Água micelar

Composição da água micelar

Composição da água micelar
Contente
  1. O que são micelas?
  2. Em que consiste?
  3. Tipos de água micelar dependendo da base
  4. Comparação das formulações de diferentes marcas

A cosmetologia moderna é constantemente renovada com novos produtos. Cada um deles é percebido de forma diferente: algo permanece por muitos anos nas sacolas de cosméticos femininas e algo rapidamente se torna desinteressante. Existem também produtos cosméticos que as empresas estão promovendo ativamente para as massas. A água micelar é um desses remédios. Ela chegou ao mercado de cosmetologia recentemente, mas rapidamente assumiu uma posição de liderança entre os cosméticos de limpeza.

O que são micelas?

O estudo da água micelar deve ser iniciado com as micelas, de onde vem o nome. Micelas são partículas formadas de surfactantes (surfactantes) em uma determinada concentração na água. Entre os produtos micelares, os mais famosos são diversos cosméticos de limpeza - por exemplo, espuma para lavar. Quando as micelas entram na água, os constituintes hidrofóbicos são atraídos uns pelos outros.

Na verdade, as micelas parecem tentar ficar longe da água. As principais propriedades dessas partículas são atrair partículas de gordura, assim como restos de cosméticos. Nesse caso, as micelas também envolvem essas substâncias. Os surfactantes são uma ponte de conexão entre a água e as gorduras.

As moléculas de surfactante formam componentes que se parecem com cristais esféricos. Alguns de seus topos são direcionados para o centro, enquanto outros - para as moléculas de água. A quebra da gordura pelos surfactantes ocorre devido ao fato de que as gotículas de gordura penetram e vão parar dentro da micela, sendo então facilmente lavadas com água. A solução de sabão tem propriedades semelhantes, mas não é adequada para a pele.

Em cosmetologia, as micelas são apreciadas pelo fato de poderem reduzir a irritação com produtos de limpeza.... É importante notar que em baixas concentrações de uma substância como o lauril sulfato de sódio, a irritação com o agente de limpeza será mais severa.

Isso se deve ao fato de que uma pequena quantidade não permite a formação de micelas, enquanto a atividade de algumas substâncias também diminui.

O efeito tóxico dos componentes é reduzido pelo fato de micelas se formarem em torno de suas moléculas. Mas vale lembrar que algumas substâncias ainda podem ser benéficas para a pele e, neste caso, o efeito positivo delas não será alcançado... No entanto, a principal propriedade das micelas é que permitem remover até as menores partículas de gordura, o que significa que fazem um excelente trabalho de remoção da maquiagem.

Os benefícios das micelas e da água micelar são bastante numerosos:

  • efeito benéfico na pele e saturação com vários componentes úteis;
  • boa limpeza dos poros da sujeira e resíduos produzidos pelas glândulas sebáceas (como resultado, a acne praticamente não aparecerá);
  • remoção de cosméticos decorativos (inclusive à prova d'água) ou correção de maquiagem;
  • alta hipoalergenicidade;
  • excelente hidratação da pele;
  • remoção de irritação e cicatrização de microfissuras.

No entanto, não se empolgue com essas partículas milagrosas se a pele for oleosa e aparecerem erupções cutâneas abundantes. Além disso, a água micelar não é adequada para mulheres com pele sensível, mulheres grávidas e lactantes.

Em que consiste?

A composição da água micelar pode ser diferente. Você não deve escolher cosméticos que contenham álcool, propilenoglicol, sabonete, cloreto de cetrimônio. Todos esses constituintes têm um efeito adverso na pele. No entanto, existem certos componentes que podem ser encontrados em todos os tipos deste medicamento.

  • Água purificada - um componente importante em um agente micelar. O melhor é escolher opções com derretimento ou líquido glacial, que são ótimos para acalmar e nutrir a pele. Além disso, o efeito dessa água é mais suave.
  • Líquido térmico repleto de uma variedade de minerais que têm um efeito muito benéfico na pele. A água floral obtida do beneficiamento das plantas tem efeito purificador, tonificante e hidratante. Ao mesmo tempo, é adequado para pessoas com problemas de pele. A água do mar é capaz de lidar com o edema, suavizar rugas finas e ter um efeito bactericida.
  • Hidrolatos curam e cura a pele. Este ingrediente é uma tintura de ervas que difere dependendo do tipo de pele.
  • Tenzins são surfactantes. Eles são necessários para que as moléculas de gordura se unam.
  • Pantenol e Glicerina têm um efeito cicatrizante e hidratante, lutam contra a sensação de rigidez da pele. É desejável que a glicerina seja de origem vegetal.
  • Extratos vegetais você precisa escolher de acordo com seu tipo de pele. Por exemplo, a pele normal ou oleosa responde bem ao alecrim, calêndula, lavanda, hortelã e várias frutas cítricas. Para donos de pele seca ou hipersensível, camomila, ginseng, aloe vera, rosa, tomilho, sálvia são adequados.

