A cobaia

Porquinhos-da-índia Rosette: características da raça e sutilezas de cuidado

Porquinhos-da-índia Rosette: características da raça e sutilezas de cuidado
Contente
  1. Características da raça
  2. Condições de detenção
  3. Cuidado
  4. Doenças

A cobaia é um animal de estimação simpático e afetuoso que pode ser encontrado em muitas pessoas. Uma das raças mais despretensiosas é o porco abissínio, também chamado de roseta. Este bonito roedor é adequado até para uma criança como amigo. Mas para que o animal se sinta feliz em casa é preciso proporcionar-lhe condições confortáveis ​​de detenção.

Características da raça

Escolhendo um Abissínio de pêlo duro entre as cobaias, vale a pena conhecer com antecedência as características desta raça. Os porcos roseta têm um caráter bem-humorado, domesticam-se rapidamente e se adaptam às novas condições. Entre os indivíduos, raramente existem aqueles que se permitem morder o dedo do proprietário. Na maioria das vezes, os animais nascem preto-branco-vermelho. Indivíduos tartaruga e ruão são ocasionalmente encontrados.

Os porcos roseta têm esse nome devido à presença de padrões inusitados de lã, semelhantes a rosetas. Animais de raça pura têm de 8 a 12 saídas espaçadas simetricamente. Duas cavidades estão localizadas na parte de trás do nariz, no antebraço, nas patas traseiras, no sacro. Mais quatro soquetes podem estar na parte traseira. Além disso, a raça pode ser distinguida por seu bigode pronunciado, olhos salientes, cabelo grosso e grosso, a presença de costeletas, orelhas largas.

Manter uma cobaia abissínia em casa costuma ser a única saída para asmáticos e alérgicos. Raramente há alergia à lã desses animais. Além disso, esses próprios animais têm uma imunidade bastante forte a doenças, embora raramente aconteça que as doenças não os contornem. Acredita-se que os indivíduos desta raça são muito inteligentes e de raciocínio rápido e, portanto, fáceis de treinar.

Outra característica importante das tomadas é sua audição apurada. Por exemplo, um roedor pode ouvir a abordagem do dono, que acabou de entrar, e começa a guinchar de alegria, dando as boas-vindas ao dono.

Porcos abissínios adoram sentar-se em mãos humanas e se dar bem com crianças. Alguns animais de estimação podem até lamber os dedos do dono, expressando assim sua confiança. Porém, ao mantê-lo, é importante levar em consideração que os porcos desta raça têm medo de sons e movimentos repentinos, qualquer mudança repentina pode levar a um ataque de pânico.

Na natureza, as cobaias preferem viver em grupos de 5-10 indivíduos, eles constroem tocas juntos e obtêm comida e, em casa, dois parentes muitas vezes não podem se dar bem, especialmente se forem do mesmo sexo, e ainda mais se forem são dois homens. Portanto, recomenda-se adquirir apenas um animal de estimação, a menos que o proprietário pretenda criar porquinhos-da-índia. Apenas os irmãos da ninhada podem se dar bem.

No caso da criação de porquinhos-da-índia, deve-se estar preparado para o fato de que os filhotes podem ter pêlo liso. Isso acontece, e essa situação não é considerada um desvio da norma. Mas se os bebês têm as órbitas erradas ou se há menos do que o necessário, então, provavelmente, os porquinhos se tornaram fruto do amor de pais não puros, e não é recomendado procriar mais esses indivíduos.

É muito importante não cruzar abissínios com raças de pêlo comprido, uma vez que a prole resultante se distingue por rosetas localizadas de forma caótica e não carrega nenhum valor genético.

Condições de detenção

A expectativa de vida de uma cobaia em casa é de 8 a 10 anos, mas existem verdadeiros fígados longos que, com os devidos cuidados, vivem até 16 anos. Para que o animal viva o maior tempo possível, é importante seguir algumas recomendações de manutenção. Antes de mais nada, antes de comprar um animal de estimação, o dono deve comprar uma gaiola espaçosa, com duas paredes de pelo menos um metro de comprimento. Em seguida, você deve equipar a futura casa com vários atributos:

  • uma casa onde o porco irá descansar, esconder e armazenar seus suprimentos;
  • alimentador e bebedor;
  • brinquedos para a liberação de energia de um animal ativo: uma roda, escadas, barras horizontais, labirintos;
  • viveiro de feno;
  • pedra mineral - necessária para a saúde dos dentes do animal.

Serragem ou pellets são adequados como enchimentos. A julgar pelas avaliações dos proprietários, os pellets de madeira absorvem melhor os resíduos de roedores, o que significa que protegem melhor contra odores desagradáveis.

Recomenda-se colocar o banheiro no canto oposto ao cocho.... A gaiola é limpa uma vez por semana e os comedouros e bebedouros precisam ser lavados todos os dias. A limpeza regular da gaiola é um procedimento importante, pois os abissínios são animais bastante limpos.

Não se esqueça de comprar escova e escova de cabelo, que você precisa para arrumar o pelo de roedor uma vez por semana.

Os porcos roseta toleram bastante frio e, em regiões com clima ameno, podem ser mantidos mesmo ao ar livre. No entanto, é importante proteger o animal da umidade e correntes de ar. Mas o calor para essas criaturas pode até ser destrutivo, portanto nunca coloque a gaiola sob a luz solar direta.

Cuidado

Observe as seguintes diretrizes ao cuidar de um porco roseta.

  • Tente levar seu animal para passear uma vez por dia.... Para manter a saúde e aumentar a expectativa de vida, é importante que ele se mude muito. Antes de o porco sair para passear pelo apartamento, não se esqueça de isolar outros animais de estimação, e também avisar a família para olhar sob seus pés. Bloqueie com antecedência todos os locais onde o porco pudesse escalar e não sair. Você pode comprar uma bola ambulante especial na loja de animais que não permitirá que o animal escape ou se torne presa de um gato doméstico.
  • Verifique a pureza da água com cuidado. Troque a água diariamente, enxaguando bem o bebedouro. Se você vir detritos no recipiente, troque a água.O roedor precisa de pelo menos 250 ml de líquido todos os dias.
  • Limpe o pelo do seu animal de estimação com um pano úmido uma vez por semana para remover os pelos mortos. Penteie o roedor com um pente especial. Escolha uma escova feita de material plástico macio - esse produto não danificará a pele de um animal de estimação frágil.
  • Coma galhos de árvores para ranger os dentes regularmente. Se os incisivos voltarem a crescer, eles danificarão as bochechas do animal, e como resultado o animal sempre sentirá desconforto. Na natureza, o roedor arranca suas garras durante uma corrida constante. Quando mantido em casa, sua atividade motora é um tanto limitada e, portanto, as garras crescem rapidamente e são inconvenientes para o animal. Portanto, apare suas unhas regularmente. Se você tem medo de fazer isso sozinho, leve seu animal ao veterinário.
  • O animal não precisa de banho, esse procedimento pode provocar estresse. Mas se, apesar disso, houver necessidade de lavar a mascote com poluição severa, então o procedimento é realizado em uma bacia com fundo antiderrapante. A temperatura da água é moderada. Não lave o porco na área acima do pescoço para que a água não entre nas orelhas e olhos.

Atenção especial deve ser dada à nutrição da cobaia da Abissínia. O fato é que para o pleno desenvolvimento desses animais a vitamina C é necessária, mas seu organismo não a produz, por isso é importante preencher essa lacuna com produtos adequados. Este elemento é encontrado em roseira brava, groselha, salsa e pimentão. A alimentação adequada de um roedor consiste nos seguintes ingredientes:

  • cereais (1 colher de sopa. L. por dia): trigo, cevada, centeio;
  • verdes (cacho por dia): folhas de dente de leão, trevo, salsa;
  • feno sem limites;
  • vegetais de raiz: beterraba, cenoura;
  • frutas e bagas: uvas, melancias, cinzas de montanha;
  • vegetais: repolho, ervilha, abóbora, abobrinha;
  • aditivos especiais: vitaminas e minerais.

Cada animal de estimação tem preferências de gosto individuais. Vendo que o animal come do que foi oferecido em primeiro lugar, você pode entender suas preferências gustativas e, da próxima vez, alimentá-lo com o que ele adora. Também é importante saber o que não deve ser oferecido às cobaias:

  • carne, peixe, quaisquer produtos fumados;
  • confeitaria, assados;
  • alimentos enlatados, vegetais enlatados ou cozidos;
  • raízes mal lavadas ou podres.

Cuidado ao dar pedaços de comida com mofo, retire do comedouro os vegetais suculentos que o roedor não comeu para proteger a gaiola da propagação do mofo.

Doenças

      Já foi observado acima que as cobaias rosetas são famosas por sua forte imunidade, mas em más condições de detenção essa imunidade diminui, e então o animal corre o risco de se tornar vítima de qualquer doença. As doenças mais comuns para esses animais são parasitas, doenças do trato gastrointestinal, doenças dos olhos e ácaros da orelha. Para prevenir o desenvolvimento da doença, observe o comportamento do animal com atenção. Se você não se sentir bem, o roedor se esconderá mais fundo na casa e não sairá para cumprimentar o dono, não vai brincar e comer.

      Quaisquer desvios de comportamento devem alertar o proprietário.

      Também é importante observar a condição externa do animal. Portanto, verifique periodicamente a limpeza das orelhas de sua cobaia. Se for encontrada uma camada amarelada, pode-se presumir que o animal pegou um ácaro da orelha. Normalmente, essa doença é indicada pelo desejo da caxumba de coçar o tempo todo. Se você detectar algum sintoma de mal-estar em um roedor de estimação, leve o animal imediatamente ao veterinário.

      Para concluir, sugerimos que você assista a um vídeo sobre as adoráveis ​​cobaias roseta.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa