Como distinguir o bronze do latão em casa?
Freqüentemente, ao comprar joias antigas, pratos, estatuetas de ligas de cobre, torna-se necessário identificar o metal de que são feitas. Isso é especialmente importante para pessoas que trabalham com fundição e fusão de joias e produtos altamente artísticos. Mas como distinguir o bronze do latão em casa, se não for possível fazer um exame no laboratório.
Características gerais dos metais
Latão e bronze são duas ligas à base de cobre superficialmente semelhantes, das quais muitos itens decorativos e técnicos são feitos. Ambos os metais têm um baixo ponto de fusão, o que permite fazer diferentes produtos a partir deles com suas próprias mãos. Apesar das semelhanças, eles têm composição química, cor e propriedades físicas completamente diferentes. No entanto, é bastante difícil para uma pessoa comum que não trabalha na metalurgia identificá-los.
Latão
É à base de zinco, às vezes com adição de outros elementos (níquel, estanho, manganês, chumbo, ferro, bismuto e outros). O metal era conhecido muito antes de nossa era. Graças à cor que lembra o ouro, moedas da Roma Antiga, vários utensílios domésticos e joias foram cunhados em latão. No mundo moderno, a liga é mais frequentemente usada para obter bimetal aço-latão, a partir do qual são feitos produtos artísticos e acessórios decorativos.
O latão não é resistente à abrasão, mas é caracterizado por alta ductilidade e boas propriedades anticorrosivas. Adequa-se facilmente a vários tipos de soldagem (gás, arco) e é facilmente laminado. Os produtos feitos a partir dele apresentam uma cor amarelada e são bem polidos. Não é ferromagnético.Particularmente popular é um tipo de liga de latão forjada chamada tombak. Ele contém 88-97% de cobre e o resto é zinco. Devido à sua alta plasticidade, é amplamente utilizado na fundição artística, na fabricação de insígnias, instrumentos de sopro.
Esta liga é freqüentemente usada para imitar ouro. Agora eles fazem medalhas escolares de ouro com ele, revestidas com uma crepitação de ouro verdadeiro.
Bronze
É uma liga de cobre, em que o elemento principal é o estanho ou outros elementos químicos (níquel, alumínio, silício e semelhantes). Mas o bronze de alta qualidade só é obtido em combinação com o estanho. O metal apareceu na vida humana no início da Idade do Bronze. Os produtos mais antigos datam do 5º milênio aC. Seu uso clássico no passado recente é o lançamento de sinos e canhões.
No estado fundido, o metal tem boa fluidez, o que permite a vazamento de qualquer, até mesmo das formas mais complexas.... Devido a sua alta resistência à abrasão mecânica e resistência à corrosão, o material é utilizado em engenharia mecânica, foguetes, aviação e construção naval. E pelo facto da liga não estar exposta aos efeitos negativos dos fenómenos atmosféricos, é utilizada para moldar esculturas, monumentos, elementos decorativos de exterior.
Critérios de comparação
Apesar de na metalurgia existirem critérios claros para distinguir essas duas ligas, na vida real um desinformado dificilmente as identifica com precisão.
Composição
Diferenças claras entre os metais só podem ser rastreadas se as ligas não contiverem impurezas. No entanto, agora há um grande número de suas variedades, o que dificulta a identificação. O latão é designado pela letra “L”, os caracteres subsequentes da marcação indicam a presença dos elementos principais e o teor médio de cobre em percentagem. Por exemplo, L70 significa 70% de conteúdo de Cu e LAZh60-1-1 consiste em 60% de cobre, 1% de alumínio e 1% de ferro.
Em uma liga de latão, o cobre é combinado com o zinco, o que dá plasticidade ao metal e um baixo grau de resistência ao desgaste. Este é o principal elemento add-on, mas o latão vem em dois e multicomponentes. Existem diferentes tipos disso.
- Ligas trabalhadas. Eles são usados na produção de peças de máquinas, tubos, molas.
- Fundições. Eles são usados para fazer rolamentos, conexões, dispositivos projetados para operar em ambientes agressivos e de alta temperatura.
- Latão de joias. É usado para fazer decorações, medalhas, elementos decorativos, produtos de arte.
No bronze, o cobre é ligado ao estanho, o que torna o metal mais forte, mais forte e mais durável. Mas às vezes alumínio, berílio ou magnésio são usados em seu lugar. Existem também vários tipos de bronze.
- Bronze de estanho, ou seja, "sino". O principal elemento de liga é o estanho. A liga tem boa resistência à corrosão e altas propriedades antifricção.
- Ligas sem estanho... Eles usam outros componentes (alumínio, chumbo, berílio, silício e semelhantes). Essas ligas são muito mais macias e dúcteis. A cor do material depende dos componentes que contém. Por exemplo, o bronze-alumínio tem uma cor amarela dourada característica, razão pela qual há muito é usado como substituto do ouro para a produção de moedas e joias.
A mais famosa das ligas sem estanho é a constantan. Este metal termoestável com alta resistividade contém cobre (cerca de 59%) com a adição de níquel (39-41%) e manganês (1-2%).
Aliás, nas marcações das ligas de bronze, o percentual de cobre não é indicado, é calculado. Por exemplo, BrA9Zh3L contém alumínio - 9% e ferro - 3%. As letras "Br" significam bronze e "L" - fundição.
Aparência
Devido ao seu alto teor de zinco, o latão é semelhante em cor ao ouro verdadeiro. No entanto, a tonalidade depende diretamente da porcentagem de um determinado elemento químico. Portanto, a gama de cores pode variar do vermelho rosado ao amarelo dourado. Normalmente, o latão se parece com um metal amarelo-ouro.
Uma liga de bronze se distingue por um tom branco prateado se contiver mais de 35% de estanho. Se seu teor chega a 40%, a cor do metal fica mais próxima do branco, lembra o aço. Os produtos feitos com esse bronze são prateados com uma leve tonalidade dourada. Se a composição contiver uma grande proporção de cobre (mais de 85%), a cor desse metal é mais próxima do vermelho ou do marrom escuro.
Peso e força
O latão é um material mais frágil e menos durável, sujeito a desgaste rápido. Não é usado onde é necessária alta resistência à abrasão. Devido à baixa densidade do zinco, o latão é muito mais leve que o bronze. O bronze é um material resistente ao desgaste e durável. Devido à sua plasticidade, é a liga de fundição favorita dos escultores. É muito mais duro e mais forte do que o latão. Por exemplo, um metal com um teor de estanho de 27% acaba sendo o mais duro, pesado e quebradiço possível. Isso é A dureza do bronze depende da porcentagem de estanho nele. Mas esta afirmação não pode ser aplicada a ligas sem estanho.
Mais precisamente, a gravidade específica pode ser calculada multiplicando a densidade do metal pelo volume da peça.
Propriedades
O latão precisa ser melhorado, então vários componentes adicionais são introduzidos na liga. Graças a esta liga, a liga de latão fundido é caracterizada pela resistência à corrosão, baixo coeficiente de fricção, maior fluidez, baixa tendência à liquefação e excelentes propriedades tecnológicas e mecânicas.
O bronze tem propriedades de alta resistência e baixo coeficiente de atrito. Devido a sua excelente resistência aos efeitos negativos de ambientes agressivos, o metal é amplamente utilizado na construção naval e na navegação. A liga de cobre tem uma ampla gama de aplicações - de elementos decorativos para interiores a peças críticas.
Preço
Os produtos de latão são caracterizados pelo baixo custo. É especialmente importante saber disso ao entregar a sucata aos pontos de recebimento da matéria-prima. Porém, o preço não é um critério determinante, pois depende da concentração de cobre. Quanto mais, mais caro é o metal. E para o bronze, o teor de estanho também é um fator determinante. Por exemplo, o bronze de estanho é mais valioso do que o bronze de silício.
Como saber em casa?
Na prática, existem vários métodos simples e comprovados para ajudar a identificar metais.
O aquecimento
O tratamento térmico ajuda a distinguir entre ligas de cobre. É feito com a chama de um queimador potente. Para isso, a amostra de metal é aquecida a 600-650? С. Um fogo ou queimador em um fogão a gás convencional não fornece temperatura suficiente. Se um depósito de cinza (óxido de zinco) aparecer na superfície do produto como resultado do procedimento, e o próprio material se tornar plástico, então ele é latão.
