A cobaia

Porquinhos-da-índia: alimentação e cuidados em casa

Porquinhos-da-índia: alimentação e cuidados em casa
Contente
  1. Características de animais
  2. Prós e contras do conteúdo
  3. Moradia adequada
  4. Regras de alimentação
  5. Higiene e banho
  6. Doenças e vacinações
  7. Treino e jogos
  8. Dicas úteis

Na maioria das vezes, a questão de manter animais de estimação surge em famílias com crianças pequenas. Regra geral, pedem um gatinho ou cachorrinho mas, em alternativa, os pais oferecem à criança variantes ligeiramente diferentes de animais, entre as quais as porquinhos-da-índia são muito populares. Esses animais despretensiosos não ocupam muito espaço e não requerem muita atenção. E o mais importante, no processo de cuidar deles, as crianças são instiladas com um senso de precisão e responsabilidade.

Características de animais

Em média, a expectativa de vida de uma cobaia que mora em casa é de 3 anos. Com o máximo cuidado e qualidade no atendimento, seu ciclo de vida dura de 5 a 8 anos. Na natureza, o animal pode viver facilmente por 9 ou até 10 anos.

Apesar do nome familiar a todos, esta espécie de animais domésticos não sabe nadar. Ao manter o animal, esse fator deve ser levado em consideração.

Três espécies de porquinhos-da-índia são conhecidas no campo zoológico.

  • Cabelos curtos. O comprimento da linha do cabelo em todo o corpo não é superior a 3 cm.
  • Cabelos compridos. Esses animais possuem uma pelagem incrivelmente longa, com 15 cm de comprimento em todo o corpo. No focinho, o pêlo é ligeiramente mais curto, o comprimento aproximado dos pêlos é de 7 cm.
  • Cru... Este tipo de porquinho da índia apareceu há relativamente pouco tempo. Sua característica distintiva é a ausência de pelos no corpo, exceto na cabeça e nas pernas.

Antes de conseguir uma cobaia, você precisa se familiarizar com os hábitos desse animal. De acordo com suas características, o animal pertence a habitantes diurnos, eles atuam apenas na primeira metade do dia. De manhã, o animal come comida, após o que entra em contacto com o seu dono de bom grado. Na hora do almoço e à noite, a atividade dos animais diminui acentuadamente. À noite, o animal dorme.

Ao adquirir várias cobaias de uma vez, é importante que vivam juntas no mesmo território até o momento da compra.... Caso contrário, podem surgir conflitos entre animais desconhecidos. Claro, suas lutas prosseguem sem derramamento de sangue.

O máximo que as partes em conflito são capazes é tentar assustar o oponente com seus movimentos. É muito interessante observar esse processo. As duas partes em conflito ficam frente a frente, erguem suas cabeças bem alto e começam a ranger os dentes. O tempo de "ação militar" é ilimitado, mas no final o animal fraco recuará. Conflitos bastante sérios surgem entre homens que compartilham um território ou uma mulher.

Se desde a mais tenra infância as cobaias foram criadas juntas, seu humor será sempre amigável e não levará a brigas.

Quando as cobaias são mantidas em grande número, você pode ver o quão vividamente o sentimento de rebanho é expresso nesta espécie de animal. Cada macho individual possui constantemente vários grupos de fêmeas. Eles não gostam de estranhos e os afastam muito rapidamente.

As cobaias, por sua natureza, são indiferentes a outros animais de estimação. Basta que eles se comuniquem com sua equipe. Infelizmente, esse fato pode desempenhar um papel ruim na vida de um roedor, especialmente se outras espécies de animais viverem na casa. Por exemplo, tendo conhecido um gato, um animal assustado tentará se esconder no canto mais escuro e se enterrar no solo. E percebendo que não será possível escapar, ele se pressiona contra a parede e congela em uma posição. Nesse caso, a cobaia pode ter um ataque cardíaco.

Por sua natureza, as cobaias são semelhantes a muitos tipos de animais de estimação no sentido de que se envolvem em coprofagia, ou seja, comem suas fezes. A única explicação para esse fato está na necessidade do organismo do animal ingerir oligoelementos e vitaminas importantes que não foram assimilados na primeira vez.

Muitos pais temem que uma cobaia possa morder seu filho. Isso só é possível se a criança for descuidada com o animal. Na verdade, as cobaias são muito amigáveis ​​com seu dono. Eles permitem que você acaricie o rosto, bata no nariz.

