Características e composição do tombak
Linda como ouro, mas às vezes mais barata. Um tipo de latão usado em todos os lugares, mas muito poucas pessoas sabem. Poucos podem adivinhar do que se trata tombar - surpreendente em suas propriedades e características do metal. É sobre ele, sobre suas características, áreas de aplicação e métodos de produção que serão discutidos neste artigo.
O que é isso?
Latão vermelho - É uma das muitas variedades de latão, em que o zinco e o cobre se combinam em certa proporção. A comparação desse metal com o ouro é baseada apenas na semelhança externa, uma vez que em termos de composição química, características e outras características, esses dois metais são completamente diferentes. Embora o latão seja conhecido pela humanidade há muito tempo, mas tombak foi falado pela primeira vez apenas no século XVIII - após a descoberta de Christopher Pinchbecker. Naquela época, uma liga semelhante era ativamente usada na Inglaterra. E só depois de algumas décadas, sua popularidade se espalhou para outros países.
Muitas pessoas desonestas conseguiram ganhar um bom dinheiro com a semelhança do tombak com um mineral de joalheria, trocando moedas e joias de liga de latão por joias verdadeiras de ouro.
O metal em questão pode ser chamado de similor, princetal, crisorina, crisochalk, oreid. Ao ouvir esses nomes, não se surpreenda - eles são todos do mesmo metal.
O tombak tem muitas vantagens:
- boa resistência à formação de danos por corrosão;
- excelente resistência ao desgaste;
- boa soldabilidade com outros metais;
- a plasticidade é suficiente para a aplicação de métodos de deformação e gravação;
- a possibilidade de esmaltar e dourar;
- imunidade a ímãs.
Uma das variedades de metal, chamada semi-compacto... Ele difere do tombac na porcentagem de zinco, que pode estar na faixa de 10 a 20%. Este recurso explica a mudança nas propriedades básicas do metal:
- rica cor amarela;
- diminuição da plasticidade;
- refratariedade aumentada.
Tais características tornam possível o uso de um semicompacto para produção de alguns detalhes técnicos. Este tipo de metal é menos comum do que tombac. Isso se deve à presença de um grande número de desvantagens devido ao alto teor de zinco nele.
Composição e propriedades
Tompac - é uma liga que contém zinco e cobre, o que nos permite chamá-la de uma espécie de latão. A composição deste composto pode variar muito:
- a porcentagem de cobre pode variar de 88 a 97%;
- a porcentagem de zinco não deve ser superior a 10%.
Muitas propriedades, incluindo força e cor, são determinadas pela concentração de zinco... Com o aumento do conteúdo deste último, a cor muda do vermelho para um tom delicado de amarelo, que se aproxima o mais possível do dourado. Também neste caso, uma série de alterações nas características do metal:
- aumentando as propriedades antifricção;
- aprimoramento das características químicas e tecnológicas;
- menor custo de liga (em comparação ao cobre).
Tompac tem uma série de características distintas:
- a dureza é de cerca de 146 MPa;
- o ponto de fusão está em 10450 graus;
- o coeficiente de atrito na ausência de lubrificação é de 0,44 e, com a adição de lubrificantes, esse indicador diminui para 0,074;
- resistência à tração na faixa de 445-525 MPa;
- alongamento após ruptura - 3%;
- densidade - 8780 kg / m3.
Os parâmetros descritos do tombac podem ser melhorados adicionando vários componentes em quantidades não muito grandes. Assim, é possível obter ligas com uma combinação ótima das características principais. Este metal é produzido na forma de chapas ou barras. O metal é marcado pelo qual você pode determinar sua composição química. Por exemplo, a presença da letra "L" indica que é latão. Pelos números, você pode determinar a quantidade de cobre.
Além do cobre e do zinco, também inclui outras impurezas, cuja presença e quantidade podem ser consultadas em tabelas especializadas.
Formulários
Tombak é amplamente utilizado em várias esferas da atividade humana. Aqui estão as áreas mais demandadas.
- Fabricação de joias, enfeites, artigos de decoração e utensílios de cozinha... Tompac é valorizado nesta área principalmente como um material que imita o ouro. Cor nobre, maleabilidade e alta decoratividade o tornam uma excelente solução para tais fins.