Mulheres com pele madura devem prestar atenção à presença de extratos de plantas como lótus, malva, rosa, centáurea, tília, cedro na água micelar.

Tipos de água micelar dependendo da base

A água micelar é baseada em vários componentes, e dependendo disso, a ferramenta é dividida nos seguintes tipos.

  • "Química verde" implica basicamente no conteúdo de surfactantes não iônicos. Na maioria das vezes você pode encontrá-los sob o nome de Coco Glucoside, Lauryl Glucoside e outros. Eles ajudam a reter a sujeira e as partículas de suor sem causar danos à pele. Freqüentemente, eles são suplementados com óleo de coco e açúcar.
  • Poloxâmeros sintetizados na composição são designados como poloxamer 188, 407 e outros. A água micelar com esse componente interage bem com as partículas de gordura e não precisa ser lavada.
  • Polietilenoglicol ou PEG - um emulsificante clássico que impede a estratificação de óleo e água. No entanto, a concentração segura dessa substância é de apenas 20%. No entanto, o PEG pode tornar a pele seca e irritada ou causar dermatite de contato.

Portanto, é melhor enxaguar a pele com água pura após a água micelar e, em seguida, aplicar um cosmético de cuidado.

Comparação das formulações de diferentes marcas

Antes de escolher a água micelar certa, vale a pena considerar as formulações de diferentes marcas. Na verdade, por trás dos nomes de todas as marcas conhecidas, nem sempre surpresas agradáveis ​​podem estar à espreita. Por exemplo, a empresa Garnier contém álcool em todos os tipos de água micelar, que seca e tensiona a pele. Um componente como o hexilenoglicol pode não ser adequado para meninas com pele muito sensível. Apesar destas desvantagens, em geral, os produtos desta marca fazem um excelente trabalho de limpeza da pele.

Remédios da Bioderma Sensibio não contêm álcool, mas contêm propilenoglicol, que é prejudicial à pele, além do tóxico Brometo de Cetrimônio. Dado o alto custo, os cosméticos micelares desta marca são claramente inferiores às preparações semelhantes da Garnier.

L`Oreal cria água micelar com base no poloxâmero 184. A substância mais perigosa da composição é o hexilenoglicol. O produto faz um excelente trabalho com a maquiagem e tem efeito calmante. Adequado para pessoas com pele sensível.

Cosméticos micelares de "Linha Limpa" lida bem com a remoção de sujeira e produtos decorativos, mas não é adequado para peles sensíveis. Claro, entre os aspectos positivos, vale destacar a presença de extratos de plantas e alantoína cicatrizante.

Dentre os componentes nocivos, destacam-se os carcinógenos DMDM ​​hudantoína e benzoato de sódio, além do metilparabeno sódico. A julgar pela composição, as substâncias mais nocivas não ultrapassam a concentração permitida, mas nem todos se atreverão a verificar isso na pele.

Água micelar de "Black Pearl" nem sempre consegue lidar com a maquiagem da primeira vez, embora tenha uma composição resistente. Entre os componentes indesejáveis ​​destacam-se o propilenoglicol, o diazolidinil (que irrita as membranas mucosas dos olhos), o EDTA dissódico, o conservante de hudantoína DMDM, o propilparabeno, o benzoato de sódio, o hidróxido de sódio. Um ponto agradável é a presença de extratos de alga marinha e rosa.

Nivea oferece um tratamento micelar com pantenol e óleo de amêndoa. Eles fazem um bom trabalho de limpeza e nutrição da pele. A composição não contém conservantes e ingredientes de perfumaria, o que torna possível o uso dessa água para peles sensíveis.

É importante notar que tal produto não precisa ser lavado.

Para saber o que é água micelar e como usá-la corretamente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa