Tudo sobre fundição de bronze e latão
O bronze é uma liga de cobre e estanho, às vezes com adição de silício, alumínio e chumbo. Pode ter cores diferentes, dependendo da porcentagem dos componentes. Existem vários tipos de bronze:
- peltre;
- alumínio;
- liderar.
O bronze de estanho é o tipo mais utilizado e apresenta baixa fluidez. É conveniente fundir produtos com dimensões específicas a partir dele. Uma vez que não precisa de mais processamento. O latão é uma liga de cobre com adição de zinco. Normalmente, a mistura é 70% cobre e 30% zinco. Às vezes, o latão é encontrado com uma composição de 50 a 50.
As vantagens do bronze incluem o seguinte.
- Praticidade.
- Possibilidade de praticar casting de arte em casa.
- Alta resistência a fatores ambientais.
- Quase não corrosivo.
- Facilidade de processamento.
- Durabilidade.
- Condutividade elétrica e térmica.
O latão é altamente resistente à corrosão. É utilizado como camada superficial de outros metais na fabricação de estruturas metálicas.
História da tecnologia
A fundição de latão, como o bronze, surgiu há 12 mil anos. No início, as ferramentas e as decorações eram feitas com esses materiais, depois pratos e utensílios domésticos. Itens feitos de bronze e itens de latão eram amplamente usados em todas as esferas da vida. Os primeiros métodos de fabricação de bronze e latão originaram-se na era antiga, na era do classicismo. Podemos contemplar muitas obras-primas da arte daquela época até hoje. Atualmente, essas ligas de baixo ponto de fusão são utilizadas principalmente na fabricação de artigos decorativos para decoração e obras de arte.
Ligas de cobre com adição de metais são amplamente utilizadas na produção de:
- esculturas e lembranças;
- grades e outros elementos de cercas;
- cercas e portões;
- detalhes do interior;
- na decoração de lustres e arandelas.
Com o tempo, o método de injeção foi aprimorado. E no mundo moderno tornou-se possível fundir peças de bronze e latão não apenas de forma industrial, mas também em condições domésticas.
Peculiaridades
A fundição artística de latão é quase a mesma tecnologia da fundição de bronze. Aqui estão as sutilezas do processo.
- A temperatura de fusão do latão é bastante baixa, na faixa de 880-965 C. Isso permite que diferentes tipos de fornos sejam usados. Mesmo com um queimador a gás, basta escolher uma panela resistente ao calor. Mas às vezes a temperatura sobe para 1070 C devido aos aditivos (para latão multicomponente). O ponto de fusão do bronze é mais alto. A liga possui cobre com estanho 900-950 C, e bronze sem estanho tem 950-1100 C. Ligas de bronze possuem alta tenacidade, portanto, para melhorar sua qualidade, são aquecidas 100 a mais. Para economizar energia, é melhor usar fornos de indução ou cadinho.
- A principal etapa da fundição é despejar o fundido no molde. A duração do processo não deve exceder 2 minutos. Caso contrário, o produto estará com defeito. Irão aparecer divisões, queimaduras e costuras. A coisa ficará completamente danificada e inutilizável. Ou será necessário processamento adicional.
- Para latão, deve haver resfriamento gradual uniforme, sem o uso de soluções especiais. Ao resfriar o bronze, são usados refrigerantes.
- A etapa final é o processamento da peça acabada.... É necessário remover baias, sprues, risers. Para manter a composição inalterada, fluxos são adicionados à liga. Graças a eles, é possível proteger a superfície do fundido e desgaseificar sua composição. Isso reduz o desperdício no produto acabado.
Equipamento necessário
Aqui está uma lista dos principais equipamentos para fazer figuras com esses materiais.
- Forma de fundição. Fabricado em vários materiais.
- Fórcepspara remover a peça acabada do molde.
- Cadinho para derreter a carga nele. O material de sua criação é grafite e argila.
- Equipamento de aquecimento, fornos... Um queimador de gás e um recipiente resistente ao calor podem ser usados para derreter o latão.
- Vários materiais auxiliares: carvão, forja
É necessário usar uma sequência estrita de tecnologia. Primeiro, coloque o cadinho no forno e, em seguida, coloque pedaços de metal nele. Quando totalmente derretido, a mistura muda de cor. Então, usando um equipamento especial - um cadinho é retirado do forno com uma agulha de crochê e o fundido é cuidadosamente derramado em um molde de fundição. Após o resfriamento completo, a peça é retirada com pinça e submetida ao processamento final.
Visão geral dos modelos de fundição
Antes de começar a fundir o produto acabado, você deve primeiro criar um esboço da forma futura. O desenho é realizado por mestres artistas especiais. Em seguida, um molde de fundição será criado ao longo dele, no qual o fundido principal é derramado. A criação de um molde de fundição é uma tarefa bastante laboriosa e responsável. Para isso, são utilizadas composições especiais para moldagem, ferramentas e dispositivos. O modelo acabado desempenha um papel importante em todo o processo tecnológico. Sua cavidade interna deve ser uma cópia exata do produto acabado usando moldes de cera perdidos. Nele é vertida uma solução fundida que, posteriormente, estando no interior, arrefece e assume a sua forma final.
Para dar estabilidade, de modo que durante a vazante do fundido no molde, ele não entre em colapso, use frascos. É um dispositivo especial feito de duas peças de conexão retangulares, semelhante a uma caixa. Normalmente feito de madeira ou contraplacado. Nos frascos de metal, não só ocorre a confecção do molde de fundição, mas também a própria fundição. Os modelos para fabricação de latão e bronze são reutilizáveis e descartáveis. Depende do que são feitos.
Materiais (editar)
Marfim, madeira, gesso e polímeros. O aço também é usado para fazer moldes reutilizáveis. O material plástico menos comumente usado é usado para criar um modelo de fundição.Em casa, o fundido é geralmente lançado em um molde de gesso não separável. Depois que a liga esfria e endurece, a forma é quebrada suavemente em uma forma acabada com um martelo especial.
Construções
Estruturalmente, os moldes podem ser de três tipos.
- Destacável. Esta é uma estrutura composta por duas ou mais partes, conectadas ao longo de uma superfície reta ou complexa. Desconecta para recuperar o produto acabado. Mais frequentemente usado na produção para uso reutilizável.
- Uma pedaço... Para extrair a peça acabada, ela é quebrada com um martelo. Adequado para uso único apenas. É feito para um produto específico de acordo com esboços. É freqüentemente usado na produção doméstica. O gesso é mais adequado para criar essas formas.
- Especial... Este é um molde complexo ou template de esqueleto. Difere em um componente grande. Criado para derreter formas complexas.
As principais sutilezas do casting
Fundição centrífuga
Este método de fundição é usado para produzir peças e equipamentos para engenharia mecânica e outros setores industriais. A tecnologia é baseada na força centrífuga. Aparece devido à rotação do modelo de fundição. Este tipo de fundição é utilizado principalmente para a fabricação de corpos de revolução. A conformação pode ser realizada por máquinas de fundição verticais e horizontais. Em máquinas com eixo de rotação horizontal, eles fazem:
- forros;
- buchas;
- argolas.
Em máquinas com eixo vertical de rotação, o seguinte é executado:
- hélices;
- rodas sem-fim;
- engrenagens.
Durante o processo de fundição, a areia é compactada e elementos estranhos são expulsos.
Casting de arte
Em casa, use este método de fazer bronze. Mas essa liga de cobre tem alta fluidez, por isso não preenche completamente o molde, ao contrário da liga de latão. Por causa disso, o padrão pretendido na superfície da peça fica borrado. Para dar clareza, a cunhagem é usada. Este é um processo bastante trabalhoso e demorado. Mas, ao mesmo tempo, o momento mais criativo do casting artístico. A qualidade do produto final depende do nível de estampagem realizada.
Fases do casting de arte:
- criação de esboço e desenho de trabalho;
- produção de uma estrutura para a criação de um molde de fundição;
- produção de um modelo de fundição;
- preparação do modelo;
- derreter a carga;
- despejar massa de moldagem no modelo de fundição;
- resfriamento;
- extração do modelo;
- processar o produto acabado com uma retificadora, às vezes é usada uma escova de metal.
Os componentes individuais acabados são combinados em um produto, se, de acordo com o projeto final, ele for único, mas composto por várias partes. Em seguida, a figura acabada resultante é processada para remover pequenas imperfeições e coberta com uma camada protetora superior.
Moldagem por injeção
Este método de fundição é baseado no efeito do excesso de pressão de vácuo. O princípio de uma prensa é usado, o fundido é alimentado no molde de injeção com excesso de pressão. O sistema pneumático ou hidráulico atua no pistão. Devido à alta velocidade na qual o fundido de alta viscosidade é fornecido, uma sobrepressão é criada e o molde é completamente preenchido.
Então, por sucção a vácuo, a massa de moldagem flui para a cavidade do molde. Possui paredes finas rodeadas de água fria. O resfriamento se move das bordas para o centro. O derretimento é absorvido ao longo de um determinado período de tempo. Em seguida, a pressão é normalizada e os resíduos em excesso da massa de moldagem fluem pelas paredes.
Devido ao encolhimento após o resfriamento, o produto pode ser facilmente removido do molde. Devido à automação, o molde é preenchido com fundido em uma fração de segundo, o que reduz significativamente o tempo de fabricação das peças e é uma vantagem indiscutível desse método de fundição. Independentemente do método de fundição utilizado, as precauções de segurança devem ser seguidas na fabricação de produtos de bronze e latão.
- Ao trabalhar, você precisa usar óculos de proteçãopara proteger os olhos de gotículas de material fundido e vapores.
- Antes de iniciar uma atividade, você deve colocar luvas feito de material especial resistente ao calor.
- A sala deve ser bem ventilada e ventilada, pois durante o derretimento dessas ligas são liberados gases nocivos ao homem.
- Não deveria ser permitido contato de materiais e líquidos inflamáveis com dispositivos de aquecimento.
- Necessário seguir estritamente a tecnologia do processo. Já que essa produção é bastante traumática.
Para informações sobre como são feitas as esculturas de bronze, veja o próximo vídeo.