Porquinhos-da-índia peruanos: descrição da raça e características de cuidados
Se os filhos pedem para você ter animal de estimação, mas você é contra, ou não tem tempo para cuidar dele e fazer limpeza adicional na casa, arrume uma cobaia. Estes fofos animais não ocuparão muito espaço em sua casa e certamente não deixarão sujeira e móveis estragados deles. E se você conseguir uma cobaia peruana, terá o prazer estético como um "bônus".
A história do surgimento da cobaia peruana
Há mais de cinco mil anos, os antigos índios que viveram na Argentina, Peru, Bolívia e Guiné consideravam esses pequenos animais sagrados, quase deuses. Esses animais foram trazidos pela primeira vez para a Europa por pesquisadores da França no início do século XIX. Desde então, os criadores começaram a criá-los. Os porcos ganharam grande popularidade entre os aristocratas e até viviam na corte do rei.
Após a exposição em Paris, os animais se tornaram populares em toda a Europa, e então os cientistas começaram a desenvolver novas raças de porquinhos-da-índia. Até 1930, a raça peruana se chamava Angorá e só recentemente adquiriu o nome atual.
Descrição da raça
Esta raça de animais é facilmente distinguível de seus outros irmãos, sua aparência causa deleite e carinho não só nas crianças, mas também nos adultos. Sua característica distintiva e característica é uma longa pelagem ao longo de todo o corpo. O comprimento do "cabelo" pode chegar a 30 centímetros.
Ao longo da coluna, a linha do cabelo é dividida em duas partes por uma linha uniforme. Na cabeça, o "cabelo" cai sobre os olhos do porco e lembra uma franja da moda, mas cobre todo o rosto. A pelagem é sedosa e macia, mas os pêlos do abdômen e das pernas são muito mais curtos.
Seu corpo é pequeno, com trinta centímetros de comprimento, não pesam mais que um quilo e meio. Suas costas são achatadas e largas, mas não possuem cauda. A cabeça é bastante grande para o seu tamanho, tem grandes olhos escuros e pequenas orelhas caídas. A cor dos animais, via de regra, é monocromática, de duas ou três cores - branco, marrom e preto.
Por natureza e comportamento, são roedores calmos que facilmente entram em contato com as pessoas. Os animais adoram brincadeiras ativas, porque isso é importante para sua saúde, e é aconselhável dar-lhes alguns minutos de atenção todos os dias. Eles toleram se mover bem e com calma, portanto, eles se comportam de forma descuidada e fácil nas exposições.
Com cuidados bons e constantes, esses animais podem viver mais de cinco anos.
Manutenção e cuidados
Como qualquer roedor doméstico, a cobaia deve certamente viver em uma gaiola espaçosa. Esses pequenos animais são despretensiosos na alimentação e não requerem uma dieta especial.
Alimentação
Ao alimentar roedores, existe uma regra básica - eles não podem ser alimentados em uma mesa comum. Nenhum produto assado, leguminosas, batatas ou frutas exóticas deve acabar na tigela do roedor. Animais adultos são alimentados com grama fresca, aveia, farelo, farinha de ossos e sal são adicionados.
Você precisa se alimentar duas vezes ao dia, geralmente de manhã e à noite. Roedoras grávidas ou mães com filhos com mais frequência - quatro vezes ao dia, adicionando leite gradualmente à dieta. E, é claro, às vezes os animais precisam receber complexos de vitaminas, que podem ser comprados em qualquer loja de animais.
Também é muito importante para o funcionamento do organismo que comam esterco, pois só conseguem absorver algumas vitaminas (grupos B e K) após a segunda vez que se alimentam. Você pode comprar alimentos balanceados e adicionar um pouco a uma tigela.
Água
Na gaiola, o animal deve ter sempre um bebedouro com água, deve ter livre acesso. A água deve ser trocada diariamente para não estagnar; a própria água pode ser da torneira, mas estabilizou em três a quatro dias. No verão, a quantidade de água deve ser aumentada.
Gaiola e brinquedos
Ao comprar uma gaiola, primeiro inspecione com atenção, verifique a segurança para que não haja objetos pontiagudos salientes e distâncias entre as hastes onde o roedor possa ficar preso. Você precisa considerar cuidadosamente não apenas a compra da gaiola, mas também a escolha do local na casa onde irá colocá-la. A gaiola é colocada em um local claro, mas não sob a luz direta do sol, de forma que não haja correntes de ar. É aconselhável que ela ficasse em um local sossegado, longe de aparelhos de televisão e vídeo, salas com odores (banheiro, cozinha).
A gaiola deve ser livre e espaçosa para que o porco possa ficar em pé nas patas traseiras, como costuma acontecer. Gaiolas de um metro quadrado por animal funcionam bem. Mas se você não tiver a oportunidade de colocar esse "palácio" em casa, poderá comprar uma gaiola de dois níveis, mas não mais. As gaiolas destinadas a outros roedores também não funcionam.
