Tudo sobre amostras de metais preciosos
Se você quiser saber tudo sobre a pureza dos metais preciosos, a primeira coisa a notar é que não são apenas metais bem conhecidos como prata e ouro que possuem finura. Qualquer produto de metal, cujo material consiste em mais de dois elementos, pode ser puncionado. Estritamente falando, ensaio é um método que permite determinar a proporção de um material específico em um produto. Com base nisso, o valor do produto é formado e seu preço fixo de mercado é atribuído.
O que é isso?
A sondagem é uma forma moderna de determinar o volume de ouro ou prata, por exemplo, em um anel ou pulseira... Hoje não é mais segredo que a maioria das joias, de uma forma ou de outra, consiste em uma mistura de vários materiais que têm várias propriedades e, juntos, dão à pulseira ou anel acabado a confiabilidade necessária, um nível de plasticidade ou uma tonalidade de cor . O teste mostra quais materiais foram usados na composição de um determinado produto.
Por exemplo, quando o níquel é usado, pode-se garantir que o artigo seja mais fluido durante a fusão. O cobre aumenta o índice de dureza, enquanto a prata pode alterar o matiz final. O uso de paládio ou zinco aumenta a resistência ao calor, enquanto a platina torna o material mais elástico e dá um leve efeito de alvura. Todos esses metais, como ouro e prata, também possuem suas próprias amostras, às quais você deve estar atento na hora de comprar joias.
O mais popular dos itens acima é o paládio e a platina; o último geralmente é um indicador da riqueza financeira de uma pessoa.
História
Teste e marca são elementos obrigatórios para qualquer joia... É por isso que a qualidade e o cumprimento das normas estaduais são garantidos. A amostra indica o conteúdo do metal precioso.Considerando que a maioria dos metais tem textura macia, várias impurezas adicionais são usadas. Se o usuário vir na etiqueta de preço, por exemplo, 585 amostras, isso pode ser decifrado para que por 1000 gramas de peso do produto, 585 gramas cai sobre a ação do principal metal precioso, todo o resto são impurezas.
Antes do método de sondagem moderno, vários métodos de controle de qualidade do produto foram inventados.
- A pedra de toque foi inventada na Grécia Antiga. Para fazer isso, um enfeite foi carregado ao longo de um bloco de sílex, via de regra, com um lado afiado, e olhamos o que resta de um traço. Dependendo da cor do resíduo, a amostra e a qualidade do material foram determinadas.
- Outro método de teste foi o fogo a decoração esquentou, e então o especialista observou como exatamente a tonalidade da cor mudava enquanto o metal esfriava.
- Teste de força É um dos métodos mais antigos e populares. Moedas de ouro foram testadas para o dente. Como o metal em si é macio, a qualidade das moedas foi determinada pelo traço e pela mudança na forma.
Todos esses métodos foram os precursores da sondagem moderna e desempenharam um papel muito importante na história. Após a introdução de uma única marca registrada e sistema de ensaio para metais diferentes, os padrões de qualidade também mudaram. Mas mesmo hoje, ao comprar joias, a probabilidade de se deparar com um produto falso não diminuiu.
Para evitar isso, o usuário precisará estar o mais atento possível a uma série de detalhes.
Quais são as amostras?
Em joias, as amostras e os indicadores podem ser diferentes dependendo do tipo de metal. Mas hoje, um registro completo de materiais preciosos e seu uso está sendo mantido não apenas em joias, mas também em outras instituições. Existem sistemas de amostragem, entre os quais podem ser identificados os mais populares:
- carretel;
- muito;
- quilate;
- métrica
Esta não é uma classificação completa de todos os métodos de verificação possíveis, mas sim dos mais populares e eficazes. Eles permitem que você determine a qualidade do produto no nível legislativo em um curto espaço de tempo. O sistema de carretel foi usado por muito tempo, primeiro na Rússia czarista e depois na URSS. Ao contrário do sistema de quilates, aqui o teor de metal foi denotado pelo número: 96. Este é o maior indicador do teor de ouro no produto. Qualquer coisa abaixo contém mais impurezas e geralmente custa muito menos.
