Gerente

Gerente de vendas de automóveis: características do trabalho, requisitos e responsabilidades

Gerente de vendas de automóveis: características do trabalho, requisitos e responsabilidades
Contente
  1. O que é um gerente de vendas de automóveis?
  2. Requisitos
  3. Responsabilidades do trabalho
  4. Habilidades e aptidões pessoais
  5. Salário médio

Um gerente de vendas de automóveis é uma profissão bastante comum e de prestígio que tanto meninos quanto meninas podem ingressar. Esta posição não prevê educação especial, e um ex-professor, médico, economista pode se tornar vendedor de automóveis, tendo adquirido habilidades de vendas. Os jovens vão para a venda de carros em busca de grandes ganhos, que dependem dos juros pagos pelos carros vendidos.

O que é um gerente de vendas de automóveis?

A profissão de gerente de vendas de automóveis novos ou usados, automóveis de passageiros e caminhões é uma das mais procuradas no mercado de trabalho. Na maioria das vezes, pessoas que já possuem certa habilidade na área de vendas procuram uma concessionária para obter essa posição., visto que o lucro da empresa depende do conhecimento e qualificação do vendedor.

A posição de gerente de vendas de automóveis envolve a comunicação com um grande número de clientes, portanto, vale a pena trabalhar para esse cargo para quem tem boas habilidades de comunicação.

Requisitos

Ao selecionar candidatos para uma entrevista, tanto um menino quanto uma menina podem ser convidados. Habilidades de vendas automotivas são uma vantagem significativa entre os candidatos, mas às vezes as concessionárias de automóveis recrutam jovens sem experiência de trabalho como estagiários.

Os principais requisitos dos empregadores para candidatos ao cargo de gerente de vendas de automóveis são:

  • ensino superior, preferencialmente técnico, automotivo, econômico;
  • a presença de uma carta de condução da categoria B e experiência de condução de 2 a 3 anos;
  • habilidades de computador confiáveis ​​e conhecimento do pacote de software MS Office;
  • habilidades em software de contabilidade 1C: Trade ou VLSI;
  • aptidões iniciais para o trabalho de escritório e conhecimento das normas legais na área de vendas;
  • a capacidade de elaborar relatórios, documentos financeiros, possuir as habilidades de correspondência comercial;
  • compreensão do processo de interação com a polícia de trânsito, alfândega, seguradora, instituições de crédito, bancos;
  • compreensão dos processos de licitação, leasing, crédito;
  • a capacidade de operar com grande quantidade de informações, analisar o mercado de vendas de automóveis.

Além da lista de requisitos obrigatórios, o candidato deve ter aparência apresentável, alta cultura de fala e etiqueta empresarial. Não é mau se ele conhece as características das várias marcas de automóveis, eruditas e engenhosas.

Responsabilidades do trabalho

O trabalho de um gerente de vendas de veículos concentra-se na interação com os clientes. É importante não apenas despertar o interesse do comprador, contando-lhe sobre as vantagens do equipamento em que está interessado, mas também cumprir uma série de outras funções:

  • busca de potenciais clientes por meio de reuniões pessoais, conversas telefônicas, participação em feiras especializadas, por meio de redes sociais;
  • criar e manter atualizada uma base de clientes com os dados dos clientes inseridos nela;
  • realizar trabalhos de consultoria com clientes na área de vendas, realizar test drive do carro selecionado, prestar assistência na escolha da modificação e configuração do carro;
  • celebrar contrato de depósito, de venda de automóvel, de prestação de serviços complementares;
  • ajudar o cliente na escolha da forma de pagamento, recomendar-lhe várias opções na forma de leasing, crédito;
  • informar o cliente sobre o grau de preparação da pré-venda ou do recebimento da viatura por ele encomendada a título de adiantamento;
  • efetuar o cadastramento dos documentos de embarque e trabalhar na transferência do carro para o comprador;
  • após a efetivação da venda em uma semana, um mês e um ano depois, o gerente deve manter contato com o comprador, pedindo sua opinião sobre a compra e operação do carro;
  • auxiliar o cliente na compra de peças de reposição para reparos e auxiliar na realização de manutenções no veículo por ele adquirido.

Com o tempo, cada gerente tem suas próprias melhores práticas e técnicas pessoais em técnicas de vendas. Vendedores experientes mantêm contato não apenas com clientes estabelecidos, mas também com clientes em potencial, informando-os sobre novos produtos, perguntando sobre suas preferências.

Esse feedback e atenção ao cliente trarão necessariamente resultados, que repercutem positivamente no salário do gerente e no lucro da concessionária.

Habilidades e aptidões pessoais

Um especialista em vendas de automóveis deve saber tudo sobre o produto que oferece ao cliente. As perguntas do comprador podem ser as mais inesperadas, e a desenvoltura pessoal combinada com um bom conhecimento sempre virá em socorro de tal vendedor. Ao trabalhar com um produto caro, um gerente deve ser capaz de encontrar uma linguagem comum com qualquer cliente, ser educado, atencioso e ter a capacidade de construir a comunicação de forma a não impor sua opinião ao cliente.

Uma qualidade pessoal importante e necessária de um gerente na área de vendas de carros para o trabalho é o seu alto nível de resistência ao estresse. Um volume muito grande de comunicações com o qual esse especialista tem que lidar só é possível para pessoas com um determinado temperamento. O não-conflito e a simpatia são as propriedades que o vendedor deve ter em primeiro lugar.

O dia de trabalho de um gerente de vendas de automóveis é passado em uma concessionária e, muitas vezes, é irregular. Contar e mostrar as vantagens da tecnologia a todo comprador interessado em um carro não é só mental, mas também físico. Portanto, um revendedor de automóveis deve ser altamente eficiente e estar sempre ativo e vigoroso.

Para a implementação bem-sucedida das vendas, um especialista também precisa ter um certo conjunto de habilidades psicológicas. Ele deve ser capaz de ver um comprador potencial e verdadeiramente interessado, distinguindo-o dos visitantes vagando à toa da concessionária. Muitas vezes, para que a venda ocorra, o gerente tem que buscar várias opções de compromisso e fazer concessões para o cliente acordadas com a direção do salão. Essa flexibilidade e fidelidade permitem não perder um cliente e trazer lucro para a empresa.

Salário médio

Via de regra, um gerente de vendas de automóveis trabalha de acordo com um sistema de pagamento de bônus por peça. Ele geralmente recebe um salário fixo e ganha um certo bônus como uma porcentagem dos carros e serviços adicionais que vende. O salário básico nessas organizações é pequeno, pode ser de 10 a 15 mil rublos, e cada concessionária define sua própria porcentagem de prêmio. Existem empresas onde os gerentes recebem apenas juros sobre as vendas.

O custo dos carros nas concessionárias depende da taxa de câmbio do euro ou do dólar, portanto os preços desse produto são flexíveis, o que significa que a porcentagem das vendas é calculada em termos de moeda. Por exemplo, para cada carro vendido no segmento de preço médio, o gerente de vendas pode ser cobrado de $ 25 a $ 50. Para a venda de um carro de luxo, o pagamento do prêmio pode atingir de $ 100 a $ 200. E se um funcionário consegue vender um produto ilíquido que está no armazém há vários meses, então o bônus, por decisão da gerência, pode ser pago com um bônus adicional.

Para cada gerente, a gerência define a tarefa de cumprir um plano de vendas pessoal. Além disso, é considerado o trabalho final de implementação do plano pela concessionária como um todo. Se o plano for cumprido, o gestor receberá uma recompensa em dinheiro e, se não for cumprido, uma multa. O valor dos ganhos também vem da venda de equipamentos ou serviços adicionais fornecidos por uma concessionária de automóveis. O gerente pode receber uma determinada porcentagem se o cliente comprar um carro com aluguel ou a crédito. Além disso, a sazonalidade também afeta o nível de renda - percebe-se que o pico de vendas ocorre na primavera e no verão, e os carros são vendidos pior no inverno.

O salário médio de um gerente em uma concessionária de automóveis é de 50 a 60 mil rublos. Para fazer isso, ele precisará vender cerca de 15 carros do segmento de preço médio e um número bastante grande de equipamentos ou serviços adicionais. Um nível semelhante de ganhos é típico para concessionárias de automóveis nas grandes cidades, em empresas regionais, a renda de tais especialistas é mais modesta - de 30 a 40 mil rublos. Essa tendência está associada a uma redução no poder de compra da população, ao passo que, há 10 anos, os gerentes de vendas de automóveis podiam ganhar até 100-150 mil rublos por mês.

sem comentários

Moda

a beleza

casa