Gerente

Profissão de gerente de turismo: responsabilidades, habilidades, requisitos

Profissão de gerente de turismo: responsabilidades, habilidades, requisitos
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Responsabilidades e funções do trabalho
  4. Requisitos
  5. Habilidades profissionais e qualidades pessoais
  6. salário médio
  7. Onde você pode trabalhar?
  8. Perspectivas de carreira
  9. Como aprender?
  10. Revisão de avaliações de especialistas

Gerente de turismo é uma profissão com que muitos sonham. Recentemente, viajar para o exterior tornou-se especialmente moda, por isso esses especialistas são muito populares e procurados no mercado de trabalho.

Quais são as características e perspectivas da profissão? Quais são as vantagens e desvantagens desta especialidade? Quais são os requisitos dos empregadores? Leia mais sobre isso em nosso material.

Peculiaridades

Em termos de uma breve descrição da profissão, a função de um gerente de turismo é realizar seus sonhos de viagem. No entanto, essa descrição é bastante romantizada. O fato é que muitas pessoas que amam viajar desejam se tornar gestores de turismo. mas deve-se ter em mente que viajar por conta própria e ajudar outras pessoas a organizar viagens são coisas completamente diferentes e pouco relacionadas.

Assim, o trabalho de um gestor de turismo é bastante multifuncional e consiste na resolução de uma série de problemas. Dependendo do local de trabalho específico, chefes e descrições de funções, as responsabilidades podem variar significativamente. Assim, em algumas agências de viagens e empresas você pode encontrar especialistas versáteis que, em termos de funcionalidade, são o pau para toda obra e podem realizar quase qualquer tarefa.

Nas empresas de maior dimensão, a estrutura interna é completamente diferente: nestas empresas existem gestores de bilhetes, especialistas que comunicam diretamente com os clientes, assessores jurídicos que prestam assistência na obtenção de vistos e seguros, bem como outros profissionais altamente especializados.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outra profissão, a posição de um gerente de turismo é caracterizada por muitas vantagens e desvantagens. Por isso, antes de ir estudar nesta área ou encontrar um emprego para uma vaga, você deve se familiarizar com todas as características.

Em primeiro lugar, considere benefícios do trabalho.

  • Perspectiva e crescimento na carreira. A indústria do turismo está em rápido crescimento e é popular, por isso há uma demanda constante por profissionais. Assim, ao adquirir essa profissão, pode ter a certeza de que, no futuro, terá um local de trabalho.
  • A capacidade de viajar. Apesar de a rotina de trabalho de um gestor de turismo não estar associada a viagens constantes, existe a possibilidade de fazer viagens regulares de negócios ou mesmo trabalhar no estrangeiro. Além disso, os funcionários da empresa costumam receber descontos na compra de passeios.
  • Elevado nível de salários. Devido ao fato de que em sua maioria as agências de viagens são organizações empresariais privadas, especialistas altamente qualificados com relevante experiência de trabalho, conhecimentos, habilidades e habilidades profissionais podem contar com uma remuneração material bastante elevada pelo seu trabalho.

No entanto, apesar do grande número de características positivas da profissão, também existem pontos negativos.

  • Altos níveis de estresse. No processo de trabalho, os gestores de turismo têm de resolver continuamente uma variedade de questões e casos de força maior. Por exemplo, os clientes cancelaram um pedido no último momento, não conseguiram preencher os documentos relevantes, cancelaram um voo, não há quartos vagos no hotel e assim por diante. Ao mesmo tempo, mesmo nessas situações, o gerente deve permanecer calmo e profissional. Só assim será possível resolver este ou aquele assunto polémico, bem como satisfazer os clientes.
  • Uma responsabilidade. O cumprimento das funções oficiais contém um alto nível de responsabilidade. Assim, o tour manager tem que lidar com os dados pessoais dos clientes, suas informações confidenciais, em grandes quantidades. Tudo isso implica um trabalho responsável, atencioso e disciplinado de um especialista.
  • Sazonalidade. Apesar de as viagens ao redor do mundo estarem disponíveis em qualquer época do ano, o trabalho das agências de viagens é sazonal. Você terá que agir mais ativamente durante os feriados e férias, enquanto fora desses períodos de tempo podem ocorrer períodos passivos. Conseqüentemente, sua renda pode mudar independentemente de seus esforços.