O sistema de quilates foi inventado na Grã-Bretanha. Carat significa parte da liga e, além das Ilhas Britânicas, este teste é amplamente utilizado nos EUA, Canadá e países da Europa Ocidental. A Irlanda, por exemplo, usa os sistemas de quilates e métrico ao mesmo tempo. O valor mais alto é considerado 24 quilates - isso significa que não há impurezas no produto. 14 quilates, por outro lado, é a taxa mais baixa, onde as impurezas chegam a 10 partes.
Se considerarmos os tipos de amostras de teste, este é considerado o mais fácil e memorável para iniciantes.
O sistema de lote foi usado ativamente em vários países europeus e é baseado em selos. O selo contém até 16 lotes. Este é um método muito incomum, pois para converter uma amostra em outra (por exemplo, um múltiplo), o indicador é primeiro dividido pela metade, e o número resultante deve ser multiplicado por 3. Para tal verificação, a precisão ideal dos cálculos é muito importante. Para o sistema métrico, a amostra é dividida por 16 e o resultado é multiplicado por 1000, seguido por uma transferência por vírgula.
O mais simples dos métodos de sondagem modernos na Rússia é o sistema métrico. O produto indica especificamente quantos gramas de metal estão contidos na composição do peso total. Um consultor em qualquer joalheria fornece uma tabela com as designações das amostras e sua decodificação. Essa amostra deve necessariamente indicar:
- código de supervisão do ensaio (geralmente colocado após a inspeção do estado);
- sinal de identidade que é inserido no banco de dados;
- amostra mostrando a designação do metal em um determinado produto.
Ouro
Na Rússia e nos países da CEI, o sistema métrico é usado ativamente. Pelo estigma, você pode determinar quanto ouro há em uma liga específica. Diversas amostras são oficialmente aprovadas para lançamento no país:
- 500 e 585;
- 375 e 750;
- 900, 916 e 968.
A média na categoria de preços é de 585, tudo que é mais alto em termos de indicadores é várias vezes mais caro. O modelo mais prestigioso e amplamente utilizado para um presente caro é a amostra 750. Ainda não é proibitivamente caro, mas um presente bastante sólido. O material combina harmoniosamente todas as propriedades básicas, desde a resistência à temperatura à elasticidade.
As joias deste tipo não escurecem e não se desgastam durante o uso ativo, mesmo depois de vários anos.
Quanto ao custo, então o preço médio de um produto de ouro de alta qualidade na época de 2020 é de 3.500 mil rublos e mais. A amostra mais barata será 375, na qual mais de 50% da composição total inclui outros metais. A amostra 958 é extremamente rara em uma joalheria. O produto tem vida curta devido à maciez do metal e é adequado para algum tipo de decoração que ficará guardado atrás de uma vitrine de vidro, mas nada mais.
O quanto isso faz sentido do ponto de vista prático, cabe ao usuário decidir.
A amostra geralmente não está em um local visível; é bastante difícil vê-la sem uma lente de aumento. Para brincos e correntes, o local da amostra foi selecionado fechaduras, para anéis - a parte de trás do bisel. A amostra em si tem apenas 3 dígitos. Nas joias russas, a marca pessoal do fabricante também é adicionada.
Para moedas e barras de ouro, as marcações parecem diferentes. O peso é indicado em gramas e o número. As barras de ouro possuem um alto grau de pureza, portanto são armazenadas com extremo cuidado em caixas e embalagens especiais. As moedas geralmente também têm um grau de pureza acima de 900 e hoje são classificadas como antiguidades. Além disso, prêmios raros e prestigiosos são frequentemente apresentados na forma de moedas.
Prata
A prata, como o ouro, é ativamente usada em combinação com outros materiais. Tende a desbotar com o tempo e perder sua apresentação. Os mixins têm como objetivo corrigir esse problema e fornecer várias propriedades adicionais. Resulta em cada produto uma liga específica de metais e, dependendo da amostra, a faixa de utilização do produto acabado também muda. Como resultado, a forma e a aparência podem ser diferentes, no entanto, as variedades principais podem ser distinguidas.
- Itens técnicos com uma quantidade mínima de prata... A amostra está geralmente abaixo de 800, caso em que o produto em si não é marcado.
- Os produtos da cor branca esterlina são usados na indústria de joias. A amostra é geralmente indicada a partir de 925 e acima, além disso, o carimbo do mestre ou do fabricante deve ser indicado.
