Metais e ligas

Como distinguir o cobre do latão?

Como distinguir o cobre do latão?
Contente
  1. A semelhança dos metais
  2. Maneiras populares de determinar
  3. Outras opções

Cobre e latão são metais muito comuns que encontraram muitos usos. A partir desses materiais, várias coisas podem ser feitas para serem usadas na casa: válvulas para o oleoduto, ferramentas, equipamentos, etc.

Mas infelizmente, nem todo mundo sabe como distinguir corretamente esses dois materiais... Acontece que são bastante semelhantes, mas têm uma diferença e é significativa. Se você quer aprender como entender onde está o cobre e onde está o latão mais barato, este artigo é para você.

A semelhança dos metais

O cobre é um metal não ferroso. É caracterizado por uma tonalidade avermelhada, mas sim rosa-dourada. As pessoas o descobriram e usaram desde os tempos antigos para a manufatura de ferramentas, joias, armas, pratos, então agora os depósitos se esgotaram, o que fez com que o metal se tornasse muito caro.

Este é um material muito macio do qual absolutamente qualquer detalhe pode ser feito quando aquecido. Uma de suas principais vantagens é a excelente condutividade térmica e elétrica. Esta propriedade permite a utilização de peças de cobre em diversos aparelhos de aquecimento e elétricos.

O latão é uma liga bastante antiga. É obtido pela mistura de cobre e zinco. Ele também contém estanho, manganês e chumbo. As pessoas que viviam na região meridional do Mar Negro conseguiram sobreviver sem conhecer os elementos químicos, mas com bastante sucesso mesmo antes de nossa era.

Para a produção de latão, apenas materiais recicláveis ​​são usados. A cor do material pode ser diferente, tudo depende dos componentes que compõem a liga.

Considerando o fato de que latão contém cobre, podemos concluir que esses dois metais ainda apresentam semelhanças... Eles são semelhantes entre si visualmente e em algumas propriedades físico-químicas.

Eles também podem ter a mesma cor, mas isso só se a composição do latão for superior a 80% cobre, caso contrário, é diferente.

Maneiras populares de determinar

Distinguir o cobre do latão não é tão difícil. Isso pode ser feito até em casa. Para isso, basta possuir o mínimo de informações sobre esses metais.

Então, para distinguir o cobre do latão, você precisa prestar atenção a vários parâmetros.

Cor

Anteriormente, falamos sobre como pode ser diferente ou semelhante. É por isso que é mais difícil distinguir materiais nesta base do que em outros parâmetros. Mas seja como for, mesmo que os produtos sejam de cor semelhante, lembre-se: o cobre sempre terá uma cor vermelha ou marrom mais brilhante, enquanto o latão tem um esquema de cores dourado ou amarelo.

Som

Este é um dos métodos de determinação mais acessíveis e confiáveis ​​em casa. Para isso, basta acertar o objeto testado com algo metálico. O cobre fará um som abafado e baixo, mas o latão, ao contrário, soa alto.

Dureza

Para fazer isso, você precisa tentar dobrar o produto. O fato é que o cobre é plástico. Um produto feito com ele pode ser dobrado sem quebrar. Quanto ao latão, então esta liga é bastante dura, por isso é improvável que consiga dobrá-la.

Disponibilidade de marcação

Absolutamente em qualquer metal, seja ouro, prata ou cobre e latão, há sempre uma marcação do fabricante. Essas informações ajudarão a identificar com precisão o metal. Se a marcação do produto começar com a letra "M", então ele é feito de cobre, se você vir a letra "L" - esta é uma liga. Mas aqui é fundamental levar em consideração o país do fabricante. O fato é que cada um tem suas próprias marcações. Por exemplo, os EUA e o Canadá marcam os produtos de latão com as letras C2, C3, C4, todo o resto é cobre. Se o produto for feito em um dos países europeus, você precisa prestar atenção não à primeira letra da marcação - em ambos os casos será C2. É tudo sobre as letras que seguem a primeira. O cobre é designado pelas letras A, B, C, D e as letras L, M, N, P, R são designadas no produto de liga. Alguns produtos podem ter um sinal de elemento químico, que indica que existem outros componentes em a composição. Muitas vezes, em produtos feitos de latão, você pode ver o sinal de Zn - zinco.

O peso

Devido ao fato de que o latão contém zinco, o cobre é muito mais pesado do que ele.

Examine as aparas

Para aplicar este método no processo de distinção entre cobre e latão, você precisará de uma broca especial para trabalhar com produtos de metal ou de uma máquina para obter aparas. Mas esse método é um dos mais precisos, então você precisa conversar sobre ele. Aparas de latão, devido ao fato de o material ser bastante duro e denso, muito afiado, em forma de agulha e se desfaz em pequenos pedaços durante o corte, e o metal, pelo contrário, devido à plasticidade do produto, é fino e uniforme, semelhante a uma casca de maçã.

Tipo de Produto

Nesse caso, tudo depende dos parâmetros técnicos e características dos produtos. O cobre, como um metal, é usado em fios elétricos, equipamentos de rádio, pois é um excelente condutor. Devido à sua resistência, o latão é usado para fazer equipamentos e ferramentas.

Alguns podem usar um ímã para verificar. Mas podemos garantir que isso não o ajudará em nada. O cobre e o latão são atraídos pelo ímã.

Isso se explica pelo fato de que o cobre é um metal, e o latão, embora seja uma liga, ainda contém componentes metálicos.

Outras opções

Às vezes, para obter um resultado preciso e confiável, é necessário usar diferentes reagentes, analisadores ou ácidos. Vamos dar uma olhada em alguns desses métodos de detecção.

  1. Ambiente ácido. Esta opção pressupõe o uso de ácido no processo de análise. Este método químico deve ser realizado exclusivamente em laboratórios especializados, pois é considerado bastante perigoso.Portanto, se uma certa quantidade de ácido for aplicada na superfície do objeto testado, se o produto for feito de cobre, nenhuma reação química ocorrerá. Se for latão, aparecerá uma camada branca na superfície do produto, indicando que o metal contém zinco.
  2. Usando analisadores. Este é um equipamento com o qual você pode determinar os parâmetros do produto investigado, e já a partir deles descobrir o que exatamente está na sua frente.
  3. Aplicação de altas temperaturas. É preciso frisar desde já que o método só pode ser realizado em laboratórios especializados, sendo também relevante se for necessário fundir o material. É a ação da alta temperatura que pode determinar com precisão o tipo de metal. Para derreter o latão, é necessária uma temperatura muito alta e, para o cobre, basta uma temperatura baixa.

Cada um dos métodos acima para determinar o metal é considerado muito perigoso, portanto, é fortemente desencorajado a executá-lo em casa.

Você pode descobrir como distinguir os metais abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa