Gerente

Gerente de comunidade: quem é e o que faz?

Gerente de comunidade: quem é e o que faz?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Responsabilidades do trabalho
  4. Requisitos
  5. Educação e carreira
  6. Onde encontrar um emprego?
  7. Remuneração

Gerente comunitário é uma nova profissão que começou a se desenvolver no território de nosso país há relativamente pouco tempo. Ao mesmo tempo, desperta um interesse genuíno em muitos jovens.

Quem é o gerente da comunidade e o que ele faz? Quais são os requisitos para um especialista? Qual treinamento é necessário e quais são as perspectivas de carreira? Você encontrará respostas para essas perguntas, bem como para algumas outras perguntas em nosso material.

Que é aquele?

Gerente de comunidade É um especialista que gerencia comunidades de pessoas (o próprio termo veio do inglês para o russo)... Esses especialistas estão envolvidos na organização de comunidades de pessoas na Internet (mais frequentemente em redes sociais).

No entanto, além de trabalhar online, muitos gerentes de comunidade são responsáveis ​​por realizar reuniões reais e organizar uma variedade de projetos.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outra profissão, a profissão de gerente de comunidade tem suas próprias características e características. Além disso, eles são positivos e negativos. A este respeito, antes de se candidatar ao cargo, você deve se familiarizar com todos os prós e contras.

As vantagens do trabalho incluem as seguintes características:

  • a oportunidade de mostrar sua criatividade (devido ao fato de que uma das características funcionais da profissão é a criação de conteúdo, o gerente de comunidade tem a oportunidade de mostrar sua criatividade e criatividade no âmbito do fluxo de trabalho);
  • horário de trabalho conveniente (muitas vezes, os gestores comunitários trabalham remotamente, o que economiza tempo na estrada, além de combinar tarefas de trabalho e tarefas domésticas);
  • falta de padrões educacionais (se desejado, a posição desse especialista pode ser ocupada por quase qualquer pessoa, já que não há requisitos educacionais estritamente definidos);
  • trabalho em um campo em desenvolvimento (a atividade profissional dos gestores comunitários está diretamente relacionada ao uso de novas tecnologias).

Entre as desvantagens estão:

  • horário de trabalho irregular (isso se refere principalmente aos gerentes de comunidade que trabalham com comunidades online - força maior pode ocorrer a qualquer hora do dia);
  • altos níveis de estresse (pelo fato de esses especialistas trabalharem com pessoas diferentes, situações estressantes não podem ser evitadas);
  • grande responsabilidade (devido ao fato de que um grande número de tarefas são atribuídas ao gerente da comunidade, ele tem um alto nível de responsabilidade);
  • salários baixos (uma grande recompensa monetária pelo seu trabalho só pode ser obtida se você tiver muita experiência ou se for um especialista popular com muitas críticas positivas);
  • complexidade de tarefas (As funções de um gerente de comunidade consistem em um grande número de tarefas diversas, portanto, o funcionário precisa ter uma grande quantidade de conhecimentos e habilidades).

Assim, antes de se candidatar a uma vaga, você deve avaliar objetivamente seus pontos fortes e decidir se está pronto para suportar as desvantagens da profissão.

Responsabilidades do trabalho

As responsabilidades profissionais de um gerente de comunidade dependem em grande parte do local de trabalho específico, bem como do empregador. Normalmente, no momento da candidatura a uma vaga ou durante a entrevista inicial, o empregador propor-se-á que se familiarize com a descrição do cargo, onde constará todas as tarefas que deverá desempenhar no decorrer da sua atividade profissional. No entanto, devido ao fato de que as especificidades do trabalho de diferentes empresas têm suas próprias diferenças, tais descrições de cargos podem mudar, para as quais você precisa estar preparado. Além disso, antes de se candidatar a um cargo, você deve ter absoluta certeza de que pode lidar com todas as responsabilidades.

Se tentarmos compilar uma lista padronizada e universal de responsabilidades de trabalho de um gerente de comunidade, obteremos algo assim:

  • criar uma variedade de materiais para plataformas de informação (tal tarefa pode incluir escrever posts, layout, etc.);
  • monitoramento dos recursos da rede (muitas vezes, em simultâneo com as funções de Community Manager, um especialista da função desempenha as funções de moderador);
  • escrever resenhas;
  • trabalho analítico com grande quantidade de informações (fontes nacionais e estrangeiras);
  • promoção do produto;
  • análise de conteúdo;
  • comunicação com usuários e clientes;
  • desenvolvimento e criação de projetos;
  • coleta de comentários;
  • gerenciamento de discussão;
  • escrever e publicar notícias;
  • trabalho em equipe, etc.

Para o desempenho de suas atividades profissionais com sucesso, você precisa ser capaz de desempenhar na perfeição todas as funções listadas acima, bem como desenvolver e aprimorar constantemente suas competências.

Requisitos

Freqüentemente, os empregadores apresentam requisitos bastante rigorosos em relação aos gerentes da comunidade. O fato é que esses especialistas desempenham um papel fundamental em muitos projetos e, portanto, devem ter qualificação e competência suficientes.

Habilidades

Quanto às competências e habilidades profissionais diretamente essenciais, o gerente da comunidade é obrigado a cumprir 100% a descrição de seu cargo. Além disso, ele deve ter habilidades adicionais, por exemplo:

  • compreender algoritmos e ser capaz de trabalhar com uma variedade de redes sociais (VKontakte, Odnoklassniki, Facebook, etc.);
  • ser capaz de analisar o público;
  • identificar o conteúdo mais popular;
  • trabalhar com dados estatísticos e analíticos;
  • formular política editorial;
  • construir parcerias com outros projetos, etc.

Ao mesmo tempo, no decorrer do trabalho em um projeto específico, é necessário identificar suas características e traços individuais, para poder se ajustar e se adaptar rapidamente à realidade em mudança.

Qualidades

Apesar de o profissionalismo e as qualificações de um Community Manager desempenhar um papel significativo, as qualidades individuais deste especialista não são menos importantes. Portanto, certos traços de caráter ajudarão o gerente da comunidade a fazer bem o seu trabalho. Acredita-se que um especialista deve ter as seguintes características:

  • sociabilidade;
  • polidez;
  • simpatia;
  • alto nível intelectual;
  • tolerância ao estresse;
  • capacidade de tomar decisões e assumir responsabilidade por elas;
  • perseverança;
  • criatividade.

A combinação de qualidades profissionais e pessoais permitirá ao gestor comunitário tornar-se um especialista de primeira linha, muito procurado no mercado de trabalho.

Educação e carreira

Até o momento, não há requisitos específicos para a formação de um gerente de comunidade. A coisa e que esses especialistas não são ensinados em universidades ou faculdades. É por isso que a maioria dos empregadores enfatiza que o especialista possui todas as competências e habilidades necessárias. Ao mesmo tempo, alguns empregadores ainda insistem na disponibilização de diploma de ensino superior de seus subordinados, mas não especificam um perfil específico. A vantagem será a disponibilidade de um certificado de conclusão dos cursos especializados relevantes - hoje, esses treinamentos e master classes podem ser passados ​​tanto online quanto offline.

Quanto à carreira imediata de um gerente de comunidade, é importante notar o fato de que a vida profissional de um especialista pode se desenvolver de várias maneiras. Assim, por exemplo, você pode crescer e se tornar um gerente de projeto se estiver interessado em promoção vertical. Além disso, não é incomum que os gerentes de comunidade abram suas próprias agências de criação e projetos de conteúdo, contratem funcionários e desenvolvam seus próprios projetos ou se envolvam em atividades de consultoria.

Onde encontrar um emprego?

Hoje, a profissão de gerente de comunidade é considerada bastante difundida e solicitada. É por isso que você pode encontrar vagas semelhantes em painéis de mensagens. Além disso, verifique os sites das empresas de seu interesse, pois elas podem anunciar vagas de emprego em suas plataformas oficiais.

Deve-se ter em mente que o trabalho de um gerente de comunidade costuma ser remoto. Isso significa que você não precisa ir ao escritório todos os dias para fazer seu trabalho. Este fato atrai muitos candidatos a emprego.

Remuneração

Quanto à remuneração material pelo trabalho de um gerente de comunidade, ela pode variar dentro de limites bastante amplos. O valor imediato do salário pode depender de uma variedade de fatores: suas qualificações, a região de atuação da empresa, o escopo da empresa, etc. A aposta mínima é de 15.000 rublos.

Assim, você pode ter certeza de que a profissão de gerente de comunidade está se desenvolvendo rapidamente e é bastante popular. No entanto, antes de se formar em cursos em sua especialidade e procurar as vagas adequadas, você precisa avaliar cuidadosamente seus pontos fortes e entender se você pode lidar com tal trabalho.

sem comentários

Moda

a beleza

casa