Tudo sobre o ródio em joias
Joias que contêm até mesmo uma pequena partícula ródiosão muito populares com a maioria dos consumidores. Algumas décadas atrás, obter esse metal da platina era bastante problemático. No entanto, hoje a situação mudou para melhor, então o ródio é periodicamente usado para criar joias.
O que é isso?
De acordo com a tabela periódica, o ródio é um elemento incluído no subgrupo 8 do grupo do 5º período. Corresponde ao número atômico 45. Traduzido do grego, "ródio" significa "rosa". Ele é muito metal caro com uma cor branca prateada... A maioria das pessoas o conhece precisamente como uma substância usada para cobrir joias caras.
Deve-se notar que existe muito pouco ródio na natureza. Pode ser encontrado em minérios de platina ou níquel, areias de ouro extraídas da América do Sul.
Os principais suprimentos de ródio para o mercado mundial vêm da África do Sul e chegam a 30 toneladas por ano. Um pouco menos dele é extraído no Canadá, Colômbia e Rússia.
Quanto às propriedades do ródio, são as seguintes:
- a temperatura na qual este metal funde é 1964 ° C;
- a dureza, medida na escala de Mohs, é de 6 unidades;
- o ródio é resistente ao cloro, flúor e enxofre, o que lhe confere uma vantagem até mesmo sobre a platina;
- apesar de sua resistência bastante elevada a vários danos mecânicos, esse metal é considerado muito frágil, o que significa que o ródio não pode ser usado em joias como material de base - é geralmente usado como revestimento de joias ou bijuterias caras.
Para que isso é usado?
Apesar da pequena quantidade de ródio extraído, a demanda por ele é muito alta. É usado em vários campos. Poderia ser fabricação de espelhos ou sensores para medir temperaturas. Mas este metal é mais procurado em produção de joias. Assim, com a sua ajuda, são feitos filtros especiais que ajudam a cultivar cristais de pedras preciosas em condições artificiais.
No entanto, na maioria das vezes, vários itens feitos de ouro branco, prata ou platina são revestidos com ródio. Depois de banhada com ródio, a joia fica não só bonita, mas também mais brilhante. O produto resultante pode ter tonalidades diferentes: é branco e até preto. Já neste último, com a ajuda do banho de ródio preto, os mestres envelhecem artificialmente suas criações. Esta cor realça o brilho de pedras como safiras ou diamantes.
Em alguns casos, o banho de ródio também é aplicado a joias feitas de cuproníquel e latão. O custo dos produtos aumenta significativamente.
Se for banhado a ródio, todas as joias terão marcações adicionais:
- as joias de prata são marcadas como joias de prata ródio;
- as joias de ouro banhadas a ródio pretas são marcadas com ouro ródio preto;
- itens de ouro branco com valor de ensaio 375 são marcados como ouro branco banhado a ródio.
Vantagens e desvantagens
Para aprender um pouco mais sobre como o ródio é bom ou ruim, você precisa se familiarizar com seus prós e contras.
prós
Em primeiro lugar, esse metal usado para proteger joias acabadas de desgaste por várias décadas, e também dar-lhes brilho e beleza. Afinal, se isso não for feito, depois de um tempo, os produtos irão desbotar e não parecerão tão esteticamente agradáveis como antes.
Além disso, ródio torna as joias duráveis e resistentes a qualquer estresse mecânico. Produtos banhados a ródio são perfeitos adequado para pessoas alérgicas a prata ou ouro. Eles são completamente inofensivos.
Os itens banhados a ródio têm um design bastante original. Os acessórios envelhecidos artificialmente são especialmente populares.
Minuses
Quanto às deficiências, são muito poucas. Em primeiro lugar, vale a pena notar o impacto do tempo nas joias folheadas a ródio. Após um determinado período de tempo, ele irá se desgastar ou simplesmente rachar - tudo depende da espessura da camada, bem como das condições de uso de tais produtos. No entanto, muitos simplesmente voltam a cobrir para não fazer compras adicionais.
