?
O fio Mouline é um fio que contém fibras naturais e sintéticas. Para tingi-lo, são usados corantes de vários tons. Portanto, os fios coloridos ficam muito bonitos e brilhantes. As bordadeiras usam linhas de fio dental para pontos de cetim e pontos cruzados, bem como para criar trabalhos em técnica de carpete. Esses fios são geralmente vendidos em meadas.
Cada fabricante tem sua própria paleta de cores. Portanto, a escolha dos fios deve ser sempre tratada com responsabilidade. Caso contrário, o bordado pode não ficar exatamente como deveria.
Visualizações
Existem vários tipos principais de fios no mercado. Cada um deles possui características próprias.
Algodão
Este é o tipo de fio dental mais popular. Esses fios são fortes, brilhantes e resistentes ao desbotamento e a vários produtos químicos.... É esse fio que é mais frequentemente adicionado a kits de bordados prontos. Existem muitos fios de algodão multicolorido à venda.
Deve-se notar, porém, que não possuem brilho natural. Portanto, o trabalho acabado é fosco. Mas muitos compradores gostam desse resultado.
Linho
Esses fios são feitos de matérias-primas naturais. Eles são finos e muito duráveis. Apresentam textura sedosa e cor uniforme.
Como são usadas tintas muito persistentes e de alta qualidade para tingir os fios de linho, as bordadeiras não podem ter medo de que a imagem perca sua atratividade com o tempo.
Lã e acrílico
Este tipo de fio é significativamente diferente dos outros. Normalmente usado para bordar em tapeçarias e tapetes.
É muito difícil trabalhar com esses fios. Portanto, apenas bordadeiras experientes devem comprá-los.
Metalizado
Esses fios contêm uma pequena quantidade de poliéster. É por isso eles ficam lindos e brilhantes. À venda encontram-se fios com efeito perolado, bem como com imitação de ouro ou prata.
Via de regra, são utilizadas para bordados de diversos trajes ou pinturas de grande porte.
Mistura
Esses fios parecem muito originais. Os fios Mouline com gradiente são adequados para a criação de obras de arte brilhantes e incomuns.
Deve ser entendido que trabalhar com tais fios também é bastante difícil. Portanto, são mais adequados para artesãs experientes.
Brilhante
Os amantes de pinturas bordadas incomuns vão adorar os fios que brilham no escuro. Eles geralmente são usados para bordar várias roupas ou acessórios.
Existem à venda fios em diversas espessuras e cores. Portanto, é muito fácil escolher algo adequado para você.
Cetim
A linha macia e brilhante é freqüentemente usada para bordar em várias roupas e acessórios. O brilho desses fios lembra o brilho das joias orientais. Além disso, este material é muito agradável ao toque.
Fabricantes
Muitos fabricantes estão envolvidos na produção de materiais para bordados. Vamos observar as marcas mais populares.
"Gama"
Este é um fabricante nacional testado pelo tempo. Os fios Mouline são feitos de algodão egípcio de qualidade. A cor dos fios é uniforme. Existem mais de 500 tons diferentes de fios à venda. As bordadeiras podem escolher produtos metalizados, melange ou algodão para si mesmas.
Todos os fios são lisos e fortes. Eles ficam planos no tecido, não se enredam ou se enrolam. O fio Mouline desta marca difere em brilho e solidez da cor. Portanto, os trabalhos bordados com esses fios ficam lindos por muito tempo.
Mas os produtos deste fabricante têm desvantagens. Portanto, muitos compradores observam que os tons de alguns fios em lotes diferentes não correspondem... Mas, como os produtos dessa marca são baratos, essa desvantagem é insignificante. Os fios Mouline da Gamma são uma ótima opção para iniciantes.
"PNK im. Kirov "
Este é outro fabricante nacional de fios coloridos. Os materiais que produz também são feitos de algodão egípcio de qualidade. Eles são duráveis e confiáveis. Os fios se ajustam muito bem ao tecido. No processo de bordar, eles não ficam desgrenhados. Existem várias centenas de tons diferentes de fio dental à venda. Todos eles são comercializados tanto em meadas como em bobinas grandes. A empresa é um dos principais fabricantes de materiais para bordado, não só na Rússia, mas também no exterior.
A principal desvantagem desses fios é sua finura. Algumas bordadeiras podem achar um pouco incomum trabalhar com esse material.
DMC
Esta é uma das antigas empresas francesas. Foi ela quem começou a produzir fio dental em massa. Os materiais desta marca são de alta qualidade. São agradáveis ao toque, macios e com brilho. Os fios se encaixam perfeitamente no tecido, criando um padrão bonito e uniforme. Para colorir o fio dental desta marca, são utilizadas modernas tecnologias europeias. Portanto, os fios permanecem brilhantes e bonitos por muito tempo. Trabalhar com fios desta marca é muito conveniente. Eles não ficam confusos ou rasgados. Mesmo os bordadores iniciantes podem usar essas linhas para bordar.
Uma desvantagem significativa dos produtos dessa marca é seu alto preço. Esses fios são comprados na maioria das vezes por costureiras experientes.
Âncora
Uma popular empresa britânica dedica-se à produção desses fios para bordados. O sortimento da empresa inclui melange e fios de algodão. Eles são duráveis e têm excelente retenção de cor. O preço dos fios é compatível com sua qualidade.
Não existem desvantagens significativas para os produtos desta marca. Mas algumas costureiras ressaltam que nem sempre é possível encontrar fios à venda.
Madiera
Esses fios são produzidos na Alemanha.Há seda e algodão à venda. São de altíssima qualidade e agradáveis ao toque. Os fios se encaixam bem no tecido, então as costureiras não têm problemas com bordados. Vendido em embalagens convenientes.
As bordadeiras chamam de desvantagem desta marca uma pequena seleção de cores.
Belka
Os produtos desta marca chinesa não são inferiores em qualidade aos produtos de outras empresas. Algodão de alta qualidade é usado na produção de fio dental. Os fios são fortes e agradáveis de trabalhar. No processo de produção do fio dental, a empresa chinesa aposta na marca DMC. É por isso as cores dos fios desses fabricantes são muito semelhantes.
É importante referir que é muito difícil comprar produtos desta marca, uma vez que muitas vezes não se encontram à venda.
COSMO
Os produtos dessa marca japonesa também são raros. Você pode comprá-los longe de qualquer lugar. Mas recentemente, fios coloridos estão aparecendo cada vez mais nas lojas. O fio Mouline é altamente durável e tem uma agradável textura sedosa. Os fios ficam muito bem tingidos e não desbotam com o tempo.
Os produtos desta marca são bastante caros. Mas bordadeiras experientes apreciam sua qualidade, por isso não poupam dinheiro nisso.
Como escolher?
Ao escolher os fios do fio dental, você deve prestar atenção não só à marca, mas também a outros pontos importantes.
- Cor... Ao comprar linhas, as costureiras olham antes de tudo para a cor delas. Para a conveniência dos compradores, existem cartões de cores especiais. É muito importante que os fios não se soltem. Você pode verificar a resistência à queda aplicando um pano úmido na meada e esfregando suavemente. Se o material for realmente de alta qualidade, não haverá vestígios de tinta.
- Qualidade... A qualidade dos fios determina o quão conveniente será trabalhar com eles. Devem ser fortes e bem coloridos. Nesse caso, eles não quebrarão. Quadros, bordados com bons fios, conservam por muito tempo seu brilho e atratividade. Ao escolher os fios, é importante certificar-se de que não haja nós, espessamentos ou outros defeitos.
- Dimensões (editar)... Ao escolher um fio dental, também é importante considerar quantos fios existem nas meadas. Ao comprar o material para uma determinada pintura, vale a pena calcular com antecedência quanto fio será necessário para criá-la.
Costureiras experientes preferem comprar fio dental em grandes quantidades, criando seus próprios conjuntos. Neste caso, todas as sombras necessárias estarão sempre à mão.
Como armazenar tópicos?
