O que é dourado e com que rapidez ele desaparece?
Os adornos de ouro no interior e as joias são do gosto de muitos, mas nem todos podem comprá-los. Para economizar dinheiro, itens dourados são freqüentemente usados em vez de ouro. A técnica de douramento teve origem há várias décadas e permanece em demanda até os dias modernos.
O que é isso?
Dourar é o revestimento da superfície com a camada mais fina de ouro puro. A espessura pode ser de 1 a 25 mícrons, enquanto a coisa adquire uma semelhança impecável com o ouro. A arte de dourar teve origem no Egito Antigo. Foi neste país que a extração do metal precioso atingiu o patamar de produção industrial pela primeira vez. Quando o faraó possuía todas as minas, em primeiro lugar, os utensílios domésticos da família governante eram dourados.
De acordo com outra versão, a prática da douradura vem da China. Mas, dada a correlação dos fatos históricos, a primazia na introdução da douradura ainda pertence ao Egito. Os sarcófagos dourados descobertos têm mais de 5 mil anos e, na cidade provinciana chinesa de Lao Tang (o berço da técnica de douramento), as camadas mais finas de ouro foram produzidas por cerca de 2 milênios.
Na Rússia Antiga, a arte de dourar recebeu um forte impulso de desenvolvimento, avançando muito. O ouro conferia status de prestígio e era reverenciado como um símbolo divino dos crentes. A popularidade da douração levou à criação de uma escola de douramento com a introdução de métodos únicos e sutilezas de aplicação. Desde cedo, os mestres ensinavam aos meninos todas as complexidades de seu ofício. Poucos conseguiram alcançar o auge da habilidade.
O próximo salto no desenvolvimento da arte original da douradura foi facilitado por arquitetos, principalmente Bartolomeo Rastrelli. O famoso arquiteto foi o fundador do estilo barroco com seus móveis dourados e estuques característicos. Sua contribuição é significativa na história da douradura. No século 19, foi descoberto o método galvânico Jacobi, que facilitou o douramento e o tornou muito mais seguro e acessível.
A galvanoplastia levou o revestimento de ouro a um novo nível.
Como é diferente do ouro?
A principal diferença entre douramento e ouro é a composição. Visualmente, nem sempre são distinguíveis, mesmo do ponto de vista de um profissional. A principal vantagem das joias de ouro é sua durabilidade, e a camada dourada se desgasta rapidamente. Além disso, os produtos para dourar são muito mais baratos. Eles não são feitos para o uso diário e precisam ser manuseados com cuidado. As primeiras diferenças são fáceis de notar na loja.
Em primeiro lugar, você precisa ler atentamente as informações na etiqueta do produto. Os produtos folheados a ouro devem ser rotulados como ouro com o prefixo: preenchido, soldado ou folheado. Eles denotam a forma como o dourado foi aplicado ao item. Por exemplo, preenchido com ouro significa galvanizado, folheado a ouro de 1 mícron de espessura usando ouro de 999 quilates.
A camada superior folheada a ouro é fácil de limpar durante o processo de lixamento. Após removê-lo, o ácido do ensaio é aplicado na superfície do objeto. Desta forma, você pode identificar facilmente a amostra do produto ou o metal presente.
Além do mais, especialistas em casas de penhores determinam o valor dos produtos usando agulhas pouco traumáticas. A ponta afiada faz um furo perfeito no interior da joia. A agulha é imersa em uma espessura de 0,6 mícron, que é invisível a olho nu. O joalheiro pode então avaliar com precisão a composição e o valor do item.
Ao comprar joias douradas não certificadas, é importante primeiro verificar a autenticidade. O custo de um produto depende da porcentagem de ouro que ele contém. Você pode adquirir reagentes especiais e examinar de forma independente a autenticidade da compra em casa. Na ausência de reagentes, algumas manipulações simples ajudarão nesta questão.
Esta é uma opção de verificação totalmente gratuita, mas não se sabe o quão eficaz é. A decoração deve ser levada à chama da vela por 20 segundos. Se aparecerem manchas e manchas escuras na superfície, o item é dourado.