Mas, como afirmado anteriormente, eles podem “ativar” um pouco a agressividade, mostrando insatisfação com suas ações. Por exemplo, se um animal é agarrado de maneira desconfortável, ele começa a empurrar a mão da pessoa com a cabeça, após o que as pernas serão usadas. Se o dono não reagir de forma alguma às exigências do animal para soltá-lo, a cobaia começa a estalar os dentes. Só depois da última dica ela pode morder levemente o dedo. Assim, os roedores relatam que estão cansados ​​das manifestações dos sentimentos humanos.

Ao cuidar de uma cobaia, é importante entender a linguagem do animal. Se ela começar a morder levemente a pele dos dedos, ela pede para voltar para a gaiola.

Ao mesmo tempo, é estritamente proibido bater em animais. Caso contrário, ela pode ficar com medo e perder a confiança em seu dono.

Prós e contras do conteúdo

Antes de adotar um animal de estimação, cada pessoa pesa os prós e os contras de cuidar de um animal de estimação. Isso se aplica não apenas a cães e gatos, mas também a pequenos roedores, incluindo porquinhos-da-índia. Em primeiro lugar, você deve considerar a lista de vantagens em manter esta espécie de roedores.

  • As cobaias se tornarão boas amigas do pequeno proprietário. Em primeiro lugar, não ocupam muito espaço e, em segundo lugar, a criança desenvolve um sentido de responsabilidade.
  • Por natureza, as cobaias adaptam-se com muita facilidade e rapidez ao seu novo habitat.Em pouco tempo, eles se acostumam com o novo apelido e começam a responder ao sinal condicionado do dono.
  • As cobaias são animais não agressivos. Apenas com lanches leves eles mostram que algo não está do seu agrado.
  • Esses roedores são alheios a outros animais de estimação.
  • As cobaias são exigentes quanto à sua dieta. Não há necessidade de comprar iguarias especiais ou preparar refeições gourmet para alimentá-los.
  • Ao contrário dos cães, com os quais muitas crianças sonham, as cobaias não precisam ser passeadas. Além disso, esses roedores não precisam de atividade física.
  • É esse tipo de roedor que é considerado o animal doméstico mais hipoalergênico.

Tendo se familiarizado com os aspectos positivos de criar porquinhos da índia, você também deve estudar os aspectos negativos.

  • As cobaias nem sempre são treináveis. Mas mesmo os indivíduos mais caprichosos podem aprender alguns truques.
  • Muitas vezes, eles podem ser intrusivos. É assim que os porcos imploram por comida e atenção.
  • As cobaias são muito barulhentas. Eles podem fazer muitos sons diferentes ao longo do dia, como assobios, guinchos ou grunhidos. Além disso, cada som individual emitido pelo animal possui um significado específico.
  • Os animais são muito ativos pela manhã. Eles estão prontos para espalhar serragem e comida pela gaiola, que terá que ser limpa diariamente.
  • Ao deixar uma cobaia passear, os donos precisam estar preparados para fios roídos, móveis e outras coisas.
  • Enquanto caminha pelo apartamento, a cobaia pode fazer suas necessidades em qualquer lugar.
  • As cobaias têm medo do frio e do calor extremo e podem pegar um resfriado mesmo com uma leve corrente de ar.
  • Por sua natureza, os roedores do mar são animais de rebanho. Eles não toleram a solidão, portanto, requerem vários parentes próximos.
  • São roedores muito tímidos. Com o medo frequente de seu dono, eles podem perder a confiança nele.

Moradia adequada

Na maior parte do tempo, os roedores que vivem em casa estão em seu próprio território, onde experimentam uma sensação de conforto e segurança. É aconselhável que comprem uma habitação separada.

  • Célula. A opção mais comum para alojamento de cobaias. A gaiola selecionada deve ser espaçosa. O palete da residência do roedor deve ser de plástico. O fundo da moradia não deve ter base de treliça, o pezinho do animal pode cair na fenda, o que vai prejudicar o animal. Na hora de escolher uma casa, não há necessidade de comprar modelos de dois andares. As cobaias não saltam nem sobem. Mesmo que o animal consiga subir para a segunda camada, não será mais capaz de descer. Pular pode danificar o pé. Graças às paredes de treliça, a gaiola é ventilada de maneira ideal. Travas separadas nas portas evitam que o roedor saia.

A única desvantagem é a limpeza diária da área ao redor da gaiola, já que as cobaias jogam serragem, comida e entulho pelas grades.

  • Terrário. Uma boa opção para manter uma cobaia. O principal é que as laterais do contêiner são feitas de malha de metal, não de vidro. Uma vantagem importante do terrário é a ausência de lixo ao redor. É estritamente proibido usar um terrário feito inteiramente de vidro. Neles, o animal sentirá desconforto devido à circulação insuficiente de oxigênio, e a cama do fundo ficará constantemente molhada.
  • Aviário. Alguns proprietários de apartamentos que têm espaço para morar preferem usar essa opção para uma casa para roedores. O principal é que a altura das paredes é de pelo menos 40 cm, caso contrário a cobaia sairá facilmente para passear.

É importante lembrar que este tipo de alojamento não é adequado para casas onde vivam cães ou gatos, além de roedores.

  • Duna. Raramente é usado como abrigo para roedores, principalmente para seu transporte.Os zoólogos também não recomendam o uso de tais recipientes para manter pequenos animais. As dunas são muito pequenas e estreitas. O ar interno é muito limitado, o que faz com que os roedores se sintam desconfortáveis.

Onde colocar?

Depois de comprar uma casa de cobaia, é muito importante determinar o lugar certo para ela. Deve ser leve, porque é muito importante que a cobaia receba luz suficiente. Mas com luz natural, é importante lembrar que porquinhos-da-índia não toleram luz solar direta, especialmente durante a estação quente.

No inverno, é estritamente proibido colocar as moradias dos roedores perto da bateria. As cobaias são muito sensíveis à hipotermia e às correntes de ar, por isso suas casas não devem ser colocadas na porta da frente e em áreas ventiladas.

Para que o roedor não fique entediado, sua morada deve ser localizada no cômodo onde as pessoas se encontram com mais frequência. Se ocorrerem noites barulhentas no quarto, é necessário colocar uma caixa decorativa com teto na gaiola do roedor, onde o animal pode se esconder e respirar.

Como equipar?

Muitas vezes, ao comprar uma casa para um pequeno roedor, os vendedores se oferecem para comprar uma série de acessórios adicionais, que, em suas palavras, são extremamente necessários para o animal. Será difícil para um proprietário novato navegar no local na necessidade desta ou daquela coisa, de modo que possam comprar mercadorias completamente inúteis. Para criar o aconchego e conforto necessários para o animal, você precisa comprar apenas algumas coisas.

  • Alimentador. As prateleiras das lojas estão forradas com modelos suspensos e de chão de tanques de alimentos. As cobaias devem escolher recipientes suspensos.
  • Sennitsa. O feno é o alimento básico de pequenos roedores e deve ser colocado em um recipiente separado, em vez de espalhado no fundo da casa.
  • Tigela de beber. Modelos suspensos serão a opção mais adequada, caso contrário, todo o fundo da gaiola ficará molhado e o animal ficará molhado.
  • Casa decorativa. A cobaia, como qualquer outro animal de estimação, precisa ter um lugar isolado onde possa se esconder e descansar de atenção indevida.

Além dos elementos, sem os quais a cobaia não conseguirá viver, supõe-se que um número adicional de acessórios permita ao animal treinar ou apenas brincar:

  • cubos e bolas;
  • túneis e abrigos;
  • rede suspensa;
  • espreguiçadeira;
  • pedra de sal.

É estritamente proibido instalar uma roda de corrida na gaiola e comprar uma bola ambulante.

As cobaias, pela sua própria natureza, não estão adaptadas para se locomover com esses acessórios, ao usá-los podem fraturar as pernas e até mesmo machucar a coluna vertebral.

Regras de alimentação

O bom atendimento às cobaias depende muito de sua nutrição. Infelizmente, proprietários inexperientes prestam muito pouca atenção a esse problema. Portanto, adquire-se apenas ração seca para roedores, desde que os elementos nela contidos sejam ideais para a cobaia. Poucas pessoas sabem que esses adoráveis ​​animais preferem se alimentar de feno.

A seguir, sugere-se que você se familiarize com os principais alimentos que devem fazer parte da dieta das cobaias.

  • Feno.
  • Ervas verdes - dente de leão, urtiga, bardana, alface e camomila.
  • Vegetais frescos... As cobaias gostam muito de abóbora e abóbora. Eles não se importam em comer cenouras, pepinos, beterrabas e tomates.
  • Galhos pequenos. Melhor escolher arbustos de framboesas e mirtilos. Galhos de maçã e pêra se tornarão uma iguaria especial para este roedor.
  • Bagas e frutas, mas excepcionalmente frescas. Por exemplo, bananas, cerejas, morangos, maçãs.

Após um exame detalhado do alimento seco para roedores, os especialistas não conseguiram determinar sua utilidade para as cobaias, embora muitos proprietários incluam essa alimentação na dieta do animal. O principal é lembrar que os alimentos secos são bastante calóricos e, com seu uso frequente, as cobaias começam a engordar, o que prejudica sua saúde. Os próprios animais não conseguem perder peso sozinhos, pois levam um estilo de vida sedentário.

Se quiser, mime o pequeno roedor com uma iguaria você pode dar nozes a ele, mas não mais do que três vezes por semana.

É estritamente proibido dar aos porquinhos-da-índia massas, lacticínios, peixes, salsichas, batatas, doces, pastéis, ovos e cogumelos.

O procedimento de alimentação em si também tem certas regras.

  • Em nenhum caso o animal deve ficar sem comida. Se o roedor ficar com fome por 20 horas, processos irreversíveis começam a ocorrer em seu corpo, o que pode levar à morte do animal.
  • O feno fresco deve sempre estar em um local específico na gaiola. Se acabar, você precisa colocar um pequeno cacho.
  • Legumes e frutas são dados ao animal no máximo duas vezes ao dia.
  • A dieta de uma cobaia, como a de qualquer animal, deve ser variada. Portanto, é recomendável alternar entre os diferentes tipos de vegetais em seu cardápio.
  • No inverno, devido à falta de grama fresca, a cobaia precisa consumir cereais.
  • As cobaias não devem ser superalimentadas. A diária é de 30% do próprio peso.
  • A introdução de novos produtos na dieta alimentar deve ser feita de forma gradativa, monitorando constantemente a condição do animal.
  • As cobaias consomem pouca água. Mas, apesar disso, o líquido no recipiente para bebida deve ser sempre limpo e fervido.

Higiene e banho

A parte principal de cuidar de sua cobaia é escovar o pêlo diariamente. Este procedimento permite manter o cabelo do animal limpo. Basta limpar as patas sujas com um pano úmido. Também é necessário realizar a limpeza diária dentro da casa do roedor, para se livrar dos alimentos não consumidos.

Dar banho em sua cobaia é necessário apenas nos casos mais extremos. Os procedimentos aquáticos causam grande estresse ao animal. Mas se ainda tiver de recorrer a eles, é importante que a água da cisterna esteja quente. E o procedimento em si deve ser realizado em uma sala aquecida, onde não haja correntes de ar. Use um shampoo para cães e gatos como limpador. Para o banho, use um pequeno recipiente com o mínimo de água.

É impossível que ruídos estranhos surjam durante o processo de banho, caso contrário o animal pode se assustar e arranhar o dono.

Após a lavagem, o animal deve ser enrolado em uma toalha macia e segurado nas mãos até que o pêlo esteja completamente seco. É estritamente proibido usar um secador de cabelo, pois o som alto pode assustar um roedor indefeso.

É importante para criadores novatos lembrar que É estritamente proibido dar banho em porquinhos-da-índia menores de um ano. Seu corpo frágil pode não resistir a este procedimento.

Doenças e vacinações

A manutenção adequada das cobaias em casa ajuda a evitar várias doenças. Se de repente os cuidados não atenderem aos padrões exigidos, o animal pode enfrentar problemas digestivos e resfriados. Além disso, propõe-se familiarizar-se com os sintomas do desenvolvimento de doenças:

  • sede intensa;
  • lã presa;
  • tosse e falta de ar;
  • estado letárgico, deitado por muito tempo com os olhos fechados;
  • o aparecimento de parasitas na pelagem;
  • feridas na pele;
  • fezes soltas.

Aos primeiros sinais, a cobaia deve ser levada ao médico.

