Tudo sobre metais de platina
Quase todo mundo sabe da existência de metais preciosos. Isso inclui prata, ouro e platina. Ao mesmo tempo, nem todos sabem da existência do grupo da platina. Seus representantes também são chamados de nobres.
Peculiaridades
Metais de platina É um grupo de 6 elementos que se localizam um ao lado do outro na tabela química periódica. Cada um de seus elementos no grupo é legitimamente considerado nobre. Isso se deve às seguintes propriedades químicas e físicas.
- Os especialistas observam a baixa concentração de metais de platina. O número de depósitos é pequeno. Essa característica também se aplica a elementos químicos tradicionalmente considerados raros e caros.
- Os representantes do grupo acima têm as propriedades dos seguintes metais: ródio, ósmio, paládio, rutênio.
- No processo de estudo dos platinóides, houve uma excelente semelhança na estrutura atômica com os elementos indicados acima.
Os cientistas que trabalham no campo da química dividiram todos os metais da platina em dois grupos chamados tríades.
A divisão é feita por peso.
- Grupo 1... Estes são os representantes mais leves. Isso inclui paládio, rutênio e ródio.
- Número do grupo 2. Os 6 metais restantes são irídio, ósmio e a própria platina. Já são metais pesados.
Metais e suas propriedades
Os metais do grupo acima têm suas próprias designações. A lista é a seguinte.
- Rutênio - Ru.
- Ródio - Rh.
- Palladium - Pd.
- Osmium - Os.
- Iridium - Ir.
- Platina - pt.
Nota: todas as designações são organizadas em uma ordem específica de acordo com o peso atômico.
Do valor mais baixo ao mais alto. Todos os metais de platina têm características semelhantes.
- A primeira semelhança está na aparência.Quase todos os elementos, exceto o ósmio, têm uma tonalidade clara (uma combinação de branco e prata). Ósmio tem um tom azulado claro.
- Os metais são altamente resistentes a uma variedade de reagentes. Além disso, os platinóides são catalisadores eficazes.
- Com a ajuda deles, vários processos químicos são controlados, a taxa de oxidação é controlada e outras reações são monitoradas. Este comportamento dos metais é considerado surpreendente e paradoxal.
Propriedades
Nenhuma oxidação se forma na superfície. Assim, a inércia é claramente demonstrada. De acordo com especialistas, é especialmente perceptível na platina. Ao estudar representantes do grupo da platina, era impossível ignorar o ponto de fusão. O valor mais baixo do paládio é 1554 graus. Ósmio tem o valor mais alto. Sua temperatura é de 3 mil a 27 graus Celsius.
O seguinte é a mesma propriedade - infusibilidade. Essa característica fala de excelente resistência ao desgaste. Apesar da semelhança externa, as qualidades físicas são diferentes. Dependendo desses indicadores, técnicas especiais são usadas durante o processamento. O rutênio e o ósmio são metais muito frágeis e requerem cuidados especiais.
A alta ductilidade é um indicador de paládio e platina.
Onde eles estão minados?
Depósitos de metais de platina geralmente estão espalhados pelo Canadá e África do Sul. Nessas regiões, os minerais são obtidos usando o método de mina padrão. Como mostra a prática, a maioria dos platinóides é extraída da extração de elementos de minerais de sulfeto de níquel ou minérios de cobre. A obra utiliza separação por flotação. No processo de processamento do metal, o concentrado resultante é derretido, como resultado do qual uma mistura especial é obtida. O volume dos metais da platina é de 15 a 20% do resíduo seco.
Em alguns casos, o processo de mineração e processamento pode ser diferente. A separação por gravidade às vezes é usada em fábricas. Nesse caso, a quantidade de elementos químicos necessários aumenta para 50%. Esta opção de processamento exclui a fundição. Embora os ricos depósitos de PGM sejam raros, alguns depósitos também são encontrados no Canadá, China, Austrália e Finlândia.
Existem outras fontes, no entanto, sua participação na produção é de apenas 0,3% da massa total minerada no planeta.
Onde eles são usados?
Os platinóides encontraram sua aplicação em vários campos. As propriedades universais dos metais deste grupo são ativamente usadas hoje. Platina pura em si é muito macio e flexível. Nesse estado, ela é muito suscetível a vários danos e defeitos. Vários elementos são usados para aumentar a dureza e a resistência ao desgaste do metal precioso. A platina é ligada a outros elementos químicos.
As joias de platina são altamente valorizadas e mais caras do que ouro. Eles ganharam popularidade especial no Japão. Os residentes da Terra do Sol Nascente chamam esses produtos de "hakkin". A principal liga de joalheria é a platina e representa 90% da massa total. Os 10% restantes são paládio. É fácil de trabalhar, incluindo soldagem e outros processos.
Também para aumentar a dureza, o precioso metal branco é combinado com o rutênio. A adição deste elemento aumenta a resistência ao processo de oxidação. PGMs encontraram sua aplicação na fabricação de produtos forjados. Nesse caso, é utilizada uma liga de cobre, platina e paládio. Esta opção é mais acessível em comparação com a composição de dois elementos: platina e paládio.
Ligas especiais feitas com platinóides são amplamente utilizadas na fabricação de termopares. É um dispositivo especial com uma ampla gama de aplicações. Seu principal objetivo é alterar altas temperaturas (o valor máximo é de até 1800 graus Celsius acima de zero).Alguns representantes são usados em sua forma pura. Como regra, eles agem como aditivos para o resto dos metais do grupo da platina. O paládio encontrou seu caminho na indústria de equipamentos elétricos, bem como nas ligas dentais modernas.
Catalisadores
Mais de 40% de toda a platina produzida, que é produzida no exterior, é utilizada como catalisador. Esta propriedade surpreendente e útil foi indicada na primeira parte do artigo. Quase todo o metal (cerca de 90%) encontrou sua aplicação na produção de sistemas de escapamento de automóveis. O precioso material, junto com o ródio e o paládio, atua como um revestimento protetor para estruturas em favo de mel e outros elementos. A camada metálica protege contra processos de oxidação, mantendo o equipamento são e salvo. Entrando em uma reação química, os componentes agressivos são convertidos em compostos e substâncias inofensivas.
Os elementos químicos podem desempenhar a função de um catalisador eficaz não apenas como revestimento, mas também na forma de uma malha de metal incandescente. Nesse caso, ocorre uma reação entre o ar e uma substância tóxica - a amônia. O resultado é ácido nítrico e óxido nítrico. Vários componentes são adicionados para obter outras substâncias.
Outra área que não fica completa sem o uso do PGM é a produção de petróleo. É uma indústria global que aponta para o valor dos platinóides e sua importância na indústria.
Outros usos para metais são os seguintes.
- No território da Rússia, o paládio é usado para produzir moedas de investimento. Eles começaram a fazer isso depois que a moeda de paládio puro foi emitida durante a era soviética. O valor nominal é de 25 rublos.
- O equipamento de alta tensão também não está completo sem o uso de PGMs. Na fabricação de eletrônicos desse tipo, são necessários contatos confiáveis e resistentes ao desgaste, que sejam resistentes a influências negativas externas. Apesar do desenvolvimento de novas tecnologias, atualmente não há alternativa de trabalho aos platinóides.
- No processo de fabricação de ferramentas e dispositivos para trabalhar em condições difíceis tais metais também são usados ativamente. Para trabalhar em um ambiente hostil, o equipamento deve ser forte, resistente ao desgaste e durável. São essas características que recebe dos metais da platina.
- Para melhorar significativamente a resistência à corrosão do titânio, um pouco de paládio é adicionado a ele. Além disso, esse elemento do grupo da platina costuma ser misturado ao aço.
- Na medicina conexões ativas também são usadas ativamente. Essa prática foi aplicada anteriormente e permanece relevante até hoje.
- Não se esqueça da folha de platina. Este material é usado para proteger o dispositivo de reatores químicos.
- Liga de prata e paládio é usada ativamente em eletrônica de baixa corrente.
Para mais informações sobre como esse metal precioso é usado, veja o próximo vídeo.