Gerente

Gerente de projeto: quem é ele e o que ele faz?

Gerente de projeto: quem é ele e o que ele faz?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Responsabilidades e funções
  4. Requisitos
  5. Treinamento e procura de emprego

Quando dizem "médico", "soldador", "professor" ou mesmo "meteorologista", todos entendem mais ou menos quem é e o que faz. Mas o "gerente de projeto" parece mais incompreensível. É verdade que não é tão difícil entender isso, basta olhar para as principais responsabilidades e funções, estudar os requisitos para o cargo.

Que é aquele?

A profissão de "gerente de projeto" (em algumas fontes referido em inglês como gerente de projeto) é mais formalmente referida como "gerente de portfólio de projeto". Assim, a partir do nome, segue-se que esse especialista não costuma trabalhar com nenhum projeto: são vários ao mesmo tempo, e você precisa equilibrar cuidadosamente sua atenção. Um gerente de projeto pode trabalhar com organizações de uma ampla variedade de perfis:

  • estúdios da web;
  • editoras;
  • estruturas comerciais;
  • empresas industriais;
  • grupos musicais;
  • empresas de transporte de mercadorias;
  • imobiliárias e agências de seguros e assim por diante.

Pode parecer que não há nada em comum entre essas áreas, e não há lugar para um especialista em todas elas. No entanto, não é. Em qualquer área, o sucesso depende da seleção da equipe, da sua estrutura e da distribuição de responsabilidades. Esses três pontos são o foco principal dos gerentes de projeto. Não mandam "mandar tal e tal carga lá e em tal e tal carro", "este ano vamos fazer turnê lá" ou "estamos iniciando a produção de tubos de alumínio com seção transversal de 20 mm. . "

Eles são simplesmente informados do que devem fazer e precisam se certificar de que tudo seja feito em estrita conformidade com a designação.

Vantagens e desvantagens

Uma das vantagens já foi citada. É isso que um gerente de projeto pode, em princípio, encontrar um lugar para si em qualquer campo de atividade. No entanto, isso também dá origem a uma séria desvantagem: nem todos entendem claramente por que esse especialista é necessário. Acontece que, em diferentes organizações, suas responsabilidades não são as mesmas. Em alguns casos, os gerentes de projeto são responsáveis ​​pela seleção de executores, pela elaboração de planos atuais e de longo prazo e pela tomada de decisões operacionais. Noutros, apenas lhes são confiadas as funções de secretário e de simples coordenador, não sendo admitidos para quaisquer assuntos importantes ou mesmo informações relevantes. Se falamos sobre gerenciamento de projeto real, então este é um trabalho um tanto nervoso. Você terá que constantemente:

  • estar ciente do estado de um determinado campo de atividade, talvez mais de um;
  • estudar, pelo menos em termos gerais, "quem faz o quê e por quê";
  • acompanhar as novidades em profissões afins;
  • ser capaz de tomar decisões rapidamente quando houver falta de informação;
  • encontrar contato com uma grande variedade de pessoas e até mesmo ajudá-los a estabelecer relações de trabalho entre si;
  • alternar instantaneamente entre diferentes projetos.

Mas esta é uma área ideal para aplicar força para pessoas sociáveis ​​que estão prontas para tais riscos, para o constante estresse emocional e intelectual. Trabalhar como gerente de projeto ensina responsabilidade e a habilidade de se adaptar rapidamente às situações mais difíceis. Mesmo que no trabalho ou na vida cotidiana vários problemas "caiam" sobre essa pessoa ao mesmo tempo, a solução será encontrada o mais rápida e eficientemente possível. Em muitas áreas, os gerentes de projeto costumam viajar, às vezes até para o exterior - isso pode ser considerado um ponto positivo ou negativo.

Esses profissionais têm que se conformar com uma sobrecarga de informações. E não só com informação: para os executores diretos e seus líderes, qualquer negócio, qualquer complicação neste negócio tem uma cor emocional. Não importa o quão abstraído o gerente dessas emoções, elas ainda assim o dominarão. E se algum plano falhar, mesmo que por razões objetivas que não poderiam ser previstas, a pessoa responsável pelo projeto geralmente é a culpada.

E mais uma desvantagem: você terá que estudar continuamente todo tipo de documentação e compilá-la pessoalmente, muito a esse respeito não pode ser confiado a ninguém.

Responsabilidades e funções

As tarefas de trabalho de um gerente de projeto podem ser altamente dependentes da área em que ele trabalha. Essa pessoa interage com o cliente (com a gestão da organização ou com outras pessoas que definem os objetivos principais). Ele é responsável por identificar os principais requisitos, priorizando esses requisitos. É assumido que esse especialista está pronto a qualquer momento para demonstrar o que já foi feito e alcançado para cada tarefa, o que resta a ser feito em um futuro próximo... Demonstre não apenas “de fato que algo está funcionando e já está pronto”, mas também no formato de um relatório completo.

A posição de um gerente de projeto implica acompanhamento regular e até contínuo do cumprimento dos prazos. Este especialista é o primeiro assistente da direção geral. É ele quem deve informá-lo rapidamente se algo der errado, novos recursos são necessários, novas soluções fundamentais, funcionários adicionais no projeto. Ao mesmo tempo, ele também é obrigado a construir a relação de maior confiança com funcionários de todos os níveis. A falta de uma pessoa ou sua falta de envolvimento no caso é o suficiente para cometer um fracasso terrível.

Mas o PM precisa interagir ainda mais profundamente com a equipe que recebe. Ele deve participar do recrutamento e formação do grupo, na distribuição de responsabilidades entre os participantes. Na redistribuição, se necessário, na formação e implementação das competências necessárias.

O gerente de suporte do projeto também faz muito nos seguintes pontos:

  • organização do processo de trabalho;
  • ajuste de interação em tempo real;
  • resolução de conflitos;
  • controle de qualidade do trabalho executado;
  • identificar os executores mais e menos eficazes;
  • comparação de diferentes versões do produto, desenvolvidas de forma independente por artistas individuais;
  • acompanhamento da rentabilidade e praticidade do projeto.

Mas todas essas são características no caso geral. E os gerentes de projeto também são divididos em especializações mais específicas. Vamos dar um especialista em programas salariais. Esses funcionários trabalham em quase todos os bancos comerciais. Resumindo, eles estão trabalhando em um produto bancário original - cobrando dinheiro dos cartões de salário dos funcionários.

O número de projetos salariais em qualquer empresa pode ser qualquer coisa - isso é ditado pela conveniência da contabilidade e da contabilidade financeira. Portanto, o gerente deve estar pronto para trabalhar com projetos de todos os portes. No entanto, esta escala não afeta o nível de responsabilidade. Qualquer forma um especialista deve tentar fazer de tudo para tornar mais lucrativo para a empresa cooperar com ele, e não procurar outro banco... Portanto, ele terá que se aprofundar nas nuances do fluxo de documentos, documentação financeira e contábil, tributação, movimento dos fluxos financeiros.

A situação é diferente para um gerente de projeto de construção. Ele terá que acompanhar como as tecnologias mais recentes estão sendo usadas no canteiro de obras. Nas condições de rápido desenvolvimento da indústria da construção, típico do nosso país, este especialista encontrará, sem dúvida, uma utilidade para si. Qualquer construção requer:

  • muitas aprovações;
  • planos e cronogramas claros;
  • comprovação de indicadores econômicos e tecnológicos;
  • realização de licitações e compras;
  • seleção de equipamentos e materiais;
  • seleção de funcionários para trabalho direto;
  • rastrear a segurança da propriedade em um canteiro de obras ou em um armazém usado;
  • plena interação com as organizações responsáveis ​​pela habitação e infraestrutura comunitária.

Em cada um desses processos, a qualquer momento algo pode dar errado. E o gerente de projeto é obrigado a antecipar tais complicações. E se surgir um problema, seu dever legítimo é resolver o problema o mais rápido possível.

Obviamente, o gerente deve estar ciente das leis e regulamentações do setor aplicáveis. Este é um organizador de pleno direito e nada menos que um capataz inteligente.

O gerente de projetos educacionais é um pouco diferente nesse aspecto.... Ele está procurando, por exemplo, palestrantes para novos programas educacionais. Monitora o impacto dos programas existentes para atrair pessoas e educá-las totalmente. Em tais atividades, é impossível prescindir de um contato muito próximo com profissionais de marketing e gerentes de vendas, de um lado, professores (palestrantes) e alunos, de outro.

Um status aparentemente misterioso, como gerente de projeto digital. É fácil compreender com uma leitura atenta do próprio termo que este especialista concentra-se em todas as obras que são retiradas para o espaço digital. E há mais e mais deles a cada ano. Mas as atividades corporativas em servidores remotos e em aplicativos em nuvem devem ser coordenadas com muito cuidado. Embora possa parecer virtual, na verdade, as perdas por uma decisão tomada incorretamente, por inconsistência no trabalho ou vazamento de informações são medidas em dinheiro totalmente real.

Gerente de Projetos Digitais tem a obrigação de buscar aumentar a transparência de todas as trocas e gestão de informações na organização. Não parece totalmente claro, mas é mais fácil dizer o seguinte: para que fique claro de onde veio esta ou aquela decisão ou ação, quem a iniciou.Conseqüentemente, a gerência entenderá claramente quem recompensar e encorajar e quem punir por uma iniciativa inadequada ou até mesmo expulsar por inatividade.

Além disso, o gerente terá que acompanhar as atualizações nos projetos de rede. E não apenas mantenha o controle de si mesmo, mas também verifique se todos têm as mesmas versões novas do software, versões de arquivos de trabalho para atividades conjuntas, pedidos atuais (não desatualizados).

Você também precisará de:

  • fornecer o acesso mais simples possível às informações necessárias;
  • delimitar esse acesso, atribuindo a cada um certo círculo de dados necessários para o trabalho (mas não mais);
  • altere os gráficos conforme necessário;
  • redistribuir responsabilidades.

Gerente-designer BIM é uma profissão única em muitos aspectos. Ele aparecerá oficialmente em nosso país apenas em 2020. Mas, na verdade, já existe uma necessidade urgente de tecnologias de classe BIM. O resultado final é que esse gerente acompanhe o projeto ao longo de sua implementação. Ele terá que reunir todos os parâmetros práticos e econômicos do programa para operá-los em conjunto.

O projeto criado e supervisionado pelo gerente BIM é construído de forma que mesmo se os indicadores forem parcialmente alterados, todos os parâmetros dependentes serão alterados automaticamente de forma adequada. Na maioria das vezes, o termo BIM se refere à indústria da construção. Envolve a compilação de modelos tridimensionais especiais dos objetos em estudo.

Os especialistas terão que estudar programação e matemática. Inglês e outras línguas estrangeiras são indispensáveis.

Requisitos

Qualidades pessoais

Já uma breve visão geral das principais atividades de um gerente de projetos e as especificidades de suas atividades mostra: essa pessoa deve ser resistente ao estresse severo. E até mesmo a vários estresses ao mesmo tempo, porque às vezes você tem que fazer vários trabalhos ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, o gerente de projeto deve ser "multitarefa", ou seja, alternar instantaneamente entre as tarefas individuais. Ele deve ter qualidades de liderança para liderar as pessoas no momento certo. Ou simplesmente para que suas instruções sejam levadas a sério. Além disso, um papel importante será desempenhado por:

  • nível intelectual geral;
  • conhecimento da terminologia profissional nas áreas específicas onde o projeto está sendo implementado;
  • sociabilidade;
  • flexibilidade;
  • a capacidade de analisar uma quantidade significativa de informações;
  • orientação para resultados;
  • persistência e dedicação;
  • autodisciplina;
  • a capacidade de administrar estritamente o seu tempo e não sucumbir à tentação de ajustar a programação.

Habilidades básicas

As habilidades profissionais básicas são:

  • experiência de trabalho em uma posição de base em qualquer área;
  • experiência prática em liderança (pelo menos 1 ano);
  • conhecimento escrupuloso de um determinado campo de atividade;
  • proficiência em inglês nos níveis falado e escrito;
  • capacidade de “dizer não” em tempo hábil para a equipe e seus representantes individuais, e até mesmo para o cliente (para não se envolver com o que é obviamente inatingível);
  • vontade e capacidade de integração nos processos de negócios atuais;
  • pensamento estratégico e atenção aos detalhes;
  • a capacidade de negociar;
  • conhecimento do mercado e características do consumidor.

Treinamento e procura de emprego

Os pontos básicos para dominar esta profissão são dados por qualquer outra experiência em qualquer outra profissão. Mas é impossível nos limitarmos a isso e assistir a vídeos temáticos na Internet. Definitivamente, você deve tentar obter um estágio temático em um estúdio ou uma agência com a especialização adequada. Você também pode tentar se inscrever em cursos preparatórios presenciais. É melhor encontrar um emprego em um campo familiar. Aqueles que vieram para os gerentes de projeto da medicina - em clínicas comerciais, gerentes de vendas - na esfera comercial e assim por diante. Você também deve considerar:

  • a necessidade de estudar cuidadosamente a lista de responsabilidades do cargo antes de se candidatar a uma vaga;
  • confusão nas descrições de cargos de gerentes de projeto com gerentes de vendas, profissionais de marketing e assim por diante;
  • a necessidade de passar em testes;
  • os parâmetros ideais desses testes (bons especialistas de RH em uma boa empresa avaliarão o gerente de projeto em algumas horas e não conduzirão muitas horas de testes);
  • a oportunidade de se candidatar a quase qualquer vaga sem experiência ou com experiência mínima.
sem comentários

Moda

a beleza

casa