Com base no conhecimento e na experiência da criação de cães e gatos, os aspirantes a criadores de roedores estão se perguntando sobre a necessidade de vacinar a caxumba. As cobaias não são vacinadas. Apenas em alguns casos os veterinários podem se oferecer para vacinar um animal contra a bordetidiose. A vacinação não protege o roedor da infecção, mas atenua o próprio processo da doença.

É importante saber que na hora de comprar uma cobaia nova, é necessário colocá-la em zona de quarentena por várias semanas, para só então transferir o animal para uma gaiola comum com outros animais de estimação.

Treino e jogos

Não acredite no argumento de que as cobaias são roedores chatos que só sabem comer e dormir. Na verdade, eles estão bastante ativos e prontos para brincar com seu mestre. Por sua natureza, esses roedores são bastante inteligentes, eles podem facilmente aprender a fazer diferentes truques.

Antes de começar a se envolver ativamente com uma cobaia, é necessário que ela se acostume com o novo dono, comece a confiar nele. Para fazer isso, o dono precisará dedicar muito tempo ao bichinho para que ele comece a confiar nele.

  • Durante vários dias, o dono do animal deverá aproximar-se calmamente da gaiola com a cobaia e conversar com ela afetuosamente, graças ao qual o animal começará a se acostumar com sua voz.
  • O próximo estágio de domesticação é um tratamento de sua mão. Se uma cobaia começa a confiar em uma pessoa, ela calmamente se aproxima dela e pega a comida. O principal é não fazer movimentos bruscos neste momento. Depois de alguns dias, o próprio roedor começará a correr até seu dono e verificar se ele trouxe uma guloseima saborosa.
  • Após as duas primeiras etapas, o proprietário pode tentar tirar a cobaia da gaiola e segurá-la nos braços por um tempo. Se o animal estiver assustado, basta dar tapinhas nas costas dele, enquanto conversamos gentilmente com ele. Depois que o roedor está convencido de que não há perigo, ele relaxará e desfrutará do contato com uma pessoa.

É muito interessante brincar com uma cobaia. Divertir-se é muito parecido com o desenvolvimento de crianças pequenas. O animal com muito prazer receberá as peças deliciosas escondidas em diferentes partes da gaiola. Uma bola de papel farfalhante vai atrair a atenção de um roedor, permitindo com ela jogar uma espécie de futebol.

Tendo sentido a ligação amigável entre a cobaia e seu dono, você pode começar a treinar o animal. Como recompensa, como qualquer outro animal, sugere-se dar um petisco favorito.

Com a abordagem certa, ele ensinará a cobaia a responder ao seu nome, bem como a rolar de um lado para o outro.

Dicas úteis

Muitas pessoas, ao decidirem ter uma cobaia, presumem que o roedor não requer cuidados especiais. Mas, apesar disso, requer um certo cuidado, carinho e atenção, que deve ser prestado o máximo possível pelo proprietário. O proprietário novato precisa conhecer algumas regras básicas, graças às quais a cobaia pode se sentir aconchegante, confortável e segura.

  • Antes de comprar uma casa para um animal, é necessário determinar sua localização permanente na casa.
  • Se outros tipos de animais de estimação moram na casa, você deve considerar cuidadosamente a escolha de uma casa para um roedor. Aviários e terrários se afastam imediatamente.
  • É importante que criadores novatos lembrem que as cobaias preferem a temperatura ambiente, pois não gostam de calor abundante e geadas severas.
  • Manter uma cobaia corretamente é difícil. Para não perder o controle, é melhor programar uma programação de hora em hora para cuidar dela.
  • Por natureza, as cobaias são roedores de rebanho. Eles não gostam de ficar sozinhos. Portanto, é melhor adquirir vários congêneres de uma vez. Claro, você pode começar com um indivíduo, mas o estado interno do roedor melhorará significativamente quando você vir um sujeito próximo a você.
  • As cobaias se sentem extremamente à vontade e livres em casa, mas seu espaço não deve ser limitado a apenas uma gaiola. O roedor precisa de caminhadas diárias pela sala.
  • Ao passear com a cobaia, o dono precisa monitorar de perto o animal, caso contrário ele pode se assustar com sons ásperos e até se machucar.
  • Você precisa cuidar do porquinho da índia todos os dias - penteie o pêlo, limpe o território do animal e certifique-se de alimentá-lo com comida fresca.

Mais informações sobre cobaias esperam por você no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa