Tudo sobre bronze antigo
Itens antigos estão se tornando cada vez mais populares a cada dia. Eles interessam não só aos colecionadores, mas também aos conhecedores da estética retro de interiores. Especialmente apreciado bronzes antigos... A fundição desse material tem uma longa história, então obras-primas escultóricas são consideradas uma ótima ideia para presente.
História
Durante o período Meia idade a escultura de bronze era principalmente de orientação mitológica. Além de pequenas estatuetas, também foram criadas obras de arte monumentais. Na era Renascimento os produtos tornaram-se mais sofisticados e românticos. Com vinda barroco estatuetas começaram a aparecer na forma de pessoas fazendo negócios, dançando, praticando esportes, tocando instrumentos musicais, escrevendo, etc. Neoclassicismo foi marcada pela transição para a produção de obras de enredo em metal. Além disso, o bronze começou a ser usado ativamente no interior: castiçais, relógios e outros elementos eram feitos a partir dele.
Na Rússia czarista dos séculos 18 a 19, eram populares produtos com o tema caça, vida popular e assuntos militares. Na Áustria, o “bronze vienense” se espalhou durante este período. Figuras em miniatura com tramas não padronizadas conquistadas à primeira vista. Sapos jogando xadrez, um gato em esquis, um rato-stickman e outras estatuetas engraçadas foram enviadas para lojas em Paris, Nova York, Londres. O tema árabe também era popular.
Na Rússia, no século 19, havia uma tendência de decorar engenhocas de bronze com esmalte dourado multicolorido.
Peculiaridades
No mundo moderno, onde a produção é colocada em operação, o valor de antiguidades exclusivas está aumentando... Eles podem falar sobre as peculiaridades de uma certa época, tendências em design e arquitetura, valores morais.O metal em si é lindo. O bronze moderno difere do antigo. Ele contém alumínio, zinco, silício. O metal antigo é uma liga de estanho e cobre vermelho. É o que confere aos produtos uma charmosa tonalidade marrom-avermelhada com um brilho dourado.
O metal é altamente durável. É por isso que os mestres do passado criaram vários produtos a partir dele, incluindo grandes elementos de interior e decoração em miniatura. Até mesmo os joalheiros recorreram ao uso desse material.
Além disso, o bronze é resistente à corrosão. Se armazenado em condições normais, não exposto à alta umidade e limpo regularmente com um pano macio (como flanela), ele manterá seu brilho e cor por muito tempo.
Variedade de produtos
Os itens de bronze antigos podem ser divididos em várias categorias:
- elementos de interior (candelabros, lustres, abajures, relógios de lareira, etc.);
- pratos (jarras, tigelas, pratos);
- artigos domésticos (tinteiros, conjuntos de escrita, suportes para canetas, cinzeiros, sinos, etc.);
- composições escultóricas, estatuetas.
Cada item tem seu próprio sabor. Por exemplo, os castiçais podem ser feitos na forma de anjos segurando flores nas mãos ou grifos alados. São modelos pequenos e elegantes que podem ser colocados sobre uma mesa ou lareira, e opções de piso maciço, que atingem uma altura de 1 metro ou mais. Jarros e relógios são geralmente decorados com ornamentos e padrões intrincados e, às vezes, elementos esculturais. Até mesmo cinzeiros são lindos e charmosos.
Existem também conjuntos inteiros de metal, por exemplo, conjuntos de armário e lareira, compostos por relógios, castiçais e outros elementos feitos no mesmo estilo.
As estatuetas são variadas. São musas, heróis míticos, representantes de várias profissões do passado (ferreiros, metalúrgicos, etc.), poetas, músicos, dançarinos e simplesmente belas garotas em poses graciosas, crianças. Muitos modelos retratam cães e animais selvagens (veados, lobos, bisões). Muitas vezes você pode encontrar estatuetas de homens a cavalo.
Existem produtos que contam histórias inteiras. Por exemplo, um conjunto de tintas em forma de caixa com um palhaço de circo com um arco nele. Um cachorro treinado com um chapéu armado está sentado em uma estante ao lado dele. Outros animais de estimação observam o animador peludo completar tarefas.
O mestre trabalhou com extrema precisão todos os menores detalhes: o desenho nas roupas, os detalhes do tambor, o chapéu jogado casualmente.
Composição "Óleo de batedura" apresenta ao público a cena cotidiana de uma economia camponesa. Ao lado da vaca está um menino segurando um grande recipiente com óleo. Uma moça sentada em um banco despeja leite para bater com um pilão de madeira, que também é feito com o máximo de realismo.
Um casal de namorados andando em um carrinho de bebê - escultura romântica. Vemos como um homem abraça sua companheira pela cintura e a olha com ternura. Os detalhes dos rostos e trajes das pessoas são surpreendentemente talentosos. A imagem de um cavalo carregando uma carroça também é digna de admiração.
E aqui está um exemplo para homens durões. O cenário de batalha é impressionante em seu dinamismo. É criada a sensação de que os participantes da luta ganharão vida e continuarão a lutar.
Antiguidades
Hoje, as antiguidades de bronze não perderam seu valor artístico. Pelo contrário, alguns produtos são estimados em centenas de milhares de rublos. Basicamente, trata-se de itens de valor museológico de grande valor histórico e de coleção. Via de regra, possuem documentos certificados por historiadores da arte e que atestam a autenticidade de sua origem.
As obras mais apreciadas de mestres do passado com a assinatura original do autor.
Hoje no mercado você encontra itens antigos da França, Áustria, Inglaterra... No entanto, as obras-primas dos mestres russos também são reconhecidas como algumas das melhores. Itens dourados e prateados parecem luxuosos. Existem opções interessantes em que o metal puro se combina com detalhes esmaltados.
Itens feitos inteiramente de material descoberto também são bons em sua própria maneira. Com o tempo, ocorre a oxidação natural do material. Está coberto pátina (flor dourada clara). É este revestimento natural que confere aos produtos um encanto especial, sendo um testemunho da sua antiguidade.
Para uma visão geral dos itens de bronze antigo, veja o próximo vídeo.