Metais e ligas

Níquel prata: que tipo de metal é e como distingui-lo do cuproníquel?

Níquel prata: que tipo de metal é e como distingui-lo do cuproníquel?
Contente
  1. O que é isso?
  2. História de origem
  3. Opções de composição de liga
  4. Propriedades
  5. Como distinguir de cuproníquel?
  6. Aplicativo
  7. Recursos de cuidados

À venda você pode encontrar uma variedade de pratos ou joias de metal que lembra prata. Muitos nem mesmo suspeitam que são feitos de níquel prata.

O que é isso?

Níquel prata que traduzido do alemão para o russo significa "nova prata"não é um metal específico. É uma liga de três componentes baseada em cobre, zinco e níquel. A porcentagem desses metais pode ser muito diferente. O elemento principal é o cobre, pode conter até 60%. O conteúdo de níquel é de 5 a 35%, zinco - de 13 a 45%.

A porcentagem desses metais determina a cor do níquel prata, e pode ser de cor azulada ou esverdeada. Seus componentes constituintes lhe conferem certas qualidades. O níquel confere ao níquel prata com uma tonalidade prateada, aumenta sua resistência à corrosão, melhora a resistência química: a liga não tem capacidade de se dissolver em ácidos orgânicos.

Cobre adiciona qualidades como ductilidade e flexibilidade, o que melhora sua forjabilidade. Boas propriedades de plástico permitem o trabalho a quente e a frio.

Presença de zinco oferece alta resistência à corrente elétrica. Além disso, o teor de zinco o torna mais barato em comparação com o cuproníquel, com o qual a prata do níquel tem uma aparência semelhante e algumas propriedades mecânicas.

O níquel prata se distingue por sua alta densidade, resistência e elasticidade durante a deformação, ele se presta bem ao polimento e mantém uma superfície brilhante por um longo tempo.

História de origem

O níquel prata apareceu graças ao cuproníquel. Esta liga foi inventada na China no século 8 aC. O cuproníquel tinha características únicas, passou a ser um substituto da prata, mas era mais barato que o metal precioso. Portanto, os cientistas chineses mantiveram sua fórmula em segredo. Posteriormente, os produtos de cuproníquel se espalharam por países europeus.

Eles se tornaram tão populares que metalúrgicos europeus tentaram descobrir sua fórmula para produzir essa liga de forma independente. Logo, segundo o pressuposto dos europeus, eles determinaram sua composição. Os cientistas acreditaram erroneamente que o cuproníquel contém cobre, zinco e níquel. No entanto, a porcentagem dos componentes não foi divulgada.

Somente no século 19, os cientistas alemães obtiveram uma liga muito semelhante à prata. Mas não era cuproníquel. Um novo metal com um custo menor em comparação com cuproníquel e prata foi denominado níquel prata... O metal resultante tinha maior resistência e estabilidade: o processo de sua decomposição é observado apenas nos ácidos clorídrico e sulfúrico aquecidos até a ebulição.

A nova liga ganhou grande popularidade e passou a ser utilizada na produção de baixelas, relógios e joias.

Opções de composição de liga

O níquel prata é produzido de acordo com GOST 5187-2003, que determina a composição química, todas as suas características mecânicas. Possui marcações alfabéticas e numéricas: MSC e MSCS. As letras designam respectivamente cobre, níquel, zinco e chumbo. A marcação digital indica a porcentagem média admissível de elementos, e a quantidade de cobre não é indicada: ela representa o restante. Como a porcentagem pode ser muito diferente, existem cerca de 50 marcas de níquel-prata.

As marcas a seguir são mais comumente usadas na indústria.

  • MSC 15-20. Este tipo pode conter níquel na faixa de 13,5-16,5%, zinco - 18-22%, o resto é cobre. Também é permitido incluir aditivos como antimônio, silício e outros. Sua participação é insignificante e não ultrapassa 2%.
  • MSCS 16-29-1.8. Nesta versão do níquel prata, além dos elementos necessários, o chumbo está presente. O conteúdo de níquel varia de 15 a 16,7%, zinco - cerca de 29%, cobre - de 51 a 55%, chumbo - até 1,8%. A participação de outras impurezas é de cerca de 1%, mas não mais.