Depois de avaliar todas as vantagens e desvantagens da profissão, você pode tomar uma decisão objetiva sobre se esta posição é a certa para você.

Responsabilidades e funções do trabalho

Um gerente que trabalha em uma agência de viagens oferece uma gama bastante ampla de serviços. Assim, suas responsabilidades incluem comunicar-se com o cliente, reservar passagens, interagir com órgãos governamentais em relação a burocracia e muito mais. Nesse sentido, o tour manager deve conhecer todos os processos internos da empresa.

Vamos considerar em mais detalhes e especificamente o que um gerente de turismo faz:

  • está envolvida no desenvolvimento e construção de rotas turísticas;
  • organiza excursões;
  • vem com programas de entretenimento;
  • reservar bilhetes para aviões, trens, ônibus;
  • reservar lugares em hotéis, hotéis, albergues;
  • negocia com parceiros internacionais;
  • prepara documentos (por exemplo, vistos, seguros e outros);
  • prepara e vende programas completos de viagens;
  • conduz campanhas de marketing;
  • aceita chamadas;
  • assessora clientes (pessoalmente, por telefone, via e-mail).

Deve-se ter em mente que, dependendo do local específico de trabalho, as tarefas e funções do trabalho podem ser complementadas ou modificadas.

Requisitos

Para que um gestor de turismo possa desempenhar suas funções profissionais no mais alto nível, ele deve cumprir alguns dos requisitos apresentados pelos empregadores.

Por exemplo, grandes e prestigiosas agências de viagens empregarão apenas os especialistas que possuem educação superior especializada. Alguns empregadores aceitam especialistas com qualquer formação superior, e as pequenas empresas podem contratar uma pessoa que tenha concluído os cursos apropriados.

De uma forma ou de outra, existem outros requisitos mais gerais. Esses incluem Conhecimento de línguas estrangeiras... Além disso, quanto mais idiomas você souber, mais séria será sua vantagem sobre os outros candidatos.

Também importante seja muito confiante e extrovertido. Capacidade de falar lindamente É uma característica importante de qualquer gestor de turismo, pois passa grande parte do seu tempo conversando com os clientes.

As habilidades de venda serão uma vantagem definitiva, porque você tem que persuadir o cliente a usar os serviços da sua agência de viagens. E também a capacidade de manter uma grande quantidade de informações na cabeça e uma boa memória são de grande importância.

Habilidades profissionais e qualidades pessoais

Um gerente de turismo precisa saber e ser capaz de fazer muitas coisas. Isso se aplica a características profissionais e qualidades pessoais e traços de caráter. Vamos dar uma olhada em algumas habilidades que todo gerente de turnê precisa.

  • Sem conflito. Esse traço de caráter será relevante para todos os funcionários da agência de viagens. O fato é que nem todos os seus clientes ou parceiros de negócios ficarão satisfeitos com os serviços ou a cooperação. Nesse sentido, podem surgir situações de conflito e estressantes que precisam ser amenizadas.
  • Capacidade de tomar decisões de forma independente. No processo de trabalho, podem surgir situações difíceis e polêmicas, quando você não terá a oportunidade de pensar sobre a situação por muito tempo ou de contatar seus superiores. Nesse caso, você terá que tomar uma decisão de forma bastante rápida e independente, além de estar pronto para assumir a responsabilidade por ela.
  • Sociabilidade. A comunicação com clientes e parceiros de negócios é uma parte essencial do trabalho de um gerente de viagens. Portanto, tal profissão pode não ser adequada para uma pessoa fechada e tímida.
  • Posse de programas de computador. Um gerente de turismo deve ser um usuário experiente e ativo tanto do computador quanto da Internet. No processo, você precisará usar uma variedade de programas de planejamento e relatórios. Você também precisa ser capaz de encontrar as informações de que precisa a qualquer hora e em qualquer lugar.
  • Conhecimento do mercado turístico. É muito importante navegar por todas as novas tendências e tendências da moda. Só assim, como especialista, você se manterá relevante e competitivo no mercado de trabalho, e sua empresa, por sua vez, será popular entre os clientes.
  • Conhecimento de marketing. Você deve conhecer os fundamentos do negócio de publicidade, ser capaz de apresentar corretamente as informações sobre suas atividades, bem como sobre as atividades de sua empresa.

Somente se você atender a todos os requisitos do empregador, tiver um grande conhecimento, o conjunto necessário de habilidades profissionais e seu personagem tiver todas as características acima mencionadas, você poderá se tornar o mais bem-sucedido possível na profissão.

salário médio

Cada gerente de turismo recebe um salário por seu trabalho. Além disso, pode ser formado de diferentes maneiras.Assim, algumas agências oferecem aos seus funcionários uma tarifa claramente definida, e o salário de outros especialistas depende da quantidade de passeios que eles emitiram e venderam. Além disso, o tamanho do salário depende do cargo do funcionário na empresa: se ele é chefe de departamento ou auxiliar. Em geral, o gerente de turismo ganha uma quantia na faixa de 20.000 a 100.000 rublos (e às vezes até mais).

Onde você pode trabalhar?

A relevância da profissão no domínio do turismo e hotelaria aumenta a cada ano. A este respeito, novas empresas e agências de viagens surgem constantemente no território do nosso país. Jovens especialistas iniciam sua carreira nessas organizações. No entanto, com o tempo, muitos deles criam sua própria empresa com um grande número de subordinados, ou tornam-se empreendedores individuais e prestam serviços de forma privada.

Perspectivas de carreira

Quase todo jovem profissional inicia sua carreira na indústria do turismo candidatando-se a um emprego em uma agência de viagens. Freqüentemente, quem acaba de se formar na universidade é contratado como assistente, secretário ou assistente de um gerente de turismo já estabelecido. Nesta posição, o jovem é treinado nas noções básicas da profissão.

Depois disso, você pode obter a posição de um gerente de turismo diretamente e ser totalmente responsável pela preparação dos passeios. Subindo na carreira você pode se tornar o chefe de um departamento, uma filial ou até mesmo uma empresa inteira.

Além disso, você pode se tornar um especialista altamente especializado. Por exemplo, gerentes que podem organizar uma viagem de negócios (por exemplo, para um fórum de negócios ou conferência) são populares. E também a organização de viagens individuais (por exemplo, para representantes do show business) é considerada um trabalho de prestígio.

Com a disponibilidade de capital, existe também a possibilidade de abrir sua própria empresa.

Como aprender?

Se você deseja obter uma educação especializada como gerente de turismo e se tornar um especialista altamente qualificado, depois da escola, você precisa entrar na instituição educacional adequada. Então, depois do 11º ano, você pode ir para instituições de ensino superior (universidades), e depois do 9º ano você pode ir para a faculdade. Aqui você obterá todos os conhecimentos, habilidades e habilidades necessárias do zero. Além do mais, algumas universidades ajudam seus graduados com estágios, estágios e até empregos.

Para obter uma especialidade, é necessário cursar disciplinas bem definidas, as quais devem ser consultadas na secretaria de admissões da universidade escolhida.

Ao procurar uma universidade ou faculdade, procure antes de tudo as faculdades que ensinam os negócios de hotelaria, restauração e turismo.

Devido ao fato de que a obtenção do ensino superior leva muito tempo, essa opção não é adequada para todos. Muitos fazem ensino à distância, cursos especializados completos. Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que o titular do diploma terá uma vantagem no processo de contratação.

Revisão de avaliações de especialistas

    As pessoas envolvidas no turismo têm opiniões diferentes sobre seu trabalho. Por exemplo, muitas pessoas ficam desencantadas com a profissão, pois é (na maioria das vezes) um trabalho regular de escritório, em vez de viagens constantes e campanhas criativas. A este respeito, muito É importante avaliar com antecedência todas as vantagens e desvantagens da profissão, bem como seus pontos fortes e fracos, para que você não se arrependa da carreira escolhida posteriormente.

    Por outro lado, muitos gerentes de turismo falam positivamente sobre sua posição e dizem que ela, se desejada e persistente, pode trazer alta renda... E também muitos são atraídos por descontos corporativos para passeios.

    Em geral, a escolha é sua. Mas lembre-se de que existem características positivas e negativas nesta área.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa