Gerente

Gerente de treinamento: descrição e atividades

Gerente de treinamento: descrição e atividades
Contente
  1. Que profissão é essa?
  2. Responsabilidades
  3. Como se tornar?
  4. Uma responsabilidade

No século 21, surgiu um grande número de profissões, das quais ninguém tinha ouvido falar antes, mas ninguém precisava delas. Agora tudo está mudando e, por exemplo, a profissão de “gerente de treinamento” está se tornando muito popular tanto nas grandes empresas (como unidade de staff) quanto nas pequenas (como autônomo). Apesar de a especialidade ter muito em comum com a profissão docente, é mais lógico correlacioná-la com outra posição - o empresário. São essas pessoas que são os "motores" das estratégias de negócios, entendem as tarefas e necessidades de seus negócios e também imaginam que resultado e em que prazo precisam.

Os treinamentos como tal surgiram no início do século passado, seu ancestral foi o famoso psicólogo Dale Carnegie. Mas não tiveram forte popularização e, como especialidade, o gerente de treinamento tornou-se competitivo no mercado de profissões há não muito tempo.

Que profissão é essa?

Um gerente de treinamento é a pessoa que treina e desenvolve os funcionários de uma empresa. Educação não é educação geral, mas profissional. Para ele, são desenvolvidos programas, que incluem aqueles aspectos que precisam ser repassados ​​aos funcionários como parte do treinamento.

No processo de treinamento, o funcionário revela suas reservas internas, qualidades pessoais e profissionais. Essas são todas as tarefas que o gerente de treinamento deve realizar. Dependendo da empresa em que o treinamento ocorre e quais funções estão liderando, os seguintes tipos de gerentes de treinamento são diferenciados:

  • corporativo (desenvolvimento de pessoal);
  • treinador - na maioria das vezes freelancer, trabalha em uma empresa especializada em treinamento ou consultoria;
  • coach-consultor;
  • freelancer é um instrutor freelance que presta serviços ocasionais a empresas.

Cada um dos tipos é solicitado em sua própria direção. Alguém presta serviço de forma contínua e trabalha no estado, pois a necessidade de coaching é quase diária. As pequenas empresas não precisam disso, recorrem aos serviços de freelancers, celebrando contratos únicos de formação.

O cargo de “gerente de treinamento” hoje se encontra em quase todas as grandes empresas, pois é preciso cuidar do desenvolvimento e da formação de pessoal, que deve ser feito por pessoas qualificadas. Então a empresa se desenvolverá com sucesso.

Responsabilidades

Um gerente de treinamento deve saber e ser capaz de aplicar os fundamentos de recursos humanos, ser um bom recrutador (se não pela educação, então na sua essência), compreender a estratégia de desenvolvimento da organização, compreender as pessoas, métodos psicológicos de comunicação com pessoas em pares e pequenos grupos, portanto e com um grande público. Ele deve compreender como funcionam os vários sistemas de avaliação de funcionários, ter uma ideia dos fundamentos de economia e gestão. As atividades deste especialista são desenvolvidas de acordo com o plano de medidas para a formação, reciclagem e formação avançada do pessoal da organização.

As direções diretas da atividade do treinador são:

  • desenvolvimento e preparação de treinamentos e sessões de treinamento;
  • elaboração de planos e cronogramas para realização de treinamentos;
  • participação em negociações entre representantes do sindicato dos trabalhadores e representantes do empregador;
  • celebração de acordos com colegas de outras empresas ou autônomos para a realização de atividades conjuntas;
  • avaliação das necessidades da empresa e de seus representantes em treinamentos, reconversões e treinamentos avançados;
  • adaptação dos programas de treinamento existentes;
  • preparação de uma análise do trabalho realizado, da eficácia do processo de formação;
  • se necessário, acompanhamento de pessoal após o treinamento.

Como se tornar?

Para conseguir um emprego como gerente de treinamento, você precisa ter um diploma de ensino superior pedagógico ou psicológico. Se você está começando um emprego em uma pequena empresa, completar cursos na especialidade "business coach" é o suficiente.

A educação não é o requisito mais básico para um candidato a uma posição (embora, é claro, seja importante). As qualidades pessoais e profissionais são muito mais importantes: um mau orador e uma pessoa tímida que não consegue atrair a atenção nem mesmo de um pequeno grupo de pessoas, embora tenha um diploma de honra, não poderá cumprir as funções de um treinador de pessoal.

Carisma forte, voz sonora bem posicionada, capacidade de interessar e cativar o público, conquistar pessoas, fala competente e imaginativa, capacidade de aplicar todas as habilidades disponíveis, alto profissionalismo, excelente memória - esses são os componentes que distinguem um alto -class coach.

No entanto, se você deseja seguir uma carreira como coach de RH ou coach de negócios, O ensino superior na área de psicologia ou pedagogia (ou PPF - corpo docente psicológico e pedagógico) é altamente desejável.

O emprego em uma grande empresa exigirá não apenas educação, mas também experiência de trabalho - de 1 a 3 anos.

Além de receber educação especializada Pode ser muito útil aprimorar suas habilidades de fala e escrita. Para fazer isso, você pode fazer autodidatismo: resolver testes, assistir a filmes educativos, ler. É necessário livrar-se de palavras parasitas, estranheza, murmúrio - cursos de representação e oratória são uma excelente ajuda nisso. Eles também ajudam a se livrar do aperto e do constrangimento ao se apresentar na frente de um grande número de pessoas.

Leia literatura profissional, blogs de treinadores na Internet, redes sociais, assista seus canais, observe técnicas interessantes, obtenha não apenas cálculos teóricos, mas também sua aplicação prática. Participe de seminários conduzidos por treinadores renomados.Se você não tiver a oportunidade de participar do seminário pessoalmente, inscreva-se em webinars, cursos e aulas online, que são realizados em grande número. Para não ouvir a mesma coisa continuamente, escolha escolas de negócios confiáveis ​​e com boa reputação.

Atualmente, há pouca demanda por jovens treinadores de negócios na Rússia, embora as redes sociais (e especialmente o Instagram) estejam mudando lentamente essa tendência. Os jovens blogueiros ganham muito dinheiro com o conteúdo que produzem, bem como com os produtos que vendem. Em seguida, eles ministram cursos sobre seus modelos e estratégias de negócios, correm maratonas ou ensinam outras pessoas.

Mas, quanto aos treinadores de pessoal, predominam entre eles pessoas com mais de 35 anos. Essa especificidade deve ser levada em consideração se você quiser ir exatamente na direção do coaching de equipe.

Uma responsabilidade

O gestor de formação, que trabalha numa empresa comercial, é responsável pela forma como procede a formação, a requalificação e a formação avançada do pessoal de acordo com os programas de formação por ele elaborados ou adaptados. Ele também é responsável por como o material dos treinamentos foi assimilado pelos funcionários, como eles perceberam corretamente o conceito de treinamento.

O ideal é que o gerente de treinamento seja responsável por cada uma de suas recomendações, por cada programa desenvolvido, pela escolha de uma determinada estratégia de treinamento. Este especialista também é responsável pela qualidade do treinamento de pessoal.

sem comentários

Moda

a beleza

casa