Existem outras opções: MNTs 12-24, MNTs 18-27, MNTs 18-20 e outros... Como aditivos, esses elementos são usados: ferro, que confere dureza, vanádio para transmitir maior densidade.

Muitas vezes adicionado à composição liderar, o que aumenta a maciez da liga, sua ductilidade, assim adquire a capacidade de esticar, dobrar, torcer e pode ser processada por uma prensa. Ao mesmo tempo, o chumbo reduz a fragilidade em baixas temperaturas, e em altas temperaturas, ao contrário, aumenta-a.

Propriedades

Os elementos constituintes do níquel prata determinam-no propriedades químicas, físicas e mecânicas. A liga é produzida em diferentes formas e uma delas é o arame, muito utilizado em diversas indústrias. O metal e todas as suas formas de liberação, incluindo o fio, têm certas propriedades.

Químico

O material tem essas características químicas.

  1. Possui um alto grau de resistência à corrosão em qualquer ambiente - ácido e alcalino. Isso é especialmente verdadeiro para ácidos de origem orgânica.
  2. Também apresenta excelente resistência a fenômenos ambientais negativos: não oxida no ar e não reage com ele mesmo a uma temperatura de +250 graus.
  3. Não interage quimicamente com os sais.

Mecânico

Os parâmetros mecânicos da liga são caracterizados por tais indicadores.

  • Força. O níquel prata se distingue de outras ligas de cobre-níquel por sua maior resistência. Isso se deve ao fato de que a prata do níquel tem uma liga com o zinco. Sua resistência varia de 38 a 45 kg / sq. milímetros. A deformação ocorre quando a força é de 10 kg / sq. milímetros.
  • Elasticidade... Não tem uma taxa alta.O módulo de elasticidade longitudinal (módulo de Young) é de apenas 14.000 kg / sq. mm, enquanto para aço comum - 20.000 kg / sq. milímetros.
  • Plástico. Este parâmetro é muito alto para uma liga. O índice de alongamento quando esticado é de 25 a 45%, e quando é reduzido - até 32%. A boa ductilidade é retida pelo material no estado frio e quente, o que proporciona excelente capacidade para diversos tipos de processamento, como relevo, brochamento, estampagem.
  • Dureza liga na escala mineralógica de Mohs de 10 pontos é de apenas 3 pontos. Portanto, ele pode ser facilmente arranhado em sua superfície.
  • Temperatura inicial do ponto de fusão - 1080 graus, e o derretimento final ocorre a 1200 graus.

O níquel prata não perde a aparência sob a influência do meio aquático.

Fisica

A cor do níquel prata depende da porcentagem de níquel, e com uma alta porcentagem de níquel (até 30%), a liga apresenta uma cor prata esbranquiçada. Com menor quantidade de níquel (até 10%), a liga apresenta uma cor branca com matiz amarelado. O níquel prata tem as seguintes características físicas:

  • a densidade da liga é 8700 kg / cu. m;
  • gravidade específica - 7,5 g / cu. cm;
  • baixa condutividade elétrica devido ao teor de zinco e níquel;
  • a resistência elétrica é caracterizada por um indicador alto - até 0,26 Ohm, que é 30 vezes maior que o do cobre;
  • a condutividade térmica também é baixa - de 0,06 a 0,085 cal / cm;
  • a liga retém sua forma quando aquecida: o coeficiente de expansão linear é insignificante - em +100 graus, a expansão é de apenas cerca de 16,6 mícrons.

Como distinguir de cuproníquel?

Apesar da semelhança externa, ambas as ligas apresentam diferenças. A diferença mais importante está em sua composição.... O cuproníquel não consiste em 3 componentes principais, como níquel prata, mas em 2 - cobre (até 80%), níquel (até 18%) e adições menores na forma de ferro e manganês. Cuproníquel não contém zinco.

Níquel prata versus cuproníquel também tem uma força ligeiramente maior e resistência a extremos de temperatura e influências externas. Objetos de cuproníquel no ar úmido adquirem rapidamente uma tonalidade escura. O níquel prata não escurece por muito tempo, por isso não precisa de cuidados frequentes, como o cuproníquel.

Essas ligas também têm durezas diferentes: no cuproníquel ela é um pouco maior, o que significa que a plasticidade é menor. O fio de cuproníquel não pode ser dobrado. A diferença entre as 2 ligas e no custo - o cuproníquel é muito mais caro do que a prata níquel.

Na aparência, o níquel prata não difere do cuproníquel: ambas as ligas são semelhantes à prata. É possível determinar de qual liga um determinado produto é feito apenas por marcação. Os itens de cuproníquel são marcados com 2 letras MN (cobre-níquel) ou "melch", bem como marcações semelhantes em um idioma estrangeiro.

A prata de níquel revestida com prata é aprovada pelo Ministério da Saúde da Rússia para a fabricação de talheres, ao contrário do cuproníquel.

Aplicativo

O uso de níquel prata é amplamente determinado por suas características técnicas. O níquel, neutralizando a cor vermelha do cobre durante a fusão, dá à liga uma textura brilhante com um tom branco, azul esbranquiçado ou esverdeado. Depois de adicionar chumbo, o brilho fica opaco e assume um tom de cinza.

Os tarugos são feitos da liga na forma de lingotes, tiras, arame, barras, tubos, que são processados ​​de várias maneiras. A liga é facilmente exposta aquecimento, resfriamento, pode ser cunhado e forjado.

O níquel prata é processado pelo método corte e conformação por pressão. Para a fabricação de dispositivos ou equipamentos elétricos, o metal é polido para brilhar.

O níquel prata é usado nas seguintes áreas.

Indústria técnica de rádio

Depois de remover as impurezas, usa-se níquel prata puro (com um teor de outros metais não superior a 0,1%) para a fabricação de relés, placas para alojamento, molas... Devido às suas altas propriedades anticorrosivas e pureza de polimento, é um dos principais metais na produção de instrumentos de medição: mostradores e placares são feitos a partir dele. As divisões na escala de tais dispositivos são geralmente feitas de fio de níquel prata.

Produção de taças e insígnias, cunhagem de moedas

Após a aplicação da douração, um metal tão semelhante à prata é aplicado por fazer prêmios. As casas da moeda de alguns países usam uma liga para a cunhagem moedas de circulação diária. Além disso, o níquel prata é frequentemente usado para o lançamento de itens de aniversário, itens limitados e colecionáveis.

Joalheria

Nesta área, eles se aplicam lingotes, folhas e tiras de liga, mas o mais importante na produção é arame... É usado principalmente para criar vários tipos de bijuteria, armações ou bases para joias, que são então dourados.

É considerado especialmente popular selos de arame MSC 15-20. Essa marca tem ponto de fusão em torno de 1050 graus, peso leve e capacidade de reaproveitar sem perder suas propriedades originais. É ecologicamente correto e resistente a ambientes agressivos. Portanto, é ela utilizado, por exemplo, na fabricação de acessórios de joalheria masculina: abotoaduras, alfinetes de gravata, emblemas corporativos. Além disso, o fio é usado para criar e joias femininas: lindas correntes e fechos, brincos e pulseiras, broches, pingentes e pingentes.

Equipamento médico

Nessa área, a liga não é tão utilizada, já que o níquel incluído na composição pode causar alergia em humanos... Então, a liga deixou de ser usada em odontologia para a fabricação de instrumentos e próteses metálicas. No entanto, alguns ainda são feitos a partir dele. elementos separados de equipamentos e instrumentos médicos, uma vez que a liga tolera bem a desinfecção e não reage com ácidos e álcalis.