Quando dobrado, o metal não quebra, mas dobra. Essa plasticidade e flexibilidade estão associadas à presença de zinco nele. Se o produto esquentar ao ser aquecido, mas não mudar de cor ou outras características mecânicas, isso indica bronze. Quando dobrado, ele tende a quebrar.
Arquivamento
A essência do método consiste em determinar a liga pela qualidade dos cavacos formados ao serrar um produto de metal. Uma serra é usada como ferramenta. O latão é serrado em camadas, formando aparas encaracoladas. E o bronze, por sua fragilidade, é serrado em pequenas lascas, mais parecidas com pó.
Usando um ímã
Nem todas as ligas de cobre são ferromagnéticas. Por exemplo, estanho e chumbo tendem a ser atraídos por um ímã, mas não tem efeito no latão. Para este método de teste, é necessário um ímã forte (por exemplo, neodímio), que deve ser levado aos produtos feitos de materiais diferentes, um por um. O bronze adere ligeiramente devido ao estanho, ferro ou níquel que contém.Quanto mais alto o conteúdo desses componentes no metal, mais o produto de bronze está sujeito à magnetização. Por exemplo, um metal marcado como BrAZHN-10-4-4, onde a designação digital indica o conteúdo de Fe (4%) e Ni (4%), tem a susceptibilidade magnética máxima.
O latão clássico não reage ao neodímio de forma alguma. No entanto, ligas de latão contendo ferro e níquel (LAZH e LAN), respectivamente, também serão atraídas pelo ímã. Todos esses fatos colocam em dúvida a eficácia do próprio método.
Determinação pela natureza da fratura
Às vezes, quando não é possível determinar o metal de outras maneiras, isso pode ser feito por inspeção visual do local da fratura. O latão tende a quebrar com pequenos grãos de cor esbranquiçada ou amarelada. A liga de bronze se quebra em grandes pedaços com uma estrutura de granulação grossa. A cor na seção tem uma tonalidade avermelhada característica.
Tratamento químico
Outro método eficaz para distinguir entre ligas de cobre é expondo-as a um reagente químico. Você só precisa do equipamento especial necessário e ácido nítrico 50% (HNO3). Tubos com uma mistura de reagente e aparas de metal são aquecidos até que apareça um precipitado de estanho branco, cuja presença indica bronze. Se o líquido permanecer transparente, significa que contém latão.
No entanto, este método não é adequado para ligas sem estanho. Na ausência de ácido nítrico, ele pode ser substituído por uma solução de sal marinho. Neste caso, as aparas de latão mudarão de cor e o bronze permanecerá sem mudanças visíveis.
Máquina de solda
No latão, o processo de soldagem será acompanhado pela formação de fumaça branca, formada a partir da queima do zinco. No bronze, como resultado do contato com o arco de soldagem, nenhuma fumaça será observada.
Determinação por peso
Este é outro método para distinguir metais. Para revelar a diferença, basta pesar nas mãos barras do mesmo volume de ligas diferentes. Um espécime de bronze pesa muito mais do que uma peça de latão.
No entanto, a densidade das juntas também afeta o peso do produto. Portanto, nem sempre é recomendado usar o peso como um critério claro para distinguir os metais. Por exemplo, o bronze com baixo teor de estanho (2-8%) difere porque pesa mais leve do que o latão.
Qual é a melhor escolha?
Se não houver maneira de identificar a liga, você pode verificar o produto de metal em centros certificados - e esta será a melhor escolha de método para determinar a composição. Em tais instituições, existem laboratórios compactos onde a análise espectral é realizada em equipamentos especiais. Este método permite determinar a composição química do material com a máxima precisão. Uma ferramenta especial é usada para verificação - um Steeloscope. O método se distingue pela alta sensibilidade e pela capacidade de determinar a composição sem alterar a estrutura metálica.
Normalmente, os pontos de recebimento de metal também possuem esse tipo de equipamento. É usado para identificação rápida e precisa de ligas ferrosas e não ferrosas. E também este método é bom porque mesmo uma pequena cópia é suficiente para usá-lo.
Para saber como distinguir entre metais, veja o próximo vídeo.