Metais e ligas

Como e em que temperatura fundir o bronze?

Como e em que temperatura fundir o bronze?
Contente
  1. Temperatura de fusão
  2. Instruções passo a passo
  3. Como melhorar a qualidade do produto?

Bronze - a primeira liga que as pessoas aprenderam a fazer há milhares de anos. Desde então, os itens de bronze se tornaram muito populares. Hoje, os artesãos modernos procuram adaptar as tecnologias de fundição às condições domésticas, para isso é necessário conhecer a composição química e as propriedades físicas do bronze, bem como as características técnicas das ligas dele obtidas, incluindo o bronze de alumínio.

Este artigo fala sobre um indicador tão importante como temperatura de fusão, e também sobre como definir o processo de fusão e fundição de bronze em cada estágio.

Temperatura de fusão

Existe tabela de pontos de fusão de diferentes tipos de bronze. Antes de prosseguir diretamente para a fundição, é necessário entender o que determina a temperatura na qual um determinado metal começa a derreter ou se transforma completamente em um estado líquido. O bronze é, na verdade, uma série de ligas diferentes., que incluem cobre como o componente principal e outros elementos como elementos adicionais (de liga).

Essas substâncias de liga podem ser alumínio, berílio, estanho, silício e assim por diante. Tudo depende da composição química do bronze. propriedades físicas metal, incluindo o ponto de fusão. Para derreter uma liga de cobre, você precisa saber composição química, esta é a única maneira de determinar corretamente o ponto de fusão em graus Celsius. Vamos dar uma olhada nos pontos de fusão.

Metal puro

Embora seja extremamente não lucrativo produzir cobre puro, uma vez que suas propriedades técnicas são em muitos aspectos inferiores às classes especiais que são produzidas a partir desse metal na indústria metalúrgica, no entanto, sabe o ponto de fusão do cobre é necessário.

Porque? O fato é que os graus de cobre que se utilizam na economia nacional apresentam em sua composição uma quantidade desprezível de substâncias de liga, que são consideradas impurezas. Assim, devido à insignificância de sua quantidade, a temperatura de fusão dos graus de cobre é próxima à temperatura de fusão do cobre puro e é de aproximadamente 1084,5 graus Celsius.

Como já mencionado, o ponto de fusão depende da composição da substância, por isso, o ponto de fusão do bronze varia entre 900-1140 graus Celsius.

Misturas

Lata em bronze reduz a temperatura de fusão de tais ligas, não excede 900-950 graus Celsius.

Sem lata, incluindo bronzes de alumínio têm uma faixa mais ampla de tais temperaturas, que dependem da composição química da liga de cobre. Seu ponto de fusão é 950-1080 graus. Também deve-se ter em mente que o bronze tem alta viscosidadeportanto, é superaquecido após a fusão final para garantir um melhor fluxo de fusão. Vejamos o processo de fusão e fundição do bronze em etapas.

Instruções passo a passo

Em condições de artesanato, principalmente pequenos itens de bronze são feitos, por exemplo, elementos de decoração. Peças mais complexas requerem fundição de alta precisão, cuja tecnologia é muito difícil de implementar sem um equipamento especialmente adaptado para esses fins instalaçõesbem como especial equipamento... Em alguns casos, é necessário recorrer ao ajuste fino da fundição para o estado desejado com o auxílio do endireitamento. em casacomo remover o excesso de material fundido manualmente, lixar e polir o produto.

Antes de prosseguir com a fusão do metal, você deve preparar as instalações e adquirir as ferramentas e equipamentos necessários... O principal requisito para uma sala é a disponibilidade de boa ventilação de exaustão, bem como um piso feito de materiais incombustíveis, como concreto, cimento ou tijolo. No fabrico de pequenos produtos, estes requisitos são bastante simples de cumprir, caso contrário terá de utilizar a garagem.

Para derreter o bronze em casa, você precisa comprar uma mufla especial com a capacidade de controlar a temperatura, mas você pode sobreviver com uma simples mineração, para a qual o carvão vegetal servirá como combustível.

Preparação de instrumentos

Um rodízio novato deve comprar ou fazer as seguintes ferramentas.

  • Um cadinho refratário feito de material refratário (como ferro fundido ou aço) é um recipiente especial com um bico onde são colocadas peças de metal fundido.
  • Ferramentas para remover o cadinho do forno, que minimizam o risco de queimadura - ganchos e pinças especiais.
  • Um molde para verter metal fundido, que é feito a partir de um frasco e um modelo.
  • O frasco em si são duas caixas que contêm o molde preenchido com a areia.
  • Um terno de soldador ou apenas um avental e luvas muito justas, cujo objetivo é proteger uma pessoa de faíscas e respingos de metal fundido.

Depois de se convencer da presença de todos os itens acima, você pode prosseguir diretamente para a fusão do bronze.

  • PRE-aqueça o fornodefinir a temperatura com o regulador. A temperatura depende da composição química do bronze, como discutimos acima. Por exemplo, para bronze de alumínio, esta temperatura será igual a 1040-1084 graus Celsius.
  • Isso é seguido por certeza aquecer a forma, isso é feito para que o metal fundido não congele ao entrar em um recipiente frio.O molde é colocado no forno quando aquece até uma temperatura de 600 graus, após o que o termostato é ajustado para a posição de 900 graus. Quando a temperatura dentro do forno sobe para 900 graus, o molde é deixado para aquecer por 3-4 horas, após o que é cuidadosamente removido com dispositivos especiais e resfriado a 500 graus Celsius.
  • Coloque o cadinho com pedaços de bronze, destinado à fusão, dentro do forno aquecido à temperatura de fusão desejada e levado à fusão completa do metal. Depois disso, o cadinho é deixado sobreaquecer por mais 5 minutos para obter melhor fluidez do metal e melhor qualidade de fundição.
  • Tire o cadinho da fornalha ou forja com ganchos e pinças e comece a despejar no molde.

Vamos dar uma olhada em como fazer corretamente forma de obtenção de um produto de alta qualidade. Em fundições, tal forma é feita usando frascos, onde uma mistura de argila, areia e pó de carvão é derramada. O frasco consiste em duas metades, cada uma das quais é uma caixa onde a areia de moldagem será despejada.

  1. Primeiro, eles pegam a primeira caixa e começam a enchê-la com a mistura, despejando ao meio, colocam o modelo dentro da caixa.
  2. Além disso, eles continuam a despejar o material a granel até encherem a caixa até o topo. Durante o trabalho, é necessário nivelar e compactar constantemente a areia de moldagem.
  3. Coloque a segunda caixa em cima e continue despejando a mistura de argila, areia e pó de carvão.
  4. Na segunda caixa, é necessário fornecer sprues - orifícios para despejar o bronze fundido no molde.
  5. Quando as duas caixas estiverem cheias até o topo, separe-as com um objeto pontiagudo. Metade do modelo está em uma gaveta, a outra metade na outra.
  6. Eles retiram o modelo com cuidado, reconectam as duas caixas - o vazio resultante é o molde a ser preenchido.

Derramando em um molde

O metal fundido é derramado em um fluxo fino do cadinho para molde de fundição, certificando-se de que o gotejamento flui continuamente. Se a peça a ser fundida tiver um contorno complexo, você precisa usar uma centrífuga especial, que, com o auxílio da força centrífuga, ajudará o fundido a se distribuir adequadamente no interior do molde, preenchendo-o completamente.

Como melhorar a qualidade do produto?

Na verdade, de verdade um item de qualidade não pode ser obtido em casa sem um ajuste fino.

Você também pode melhorar a qualidade e a aparência, tornando forma com material fusível... Para isso, primeiro fazem um molde de gesso a partir do modelo, de acordo com o qual será feita a nossa peça, esse molde deve ser composto por duas partes, que são fixadas uma na outra. A parafina ou cera derretida em água fervente é despejada na cavidade resultante e, depois de solidificada, a casca do gesso é removida.

Em seguida, o modelo de baixo ponto de fusão resultante é colocado em uma massa de fundição especial, formando orifícios para drenar a parafina e despejar o bronze fundido. Em seguida, a massa de fundição é colocada em água fervente, a parafina derrete e é facilmente despejada do molde.

O molde de fundição resultante é mais liso e produz produtos de melhor qualidade do que um molde convencional.

O vídeo a seguir mostra o processo de fusão do bronze em casa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa