Metais e ligas

Temperatura e métodos de fusão do latão

Temperatura e métodos de fusão do latão
Contente
  1. Ponto de fusão de latão
  2. Métodos para fundir metal
  3. Como derreter em casa?
  4. Descrição do processo
  5. Engenharia segura

A temperatura e os métodos de fusão do latão é um tópico que merece extensa pesquisa científica, especialmente porque o nome da liga se estende a várias composições à base de cobre. O latão pode ser bicomponente ou multicomponente, com adição de níquel, chumbo e até estanho, mas pela classificação metalúrgica não pertence aos bronzes. Sem dúvida, eles têm sinais comuns, mas as propriedades físicas e químicas são determinadas pelos componentes constituintes.

Ponto de fusão de latão

Os manuais de especialidades sempre indicam que o ponto de fusão depende da composição, que pode ser variável.

Limpar

O que é latão? Na verdade, é uma liga à base de cobre com adição de zinco (às vezes estanho).

O ponto de fusão do latão puro é 880-950 ° C.

Com impurezas

O principal fator determinante é a quantidade de impurezas e sua porcentagem. A liga já é conhecida há muito tempo, por isso tem muitas variações. Além do cobre e do zinco, podem existir outros elementos químicos. Com base nisso, o latão é dividido em Alfa e Beta.

  1. Alfa - monofásico, com um teor de zinco inferior a 40%, funde a uma temperatura inferior a 905? (em graus Celsius). Isso se deve à prevalência do cobre, que derrete em condições menos quentes.
  2. Beta, bifásico, mais forte, mas não tão plástico, além de dois ingredientes principais, pode conter alumínio e silício, níquel e manganês (aditivos não muito típicos) e os mais usuais - estanho, chumbo e ferro, que fornecem o necessário força e resistência em condições atmosféricas, durante a operação técnica.
  3. Especial, preparados para certas necessidades são menos comuns, na sua fabricação, na determinação da composição, são levadas em consideração as características necessárias à peça e ao produto. Eles são divididos em ligas extra duras, duras e moles ou recozidas.

As fundições derretem facilmente porque contêm até 50% de cobre. Mas também aqui o ponto de fusão é determinado precisamente por sua porcentagem, e pode variar de 30 a 50%.

Fundição e até corte com laser são possíveis apenas em uma temperatura corretamente selecionada, e este importante indicador oscila no colapso de 889 a 950 C, enquanto o calor específico e o ponto de fusão nesta composição de metais não coincidem em nenhum caso, se estamos falando de diferentes graus de latão monofásico.

Dois componentes, ou latão beta, diferem deles pela coincidência de características importantes, portanto a diferença entre todas as variações é 161? Celsius.

Nos livros de referência de metalurgia, a marca, a composição e a temperatura de fusão ou fundição são sempre indicadas. No L-860 de dois componentes, por exemplo, é de 885-395 graus, mas na marca LS59-18, a fundição é realizada em temperaturas de 1030 ° a 1080 °, enquanto a fusão ocorre a 900 °. Ao preparar o processo em casa, é fundamental levar em consideração a composição dos metais que são incluídos no latão por seus fabricantes. Quanto mais zinco ele contém, mais fácil é o tratamento térmico. Brochar e laminar são possíveis se contiver mais de 20% de zinco, mas se chumbo, bismuto ou ambos forem adicionados, o processo será muito difícil.

Existem várias opções para determinar o ponto de fusão do latão, mas nem todas são aceitáveis ​​em uma oficina doméstica. Só se pode fazer suposições (quando se trata de sucata de latão), sobre o local ou parte onde foi utilizado pelos fabricantes. Pode haver um grande número de necessidades nas quais uma bela liga com aparência de ouro é usada, por exemplo, detalhes técnicos - tubos, buchas, separadores e outros.

Para fins decorativos, é utilizado em talheres, lembranças, acessórios de acabamento (por exemplo, maçanetas e varões de cortinas, molduras, fechos ou peças funcionais em sistemas de portas e janelas). Muitas vezes, na fábrica, um especialista atua na determinação das características químicas, principalmente na refusão de sucata diversa

... É ele quem estabelece os modos de processamento há muito definidos e sistematizados nos livros de referência por profissão.

Métodos para fundir metal

Nas condições de uma empresa industrial, a tecnologia do processo é determinada pela marca e pela composição que deve ser obtida na saída. Para isso, a produção conta com tudo que você precisa - equipamentos especiais, com medidas de segurança contra incêndio bem planejadas, profissionais que conhecem os meandros do processo químico e seu fornecimento durante o trabalho. Aqui você pode variar as possibilidades, obtendo a temperatura de fusão necessária, despejar automaticamente a massa fundida em recipientes especiais e, em seguida, utilizá-la para o fim a que se destina.

Em casa, isso não é tão fácil quanto parece para os amadores. As instruções detalhadas sempre mencionam que você precisa ter uma oficina em casa, onde acidentes incômodos como incêndio ou queimaduras ocorrerão, a necessidade de variar a temperatura se se tratar de uma composição de sucata não identificada. E isso sem contar o tempo despendido e o esforço físico. No entanto, os artesãos raramente são impedidos por essas ninharias. Eles descobriram vários métodos de fusão.

  • Forno mufla - a maneira mais fácil de manusear ligas de latão, se disponível em equipamentos de oficina. O artesão doméstico só precisa moer a sucata, colocar o cadinho nela e selecionar o ponto de fusão adequado. Porém, nem todo mundo que trabalha com metal possui tais fornos, já que eles não são baratos.
  • Queimador de gás - um custo mais democrático e, portanto, uma ferramenta mais acessível para comprar de acordo com suas próprias necessidades. Mas, mesmo neste caso, você tem que fazer algumas etapas preliminares - para fixá-lo com segurança em uma posição vertical e fornecer as medidas de combate a incêndio adequadas.
  • Forno caseiro de tijolos refratários, nos quais você pode usar elementos de indução movidos a eletricidade. Completo com ele, você terá que fazer um cadinho, confiável e resistente ao calor, e as pinças com as quais o tiram do forno. Claro, tudo isso deve ter aumentado a força. Embora os dois últimos possam ser adquiridos em lojas especializadas, os DIYers preferem suas próprias ferramentas de fundição, nas quais usam uma variedade de opções de segurança.

Cada um dos métodos de processamento de liga em casa tem suas vantagens inegáveis. A opção ideal e segura que não requer manipulações adicionais é um forno especial no qual a temperatura chega a 1000 graus. No entanto, uma desvantagem significativa é o alto custo, que não é acessível para todos que trabalham em uma oficina em casa.

Feito em casa é mais democrático, mas serão necessários materiais de construção para construção, estanqueidade externa, dispositivos adicionais para o processo de fusão. Um queimador de gás é o método mais barato, mas também tem suas próprias desvantagens significativas. Para utilizá-lo, é necessário ter uma sala com todas as condições necessárias, equipamentos de proteção, ferramentas para trituração de sucata.

Quanto menores forem os pedaços de latão, mais rápida será a fusão das matérias-primas utilizadas.

Como derreter em casa?

A resposta a esta pergunta está contida no equipamento utilizado. É fácil trabalhar com um forno profissional - você precisa definir a temperatura necessária com um termostato e colocar o cadinho dentro. A vantagem desse equipamento é a alta temperatura, que permitirá ao artesão doméstico trabalhar com outras ligas, bronzes e metais não ferrosos. Um fogão doméstico bem feito também é uma boa saída.

Preparação

O forno de fundição é feito de tijolos refratários (é melhor usar grades com capacidade aumentada). Deve ser fixado com segurança com uma solução resistente ao calor, e alguns artesãos estão tomando medidas para protegê-lo dos efeitos térmicos - eles são revestidos externamente com compostos especiais. O local de ereção recomendado deve ser bem ventilado, mas ao mesmo tempo protegido de forma confiável de influências naturais. Portanto, uma ventilação suficientemente potente é instalada na oficina, ou é colocada no pátio sob um dossel.

O elemento de aquecimento são tubos de indução de cerâmica. A potência da fonte de energia é de pelo menos 30 kW, com a maior eficiência possível, a produção é feita apenas de peças de alta qualidade. Acessórios adicionais - um cadinho, pinças com bordas arredondadas e um cabo longo, uma colher para despejar metal fundido é melhor comprar da fábrica. No entanto, alguns artesãos preferem fazer seu próprio cadinho de chamotte com uma camada protetora adicional em vez de um recipiente de grafite - pode ser vidro líquido com a adição de talco ou uma solução de silicato de potássio.

Com trabalho intensivo com metal, a duração de qualquer dispositivo desse tipo será curta.

Chamotte irá suportar mais derretimento do que grafite, mas você não terá que se preocupar com um comprado.

Descrição do processo

A sucata à disposição do mestre é colocada em um recipiente de fusão, pré-triturada. Isso economizará tempo e consumo de energia - quanto menores os fragmentos resultantes, mais rápido o resultado pode ser alcançado. Esta é uma circunstância importante se você precisar fundir uma grande quantidade de uma liga de metal por algum motivo. Só depois que o recipiente com o metal é colocado no forno é que ele começa a aquecer. O cadinho é retirado com pinças, mas antes é necessário certificar-se de que todas as peças colocadas no forno estão completamente derretidas.

Pode formar-se um filme na superfície do metal (depende do refugo utilizado), é necessário preparar uma ferramenta útil para remover imediatamente após retirá-lo do forno.

Para a fundição se utiliza uma colher de servir e moldes de madeira, que não precisam ser reaproveitados, pois ficarão inutilizáveis ​​à medida que o metal esfriar.

Não há nada complicado na descrição, como no preparo de um prato - eles colocam no forno, pegam, colocam em vasilhas, esperam que esfrie. No entanto, os primeiros experimentos podem não ter sucesso devido a algumas nuances - por exemplo, aquecimento insuficiente devido a um elemento de aquecimento, colocação em um forno já aquecido, devido à inexperiência ou se as instruções não forem seguidas. A peça pode não corresponder aos parâmetros exigidos e pode precisar de retrabalho mecânico se os moldes para fundição forem imprecisos. Portanto, agora eles são impressos, se possível, em uma impressora 3D, usando um metal que ultrapassa o latão em termos de resistência ao calor.

Engenharia segura

O principal perigo que aguarda um mestre novato são lesões ou queimaduras. Portanto, o trabalho em uma oficina em casa requer o cumprimento obrigatório das precauções de segurança.

Em qualquer instrução, você pode encontrar 3 regras necessárias para derreter sem consequências - ventilação, roupas de proteção, revestimento com propriedades resistentes ao calor no chão ou nas paredes da sala.

  1. A roupa é escolhida com mangas compridas e calças, certamente de tecido natural, que dificilmente pega fogo. Macacões sintéticos não são uma opção, eles derretem rapidamente e podem causar queimaduras graves. Sapatos - altos, densos, para a cara e olhos é melhor tomar óculos de proteção e uma máscara, para mãos - luvas de trabalho.
  2. São utilizados materiais resistentes ao calor para evitar o incêndio em caso de salpicos de metal quente no chão ou nas paredes. A saída mais fácil é uma folha de amianto.
  3. A ventilação é um elemento indispensável dos equipamentos internos. As substâncias tóxicas formadas no ar quando o latão derrete podem levar a consequências perigosas - envenenamento geral do corpo. Se não houver dinheiro para isso, o forno pode ser instalado ao ar livre.

O latão é uma liga agradável, bonita e confiável que tem sido usada por muitos séculos. Fundi-lo ou restaurá-lo é uma ótima maneira de fazer itens decorativos, acessórios de encanamento e fechos. O principal neste processo criativo é o cumprimento das instruções e precauções de segurança.

Tudo sobre temperatura e métodos de fusão do latão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa