Uso de paládio
O paládio é um metal leve e precioso do grupo da platina, descoberto no início do século 19 pelo cientista inglês William Wollaston. As propriedades únicas deste metal nobre levaram ao seu uso em várias esferas da atividade humana - na manufatura, na eletrônica, na medicina, na joalheria. O artigo discutirá onde o paládio ainda é usado, o que é feito dele, para que é necessário.
Fabricação de joias
A joalheria é uma das principais aplicações do paládio. Este metal requintado tem uma cor prata impressionante que não mancha ou muda com o tempo. Apesar da plasticidade natural do paládio, suas ligas são bastante fortes, resistentes à corrosão e materiais biologicamente inertes. O paládio puro não é usado para criar joias. É bastante maleável e macio, o que afeta negativamente a resistência dos produtos e sua resistência aos esforços mecânicos e térmicos.
Na fabricação de joias, ligas fortes e duráveis de paládio e outros metais - rutênio, níquel, prata, cobre, ouro... As ligas mais comuns em joias são ligas de paládio, prata e níquel (fineza 500 e 850), bem como ligas com cobre (fineza 850). A adição de níquel confere dureza e resistência à liga, enquanto a prata aumenta sua ductilidade e ductilidade.
A adição de cobre torna a liga de paládio mais dura, mas ao mesmo tempo não reduz sua ductilidade e maleabilidade.
Em países estrangeiros, 950 ligas de paládio são usadas para a fabricação de joias. O teor de metal nobre nessas ligas é de 95%. Em ligas com finura de 500 e 850, o teor de paládio é geralmente 44,5-50% e 85%, respectivamente. O maior conteúdo de paládio no produto é evidenciado pelo ensaio 999.
Liga de ouro com paládio - Outro material nobre popular usado por artesãos de joias. Esta liga é mais conhecida como "ouro branco" porque tem uma tonalidade branca prateada pronunciada com um brilho metálico característico.
Deve-se notar que a combinação mesmo de uma pequena quantidade de paládio com ouro permite obter uma liga que não é amarela, mas branca.
A leveza, ductilidade, maleabilidade e maleabilidade das ligas de paládio tornam possível criar joias elegantes, finas e volumosas com muito pouco peso. Essas ligas de arrasto são usadas por joalheiros para fazer todos os tipos de joias para homens e mulheres - brincos, pingentes, anéis, anéis, pingentes, pulseiras. As correntes de paládio com uma intrincada trama de aberturas parecem muito impressionantes.
Os joalheiros afirmam que o brilho frio e nobre das ligas de paládio é a melhor maneira de destacar o brilho e a clareza do cristal de diamantes genuínos.
Para realçar o brilho metálico dos itens de ouro branco, sua superfície é banhada a ródio. Para joias embutidas de ouro branco, não apenas diamantes são usados, mas também muitas outras pedras preciosas e semipreciosas - safiras, rubis, ametistas, ônix, esmeraldas.
Parece original produtos feitos de ligas de paládio, decorados com insertos de esmalte incomuns. As joias feitas de ligas de paládio não causam alergias, não deixam marcas escuras na pele, não perdem o brilho e o aspecto apresentável com o tempo, não riscam nem deformam. Ao mesmo tempo, a flexibilidade natural do metal descrito permite, se necessário, ajustar facilmente o tamanho e a espessura dos produtos.
Aplicações industriais
Parcela significativa de paládio extraído em países desenvolvidos, usado em engenharia mecânica. Este metal forte e leve é usado na fabricação de catalisadores automotivos. Como uma parte funcional do sistema de escapamento de um carro, os catalisadores neutralizam os resíduos tóxicos voláteis que se formam durante a pós-combustão dos gases de escapamento.
Paládio usado e na industria quimica, onde é utilizado como catalisador no processamento de petróleo e frações de petróleo. Com o auxílio do craqueamento catalítico do petróleo, no qual é utilizado esse metal, obtêm-se gasolina e gasóleo de alta qualidade - produto necessário para a preparação de combustíveis e lubrificantes, diesel, caldeira e combustível naval.
Catalisadores de paládio são usados na hidrogenação de óleos vegetais - um processo químico complexo durante o qual os isômeros de ácidos graxos trans (gorduras trans) são formados. Eles são um grupo especial de gorduras insaturadas artificiais amplamente utilizadas na indústria alimentícia. Paládio puro e suas ligas são ativamente usados na engenharia de energia de hidrogênio. As membranas feitas desse metal permitem que átomos e isótopos de hidrogênio passem por si mesmos, contribuindo para sua purificação profunda.
Os cientistas estão considerando o hidrogênio purificado como um tipo alternativo de combustível ambientalmente correto, econômico e altamente eficiente no futuro.
Na industria do vidro este metal nobre e suas ligas são usados na produção de equipamentos de fusão de vidro e fieiras. E também cadinhos industriais são feitos a partir dele - recipientes especiais para derreter, torrar, aquecer ou queimar vários materiais.
Deve-se notar que o ponto de fusão do paládio é de cerca de 1554 ° C.
Por esta razão, cadinhos de fusão de vidro industriais feitos de ligas de paládio são capazes de suportar temperaturas muito altas (até 1500-1600 ° C) e também são caracterizados por alta resistência ao impacto e resistência a produtos químicos agressivos. As superfícies de tais cadinhos não reagem com o material a ser processado durante o aquecimento.
Outras indústrias de manufatura que usam peças e componentes à base de paládio:
- Indústria atômica;
- indústria alimentícia;
- mineração;
- metalurgia.
Use em eletrônica
O paládio é usado na fabricação de várias peças de engenharia eletrônica e de rádio - capacitores, reochords, resistores, placas de circuito impresso. Os contatos elétricos são revestidos com este metal e ligas baseadas nele, exigindo proteção contra corrosão, poeira e estresse mecânico. As peças de contato revestidas com paládio são anti-faíscas e suportam flutuações de tensão.
As peças e componentes eletrônicos, na fabricação do qual é utilizado o paládio, são utilizados em equipamentos aeroespaciais e militares, equipamentos de vídeo, televisão e rádio, em telefones, computadores, dispositivos de informática, instrumentos de medição de alta precisão.
Na fabricação de tecnologia moderna, computadores, telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos, o paládio e suas ligas são utilizados em quantidades insignificantes (devido ao alto custo do metal).
Vida e medicina
O metal descrito e as ligas baseadas nele nos tempos soviéticos foram usados para fabricação de peças para diversos aparelhos e aparelhos domésticos - rádios, TVs de tubo, gravadores de vídeo, calculadoras. Em eletrodomésticos modernos, essas peças não são usadas - são substituídas com sucesso por análogos feitos de materiais mais baratos e não menos duráveis.
Na área médica, paládio e suas ligas usado principalmente para a fabricação de instrumentos cirúrgicos e equipamentos de alta precisão. Este metal durável é usado para criar peças funcionais para marcapassos e eletrocardiógrafos, esterilizadores, termostatos, desfibriladores, analisadores de gás portáteis e balanças eletrônicas.
Ligas de paládio são usadas para fazer estruturas de dentaduras de metal-cerâmica duráveis. A resistência ao desgaste, resistência e confiabilidade de tais estruturas dentais se devem à alta resistência à corrosão, inércia química e biológica do metal utilizado.
Ligas de paládio são usadas na fabricação laboratório e instrumentos médicos e equipamentos auxiliares. A resistência ao calor deste metal, a inércia química e a não suscetibilidade à corrosão tornam possível sua utilização para a fabricação de peças para aparelhos de destilação, bombas de laboratório, instrumentos odontológicos e cirúrgicos. Palladium 103 é um isótopo artificial usado em oncologia para tratar tumores malignos.
Durante a radioterapia de contato, este isótopo radioativo é introduzido no órgão afetado, de onde posteriormente atua diretamente no foco do tumor e nas células cancerosas nele concentradas.
Outros métodos
Palladium encontrou uso em cunhagem... Fora dele São produzidos souvenirs e moedas colecionáveis, emitidos em quantidades estritamente limitadas. Vale ressaltar que na maioria das vezes o valor real dessas moedas supera significativamente o valor nominal (indicado no anverso ou verso).
Em alguns países, este metal precioso é usado como objeto de investimento. Para obter lucro, o proprietário deve abrir uma conta bancária OMS especial (uma conta de metal impessoal), na qual serão acumulados os rendimentos de juros ou recebidos como resultado de um aumento no valor do metal descrito no mercado mundial.
No próximo vídeo, você verá uma demonstração parcial do refino de paládio.