Além disso, se uma pessoa quiser vender suas joias, a integridade do revestimento deverá ser violada. Afinal, só assim pode ser feita uma avaliação completa deles. Outra desvantagem é alto custo tecnologia de revestimento de ródio e mineração de ródio. Conseqüentemente, o preço das joias é bastante alto.
Tecnologia de revestimento de ródio
Este processo envolve a aplicação de uma camada muito fina de ródio na superfície da joalheria. Na maioria das vezes, sua espessura não ultrapassa 0,25 mícrons. Para fazer a galvanoplastia, os artesãos seguem instruções simples.
- Para começar, a joia é lixada e depois polida até que a superfície fique perfeitamente plana.
- O próximo passo é enxaguar, secar e desengordurar bem os itens.
- Em seguida, são cuidadosamente colocados em um banho de galvanoplastia contendo uma solução especial.
- Em seguida, uma corrente elétrica é passada por esta solução. O resultado é a liberação de ródio. Após um certo período de tempo, os produtos começam a ser recobertos por uma fina camada desse metal invulgarmente belo e caro. Sua espessura depende inteiramente do tempo despendido no processo, bem como da intensidade da descarga de corrente.
Apenas um componente como uma solução de sal pode afetar a cor. Afinal, é ele, e não a técnica de aplicação em si, que determina a tonalidade futura do revestimento.
O revestimento pode ser removido?
Depois de um certo período de tempo, o revestimento de ródio vai passar... Isso é especialmente perceptível nos locais onde o produto toca a pele humana. O mesmo se aplica a correntes ou pulseiras, nas quais os elos estão em contato constante entre si. Como acima mencionado, o período de desgaste de tais produtos depende inteiramente da espessura da camada folheada a ródio. Caso o revestimento seja feito com alta qualidade, mesmo com o uso diário, a joia pode durar muito tempo. Por exemplo, os anéis têm cerca de 5 anos, os brincos têm cerca de 10 anos, as pulseiras e as correntes têm cerca de 4 anos.
Mas mesmo quando é parcial ou totalmente apagado, pode ser atualize em qualquer oficina de joalheria, que fica na cidade. O custo de tal serviço dependerá da quantidade de cobertura e quão perceptíveis as mudanças são.
Para adiar um pouco o momento de ir ao joalheiro, é preciso saber cuidar bem dos acessórios adquiridos.
- É necessário guardar essas joias em uma caixa, além disso, separadamente de outros produtos. É muito importante que eles não entrem em contato um com o outro. A melhor caixa de armazenamento é aquela que possui vários compartimentos.
- Você deve tentar evitar qualquer contato de joias com produtos químicos domésticos. Portanto, é melhor removê-los antes de iniciar a limpeza.
- Eles também precisam ser removidos antes de ir para a academia, piscina ou sauna. É aconselhável fazer isso antes de dormir.
- As joias folheadas a ródio não devem entrar em contato com a maquiagem. Portanto, antes de aplicar o creme nas mãos, o anel deve ser retirado. Você pode colocá-lo de volta somente quando o creme já tiver sido completamente absorvido pela pele.
- Não use um produto como pasta de dente ou pasta de dente para produtos de limpeza. como eles podem destruir a camada de revestimento de ródio. Para a limpeza basta enxaguar a joia com água morna e, a seguir, enxugar com um guardanapo especial para “joias”. No final, o produto precisa ser polido.
- Uma vez a cada 5 anos, você precisa ir a uma oficina de joias, para se certificar de que o revestimento está intacto. Se necessário, a cobertura deve ser corrigida.
As joias de ródio agradarão a todos, sem exceção. Além disso, cuidar deles é tão simples quanto com joias comuns feitas de metais preciosos. A única desvantagem é que, devido à raridade desse material, os produtos com esse revestimento são bastante caros.
Veja abaixo o banho de ródio de joias.