- Produção de talheres especialmente importante nos países da Ásia Central, uma vez que aqui esses utensílios domésticos são avaliados e tidos em alta estima. O latão não tolera o contato com líquidos, portanto, os pratos feitos com a matéria-prima em questão são necessariamente estanhados - tecnologia em que uma fina camada de estanho é aplicada na coisa.
- A indústria moderna também usa ativamente o tombak. Eles fazem disso fio para vários fins.
- Criação detalhes técnicos realizado de várias maneiras. O método mais comumente usado é baseado no princípio da remoção mecânica do material da superfície. Para o processamento, são utilizadas máquinas especiais para torneamento e fresamento. Devido à alta relevância desta tecnologia, muitos espaços em branco tombac começaram a aparecer.
- Há um grande número de organizações cujas atividades produtivas são voltadas para para a fabricação de produtos laminados. O metal nesta forma é processado em equipamentos de torneamento.O tombak laminado tem diâmetros diferentes, o que não se pode dizer sobre o comprimento e as propriedades básicas, que são características padronizadas. Esses recursos facilitam a seleção da peça de trabalho necessária para a produção futura.
O escopo de uso do metal depende em grande parte dos indicadores de resistência aos efeitos dos fenômenos de corrosão.
Métodos de produção
Os métodos para produzir tombac se expandiram significativamente desde sua descoberta, mas a essência de cada um deles se resume a um único esquema.
- A composição é aquecida em um forno elétrico a 1300-1400 graus. Com esse aquecimento, o silicato é liberado, flutuando na superfície da liga, o que permite sua retirada sem dificuldades desnecessárias.
- O metal resultante é colocado em um recipiente e purgado com oxigênio. Esta etapa requer o uso de equipamentos especiais. Esse processamento provoca a liberação de energia térmica em grandes quantidades e desencadeia uma reação química.
- Nesse estágio, é formado o cobre, que contém muitas impurezas estranhas, o que reduz suas propriedades.
- A composição é refinada eletricamente usando sulfato de cobre acidificado.
- O zinco é introduzido no cobre fundido, o que possibilita a obtenção de uma liga forte e com alta resistência à corrosão.
O processo de obtenção de um tombak é complexo, trabalhoso e consome muita energia. Isso explica o alto custo do metal, que ainda é muito inferior ao preço do ouro.
Como remover a camada de óxido?
Latão vermelho resistente à corrosão, qual é a sua vantagem importante. Mas uma das principais desvantagens é tendência ao aparecimento de uma película de óxido. O resultado dessa reação é o escurecimento da superfície dos produtos.
A taxa de formação da camada de óxido é influenciada pela frequência de contato com a água. A superfície com camada de óxido não parece muito atrativa, portanto é necessário remover o escurecimento periodicamente. Existem várias maneiras simples e eficazes de fazer isso.
Mas antes de usá-los é necessário verificar a autenticidade do produto, para isso é necessário usar um ímã comum: o tombak, como já se tornou conhecido, não será atraído por ele.
- Sabão você pode devolver com bastante eficácia o brilho e a beleza anteriores a utensílios domésticos e joias de latão. Para fazer isso, você precisa fazer uma solução de água e sabão ralado. Você também vai precisar de acetona, algodão / almofada de algodão é umedecido nela e, em seguida, o produto é limpo com ela. Em seguida, é lavado com uma mistura de sabão. Essas ações irão restaurar a beleza do metal nobre.
- Usando vinagre e sal você também pode restaurar a beleza anterior de seu produto favorito. Em um balde de três litros, você precisa dissolver 25 gramas de sal e cerca de 250 ml de vinagre, estão em todas as cozinhas. Na composição resultante, fervemos o produto do metal em questão até que brilhe como antes. O resultado não demorará a chegar.
- Ácido oxálico também ajuda a remover manchas de produtos tombac. Para este método, é necessário o uso de equipamento de proteção individual (respirador e luvas), uma vez que o ácido oxálico na forma concentrada é perigoso para o homem. É necessário diluir 170-220 ml de ácido em dez litros de água. Um produto escurecido é colocado na solução resultante e deixado lá por algumas horas.
- Limão e sal É um método menos perigoso, mas requer algum esforço e tempo para ser implementado. A essência do método é a seguinte: mergulhe a metade de um limão no sal e esfregue a superfície escurecida.
Os produtos Tombac podem ser feitos para brilhar ainda mais após a limpeza. Para isso, as superfícies são polidas com pasta de dente.
Confira no próximo vídeo mais informações sobre esse incrível metal.