Bronze-berílio: composição, propriedades e aplicação
Em nossa revisão, nos deteremos em mais detalhes sobre as características e parâmetros físico-químicos da liga cobre-berílio, mais conhecida como bronze-berílio. Vamos falar sobre as características físicas e químicas, bem como o campo de aplicação desta composição única.
Definição
O bronze de berílio é uma liga de cobre-berílio que contém de 0,5 a 3% de berílio; em alguns casos, outras impurezas podem ser adicionadas. Bronze berílio é diferente:
- Densidade e resistência aumentadas, combinadas com características não magnéticas e uma completa ausência de faíscas.
- É capaz de sofrer qualquer tipo de processamento - corte e modelagem.
- A liga é amplamente utilizada na fabricação de instrumentos, incluindo instrumentos musicais, bem como instrumentos de alta precisão e balas para armas de fogo.
- O cobre-berílio também encontrou sua aplicação em tecnologias aeroespaciais.
Importante! Lembre-se de que ligas contendo qualquer quantidade de berílio são altamente tóxicas e representam um perigo para os humanos durante a fase de fabricação.
O bronze de berílio pertence ao grupo das chamadas composições de endurecimento por dispersão... Sua característica distintiva é a dependência do grau de solubilidade dos ingredientes da liga no aquecimento.
Quando a têmpera é realizada a partir de uma seção monofásica em um sólido, um número excessivo de átomos do componente principal da liga é formado em comparação com o estado de equilíbrio de tal sistema. A solução sólida concentrada resultante é caracterizada por instabilidade termodinâmica e tendência à decomposição, com o aumento do nível de temperatura, esse processo é ativado. O efeito de compactação é explicado pela dispersão dos precipitados obtidos com a decomposição das substâncias.
Composição
A fórmula química do bronze berílio é BrB2, sua composição é detalhada no GOST atual.
A liga inclui os seguintes ingredientes:
- cobre 97-98%;
- berílio 1,9-2,1%;
- níquel 0,2-0,5%;
- menos de 0,5% de aditivos.
As composições de cobre-berílio mais comumente usadas contendo 2% de berílio, bem como ligas de cobre-berílio-cobalto, em que a porcentagem de berílio não excede 0,8%. A primeira liga é chamada de bronze-berílio de alta liga, a segunda pertence ao grupo das qualidades de baixa liga.
Propriedades
O cobre-berílio tem as seguintes características físico-químicas.
- Condutividade elétrica e térmica superestimada. De acordo com esses parâmetros, a substância é apenas ligeiramente inferior ao cobre.
- Limite elástico aumentado.
- Ausência de faíscas durante o choque mecânico.
- Altos parâmetros de resistência à corrosão, dureza e resistência temporária.
Todas essas características são manifestadas ao máximo em todos os momentos em que o bronze-berílio é submetido a vários métodos de processamento e têmpera. Por exemplo, com o envelhecimento artificial, tais substâncias atingem sua plasticidade máxima após a têmpera, que é realizada a uma temperatura de cerca de 770 graus - neste estado, o bronze-berílio é extremamente leve.
A resistência típica da substância corresponde a 450 MPa. Este parâmetro dobra durante os processos de deformação plástica da liga em 35-50%. Como consequência, após o envelhecimento, que é realizado imediatamente após a conclusão do processo de endurecimento, as propriedades mecânicas do berílio tornam-se extremamente altas.
Os parâmetros de composição cobre-berílio, fundamentais para a indústria, estão longe de se limitar aos listados. Todas as ligas de bronze, cuja estrutura inclui berílio, são caracterizadas por alta resistência ao calor - os produtos feitos com elas podem funcionar sem alterar suas capacidades em temperaturas de até 340 graus Celsius. E quando aquecido a 500 graus, as propriedades mecânicas e a densidade de qualquer bronzes de berílio tornam-se completamente idênticas em seu desempenho ao alumínio, bem como às composições de estanho-fosforita em uma temperatura operacional padrão de cerca de +20 graus.
Esta propriedade permite o uso de bronze berílio para a produção de peças moldadas da mais alta qualidade.
Na maioria dos casos, a liga é produzida na forma de produtos semiacabados que passaram pela fase de moldagem. Na maioria das vezes é uma fita fina, tira ou arame.
As ligas de berílio são facilmente passíveis de qualquer processamento mecânico (corte, brasagem e soldagem). Embora existam algumas restrições na realização das manipulações listadas. Portanto, quaisquer ligas de berílio devem ser soldadas imediatamente após a remoção mecânica ser concluída. Neste caso, certifique-se de usar solda de prata, bem como fluxo. É importante que os sais de flúor estejam sempre presentes no próprio fundente. Nos últimos anos, a chamada brasagem a vácuo se espalhou - ela é realizada sob uma espessa camada de fluxo. Assim, a qualidade única do produto é garantida.
Porém, hoje em dia, a soldagem a arco elétrico praticamente não é utilizada quando se trabalha com cobre-berílio, pois possui um intervalo térmico significativo de cristalização. A soldagem de costura, bem como os tipos spot e de rolo em mídia inerte foram dominados por completo. Deve-se acrescentar que as características mecânicas específicas do material não permitem que o trabalho de soldagem seja realizado imediatamente após o tratamento térmico do bronze - isso certamente deve ser levado em consideração ao se pensar na tecnologia de seu processamento.
O seguinte indicador merece atenção especial: taxa de refrigeração. Este indicador deve ser extremamente nítido para evitar a decomposição da composição sólida supersaturada. É por isso que, ao selecionar meios de têmpera de trabalho, em primeiro lugar, deve-se proceder a partir dos indicadores críticos de velocidade.Esses dados confirmam que, durante a têmpera do bronze, as taxas máximas de resfriamento devem estar na faixa de 500-250 graus.
Processos lentos neste intervalo levam à liberação precoce do endurecedor e causam uma diminuição na capacidade de endurecimento adicional. A taxa de resfriamento crítica, que permite que uma combinação ótima de características físicas e técnicas seja alcançada, corresponde a 30-60 g / s para cobre com berílio adicionado. Para atingir o valor desejado, a liga geralmente é temperada em água. Para reduzir os parâmetros críticos de velocidade, um pouco de cobalto é geralmente adicionado à liga. Adições mínimas de tal metal aumentam a estabilidade da solução super-resfriada. Da mesma forma, as impurezas de magnésio podem afetar a durabilidade do bronze.
Aplicativo
Visualmente, o bronze berílio se parece com uma liga colorida, que juntos usado na fabricação de elementos de mola, arame, hastes e alguns outros elementos que são necessários para manter a configuração. Com deformações frequentes e sobrecargas constantes, esse fio tem uma condutividade elétrica aumentada, é usado em contatos de baixa frequência para a fabricação de conectores elétricos.
Cobre berílio forte não magnético, mas não faiscante Encontrou ampla aplicação na fabricação de alicates, cinzéis de facas, martelos e chaves inglesas. Liga ideal para lidar com algumas substâncias explosivas, por exemplo, em elevadores de grãos, plataformas de petróleo ou em minas de carvão.
A liga de berílio-cobre é freqüentemente usada para fazer instrumentos musicais de percussão para fornecer seu tom translacional e ressonância acústica - geralmente o material é necessário ao criar triângulos e pandeiros.
Uso comum da liga para equipamento criogênicousado nas temperaturas mais baixas. Por exemplo, caminhões refrigerados. A relevância do uso de cobre-berílio nesta área é explicada por sua força e aumento da condutividade térmica nesta faixa de temperatura.
Use a composição para a produção de balas. Embora tal aplicação seja bastante incomum, uma vez que uma bala de aço é mais barata e ao mesmo tempo tem características bastante semelhantes. O fio de cobre-berílio está disponível em várias formas ao mesmo tempo. Pode ser encaracolado ou plano, redondo ou quadrado; várias camadas retas, bem como bobinas ou bobinas estão à venda.
Informações interessantes sobre o berílio são apresentadas no vídeo a seguir.