Raio

Recursos de zíperes

Recursos de zíperes
Contente
  1. descrição geral
  2. História
  3. Visualizações
  4. Principais fabricantes

Um zíper é uma coisa útil que entrou firmemente em nossa vida. Muitos nem pensam em suas características, mas todos os dias usam essa invenção, colocando roupas ou sapatos. Embora os zíperes sejam semelhantes em design, eles diferem em tamanho, forma e função.

descrição geral

O zíper é muito mais confortável do que botões ou botões, por isso não é surpresa que seja utilizado para equipar diversos tipos de roupas, sapatos, bolsas, equipamentos profissionais ou de viagem. Geralmente é uma fechadura funcional, mas às vezes esses detalhes podem ser decorativos.

O design parece bastante simples: o produto consiste em duas correias, na maioria das vezes de tecido, nas quais os dentes são fixados. Eles podem ser de metal ou plástico. A ligação destes elementos é efectuada através de uma fechadura móvel - normalmente designada por "corrediça" ou "cão". Malas e mochilas, bem como agasalhos, jaquetas e equipamentos de trabalho, costumam ter dois controles deslizantes para um acesso mais fácil e rápido.

Um zíper é às vezes chamado de "cobra", embora na verdade sejam diferentes tipos de fechos. O segundo é mais simples, não possui dentes, e a conexão ocorre pressionando-se uma guia de perfil na outra. Um fecho como este não é muito forte e não resiste a grandes forças de rasgo. Com isso em mente, ele é usado para fazer sacos com zíper e envelopes de papelaria e, às vezes, para carteiras baratas.

O custo dos zíperes é relativamente baixo, e é por isso que muitas marcas de baixo custo os usam. No entanto, um fixador de baixa qualidade pode falhar rapidamente e, muitas vezes, isso significa que o proprietário não poderá usar a coisa até que os acessórios sejam substituídos.Em alguns casos, é possível consertar o zíper se a quebra não for grave, por exemplo, a lingüeta da fechadura estourou ou os dentes estão ligeiramente tortos. Mas também há situações em que o fixador terá que ser trocado completamente, caso em que o reparo será mais caro.

Para eliminar a probabilidade de uma quebra rápida, é aconselhável manusear as coisas com cuidado, não puxe ou puxe a trava com muita força e também preste atenção à qualidade dos acessórios ao comprar:

  • a cor da fita deve ser uniforme, sem manchas, listras e outros defeitos visíveis;
  • definitivamente vale a pena verificar o deslizamento do controle deslizante, é importante que ele se mova com facilidade, não emperre;
  • os dentes devem ser fortes e bem presos à fita.

Normalmente, as empresas que produzem produtos de qualidade e se preocupam com sua reputação selecionam cuidadosamente os acessórios para seus produtos, para que você possa confiar em marcas bem conhecidas.

Se você comprar zíperes separadamente, para conserto ou costura, também deve escolher fabricantes confiáveis.

História

Fechar um zíper leva alguns segundos, mas não começou a ser usado imediatamente. Esta invenção já percorreu um longo caminho antes de se tornar parte de nossa vida cotidiana. Tudo começou em 1851, quando Elijah Howe surgiu com seu "fecho automático contínuo". No entanto, ela não ganhou popularidade, já que o próprio inventor não a considerava algo importante, digno de publicidade e ampla distribuição. Em vez disso, ele escolheu se concentrar em máquinas de costura. O relâmpago foi lembrado novamente após 20 anos. Não é à toa que dizem que algumas ideias estão no ar, já que a ideia de tal castelo chegou a outro inventor com o nome de Whitcomb Judson. Ele queria ajudar seu amigo que foi ferido no incêndio. Devido a uma lesão nas costas, o homem teve dificuldade para amarrar os sapatos e pediu a Judson que sugerisse algum tipo de fecho que ajudasse a tornar as coisas mais fáceis.

O inventor não só atendeu ao pedido de um amigo, mas também foi além - patenteou a ideia. Em 1891 foi registado como "fecho de sapatos". Era o protótipo do zíper moderno - havia ganchos de um lado e laços do outro, e eles eram conectados com uma chave inglesa.

Judson conseguiu até atrair investidores e convencê-los de que os novos fechos terão sucesso. No entanto, as esperanças não se justificavam, as pessoas simplesmente não sabiam como usar tal produto, apesar do fato de que as instruções estavam anexadas a ele. Além disso, a produção acabou ficando muito cara - o custo de produção dos fechos por si só excedia o custo de um sapato ou de uma bolsa. O inventor tentou melhorar o desenho do relâmpago, mas acabou por estar à beira da falência.

A situação mudou em 1905, quando um jovem engenheiro, Gideon Sundback, ingressou na empresa. Ele trabalhou duro e retrabalhou quase completamente a ideia original. O novo fixador tinha mais dentes, que eram mantidos juntos por uma mola, mas o mais importante, sua produção era muito mais barata. No entanto, descobriu-se que a estrutura não era muito confiável, portanto, melhorias adicionais foram necessárias para torná-la mais forte. O sucesso veio em 1917, quando começaram a equipar os uniformes dos militares com raios. Os soldados apreciaram a conveniência durante o serviço e, ao voltar para casa, muitos deles compraram roupas e sapatos com uma nova fechadura conveniente.

Outros cidadãos seguiram seu exemplo, então gradualmente a invenção finalmente recebeu seu reconhecimento. No entanto, essa fechadura só era usada para costurar roupas masculinas. Na sociedade da época, acreditava-se que um zíper que se abre rapidamente é inapropriado nas roupas femininas, pois indica a disponibilidade da mulher. Mas em 1930, graças à grife Madame Chaparel, a situação mudou, a tendência foi rapidamente retomada por outros estilistas famosos. Modelos com zíper foram disponibilizados para as mulheres e, um pouco depois, fechos confortáveis ​​apareceram nas roupas das crianças.

Visualizações

Os fabricantes modernos expandiram significativamente a gama de fechaduras. À venda pode encontrar ferragens de diversos materiais, com uma ou duas corrediças, fechos de correr amovíveis e de peça única. Existem também opções reforçadas com proteção adicional. O comprimento é diferente - de 5 a 10 cm a 80 cm e mais, neste caso os produtos são entregues em embalagem de rolo. Por conveniência, várias classificações de fixadores podem ser usadas.

Por design

Na maioria das vezes, existem três tipos de produtos.

  • Torcido ou espiralado. São feitos de fibra sintética, que tem um formato específico, daí o nome. A espiral é enrolada na trança ou costurada a ela, enquanto as saliências são empilhadas de modo que se conectem alternadamente entre si durante o aperto.
  • Trator. Os dentes são presos à trança e localizados separadamente, geralmente são de plástico. O fecho é um pouco como uma lagarta de trator em sua forma. Esses acessórios são usados ​​com mais frequência ao costurar roupas externas. Graças ao seu design, o zíper é fácil de mover e praticamente não emperra.
  • Metálico. Os dentes são feitos de latão ou níquel e o formato do fixador lembra um pouco o de um trator. O fio grosso é usado como peça de trabalho. Esses produtos são os mais duráveis, mas às vezes podem danificar se os dentes se deformarem com o tempo.

Cada variedade possui características próprias. Os fechos torcidos são leves, mas não resistem ao estresse mecânico. Trator - mais durável, mas inferior ao metal. Os produtos de aço são confiáveis, mas têm o maior peso de todos.

Com isso em mente, faz sentido selecionar conexões para uma tarefa específica, de forma que as peças possam resistir às condições de operação.

Pela presença de proteção

O projeto pode incluir um retentor adicional. De acordo com este princípio, os fixadores são divididos em três tipos.

  • Com bloqueio automático. Dentro do controle deslizante existem pontas especiais com molas que saem do engate com os dentes se você puxar a guia de travamento.
  • Com fechadura mecânica. Os espinhos estão localizados na lingueta, eles se conectam ao zíper se você abaixar este elemento.
  • Sem fixação. Um controle deslizante regular que pode se mover livremente em diferentes direções.

A proteção é necessária para evitar a abertura acidental do zíper. Normalmente, esses acessórios são usados ​​na costura de roupas de trabalho ou na fabricação de equipamentos de camping.

Por material de dentes

Os pinos são geralmente feitos de plástico ou metal. Cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens.

  • O zíper de plástico é leve, não congela no frio e tem um deslocamento suave. Com esse tipo de fecho, há menos risco de beliscar acidentalmente a pele, portanto, roupas de criança geralmente são fornecidas com esses acessórios. No entanto, a resistência do plástico não é muito alta.
  • Os zíperes de metal são considerados mais confiáveis ​​e difíceis de danificar. Esses produtos são capazes de suportar cargas pesadas. As pontas podem dobrar, mas não quebram e podem ser retornadas à posição original. A desvantagem do metal é seu peso.

De outros

Os relâmpagos podem ser classificados por tipo de conexão.

  • Não destacável. Eles têm batentes na parte superior e inferior, os dois lados não podem ser completamente separados um do outro. Esses fechos podem ser vistos em estojos e bolsas, bolsos. Formam uma abertura pela qual o proprietário tem acesso ao interior.

O fecho pode ser de um lado, por exemplo, como o fecho de uma calça - duas partes do zíper são conectadas apenas na parte inferior e na parte superior divergem quando desabotoadas.

  • Destacável. Eles podem ser vistos em jaquetas e outras roupas externas. Ela se desprende completamente, enquanto as duas partes da fechadura são livremente separadas. Tal desenho prevê travas apenas na parte superior, e na parte inferior há um pino que é inserido no controle deslizante se for necessário fechar o zíper.

Principais fabricantes

O Japão lidera as classificações, é neste país que se produz cerca de 50% do volume total mundial. Especialmente popular Marca YKK... E também entre as lideranças Marca suíça RIRI.

Vale a pena prestar atenção às marcas espanholas e italianas: Raccagni e Lampo... Entre os fabricantes nacionais estão em alta demanda Molniya-SPB, Omega-plus, Alyzip, Orekhovskaya Manufactory.

sem comentários

Moda

a beleza

casa