As vantagens indiscutíveis da douração são:
- custo acessível dos produtos em comparação com os análogos do ouro;
- aparência apresentável e única que parece idêntica a ouro;
- a capacidade de enfatizar o status.
Propriedades básicas
A douração não só enobrece a aparência do produto, mas também serve para proteger a superfície dos processos de oxidação e biocorrosão. Obviamente, as propriedades do revestimento são influenciadas principalmente pela espessura do revestimento e pela qualidade do metal nobre. O quanto o produto permanecerá brilhante depende da espessura da aplicação de douramento. O ouro é um metal macio e maleável que se desgasta rapidamente da superfície.
Portanto, não é comum que designers de joalherias famosas façam uma camada extremamente fina de douramento. Tradicionalmente, os produtos modernos são cobertos com uma camada de douramento de 0,04-0,1 mm.
O cumprimento do sistema de cuidados básicos permitirá que o produto agrade aos olhos e entretenha a alma dos proprietários de 3 a 12 meses.
Os joalheiros modernos trabalham com diferentes douramentos, criando cores incomuns ao incluir outros metais na liga de ouro. Para obter o branco, você precisa combinar o ouro amarelo usual com prata (menos frequentemente, níquel ou paládio são usados em vez de prata). Para um tom rosado, uma pequena porcentagem de cobre é adicionada à liga. A amostra também afeta a tonalidade da douração.
Nos países europeus, é tradicional usar o 750º teste para adicionar amarelo ao produto e, na Rússia, o 585º teste com um ligeiro tom rosado é a prioridade. Todas as joias, inclusive as douradas, devem ter um selo certificado. Na indústria joalheira russa, é comum colocar um selo com a marcação da amostra do metal com o qual o produto é feito. Em produtos importados, eles colocam uma amostra de chapeamento de ouro especificamente em quilates, com o acréscimo de uma designação de letra. Indica o método de revestimento da decoração.
Visão geral da espécie
O desenvolvimento da tecnologia levou ao surgimento de outros métodos de douramento. Isso possibilitou a aplicação de uma camada mais espessa de douramento. A vida útil dessas joias é muito mais longa, mas o custo é mais alto do que com a douração convencional. O primeiro a aparecer foi o método de douramento de folhas - folha de ouro. A técnica ainda é usada na área de decoração de interiores, alimentação e cosmética. A próxima técnica foi o mercúrio. O aquecimento do amálgama de ouro e mercúrio teve um efeito negativo no corpo dos artesãos. Portanto, essa tecnologia praticamente não é usada atualmente.
Outro método é a galvanoplastia. É popular hoje e acontece da seguinte forma: um objeto é imerso em uma solução química e ouro é aplicado a ele por meio de uma corrente. A camada dourada é uniforme, a espessura do revestimento é facilmente determinada. Os cientistas modernos ainda não aprenderam a pulverizar ouro. Portanto, desta forma nada pode ser dourado. E em latas você pode comprar exclusivamente tinta dourada. O item coberto com ele não será considerado dourado e não será marcado. Nos últimos anos, a técnica de douramento em folha de ouro tem sido procurada pelos decoradores como um método mais acessível e barato.
Folha de ouro
Este é o nome de uma fina folha de metal de marcação do 960º teste. Na Rússia, a folha de ouro era tradicionalmente usada para cobrir cúpulas em templos. Na Rússia, é vendido na forma de livro encadernado com 60 folhas cada uma com área de 10 cm2. Não há regulamentação para a espessura, mas as folhas mais populares são 10 vezes mais finas do que um fio de cabelo humano. Eles são usados para decorar objetos de arte e design de interiores. Para a decoração de exteriores (fontes, estátuas), são utilizadas folhas mais espessas.
Potal
A famosa folha de ouro é substituída por refrigerante. Na aparência, são camadas ou tiras de ouro de uma liga de cobre e zinco, e às vezes com a adição de alumínio. Potal imita ouro, prata ou bronze. As camadas podem ter qualquer padrão. A peculiaridade do potal reside no fato de que o metal precioso não está incluído nele. Isso tem um efeito positivo em seu preço.
A principal vantagem reside no custo relativamente acessível da folha de ouro com sua aparência espetacular. Além disso, o folheado a ouro protege o metal da corrosão, uma vez que o ouro não oxida. Os elementos decorativos dourados não escurecem com o tempo e mantêm seu apelo visual. A única desvantagem do douramento é sua fragilidade.
Métodos de aplicação
A escolha do método determina, em primeiro lugar, a qualidade da superfície e o nível de profissionalismo do executante.
- Fogo ou mercúrio. Uma das primeiras técnicas utilizadas para dourar as cúpulas dos templos. Sua essência era que não se usava uma mistura inofensiva à base de mercúrio, que se evapora durante o trabalho. Devido à ameaça ao corpo e até à vida do intérprete, o método ficou no passado.
- Base de óleo. Este método também é conhecido como douração com cola Mordan. É usado com igual sucesso para trabalhos internos e externos. Mordan está disponível para compra nas lojas online de especialização.
- À base de argila. A douração sobre polímero é adequada exclusivamente para revestimento de madeira e não é adequada para uso em decoração de exteriores. Esse método é considerado antigo e um dos mais difíceis e demorados, uma vez que componentes raros e caros são necessários, por exemplo, a adição de óleo natural de baleia diluído em clara de ovo de galinha crua à composição. Não há necessidade de procurar ingredientes raros agora. Existem muitas formulações prontas à venda.
- Alho. Uma maneira antiga de aplicar douramento com suco de alho espremido na hora. A superfície seca foi polida, depois umedecida e coberta com uma fina camada de folhas de ouro. Os joalheiros notam um brilho especial neste método de douramento.
- Sintético de água. Método usando uma mistura em água. A vantagem é a preparação rápida da superfície.
O produto dourado não necessita de polimento final, pois já apresenta brilho no processo de douramento.
Onde é aplicado?
Nos dias modernos, cobre e aço são dourados, dourados são usados na joalheria, na arte (decoração de molduras de estuque antigas, molduras para pintura, diretamente nas telas), no design de interiores, esculturas, na confecção de pratos (ao longo da orla de taças de vinho), automotivo, odontológico e cosmetologia, no campo da eletrônica (como guias). O uso de douramento em cosmetologia é um assunto controverso.
Alguém acha que esse método é uma manobra de marketing complicada de cosmetologistas russos. Apesar disso, os especialistas japoneses estão ocupados refinando as técnicas mais recentes para dourar o rosto. O metal tem a propriedade de enriquecer a epiderme com oxigênio, preservando o colágeno e aliviando a irritação. A medicina alternativa também tem uma direção antiinflamatória separada usando douramento - crisoterapia.
Quanto tempo isso dura?
O efeito dourado desaparece rapidamente. Portanto, é preferível aplicá-lo em itens que se destinam à beleza e raramente são usados. As joias douradas não são muito procuradas porque, mesmo que sejam usadas com capricho, elas se desgastarão com o tempo. Além disso, a camada superior precisa de cuidados constantes. Com o tempo, arranhões e outros traços de danos mecânicos inevitavelmente aparecem na superfície. O produto terá que ser dourado novamente com o tempo.
Como cuidar de itens folheados a ouro?
Para que a douradura da joia não escurece logo, você deve seguir algumas regras de cuidados com o produto.
- Vestindo. É imperativo remover joias douradas antes do banho, piscina, antes de lavar louça, etc. Evite o contato da douração com suor e compostos cosméticos. Lembre-se de que o uso diário encurtará a vida útil do produto. Um verniz transparente pode ser aplicado na superfície para proteger contra escurecimento e corrosão.
- Armazenar. Vale a pena guardar as joias douradas em compartimento separado, dentro de uma caixa ou em bolsas de tecido, evitando o contato com outras peças.
- Limpeza. Para este propósito, apenas materiais moles são adequados, produtos químicos e abrasivos são excluídos. Manchas escuras podem ser removidas limpando com vinagre comum, amônia ou cerveja. Após tal manipulação, a coisa deve ser enxaguada com água.
O brilho de joias manchadas pode trazer de volta a clara de ovo crua. Uma vez por ano, é aconselhável a limpeza dos produtos por um joalheiro. Você também pode atualizar a cobertura lá.
No próximo vídeo, você verá a aplicação do folheado a ouro em uma corrente de prata.