- Talheres de prata se tornaram outra área popular, especificamente na Rússia.... Além disso, esses produtos eram frequentemente usados naquela época para fins médicos, acreditava-se que a prata purifica a água qualitativamente.
Mas para o usuário moderno, a qualidade das joias é muito mais importante do que as propriedades metafísicas da prata. Além da proporção do teor de metal, a finura também indica uma série de características distintivas que podem ser guiadas na compra de joias de prata. Eles o ajudarão a reconhecer uma farsa a tempo.
- Até 600 é usado principalmente na indústria, parece avermelhado à luz.
- 720 - joias de baixa qualidade que rapidamente ficam cobertas por uma película e oxidam com o tempo.
- de 750 a 800 - um teste reconhecido para cutelaria, mas deve-se ter em mente que o material precisará de cuidados e limpeza, pois é suscetível à oxidação com o tempo.
- 875 - decorações e itens de interior, mais duráveis, mas ainda precisam de cuidados e limpeza pelo menos periodicamente.
- de 916 a 960 - a melhor e mais alta amostra de prata usada em joias. Não requer manutenção constante e quase não está exposto a influências ambientais negativas.
Finura de prata 999 - uma raridade, É usado em aplicações industriais e eletrônicas, e também é usado para produzir barras de prata redondas e de ângulo agudo. Eles são mais fáceis de armazenar do que ouro e seu custo é muito mais alto. A maneira mais fácil de determinar a amostra é buscar a ajuda de um especialista em joalheria. Os especialistas são guiados pelos padrões GOST e certificados de qualidade.
As marcações em prata também podem ser verificadas em casa, existem vários métodos de trabalho para isso. O mais simples é um ímã, a prata não é atraída por ele e conduz o calor de maneira eficiente... Ele escurece com a exposição ao enxofre ou iodo. É melhor aplicado por dentro; se não houver nem um nem outro, pode-se esfregar com giz. Se, por exemplo, o anel escurece, isso é um claro indicador de um alto teor de prata. Depois disso, você deverá entrar em contato com um especialista para devolver a joia à sua aparência original. O custo médio de um produto de prata de alta qualidade varia de 3.500 a 4.000 rublos.
Outros metais
Outros metais preciosos que são populares na indústria de joias incluem a platina. Para um usuário comum, até o próprio nome já está associado a uma joia cara e de prestígio. Externamente, a platina tem tonalidade branco-acinzentada e é extraída de minério ou pepitas de rocha, devido à sua alta densidade, é mais durável que a prata ou o ouro. Conseqüentemente, é mais adequado para o uso diário de joias. Existem várias amostras para a esfera da joalheria:
- 850;
- 900-950.
Esta última possui o maior teor de platina, portanto, tais joias são mais caras. Sua característica distintiva é sua cor branca brilhante.... Experimente 850 muito mais se assemelha à prata, por esta razão muitos artesãos freqüentemente abandonam a idéia de fazer qualquer joia original com ela. Dependendo dos elementos adicionais na composição, as propriedades básicas também mudam. Por exemplo, o cobre neste caso torna o produto mais macio. O ponto de fusão diminui. O cobalto melhora a mecânica, enquanto o tungstênio e outros minerais com propriedades semelhantes podem aumentar a vida útil do produto.
Existe outro material bastante popular para produtos - paládio. A aparência e o tom se assemelham à prata, enquanto suas propriedades físico-químicas são muito mais próximas da platina. O paládio também se distingue pelo peso relativamente baixo até de joias enormes. O metal em si é muito macio, então a amostra do produto deve ser alta. O paládio puro não pode ser usado para decoração; os artesãos preferem trabalhar com ligas.
O material é fluido e forjável, tornando-o relativamente fácil de processar e modelar. Na liga com paládio, o níquel e a prata são usados principalmente, como para a amostra, então 850 é o mais adequado para joalheria.
Os produtos feitos desse material são resistentes ao desgaste e duram muito mais do que a prata comum.
A amostra 950 pode ser usada para anéis de casamento... O paládio é uma espécie de alternativa ao ouro branco ou apenas aos anéis de ouro, que de uma forma ou de outra requerem manutenção durante o uso a longo prazo.
Conhecer a amostra ajudará não só na compra de joias de alta qualidade, mas também na escolha do material mais adequado a um preço acessível.
Para informações sobre o que é a amostra de metais preciosos, veja o próximo vídeo.