Gerente

Gerente GR: quem é ele e o que ele faz?

Gerente GR: quem é ele e o que ele faz?
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Prós e contras da profissão
  3. Responsabilidades do trabalho
  4. Requisitos
  5. Qualidades
  6. Educação e carreira

Nosso tempo dá origem a um grande número de novas profissões, antes inéditas. Ao mencionar a posição de um gerente de GR, muitos não conseguem responder quem ele é e o que está fazendo. É hora de entender esse assunto e estabelecer que tipo de especialista ele é.

Que é aquele?

GR-manager é, literalmente traduzido para o russo, apenas funcionário da empresa para trabalhar com órgãos governamentais. O fato é que nenhuma empresa pode prescindir de contatos próximos e cada vez mais ativos com o Estado. Ao mesmo tempo, também temos que interagir com grandes organizações públicas, com “pessoas solidárias”. Somente uma empresa que faz isso de forma constante e clara será capaz de alcançar o sucesso. Há muito tempo se tornou impossível simplesmente pressionar e seguir sua própria linha de "pressão teimosa".

Apenas uma estratégia de negociação clara e a capacidade de encontrar compromissos ajudam. E aqui você não pode prescindir de especialistas, quem estará pronto para conduzir essas mesmas negociações. Em nosso país, os gerentes de GR começaram a aparecer não antes de meados dos anos 2000. Qualquer quantidade perceptível deles foi necessária apenas no início de 2010. As diferenças na cultura corporativa e na interação dos negócios com as autoridades afetaram da mesma forma.

Inicialmente, acreditava-se que os melhores gestores deste tipo são ex-funcionários de secretarias governamentais, pois sabem perfeitamente como tudo está organizado nas áreas relevantes, a quem com que pedido ou desejo se deve dirigir.

E - qual é a diferença entre hierarquias reais e formais no final. Empresas muito grandes podiam se dar ao luxo de convidar "gerentes de ligação" do exterior.

A formação independente de tais especialistas em nosso país começou e não há muito tempo. Esses gestores não apenas se comunicam com os próprios representantes dos órgãos do Estado - eles contribuem para a organização eficaz das negociações entre esses representantes e a administração da empresa. Em muitos casos, comunicar sua posição aos funcionários só é possível por meio de seminários e conferências especiais. Todos esses eventos devem ser cuidadosamente organizados e levados em consideração no processo um grande número de nuances.

Um gerente de GR de sucesso é, acima de tudo, uma pessoa muito flexível e comunicativa. Ele é obrigado a usar todos os meios e oportunidades disponíveis para defender os interesses da empresa... Às vezes, você até tem que ir para as negociações em um ambiente informal. E aqui há uma linha muito tênue que separa o lobby legítimo dos esquemas de corrupção. A tarefa de um profissional é atingir a meta estabelecida sem cruzar essa linha.

Prós e contras da profissão

O fato de não haver muitos especialistas na área de gestão de GR é encorajador. As chances de estar em uma posição muito boa (ou que será boa depois de alguns anos) agora são muito altas. Claro, tudo aqui depende da sorte e da “pegada” do candidato, da capacidade de avaliar o mérito de uma vaga e suas perspectivas no futuro próximo. Além disso, o papel da regulação governamental e da interação com agências governamentais só aumentará. As autoridades de vários níveis são uma fonte estável de renda.

A contratação pública, especialmente no domínio da defesa e encomendas especiais, é praticamente uma “mina de ouro”. Eles receberão dinheiro mesmo quando a situação em outras áreas não for tão clara. E por isso a procura de pessoas que consigam estabelecer contactos com clientes governamentais será sempre muito importante. E informações oportunas sobre as mudanças que estão por vir, quais novas regulamentações aparecerão, às vezes economizam milhões para as empresas. Mas trabalhar como gerente de GR tem mais do que aspectos positivos.

Qualquer passo errado ou mal planejado significa sérios prejuízos materiais e de reputação. É por isso os gerentes estarão, na verdade, em constante estresse, constante tensão. Você terá que controlar cuidadosamente cada passo que você dá, seguir cada palavra e gesto. A jornada de trabalho em tal profissão, por razões óbvias, não pode ser padronizada. Às vezes você tem que fazer viagens de negócios, viagens de negócios; mesmo trabalhando na sua cidade, você precisará preparar muitos documentos, e ainda mais documentação terá que ser estudada.

Também deve ser entendido que Um gerente de GR em várias empresas torna-se secretamente um gerente corrupto. Por causa da competição acirrada, às vezes a liderança é forçada a tomar tais medidas extremas para promover seus interesses. E ele não se preocupa com o risco de um funcionário.

Em caso de recusa ou algum tipo de evasão passiva, ele será demitido. Não existe um contrapeso sério para isso, e geralmente é necessário decidir o que é mais importante.

Responsabilidades do trabalho

As descrições de trabalho para esta especialidade geralmente indicam que isso significa:

  • proteção e promoção dos interesses comuns da empresa nas atividades dos órgãos estaduais e municipais;
  • rastrear os eventos e eventos mais significativos da vida pública, estadual, municipal, regional, da cultura e do esporte (e utilizá-los em benefício da empresa);
  • acompanhamento de todas as novas faturas e suas alterações, atos normativos e jurídicos ao nível departamental e territorial (com avaliação do seu impacto nas perspetivas de negócio);
  • realização de reuniões e negociações presenciais com representantes de órgãos governamentais;
  • preparação de tais reuniões de administração da sociedade e seus demais representantes, que se fizerem necessária;
  • resolução bem-sucedida de situações de crise e conflitos com autoridades governamentais;
  • familiarização máxima dos órgãos do Estado e seus dirigentes, em particular com a atividade da empresa, suas capacidades, realizações e planos de longo prazo;
  • utilização máxima dos métodos legais de obtenção de contratos estaduais, municipais e departamentais.

Requisitos

Habilidades

Não é tão fácil tornar-se um dos gerentes de GR, como já mostra a breve descrição de suas atividades. Espera-se que até mesmo os iniciantes tenham negócios muito sérios e qualidades práticas. É absolutamente impossível conseguir este emprego sem um ensino superior. É imprescindível que você entenda claramente no que a empresa se especializa, quais são suas vantagens e desvantagens em relação aos concorrentes e como, por meio da interação com o Estado, potencializar as vantagens e enfraquecer as desvantagens. Às vezes, à medida que cresce, o negócio se torna relevante para a empresa lobby em organizações internacionais e agências governamentais de países estrangeiros.

Isso também recai sobre os ombros do gerente de GR, que, portanto, é simplesmente obrigado a se desenvolver nessas áreas. Parece que muito em breve pessoas sem conhecimento de línguas estrangeiras não serão mais contratadas para tal cargo. Muito também depende da capacidade de conduzir correspondência comercial e redigir documentos. É imperativo - pela própria essência da profissão - compreender claramente como os órgãos do Estado em todos os níveis funcionam e funcionam. Uma vantagem para o candidato será ideia de organizações públicas (pelo menos os principais do país e da região) e um entendimento de como eles podem ajudar a empresa.

Os requisitos para um gerente de GR também incluem a capacidade de analisar as preferências do consumidor e as situações de mercado. Isso permitirá estabelecer contatos com as autoridades de forma proativa, antecipando o que será necessário em alguns meses ou mesmo anos. É imperativo antecipar os esforços dos concorrentes - e tentar frustrá-los. Quase todas as empresas selecionam os candidatos que trabalharam no serviço público por pelo menos um ano. Experiência de trabalho em organizações públicas de qualquer tipo também é incentivada.

Qualidades

Obviamente, as qualidades pessoais de um gerente de relações com o governo também são importantes. O principal requisito nesse sentido é a sociabilidade, porque às vezes leva mais de uma hora para negociar, mas vários dias ou até semanas. O gerente é obrigado a demonstrar habilidades de liderança, tentar jogar o "primeiro violino" ao lidar com funcionários do governo. Não se trata de manipulação comum ou "pressão impetuosa" - é toda uma arte de como levar os interlocutores à solução desejada.

Gr-manager também é necessário pró-ativo, porque ninguém pode dizer-lhe no curso das negociações o que se move a fazer, o que pode ser oferecido aos interlocutores e o que não. A capacidade de sair de situações embaraçosas sem perdas também é muito importante. Ele se encontrará em tal posição apenas uma pessoa paciente, resistente e disciplinada com máxima atenção aos detalhes. Esse trabalho é acompanhado por estresse constante e, portanto, a estabilidade do sistema nervoso é extremamente importante.

Desempenha um papel importante pensamento estratégico... Ao mesmo tempo, deve-se também ser capaz de mudar rapidamente do modo estratégico para o "tático", a fim de evitar um descompasso entre eles. Cada situação é única e, portanto, será necessária a capacidade de mergulhar rapidamente na essência das coisas.

Não há nada a fazer sem habilidades oratórias em tal profissão. E, claro, é necessário levar em conta as peculiaridades da situação política na Rússia (ou em outro país onde você tem que trabalhar).

Educação e carreira

Ainda existem algumas instituições na Rússia que treinam gerentes de GR. Previsivelmente, eles incluíram o famoso RANEPA. Você também pode tentar a sorte em:

  • Universidade Financeira e Econômica de Moscou;
  • Universidade de Tuva;
  • St. Petersburg Trade Union University;
  • Universidade Estadual de Kemerovo.

Teremos que fazer exames não apenas em russo e matemática, mas também em estudos sociais. Ao ingressar na especialidade "estudos regionais estrangeiros", você também precisará passar em um teste em uma língua estrangeira (opcional). Após a formatura, é recomendado trabalhar em órgãos governamentais. Um ponto de apoio ideal é o aparato do governo federal e de ministérios (departamentos) individuais, inclusive em nível regional.

O melhor de tudo são os ministérios das finanças, do desenvolvimento econômico, da indústria e do comércio.

Também adequado:

  • câmaras de comércio e indústria;
  • cargos em departamentos de RP;
  • serviço antimonopólio;
  • Rospotrebnadzor;
  • Rostekhnadzor;
  • Rosprirodnadzor;
  • Rosnedra;
  • Rosleskhoz;
  • Rosvodresursy;
  • Rosrybolovstvo;
  • Ministério para o Desenvolvimento do Extremo Oriente Russo;
  • Rosfinmonitoring;
  • corporações estatais e fundos fora do orçamento;
  • administrações de regiões, cidades e distritos.
sem comentários

Moda

a beleza

casa