Estilo fashion
Muitas pessoas optam por acompanhar a moda, seja em roupas ou em decoração de interiores. Mas, ao mesmo tempo, eles conseguem se manter elegantes. Para manter esse equilíbrio, você precisa entender claramente que moda e estilo têm suas próprias diferenças, e vale a pena descobrir quais são.
O que é isso?
Muitas vezes ouvimos que a moda é mutável. E realmente é. Na verdade, por si só, essa palavra significa um conjunto de valores e gostos que operam apenas por um certo tempo em um determinado ambiente. Portanto, muitas vezes é difícil acompanhar a moda. Há coisas que permanecem inalteradas por muito tempo, e há aquelas cuja vida é curta, apenas uma estação. E é bom se houver tendências que voltem, ou se as imagens antigas estiverem repletas de novos detalhes e já estiverem jogando de uma nova maneira. E existem, de fato, coisas descartáveis que mais tarde são reconhecidas como claramente malsucedidas.
Quanto ao estilo, tem um termo mais sólido, é um conjunto de valores e signos que nunca podem ficar desatualizados. Não é por acaso que existem estilos na pintura, literatura, música e outros campos da arte. E eles entraram firmemente na história sob seus nomes definitivos. O mesmo pode ser dito sobre arquitetura, design de interiores, roupas. Isso é algo que se forma ao longo dos anos e permanece para sempre. Mas também existe um estilo individual de uma pessoa, e cada um o desenvolve por si, focando em seus gostos, visões, visão de mundo e outros aspectos.
Parece que moda e estilo estão interligados, e esses conceitos são um pouco próximos um do outro, no entanto, se você se aprofundar, há grandes diferenças entre eles.
História
Nos tempos antigos, as roupas para as pessoas pareciam muito primitivas e serviam apenas como proteção contra o frio e o mau tempo. Mas com o desenvolvimento do homem, surgiu a necessidade de diversificar as roupas, tornando-as belas e atraentes, e não apenas confortáveis.
Nenhuma fonte se compromete a dizer com certeza quando exatamente o conceito de "moda" apareceu. Mas presume-se que isso foi se formando gradativamente naqueles dias em que as roupas se tornaram mais diversificadas, cada item do guarda-roupa passou a receber um determinado nome, e a cada ano certos produtos eram complementados com novos detalhes e elementos. É assim que surgiram os estilos.
Os historiadores da moda sugerem que a alfaiataria começou a se desenvolver rapidamente no século XV. As mulheres queriam cada vez mais ver uma variedade de roupas de diferentes tecidos em seus guarda-roupas. Podemos dizer que cada país europeu deu o seu contributo para a formação da história da moda. Mas se falamos sobre a moda como um fenômeno em larga escala, então ela começou a se formar de forma mais consciente na França no século XVII. Não é por acaso que todos os estilistas mais famosos criaram suas coleções neste país, e sempre foi um criador de tendências.
Quanto ao estilo, ele caminhava de mãos dadas com a moda, pois cada país em uma época ou outra tinha seu estilo de vestir. Foi desenvolvido à medida que novos marcos surgiram na história da moda. Assim, a conexão entre esses dois conceitos é indissociável e um não existe sem o outro.
Comparação
Se você ainda se pergunta como a moda difere do estilo, então você pode especular um pouco sobre esse assunto, começando com aquelas coisas elementares que são conhecidas sobre moda e estilo por todas as pessoas.
A moda é um conceito fugaz e, em certo sentido, pode ser comparada às estações do ano, quando toda a imagem ao seu redor muda radicalmente. No verão - flores e borboletas, no inverno - neve e frio. O mesmo está na moda: algumas tendências são substituídas por outras, tudo passa rápido. Hoje, os sapatos de salto alto estão na moda, amanhã - uma plataforma, este ano as calças retas são consideradas na moda, a seguir - as estreitas. E então tudo muda indefinidamente. Portanto, é muito difícil acompanhar as tendências da moda o tempo todo. E não só porque a cada estação é impossível renovar completamente o guarda-roupa para absolutamente todos, mas pelo menos porque acontece com frequência que as coisas da moda não são para todos, e isso deve ser levado em consideração. Portanto, as pessoas são divididas em duas categorias - aqueles que seguem a moda em tudo, estão atentos às últimas novidades e não prestam atenção especial em como esses novos itens se encaixam, e aqueles que prestam atenção não tanto à moda quanto à harmonia geral e em sua aparência como um todo. Essa, talvez, seja a principal diferença entre moda e estilo.
Na maioria das vezes, o estilo de uma pessoa permanece por toda a vida, se por alguma razão ela de repente não ousa mudar tudo radicalmente.
O estilo é um conceito mais profundo e ambíguo, é formado na pessoa ao longo dos anos e é composto por muitos componentes. As bases podem ser lançadas ainda na infância, e a formação de um senso de estilo depende dos pais, do ambiente, dos hobbies, do conhecimento pessoal e do desejo de melhorar a si mesmo.
A moda pertence à sociedade, o estilo é um conceito individual. Não é por acaso que existem artistas, escritores, designers de moda que têm um estilo próprio e isso é reconhecível.
Se compararmos, por exemplo, uma pessoa estilosa e moderna, então você poderá entender com mais detalhes quais são as diferenças entre esses dois conceitos.
Uma pessoa elegante, com grande capacidade financeira, pode comprar as últimas novidades de marcas conhecidas. Mas ao mesmo tempo, se uma pessoa não tem gosto, senso de estilo e medida, não sabe combinar cores, tecidos, acessórios diversos, até os looks mais trendy do agregado vão apresentar um quadro deplorável. É duplamente triste se, devido a certas características da figura, algumas coisas não lhe agradam, não decoram, mas, pelo contrário, às vezes até o tornam engraçado e ridículo, enfatizando apenas deficiências.
Já para a pessoa estilosa, aqui tudo é um pouco diferente. Talvez, coisas da moda apareçam em seu guarda-roupa a cada temporada. Mas, ao mesmo tempo, ele sabe claramente o que lhe convém, como enfatizar a dignidade de sua aparência e como esconder falhas.Ele sabe exatamente quando parar e intuitivamente sente o quê, com o quê e como combinar. Portanto, ele sempre parece atraente e capta o olhar de admiração dos outros.
Existe mais um fator importante. Você ainda pode aprender muitas coisas relacionadas ao estilo. Existem cursos especiais, escolas onde, se desejar, você pode aprender muitas coisas novas, que o ajudarão a se tornar elegante e moderno.
Felizmente, a moda tem seus próprios momentos que permitem que muitas pessoas estejam sempre na moda e ao mesmo tempo se sintam confortáveis. Este é o chamado clássico. Afinal, todos sabem que tem coisas que nunca saem de moda, por exemplo, o mesmo jeans ou um pretinho. Além disso, nas últimas décadas, muitas tendências da moda ficaram em segundo plano e depois voltaram.