Para que os fios não desbotem com o tempo e permaneçam sempre de alta qualidade, eles devem estar constantemente em um ambiente quente e seco. Existem várias maneiras principais de armazenar o fio dental.
Bobinas de plástico ou papel
Na maioria das vezes, o fio colorido é enrolado em bobinas de plástico. Você pode comprar esses produtos plásticos em qualquer loja com produtos para costura. Eles são leves, compactos e duráveis. Existem entalhes especiais na parte inferior de cada bobina. É muito conveniente prender as pontas dos fios a eles.
Se um grande número de vários fios de fio dental for armazenado em casa, uma etiqueta com a marca da meada é colada ou enrolada em cada bobina. Se desejar, você mesmo pode imprimir pequenos adesivos com os números desejados.
Os fios coloridos também podem ser enrolados em blocos de papelão grosso. Esses produtos são menos duráveis do que as bobinas de plástico. Portanto, eles devem ser alterados com mais frequência. Para não gastar dinheiro na compra desses produtos, eles podem ser facilmente feitos com as próprias mãos. Para isso, utiliza-se papelão grosso e gabaritos prontos. Os números necessários em tais bobinas podem ser escritos com uma caneta hidrográfica ou uma caneta.
Os fios enrolados em carretéis de plástico ou papelão podem ser armazenados em caixas ou recipientes grandes. Algumas bordadeiras compram organizadores especiais para o fio dental. Eles podem ser encontrados em lojas de artesanato. Em vez disso, as bobinas podem ser armazenadas em caixas normais, que são muito mais baratas. Algumas costureiras até usam caixas vazias de doces ou biscoitos para isso.
É mais conveniente dispor as peças de trabalho por cores. Nesse caso, será muito fácil encontrar o tom certo de fio dental.
Ossos e sacos plásticos
Também é fácil encontrar ossos especiais à venda para armazenar fio dental. Você pode colocar uma meada inteira neles sem rebobinar. As sementes são armazenadas com fio dental em sacos especiais transparentes. Eles geralmente são classificados por cor e colocados em uma pasta especial.
Este método de armazenamento é ideal para pessoas que viajam com frequência. Você pode levar a pasta de bordados com você em sua viagem. Portanto, o fio dental estará sempre à mão.
Sachês transparentes
Desta forma, as sobras de fio são normalmente armazenadas. Os pequenos lenços são colocados em sacos transparentes com fechos justos. Etiquetas com números também são colocadas lá. Os sacos transparentes geralmente são armazenados em organizadores de papelão. Eles podem ser pequenos ou grandes. Tudo depende da quantidade de material armazenado em casa.
Prendedores de roupa
Algumas costureiras enrolam a linha em prendedores de roupa comuns. A principal vantagem desse método de armazenamento é que a costureira não precisa gastar dinheiro na compra de contêineres e outros acessórios. Além disso, as bordas podem ser facilmente fixadas na parte inferior do prendedor de roupa. Portanto, eles não se descontraem no momento mais inoportuno.
Dicas de uso
Trabalhar com o fio dental é bastante simples. Até mesmo as costureiras iniciantes podem aprender a criar belos bordados usando essas linhas. Os conselhos de bordadeiras mais experientes irão ajudá-los nisso.
- Para evitar que as linhas se emaranhem durante o processo de bordado, você não deve usar opções muito longas em seu trabalho.... O comprimento médio do fio deve ser de 20 centímetros.
- Ao bordar, não dê nó na ponta da linha. Quando a obra está pronta, pode ser vista à luz. Recomenda-se prender o fio com cuidado, escondendo sua borda sob a costura.
- Trabalhando em uma área específica do bordado, os filamentos que você usa devem ser mantidos em uma pequena organizadora. Nesse caso, toda a paleta estará sempre na frente de seus olhos.
- Após o acabamento do trabalho, o produto acabado deve ser lavado. Isso fará com que pareça mais limpo. Se os fios forem de boa qualidade, eles não se desprenderão durante a lavagem.
Com todas essas informações, será muito fácil escolher os fios coloridos e aprender a trabalhar com eles.