Gerente

Gerente: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos

Gerente: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos
Contente
  1. Que é aquele?
  2. O que ele faz?
  3. Prós e contras da profissão
  4. Visualizações
  5. instruções
  6. Habilidades e conhecimentos necessários
  7. Educação
  8. salário médio
  9. Perspectivas e crescimento na carreira

No mundo moderno, a gestão tornou-se comum. Empresas privadas e organizações públicas têm gerentes em sua equipe que trabalham em uma estrutura ou outra e se posicionam em vários níveis da hierarquia de gestão. A profissão não tem restrições ao crescimento, e um funcionário comum de tempo integral pode acabar se tornando um líder bem pago. O que quer que o gerente faça, seu trabalho está relacionado à avaliação da situação, à tomada de uma decisão gerencial e à sua implementação. A demanda por líderes talentosos e experientes sempre foi alta.

Que é aquele?

A palavra em inglês gerente, isto é, gerente, traduz-se literalmente como gerente, chefe. O gerenciamento de processos de negócios pode ser realizado como mão de obra contratada ou o gerente é o proprietário do negócio. Os gerentes podem ser executivos júnior, intermediário ou sênior na empresa. Ao contrário de um empresário que pode trabalhar sozinho, um sinal de gestão é a presença de pessoas subordinadas ao gerente.

A definição das principais funções de um gestor inclui responsabilidades de planeamento, capacidade de organizar os processos de negócio, motivar os colaboradores que lhe são confiados para o sucesso do trabalho, bem como o controlo da execução das tarefas que lhe são atribuídas. A característica dos poderes de tal administrador depende do tamanho do objeto que ele controla e da importância das tarefas que tem pela frente.

Em cada caso específico, a descrição da funcionalidade de tal especialista parece diferente.

O que ele faz?

As responsabilidades do cargo do gerente dependem dos objetivos que ele enfrenta. Esse especialista pode desempenhar as funções de chefe de toda a empresa ou chefiar uma divisão separada dela. As atividades de um gestor podem ser realizadas tanto com a sua participação direta e presença na empresa, como em formato remoto, quando o gestor dá ordens e define tarefas, e os gestores de divisões remotas as executam.

A competência do gerente é determinada pelo alcance de seus poderes. Por exemplo, o gerenciamento corporativo é limitado por seu escopo e não pode ser estendido a outras organizações e empresas. Mas a gestão inclui um conceito muito mais amplo. Os papéis funcionais podem ser representados em qualquer escala. Considere, por exemplo, a gestão internacional, que envolve a promoção dos interesses de uma grande organização em mercados estrangeiros. Nesses projetos, um gerente pode desempenhar suas funções não apenas como líder, mas também como consultor.

As principais funções do gerenciador são apresentadas a seguir.

  • A principal tarefa de um gerente é formar uma equipe profissional de trabalho. O líder deve ter habilidades de seleção e remodelação de pessoas, pois seu sucesso profissional e a capacidade de atingir os objetivos traçados dependem da equipe que lidera.
  • Desenvolver e aprimorar o profissionalismo dos colaboradores é outra das funções mais importantes de um gestor. Além de seus colaboradores, o gestor deve estar atento ao seu próprio desenvolvimento. O empenho em adquirir competências e conhecimentos inovadores torna o gestor mais competente e permite-lhe expandir a sua esfera de influência dentro e fora da empresa.
  • Provisão de recursos - esta obrigação implica a criação de locais de trabalho confortáveis, proporcionando aos colaboradores tudo o que é necessário para a realização dos trabalhos, a consciência das necessidades urgentes e as possibilidades de as satisfazer. Qualquer gerente resolve essas tarefas em uma ordem de trabalho em uma base contínua.
  • Definir tarefas para subordinados, planejar seu trabalho e monitorar a execução dos casos atribuídos. Além disso, o gestor é responsável por motivar os colaboradores, desenvolvendo um sistema de incentivos e penalidades, construindo um sistema de tutoria e adaptação aos novos integrantes da equipe.
  • Trabalho bem organizado sob a orientação de um gerente talentoso leva à melhoria da qualidade e aumento do desempenho do trabalho. Realizando uma análise das atividades de uma divisão ou de toda a empresa, o gestor avalia os resultados e planeja as próximas etapas, fazendo os ajustes necessários aos planos de trabalho comercial.
  • Criando feedback e coordenando o trabalho de subordinados ou departamentos inteiros. O gerente resolve essas tarefas criando comunicações internas, cujas atividades serão compreensíveis, coordenadas e destinadas a alcançar metas e objetivos globais comuns.

Gestores talentosos são considerados aqueles especialistas que não são apenas bons executores e profissionais de negócios competentes, mas também aqueles líderes que sabem como gerenciar pessoas com eficácia.

Prós e contras da profissão

Gestão moderna - trata-se de uma profissão muito multifacetada que permite que pessoas com grandes ambições, amplo conhecimento e aspirações se realizem. Esse tipo de atividade tem seus lados positivos e negativos.

Profissionais da profissão:

  • grandes perspectivas de crescimento na carreira e desenvolvimento profissional;
  • alta demanda no mercado de trabalho, onde profissionais experientes são especialmente valorizados;
  • uma oportunidade real de ter rendimentos estáveis ​​e elevados, bem como uma atividade de trabalho interessante e diversificada;
  • oportunidade de crescimento pessoal e profissional, comunicação com outras pessoas, formação de vínculos e competências profissionais;
  • a possibilidade de viagens de atividades relacionadas com viagens de negócios, exposições, conferências, etc.

Contras da profissão:

  • o nível de competição entre os profissionais é alto, ganha o especialista mais experiente e eficiente;
  • na fase inicial do trabalho, o salário pode ser baixo;
  • trabalho em modo multitarefa e tempo limitado, em relação ao qual a atividade está associada a situações estressantes;
  • responsabilidade individual pelas decisões de gestão adotadas;
  • muito trabalho árduo e rotineiro;
  • os salários muitas vezes dependem dos resultados do trabalho executado.

Alguns graduados universitários acreditam que o gerente e o vendedor são um e o mesmo. Mas essa visão está absolutamente errada. A autoridade e a responsabilidade de um gerente são muito mais amplas do que a de um vendedor, que possui uma gama restrita de responsabilidades profissionais.

Visualizações

A profissão de administrador tem diferentes tipologias, podendo a sua posição ser designada de acordo com as funções desempenhadas. Por exemplo, no mercado de trabalho você pode encontrar as seguintes vagas:

  • gerente de arte - um especialista que lida com questões organizacionais no campo da criatividade e da arte;
  • gerente de eventos - esta pessoa desempenha funções relacionadas com a organização de entretenimento e eventos especiais;
  • Gerente de RP - está empenhada em criar e manter uma imagem favorável da empresa aos olhos do público;
  • gerente de marca - é responsável pela criação, desenvolvimento e comercialização de uma marca e o seu trabalho está frequentemente associado a redes na área do comércio;
  • gerente da cidade É um gerente contratado que exerce as funções de prefeito da cidade.

A lista pode ser continuada, dá uma ideia não só da direção de aplicação da gestão, mas também mostra os níveis onde a hierarquia dos especialistas difere entre si. Existem 3 tipos principais de nível de gerente.

Link superior

Isso inclui gerentes da categoria mais alta São diretores e proprietários de empresas. Este tipo de líderes é responsável pelo planejamento e estratégia de desenvolvimento da organização. Suas decisões determinam o destino da empresa não apenas no momento presente, mas também por muitos anos.

A alta administração é o segmento mais bem pago, mas a aptidão profissional de um especialista, neste caso, deve ser do mais alto nível.

A média

Este nível de gestão implica líderes, que dirigem gerentes de baixo nível. A responsabilidade de tal gerente inclui a execução de tarefas atribuídas a ele pela alta administração. É da sua competência formular planos de médio prazo, desde a média etapa a etapa e, de forma sistemática, cumprir as tarefas globais que lhe são atribuídas. Gerente intermediário valioso por sua diligência e capacidade de tomar as decisões certas. Gerentes intermediários são chefes de loja, departamento, pequena unidade estrutural.

Inferior

Isso inclui os gerentes de nível básico que organizam e supervisionam o trabalho do pessoal da linha de frente. Gerentes de baixo nível obedecer aos líderes da hierarquia média e superior. Posições como capataz, turno sênior, administrador, supervisor, são representantes do segmento inferior do sistema de gestão... Eles não têm tarefas de planejamento estratégico, mas implementam os planos da alta administração.

O nível de um gerente é altamente dependente de sua educação, experiência e habilidades. Os verdadeiros gerentes de alto nível começam sua jornada desde o início, perfeição na ciência da administração.

instruções

É difícil imaginar o mundo dos negócios de hoje sem uma gestão eficaz. As direções de sua aplicação são tão diversas que, talvez, não reste uma única esfera onde não seria aplicada.

Aqui estão alguns exemplos em que um gerente é solicitado como um especialista necessário.

  • Setor comercial - há pessoal de gerenciamento e administrativo, especialistas em gerenciamento de documentos, gerentes analíticos, um sistema de gerenciamento de risco de conformidade, um gerente de planejamento, um gerente de treinamento, um gerente de cultura corporativa e assim por diante. Existem muitos mais subsetores neste setor, e gerentes de diferentes níveis da hierarquia também estão envolvidos neles.
  • Setor comercial - nesta direção existem gerentes de vendas, especialistas que trabalham com fornecedores, bem como especialistas que controlam o trabalho da área de vendas, chamados administradores, etc.
  • Setor de manufatura - caracteriza-se por uma estrutura organizacional clara com divisão de funções e responsabilidades. Gerentes de vários níveis hierárquicos trabalham aqui, e você também pode encontrar especialidades como diretor técnico, gerente de qualidade, especialista em segurança, diretor de produção, planejador e muitos outros cargos semelhantes.
  • Setor de transporte - toda a atividade empresarial da empresa está relacionada com o transporte de cargas. Neste setor você encontra cargos como gerente de apoio ao desembaraço aduaneiro de mercadorias, gerente de transporte aéreo, gerente de transporte de cargas, especialista em seguros, etc.
  • Setor financeiro - nesta direção trabalham gerentes de finanças, leasing, gerentes de investimento, trabalhando com clientes, trabalhando com pessoas jurídicas e outras profissões semelhantes.
  • Setor de construção - a gestão do processo de construção começa muito antes do início das obras. Um gerente de trabalho com arquitetos e designers, de construção, de abastecimento, um gerente de orçamentos, um gerente de aprovação de projetos, um gerente de canteiro de obras, um capataz e outras profissões trabalham nessa direção.
  • Setor de Cultura e Artes - especialistas em atividades sociais e culturais, produtores, gestores para a organização de eventos ao ar livre, administradores, etc. trabalham neste sentido.

Escolhendo a direção da gestão para você, o futuro candidato deve compreender que a maioria das universidades lhe dará o ensino fundamental básico, o que, após formação profissional complementar, lhe dará a oportunidade de trabalhar na área escolhida.

Algumas áreas da atividade de um gerente têm uma especialização tão estreita que é impossível começar a trabalhar nelas sem experiência e conhecimentos adicionais.

Habilidades e conhecimentos necessários

Para que um gerente seja bem-sucedido e eficaz em seu local de trabalho, ele deve estar preparado e treinado. Existem habilidades e requisitos essenciais que um especialista deve atender.

Profissional

O conhecimento característico de uma determinada profissão é adquirido não apenas durante a formação, mas também no processo de aquisição de experiência profissional. Aqui estão alguns deles:

  • habilidade contatar pessoas e conduzir negociações comerciaisao observar as normas de etiqueta;
  • noções básicas de trabalho de escritório, a capacidade de usar programas e equipamentos de escritório;
  • Disponibilidade conhecimentos de economia, gestão, marketing, sociologia;
  • Compreendo sistema financeiro de circulação de mercadorias e dinheiro, ser capaz de trabalhar com documentação de contabilidade primária;
  • ter conhecimento na área gestão de pessoal, seleção e colocação de pessoal, conhecer a legislação trabalhista.

E esta não é a lista completa do que um gerente precisa saber e saber. Além disso, cada especialização possui características próprias.

Pessoal

Uma vez que um gerente é uma profissão de gerenciamento, então, o armazém pessoal do caráter deve atender a certos requisitos:

  • Alto o nível de sociabilidade, a capacidade de convencer e motivar as pessoas;
  • Disponibilidade habilidades organizacionais expressas e a capacidade de liderar as pessoas, inspirando pelo exemplo pessoal;
  • bom pensamento lógico, a capacidade de memorizar grandes quantidades de informações;
  • habilidade avaliar e analisar rapidamente as informações recebidas, a capacidade de encontrar as informações de que você precisa;
  • habilidade pense rápido e tome decisões, analisando muitos fatores.

O trabalho de um gerente implica sempre multitarefa e versatilidade, portanto, sem a capacidade pessoal de lidar rapidamente com as várias situações, será difícil para um gerente cumprir suas funções.

Educação

Para trabalhar como gestor, você precisa de um diploma de ensino superior - essa é uma exigência de todas as organizações, e não depende do seu ramo de atividade. O melhor caso é quando o diploma corresponde à qualificação ou especialização para o cargo a que se candidata.

Após a 9ª série, você não pode entrar na universidade, portanto, para se tornar um gestor, é necessário concluir totalmente a base escolar e, após a 11ª série, escolher uma instituição de ensino superior para se formar. Cada universidade tem sua própria lista de disciplinas para as quais os candidatos são selecionados. Você precisará descobrir quais itens você precisa levar com antecedência. Para admissão em universidades humanitárias, eles geralmente fazem o Exame de Estado Unificado em matérias: russo, matemática, história ou estudos sociais. Se a sua instituição de ensino superior escolhida considerar que os resultados do USE não são suficientes, você terá que fazer disciplinas adicionais ou procurar outra universidade para admissão, onde ministrem aulas de administração.

Você pode obter um diploma de gerente em universidades com viés humanitário ou técnico. Existem departamentos de gestão em muitas universidades, localizados não apenas nas grandes cidades, mas também nas regionais. Após a formatura, uma boa vantagem para sua futura carreira será a disponibilidade de educação adicional especializada. Por exemplo, você pode se especializar em marketing e publicidade, gestão de RH, seguros, psicologia e redação de SEO.

Durante seus estudos na universidade, os alunos estudam economia, matemática, filosofia, história, pedagogia, psicologia, ciências naturais. Eles terão que se familiarizar com a história da gestão, gestão dos fluxos financeiros, estrutura tributária e aprender a conduzir um negócio comercial. A maioria dos programas contém o estudo dos tipos de estruturas organizacionais e de suas atividades econômicas, noções básicas de gestão de pessoas. Marketing, RP e publicidade são dominados em um volume ou outro.

salário médio

A remuneração monetária de um administrador depende de seu nível hierárquico e, quanto mais alta, maior é o nível de rendimentos. Além disso, o quanto um gerente ganha depende da área em que atua, do cargo, da experiência e do nível na empresa. Quanto mais responsabilidades e responsabilidades um gerente tiver, mais dinheiro ele receberá por isso. Mas para crescer a tal nível, serão necessários anos de trabalho árduo e autodesenvolvimento.

O salário médio dos gestores em diferentes setores da economia é o seguinte:

  • gerente de publicidade - 20-25.000 rublos;
  • Gerente de gerenciamento de projetos de TI - 30-35.000 rublos;
  • gerente de vendas - na maioria das vezes o pagamento é feito à peça e o mínimo é de 15.000-20.000 rublos, e o limite máximo depende do próprio especialista;
  • o chefe do departamento de produção - 45.000-50.000 rublos;
  • diretor de uma agência de publicidade - 70.000-100.000 rublos.

Muitas vezes os gerentes são julgados por seu desempenho, então acontece que eles não têm renda fixa. Ou existe uma taxa mínima para a qual uma porcentagem do plano é paga. Por exemplo, um gerente de vendas tem um plano de vendas e, se ele o cumprir, será paga uma porcentagem de bônus sobre o salário base. Em grandes empresas, os gerentes de nível médio e superior recebem pagamentos de bônus, que são regulamentados pelos regulamentos internos da empresa.

Perspectivas e crescimento na carreira

Graduado pela universidade inicia sua carreira como estagiário. A empresa que contratar esse recém-chegado providenciará um mentor para ele. Logo, o estagiário se aprofunda em todas as sutilezas da obra e inicia um caminho independente.O escopo de seu conhecimento é amplo, pode ser uma organização ou uma loja. Mas com o acúmulo de experiência, o especialista torna-se uma pessoa versátil, que se adapta facilmente às novas condições de trabalho e é capaz de aderir rapidamente ao processo de trabalho.

O gerente ganha um valor especial. No desempenho de suas funções, ele aplica os conhecimentos adquiridos ao trabalhar em diversas áreas, por isso especialistas experientes costumam trazer inovações para a empresa, ajudando assim a expandi-la e suas capacidades.

Um gerente comum, no desempenho consciente e ativo de suas funções, não passará despercebido e logo seguirá um plano de carreira.

sem comentários

Moda

a beleza

casa