Gerente

Gerente de Comunicações Internas: Qualificações e Responsabilidades

Gerente de Comunicações Internas: Qualificações e Responsabilidades
Contente
  1. Que profissão é essa?
  2. Qualificações requeridas
  3. Funções
  4. Descrição do trabalho

O diálogo que ocorre entre as pessoas é denominado comunicação, no processo de troca de informações. Em qualquer organização, a interação dos funcionários é impossível sem comunicação. As comunicações intraorganizacionais são construídas não apenas horizontalmente, entre os funcionários, mas também verticalmente, quando os funcionários e a administração participam do diálogo.

Essa interação permite avaliar a eficiência dos processos de trabalho e implementar decisões de gestão. E é aí que o gerente de comunicação interna ajuda. Que tipo de especialista é esse, que qualificações ele tem, quais são as responsabilidades funcionais, vamos considerar no artigo.

Que profissão é essa?

As grandes empresas interessadas em seu desenvolvimento integral contam com um funcionário cuja função é chamada de gerente de comunicação interna. A principal tarefa desse especialista é a formação de contatos em vários níveis. Freqüentemente, esse cargo tem um nome diferente - gerente de cultura corporativa, mas isso não muda a essência do conjunto de responsabilidades do cargo.

Para além da comunicação interna, o especialista também está envolvido na área de relações públicas, envolvendo clientes, parceiros e quaisquer outras pessoas em cuja atenção a empresa tenha interesse no diálogo.

Qualificações requeridas

Atualmente, as universidades não treinam para a especialidade de gerente de comunicação interna. Porém, é perfeitamente possível atuar nessa especialidade se você receber formação especializada em outras áreas, como:

  • gestão de pessoal;
  • marketing;
  • Psicologia Social;
  • psicologia da mídia;
  • comunicações corporativas modernas;
  • gestão social.

Eles se tornam verdadeiros profissionais neste campo apenas com o acúmulo de experiência, bem como o desejo de aprender habilidades e técnicas adicionais. Tal autoaperfeiçoamento é necessário para um especialista em comunicação constantemente, uma vez que seu trabalho implica não apenas no conhecimento dos fundamentos dos negócios e das relações interpessoais, mas também inclui um componente criativo.

Funções

As responsabilidades de um gerente de comunicação interna estão mais focadas no estabelecimento de conexões dentro da empresa. Eles são os seguintes:

  • desenvolvimento de sistemas de comunicação empresarial entre funcionários, departamentos e divisões sobre questões de trabalho;
  • implementação do processo de interação construtiva entre gestão e colaboradores;
  • estimular o envolvimento pessoal de cada colaborador nos processos de trabalho da empresa;
  • aumentar o espírito de equipe e a coesão da força de trabalho;
  • criação da cultura corporativa, padrões e missão da empresa;
  • trabalhar para criar uma imagem externa positiva da empresa.

Uma vez criadas, as comunicações interpessoais dentro da força de trabalho precisam de suporte constante de acordo com o ritmo de crescimento e desenvolvimento da empresa. Sem a devida atenção, tais conexões podem se perder rapidamente ou ir na direção errada, o que é desejável para o bem-estar da empresa.

Os métodos de tal interação também devem ser renováveis ​​e criativos, eles dependem não apenas dos interesses da equipe, mas também devem se cruzar com as atividades da empresa.

Descrição do trabalho

Os detalhes dos padrões de trabalho de um gerente de comunicações internas são refletidos em um documento denominado descrição de cargo. Os principais requisitos para o cargo incluem vários pontos.

  • Disposições básicas - refletem os requisitos para ter um ensino superior, a experiência de trabalho exigida de pelo menos 3 anos, conhecimentos básicos de marketing, publicidade e relações públicas, psicologia, gestão de pessoal. É importante que o gestor seja capaz de compreender a hierarquia da estrutura de pessoal, ser capaz de analisar e planejar, interagir com pessoas e organizações terceirizadas. No mesmo parágrafo do documento, também é indicada a subordinação do empregado - quem o dirige, por cuja ordem é nomeado e destituído, quem o substitui durante as férias, doença ou viagem de negócios.
  • Funções de trabalho - em geral, resumem-se a planejar, implementar e monitorar a eficácia dos vínculos de informação e comunicação dentro da empresa e, em certa medida, fora dela.
  • Responsabilidades do trabalho - para cada organização, tal posição implica seu próprio conjunto de ações que devem ser executadas por um gerente de comunicações internas. Entre eles podem estar como identificar o grau de satisfação do cliente com a qualidade dos produtos, traçar um plano e orçamento financeiro para diversos eventos temáticos, desenvolver formas de integrar as decisões de gestão na equipa para otimizar as atividades internas da empresa e outros.
  • Direitos e responsabilidades - implicar no âmbito de competências do trabalhador, alargando-se à informação de serviço por ele solicitada, a possibilidade de formação avançada ou aprovação na certificação, e ainda determinar o grau de responsabilidade para com a empresa pelos resultados do seu trabalho, observando as normas internas da empresa e regulamentações trabalhistas estabelecidas por lei.

Tal posição implica não apenas no desempenho de tarefas oficiais no âmbito da descrição do trabalho, mas também na manifestação de habilidades criativas, bem como a capacidade de pensar racionalmente e a capacidade de encontrar contato com muitas pessoas. As atividades de um gestor de comunicação não possuem soluções de template prontas, e cada estratégia desenvolvida e implementada por esse especialista é sempre única e especial. Este trabalho é adequado para pessoas com uma certa mentalidade e presença de carisma, e qualidades de liderança e senso de tato serão bons ajudantes no caminho do crescimento profissional.

sem comentários

Moda

a beleza

casa