É aconselhável limpar a gaiola pelo menos três vezes por semana, removendo os pedaços sujos de enchimento. Pelo menos uma vez por semana, troque completamente a cama inteira e esfregue a gaiola inteira. Caso contrário, os excrementos podem ficar emaranhados no pelo do animal e os restos de comida podem grudar.
Para que o animal esteja sempre móvel e de bom humor, a gaiola deve estar equipada com todo o necessário: brinquedos, dois comedouros (um para ração seca e outro para alimentos suculentos) e um bebedouro. Além disso, a gaiola deve ter uma casa de repouso onde ela possa se esconder e um banheiro. Para saber em qual canto da gaiola colocar o vaso sanitário, observe o animal por alguns dias. Qualquer que seja o lugar que ele vir, você pode colocar a bandeja lá. Se, mesmo assim, não foi possível acostumar o animal a andar na bandeja, pode-se deitar o lixo no fundo da gaiola. Serragem, feno ou enchimentos especiais, que também podem ser comprados em pet shops, funcionam bem.
Bem, o último elemento: certamente deve haver brinquedos na gaiola para que o animal não engorde, esteja sempre móvel e não fique entediado. Bolas, um espelho, uma escada, uma roda e assim por diante são bons brinquedos.
Cuidado capilar
A lã das cobaias peruanas não requer cuidados especiais - basta pentear o animal uma vez ao dia. É necessário aparar os cabelos apenas na medida do necessário, por exemplo, quando a franja fecha completamente os olhos ou se enrosca entre as pernas, dificultando a movimentação.
Também não há necessidade de lavar roedores, isso só deve ser feito antes da preparação para exposições... Após o banho, o animal deve ser bem embrulhado em um pano de algodão ou toalha, podendo-se usar um secador de cabelo com uma leve corrente de ar quente.
Reprodução e descendência
Esses animais, como todo mundo em sua forma, não toleram a solidão, por isso é melhor mantê-los aos pares. Assim, será possível evitar todos os riscos ao criar filhos, por exemplo, rejeição de um dos parceiros durante o cruzamento, comportamento agressivo e assim por diante.
Se pretende criar porquinhos-da-índia peruanos para exposição ou para venda, então é melhor consultar ou mesmo confiar este negócio a criadores experientes. Eles serão capazes de cumprir todos os requisitos para manter a pureza da raça. Apesar do fato de que a puberdade não ocorre antes dos 6 meses neles, os machos estão prontos para o acasalamento com a idade de 10 semanas, e as fêmeas ainda mais cedo - com a idade de 5 semanas. Ainda é melhor cruzá-los aos 6 meses de idade, mas o limite de idade para descendentes em roedores não deve ser superior a dois anos. Se esses intervalos forem violados, a prole pode ficar doente e a própria fêmea pode sofrer.
A gravidez em mulheres dura em média 68 dias. Em uma ninhada, um porco pode trazer de dois a quatro filhotes. A fêmea estará pronta para o próximo cruzamento em 2 semanas.
Regras de compra
Se você quer uma cobaia peruana de raça pura de verdade, é melhor comprá-la em uma loja de animais. Comprando em mãos ou pela Internet, você corre o risco de se tornar vítima de golpistas ou simplesmente de pessoas inexperientes. Em uma pet shop, além de comprar um animal de raça pura, é possível consultar detalhadamente com os funcionários da loja sobre as condições de sua manutenção e cuidados. Lá você pode comprar imediatamente tudo o que precisa para seu animal de estimação - da gaiola à comida para ele. Bem, se você ainda compra um animal de suas mãos, preste atenção a algumas das nuances.
- Em primeiro lugar, para a lã. Deve estar limpo e não emaranhado em qualquer lugar. Mesmo na área do ânus, o pelo deve estar limpo - não hesite em inspecionar o pelo do animal em todos os lugares. Além disso, a lã não deve subir, não deve conter parasitas ou insetos.
- O animal deve ter brilho nos olhos e devem estar secos e limpos. Não deve haver muco ou sujeira acumulada ao redor dos olhos. Da mesma forma, observe mais de perto e examine a boca e o nariz do animal.
- O próprio porco deve estar bem alimentado e de bom humor. Esses são animais muito fofos e sociáveis; uma letargia irracional no comportamento é incomum para eles.
Não hesite em perguntar ao vendedor sobre o pedigree do animal, sua idade, quando e quantas vacinas foram aplicadas ao animal. Se o vendedor responder a todas as suas perguntas e o animal se sentir confortável em suas mãos, você pode comprar um animal de estimação com segurança.
A idade mais adequada para o estabelecimento desses animais é de 5 semanas. Os animais jovens ainda não se afastaram completamente do leite materno e será difícil para os animais mais velhos criar raízes em novas condições. Os roedores podem custar até US $ 40 por animal, dependendo de seu pedigree e prêmios. Representantes mais simples desta raça podem ser adquiridos por uma média de $ 5-6.
Mas o mais importante a se considerar ao comprar qualquer animal de estimação é que você ou seus familiares não são alérgicos a pelos de animais.
Para obter informações sobre como pentear uma cobaia peruana corretamente, veja o próximo vídeo.