Indústria alimentícia

Alloy faz vários louças e talheres... E como, em contato direto com a prata-níquel, os produtos adquirem um sabor metálico, os produtos são necessariamente recobertos com douramento ou prata.

Os pratos de prata de níquel são feitos de acordo com um padrão especial da marca МНЦ 15-20autorizado pelas autoridades de saúde, por GOST 492-2006. De acordo com a norma, a camada de pulverização catódica nos talheres não deve ser inferior a 24 mícrons para colheres e garfos e 18 mícrons para cabos de faca.

A loiça é caracterizada por elevadas propriedades funcionais e decorativas. Pode ser considerada uma peça de joalheria e arte, uma vez que metais preciosos são usados ​​como revestimento e, no processo de produção, métodos complexos de acabamento são usados ​​como estampagem, estampagem e filigrana, talha e gravação, esmalte.

A gama de tais itens é muito ampla: açucareiros e cafeteiras, bules, jarras para doces e frutas, bandejas, pratos de vários formatos e muito mais. Os pratos de prata de níquel apresentam altas qualidades higiênicas e estéticas.

Este metal encontrou aplicação em indústria relojoeira: é usada na fabricação de caixas de relógios, molas de relé para mecanismos e também pulseiras para relógios.

Níquel prata é usado e na arquitetura: fio de liga é usado para design de interiores; a fita é amplamente usada para decoração de ferro fundido e ornamentação para decoração de interiores e exteriores.

No ofício artístico a partir dela fazem decoração em molduras de relógios de parede, em molduras de fotos, e são utilizadas para criar esmalte e filigrana. Artistas e restauradores costumam usar folha de níquel prata em seus trabalhos.

Devido ao alto nível de resistência às influências ambientais, a liga encontrou aplicação na construção naval. As chapas são utilizadas na produção de peças que interagem com um meio aquoso ou vapor: para válvulas e torneiras de água, conexões para tubos.

Níquel prata fazer alfinetes e agulhas, elementos de cordas e instrumentos musicais de sopro, e artes de pesca e até mesmo balas de armas pequenas.

Recursos de cuidados

De acordo com suas características, o metal em si não necessita de cuidados e condições especiais de armazenamento. Porém, joias e talheres dourados ainda precisam de cuidados. Para preservar a aparência estética e prolongar a vida útil dos produtos, você deve seguir estas regras de cuidado.

  1. Armazene os itens em uma caixa separada ou caixa com tampa para protegê-los da luz solar direta e da poeira.
  2. Para não danificar o produto, não é recomendável tentar dobrá-lo enquanto verifica a sua resistência.
  3. Se necessário, itens feitos de fio de níquel-prata só podem ser limpos com uma escova de cerdas naturais.
  4. Nos sinais de decoração (medalhas, encomendas), deve ser aplicada uma camada de verniz incolor especial para os proteger de riscos.
  5. Se o metal escureceu, o produto deve ser limpo com um guardanapo projetado especificamente para o cuidado de joias. As manchas escuras que aparecem também podem ser removidas com vinagre morno e, a seguir, enxágue bem o produto com água corrente. Você também pode usar pasta de dente ou pó, bicarbonato de sódio e detergentes para lava-louças.
  6. Itens com superfície brilhante e polida devem ser limpos mensalmente com um pano de feltro, enquanto joias e talheres devem ser limpos duas vezes por mês.
  7. As joias de liga não devem ser usadas diariamente e devem ser removidas durante a sua estadia em spas e saunas.
  8. Se a joia quebrar, deve ser levada a um joalheiro e não deve ser reparada por você.

Os produtos feitos de "prata nova" passaram a fazer parte do nosso dia-a-dia graças ao seu belo design, ampla variedade de produtos e preços acessíveis.

Para mais informações sobre as características do metal níquel prata, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa