Porquinhos-da-índia de pêlo comprido: características, raças e recomendações de cuidados
As cobaias de pêlo comprido nasceram graças ao esforço dos criadores - na natureza só existem indivíduos cobertos de pêlo curto. O comprimento do "pêlo" desses encantadores roedores chega a 20-45 cm, e o objetivo principal dos animais é se manifestar em todos os tipos de exposições e tocar seus criadores.
Descrição
A cobaia de pêlo comprido tem corpo oval, que se transforma suavemente em focinho arredondado, enquanto o perfil pode ser chamado com segurança de "grego", já que o nariz e a testa são um só. As orelhas de uma cobaia peluda são muito engraçadas - dobradas em um envelope, podem ser achatadas contra a cabeça ou salientes, os olhos são escuros como contas.
Ambos os incisivos inferiores e superiores não têm raízes, crescem ao longo da vida e são afiados com alimentos. As patas são encurtadas, na frente há quatro dedos, mas nas costas - apenas três, a cauda minúscula quase não se nota. A massa e as dimensões do animal dependem apenas da variedade, mas em média esse roedor pode crescer até cerca de 25-30 cm, um macho adulto pesa cerca de 1,5 kg e a massa de uma fêmea é geralmente 0,8-1,3 kg.
O cabelo comprido cobre não só o corpo, mas também a cabeça do porco, as cores podem ser muito diversas, incluindo cores monocromáticas e policromadas.
A faixa mais comum é considerada marrom-avermelhada com vários tipos de tons e manchas, mas com menos frequência do que outros, você pode encontrar um animal da cor de tartaruga. A propósito, roedores com uma cor tão exclusiva geralmente nascem exclusivamente dentro de uma raça, e o padrão de três cores mais incomum é obtido quando pelo menos 100 roedores são cruzados entre si.
As cobaias com pêlo alongado são completamente diferentes umas das outras - existem indivíduos com fios longos, os roedores de pêlo encaracolado não são menos comuns. A pele pode diferir na estrutura, direção de crescimento, bem como na presença ou ausência de costeletas desgrenhadas, todos os tipos de franjas e rosetas.
A expectativa de vida de um animal não excede de 6 a 8 anos, os espécimes mais fortes em condições confortáveis podem viver por dez anos, mas, como mostra a prática, em média, esses animais vivem de 4 a 5 anos.
Variedades
Entre as variedades de porquinhos-da-índia de pêlo comprido, existem várias das mais populares, que se distinguem pela sua aparência decorativa e carácter bastante extraordinário.
Alpaca
Essa raça foi fruto de experimentos de criadores americanos, os animais receberam esse nome devido à capa bastante espessa - pode até ser comparada com o pelo de valiosas lhamas.
Características principais:
- o peso dos homens é de 0,9-1,2 kg;
- o peso das mulheres é de 0,6-0,8 kg;
- o comprimento do corpo dos machos é de cerca de 20 cm;
- comprimento do corpo das mulheres - 17-18 cm;
- comprimento do pelo - 10-15 cm;
- cores - preto e branco, Himalaia, marrom.
A expectativa de vida é de cerca de 5 a 7 anos, é bastante raro, mas ainda existem indivíduos com 8 anos de idade.
Uma característica desta raça é o crescimento peculiar da pele. Chegando a um determinado comprimento, os cabelos se enrolam para cima, e o roedor assume uma aparência um tanto engraçada, que lembra a caricatura de um aristocrata.
Coronet
A raça foi criada por um criador da Grã-Bretanha na década de 70 do século passado, a peculiaridade desses animais é a aparência de uma coroa em uma pequena cabeça, os pelos de roedores crescem de maneira especial, como se formassem uma forma alongada e arredondada. pentear.
A cabeça é bastante larga, mas curta, os olhos são protuberantes, bem espaçados, as orelhas parecem pétalas de rosa, salientes. O corpo é bastante compacto, denso, bem unido. A pelagem é lisa, de textura pronunciada, a densidade é uniforme em todas as áreas, o animal pode ter duas ou três cores. Esses porcos peludos vivem cerca de 5 anos.
Luncaria
Luncaria é a mais original de todas as raças criadas artificialmente. Esta é outra cobaia de pêlo comprido, cujo pêlo não pode ser penteado ou alisado. Mesmo depois de pentear e acondicionar cuidadosamente, ainda quase imediatamente se desmancha em cachos saca-rolhas que mantêm perfeitamente sua forma. Graças a esse recurso, nenhum resíduo gruda na pele.
Merino
Outra raça inglesa que conquistou o coração dos criadores graças à sua pelagem bastante comprida e encaracolada, que faz com que o animal pareça um cordeiro em miniatura.
O animal distingue-se pelos pêlos longos e crespos da cor mais variável, a cabeça é bastante larga, redonda, o nariz com uma ligeira protuberância. O peso de um animal adulto é de 1 kg. Esses animais vivem por cerca de 4-5 anos. A raça é muito popular na Inglaterra, o que não é surpreendente, porque, além de sua aparência exótica, esses animais também apresentam um caráter muito calmo, despretensioso para com as condições de sua criação, e se distinguem pela despretensão na alimentação.
peruano
Esta raça foi criada nos países do Velho Mundo no início do século XIX, onde rapidamente ganhou uma popularidade incrível devido à sua semelhança externa com os Yorkshire Terriers, mas em versão miniatura. O comprimento do pêlo do animal é de cerca de 50 cm, ao longo da linha da espinha há uma divisão reta e o focinho largo do roedor é coberto por uma franja alongada.
Na região do sacro existem duas rosetas pronunciadas de formato irregular, o corpo é oval, bastante denso, a cintura escapular é alargada, o dorso é alinhado, a cabeça é pequena mas bem desenvolvida. Existem pequenos olhos redondos, orelhas da forma mais normal, ligeiramente pendentes. A cor pode ser muito diferente, o tamanho do corpo é cerca de 35-40 cm, o peso é de até 1,5 kg. Eles vivem em cativeiro por cerca de 5 anos, são completamente pouco exigentes com as condições de detenção, embora cuidar de cabelos longos exija alguma habilidade.
Texel
A raça foi obtida no final dos anos 80 do século passado, mas recebeu reconhecimento científico apenas em 1999. O comprimento dos pelos dos roedores varia de 12 a 18 cm, a cor pode ser muito diversa, o corpo é compacto, forte, com músculos desenvolvidos: ombros largos, caixa torácica poderosa e costas retas. A cabeça é forte, redonda, de tamanho médio, além disso, o nariz também é de comprimento médio, com uma ligeira protuberância.
As orelhas são bastante carnudas, as pernas são encurtadas, esticadas. O comprimento do corpo chega a 25-35 cm, o peso de um adulto é de cerca de 1,7 kg. Normalmente, representantes desta raça são utilizados para exibição em exposições ou para fins de cruzamento.
As cobaias são caracterizadas por um caráter bastante positivo e calmo, sem uma única manifestação de capricho e requisitos excessivamente rígidos para as condições de sua detenção.
Sheltie
Os primeiros representantes da raça Sheltie foram introduzidos há quase cem anos. Estes suínos são caracterizados por uma lã macia, espessa e sedosa de vários tons, o corpo é compacto e forte, a cabeça é encurtada, arredondada, os olhos são pretos, protuberantes, as orelhas são ligeiramente abaixadas. A forma é padrão, o animal é criado principalmente para demonstração em exposições, já que no dia a dia requer cuidados especiais.
O fato é que a pelagem desta mascote terá que ser constantemente cuidada, caso contrário, a aparência do roedor será muito obscura.
Como escolher uma gaiola?
As cobaias com cabelos alongados são animais bastante inofensivos, são muito sociáveis, adoram brincar, não mordem e, ao que parece, são ideais para a diversão das crianças. No entanto, é melhor não aceitá-los em uma família onde vivem crianças pequenas, uma vez que os bebês podem não medir sua força física e quebrar a frágil coluna vertebral de um roedor. O animal não tolera intimidade com gatos domésticos, cães, ratos decorativos e animais de estimação com penas, mas o coelho doméstico se tornará um vizinho ideal para eles.
Na maioria das vezes, esses porcos vivem em casais do mesmo sexo. - os machos são amigos e as fêmeas criam filhotes juntas. Para pleno crescimento e desenvolvimento, eles precisam de uma célula devidamente selecionada. Um roedor precisa de um aviário com pelo menos 60x40x40 cm de tamanho, respectivamente, se houver vários animais, então as dimensões devem ser aumentadas.
A gaiola certamente deve ser espaçosa, geralmente é colocada longe da luz direta do sol e de correntes de ar, também é indesejável colocá-la próxima a aparelhos de ar condicionado, radiadores e outros aparelhos climáticos.
A gaiola deve estar equipada com todo o necessário para manter a vida normal do animal.
- Tigela de beber. Pode ser adquirido em pet shop, o tamanho e a forma não importam, pois em sua maioria o produto é padronizado.
- Manjedoura... Em outras palavras, um alimentador. Aconselha-se a compra de um produto plástico, pois neste caso será muito mais fácil lavá-lo e limpá-lo da sujeira. Um acessório de cerâmica também é adequado, mas um modelo feito de madeira é inapropriado aqui - a madeira não apenas absorve odores e umidade, mas também é roída por animais.
- Sépia. Para o necessário ranger dos dentes, é instalada a sépia - esta é uma pedra mineral dura, se não estiver no aviário, a cobaia começará a afiar os dentes em qualquer objeto em seu caminho.
- Twigs. São brotos de árvores frutíferas, tílias e tantos outros, sua principal tarefa é distrair o animal da vontade constante de roer móveis da casa ou acessórios de madeira. Ao mesmo tempo, a presença de sépia não exclui de forma alguma a necessidade do animal de ramos.
- Casa. Nele, os roedores se escondem do sol quente ou o usam como abrigo. O melhor é comprar uma gaiola com uma casa pronta.
- Bandeja com aparas ou serragem... Usado por roedores em vez de um banheiro, a roupa de cama pode ser trocada a cada 2-3 dias, enquanto nenhum cheiro aparece no quarto. A madeira tende a absorver odores e excesso de umidade, portanto, com a serragem, não há necessidade de desinfecção adicional da bandeja.
Bebedouros e comedouros devem ser lavados todos os dias, e a cama deve ser trocada a cada 2-3 dias.
Tradicionalmente, as cobaias ficam acordadas durante o dia e dormem profundamente à noite. Para compensar a falta de movimento, você deve deixar o animal dar um pequeno passeio pela casa. Nos dias de calor, o animal é levado com eles a uma casa de campo ou horta, onde é dotado de um pequeno recinto feito de rede metálica - é aconselhável colocá-lo à sombra.
Nutrição
Porcos de pêlo comprido são herbívoros, então a comida deve ser predominantemente vegetal, A seguinte combinação é considerada ideal:
- grama ou feno - 60-65%;
- ração suculenta - 30%;
- alimentos secos - 5%.
É preferível adquirir feno em armazém especializado, neste caso, pode ter a certeza que será da qualidade adequada. Ao comprar no mercado de mão, você pode encontrar vendedores irresponsáveis que, ao colherem ração, não retiraram ervas venenosas ou estavam colhendo próximo a rodovias e grandes instalações industriais.
A necessidade alimentar de uma cobaia felpuda é de 150 g por dia. Pode dar-lhe endro, salsa, folhas de alface, os porcos gostam muito de morangos, peras e cerejas, não recusam vegetais, adoram sobretudo cenoura, couve ou abobrinha.
Tente fazer a dieta do seu animal de estimação o mais variada possível, o corpo deve receber uma gama completa de vitaminas, macro e microelementos. Se um animal de estimação comer apenas repolho ou cenoura, isso afetará negativamente seu bem-estar geral.
A situação ideal seria quando pelo menos 3 tipos de vegetais e verduras suculentas estivessem presentes na dieta diária de um roedor. Como este último, você pode levar as folhas de morangos, framboesas, groselhas pretas e vermelhas, cenoura e beterraba topos são muito úteis para os animais.
Sempre deve haver feno no aviário - ele está envolvido no ranger de dentes e também ajuda a regular o processo de digestão.
Prestamos atenção especial ao fato de que o roedor precisa de sal de cozinha, portanto, você precisará comprar uma pedra de sal. Infelizmente, com outros alimentos, o animal não conseguirá obter a quantidade necessária de sal, embora seja muito importante para a normalização do processo de digestão.
Um animal não deve ter fome - se não receber comida por mais de 18 horas, mudanças patológicas irreversíveis são desencadeadas no corpo, que podem causar a morte de um roedor.
É estritamente proibido alimentar os animais com queijo, pastelaria, carne e citrinos. Frutas maduras e estragadas também devem ser descartadas.
Quanto à suplementação, aqui você precisa se concentrar na suculência do alimento principal. Se a cobaia está recebendo líquidos suficientes de sua dieta, ela pode não beber água. Em média, um animal de estimação adulto precisa de 60 a 70 ml de água por dia. Poucas pessoas sabem, mas o corpo dos roedores não é capaz de assimilar as vitaminas B e K logo na primeira passagem dos alimentos, por isso muitos animais comem muitas vezes as próprias fezes, pois quando voltam a passar pelos órgãos digestivos, todas as substâncias já são absorvidas na íntegra.
Sutilezas de cuidado
As cobaias são bastante despretensiosas, a principal dificuldade em cuidar de um roedor é processar a lã para evitar o emaranhamento forte. O porco deve ser escovado 3-4 vezes por semana.
Para não ter que puxar os cabelos, é melhor borrifá-los levemente com água de um borrifador. Lembre-se de que você só pode começar a escovar depois que as esteiras forem completamente removidas. Se a pelagem do animal for muito longa e ao mesmo tempo grossa, no verão você pode aparar um pouco o animal.Além disso, o cabelo das mulheres em lactação é cortado, mas não completamente, mas apenas nas áreas próximas aos mamilos.
De vez em quando, a cobaia precisa ser banhada com um xampu especial para animais, após o qual é enxugada com uma toalha quente e felpuda e seca com secador de cabelo (mantenha a distância para que o ar muito quente não queime os pequenos animal).
Alguns criadores enrolam o cabelo de seus roedores em papilotes, assim, o animal tem a oportunidade de se mover rapidamente, e os pelos não enrolam ou ficam sujos. As orelhas de um roedor peludo são cuidadosamente limpas com filamentos de algodão, os olhos são tratados conforme necessário e as garras afiadas são aparadas.
Todo criador deve entender que a saúde dos animais de estimação depende principalmente da dieta correta. Seu desequilíbrio leva ao raquitismo, escorbuto, obesidade, alergias e doenças cardiovasculares.
Patologias de origem não infecciosa também podem incluir:
- um resfriado, que rapidamente se transforma em bronquite e pneumonia;
- ceratite e conjuntivite aguda;
- otite;
- epilepsia;
- calvície;
- cistite;
- Tumores malignos.
As infecções virais mais comuns são:
- praga;
- paralisia;
- pseudotuberculose;
- amebíase;
- toxoplasmose;
- tricomoníase;
- salmonelose;
- enterite;
- herpes;
- micose.
O roedor dá testemunho imediato de qualquer enfermidade ao se recusar a comer (mais uma vez, lembramos a inadmissibilidade de uma greve de fome por mais de 18 horas). Portanto, ao primeiro sinal de doença, procure imediatamente ajuda médica.
Também tenha em mente que devido às peculiaridades da fisiologia, qualquer lesão ou queda pode levar à morte de um animal fofo.
As regras para cuidar de uma cobaia de pêlo comprido são discutidas no próximo vídeo.