Gerente

Gerente de atividade econômica estrangeira: características, responsabilidade, prós e contras

Gerente de atividade econômica estrangeira: características, responsabilidade, prós e contras
Contente
  1. Quem são eles?
  2. Responsabilidades
  3. Requisitos e habilidades
  4. Prós e contras da profissão

A empresa moderna expande suas atividades muito além das fronteiras da Federação Russa, com foco no mercado mundial. O intercâmbio internacional de bens, serviços, informações e desenvolvimentos científicos é um dos componentes de um conceito tão amplo como atividade econômica estrangeira - atividade econômica estrangeira. Este setor da economia pertence à esfera do mercado.

No nível legislativo, possui um certo grau de independência jurídica e econômica. O principal princípio da atividade econômica estrangeira é extração de lucro comercial decorrente do giro de seus próprios meios financeiros e materiais e técnicos. Vamos descobrir o que exatamente faz um gerente de atividade econômica estrangeira.

Quem são eles?

Uma das muitas áreas de gestão é a especialização em atividades econômicas estrangeiras. Um gerente de atividade econômica estrangeiro é procurado em estruturas comerciais cujos negócios estão associados a parceiros estrangeiros. O tipo de atividade da empresa também determina a gama de responsabilidades desse especialista.

  • Exportação de um produto para o exterior... Nesse caso, o funcionário terá que resolver problemas relacionados à localização de um comprador, analisando o ambiente competitivo e a capacidade do mercado.
  • Importação de mercadorias estrangeiras. O gerente deverá buscar fornecedores, bem como estudar o nível de preços dos produtos de interesse.

Em seu trabalho, os especialistas da FEA são orientados pela legislação da Federação Russa, pelas normas do direito comercial internacional, pelo código aduaneiro, pelas leis sobre regulamentação cambial, bem como pelos regulamentos internos da empresa e ordens de sua administração.A regulação do trabalho do gestor dentro da organização é realizada por meio de um documento especial denominado descrição do trabalho, com a qual o especialista é apresentado quando ele é registrado no estado. O chefe do gerente de trabalho econômico externo é o chefe do departamento, o diretor comercial e o diretor geral da empresa.

Atualmente, a profissão de gerente de atividade econômica estrangeira é promissor e em demanda no mercado de trabalho... A competição por vagas geralmente atinge de 6 a 7 candidatos. O salário depende diretamente da experiência de trabalho e do nível de qualificação do especialista. Em média, um gerente novato pode ganhar de 15 a 30 mil rublos e, depois de alguns anos, sua remuneração monetária já pode variar de 75 a 150 mil rublos. Claro, muito depende do nível da empresa e do sucesso na progressão na carreira do funcionário.

O gestor da atividade econômica estrangeira sempre tem perspectivas de desenvolvimento. Tendo começado a trabalhar como um especialista comum e constantemente aumentando o nível de sua educação, um funcionário pode rapidamente construir uma carreira para si mesmo e assumir uma posição gerencial ou organizar seu próprio negócio do zero.

As condições para o sucesso aqui são alta eficiência, habilidades de comunicação desenvolvidas, resistência ao estresse, conhecimento de línguas estrangeiras, bem como a capacidade de trabalhar harmoniosamente em equipe.

Responsabilidades

O trabalho de especialista em atividade econômica estrangeira implica cumprimento diário de uma certa gama de funções oficiais:

  • negociação e troca de correspondência comercial com parceiros;
  • celebração de contratos e controle de sua execução;
  • monitoramento diário da taxa de câmbio;
  • organização de processos logísticos e otimização de custos de transporte de cargas;
  • precificação, controle da movimentação de fundos;
  • preparação de documentos aduaneiros;
  • execução ou recebimento dos documentos necessários, como certificados, autorizações, licenças, passaportes de qualidade e semelhantes;
  • análise e acompanhamento do mercado, identificando a relação entre o nível de oferta e demanda;
  • trabalhar com reclamações de clientes ou redigir reclamações no recebimento de mercadorias de qualidade inadequada;
  • busca de novos parceiros-fornecedores ou clientes para a comercialização de produtos;
  • participação em feiras especializadas para a empresa, seminários, apresentações, conferências.

Para lidar com uma gama tão ampla de responsabilidades, um especialista em atividade econômica estrangeira precisa ser fluente em modernos programas de computador, estar pronto para viajar em viagens de negócios ao exterior, bem como ter um bom conhecimento da língua, dos costumes e das tradições culturais dos países com os quais deverá cooperar. Este tipo de profissão é adequado tanto para homens como para mulheres. A melhor opção, os empregadores consideram a idade do candidato na faixa de 25 a 45 anos. É dada preferência a candidatos que sejam fluentes em inglês, chinês ou alemão.

Muitas vezes, o gerente de atividade econômica estrangeira requer habilidades não apenas para a oratória, mas também para a tradução técnica de documentação.

Requisitos e habilidades

Ao se considerar um candidato ao cargo de gerente de atividade econômica estrangeira, a principal atenção é dada à sua experiência na celebração de contratos com sócios estrangeiros. Não é ruim se o candidato tem um relacionamento estabelecido com parceiros de negócios nas áreas de interesse do empregador. Hoje, esses especialistas são muito valorizados no mercado de trabalho e estão sempre sendo procurados. Os requisitos gerais para gerentes de comércio exterior de empregadores são os seguintes:

  • o candidato foi formado em instituição de ensino superior em um dos programas de gestão internacional ou economia, alfândega, logística ou gestão financeira no campo da atividade econômica estrangeira;
  • excelente conhecimento de uma língua estrangeira;
  • conhecimento da legislação internacional na área de comércio e logística;
  • experiência de interação com autoridades alfandegárias e transportadoras trabalhando com clientes estrangeiros;
  • a habilidade de redigir contratos, reclamações, atos de aceitação e transferência, especificações, declarações, documentos de contabilidade primária e outra nomenclatura de negócios;
  • a habilidade de conduzir negociações comerciais com parceiros estrangeiros;
  • experiência com despachantes aduaneiros;
  • conhecimento das regras para trabalhar com fundos de câmbio.

Para começar a trabalhar como diretor de atividade econômica estrangeira, o candidato deve ter pelo menos 5 anos de experiência profissional. Caso o candidato tenha acabado de se formar em uma universidade especializada, poderá ser encaminhado à empresa para um período de experiência como estagiário ou gerente adjunto. Especialistas na área de atividade econômica estrangeira devem aprimorar constantemente seus conhecimentos e estar atentos a todas as mudanças na legislação nacional e estrangeira relacionadas ao seu perfil de trabalho.

Prós e contras da profissão

Trabalhar no campo da economia externa tem seus aspectos positivos e negativos. A intensidade do trabalho e a carga de trabalho do gestor durante o dia é bastante elevada, muitas vezes você tem que trabalhar em regime de jornada irregular. Mas esse trabalho paga bem e oferece uma oportunidade para o autodesenvolvimento.

Aspectos positivos da profissão:

  • crescimento bastante rápido na carreira e demanda no mercado de trabalho;
  • a possibilidade de viagens de negócios ao exterior;
  • prática de língua estrangeira falada e comercial;
  • altos ganhos com experiência;
  • trabalhar em um ambiente de escritório confortável, com certas garantias sociais do empregador;
  • a necessidade de autoaperfeiçoamento constante.

Desvantagens de trabalhar no campo da atividade econômica estrangeira:

  • flutuações frequentes da taxa de câmbio, afetando o nível de lucro e a implementação do plano de vendas;
  • renda relativamente pequena para pessoas que acabaram de iniciar sua carreira;
  • o trabalho multitarefa freqüentemente cria conflitos e situações estressantes;
  • alto risco e responsabilidade pelas decisões tomadas;
  • a necessidade de construir relacionamentos com quaisquer parceiros.

A profissão de gerente de atividade econômica estrangeira é relativamente jovem, mas já bastante promissora. O trabalho requer conhecimentos fundamentais e boa memória, capacidade de controlar muitos processos multidirecionais, gerir o seu tempo e emoções. Muito dependerá das qualidades pessoais e da capacidade de aprendizado aqui, mas vale a pena.

Ao devotar sua vida a este caminho, você se tornará dono de uma profissão interessante e necessária que nunca pára e exigirá que você acompanhe o ritmo de seu desenvolvimento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa