Gerente de serviços de hotelaria: características, responsabilidades, vantagens e desvantagens

Os gerentes de serviços de hotéis se reúnem com cada vez mais frequência ultimamente. A necessidade de levar em consideração as principais características dessa atividade é importante para cada candidato. A responsabilidade do gerente de serviço do hotel é muito alta. Essa profissão tem vantagens e desvantagens que merecem nossa atenção.
Peculiaridades
Qualquer atividade de reserva de hotel não pode ser realizada sem a colaboração dos gerentes de serviço do hotel. Normalmente, considera-se que os serviços são prestados ao mesmo tempo que a sua produção. Por exemplo, isso acontece no caso de lavagem a seco, lavagem de roupa, serviço de táxi ou organização de feriados. Mas no campo da hotelaria e da economia tudo é fundamentalmente diferente.
Lá, a produção e o consumo de um serviço podem ser divididos no tempo, sendo que alguns dos serviços são prestados apenas no momento em que a pessoa se ausenta da sala.

Assim, limpeza, cosmética e ainda mais reforma (como formas de preparar o estoque para o trabalho) são feitas, claro, apenas na ausência de clientes. Portanto, o gerente deve controlar tudo isso com cuidado. Ele também precisa acompanhar o preparo das refeições (ambas incluídas na diária e encomendadas à parte), a elaboração dos serviços auxiliares. E tudo isso deve ser feito em tempo real. Quando os gerentes de outras especializações podem, em princípio, fazer uma pequena pausa, os funcionários do hotel são obrigados a continuar trabalhando sem interrupção por um minuto.
Além disso, às vezes um segundo perdido significa que os clientes logo escolherão outro hotel. O gerente do hotel também deve levar em consideração o fator humano em grande medida. E nem sempre é possível superá-lo às custas de seu status de liderança. Por exemplo, muitos restaurantes e outros estabelecimentos que prestam serviços estão localizados apenas no hotel, mas não estão diretamente subordinados a ele, você só pode negociar com eles. Além disso, as especificidades do trabalho de um gerente de hotel podem ser consideradas:
- aderência estrita aos padrões gerais;
- racionamento de tempo para check-in e check-out (mesmo com um número significativo de hóspedes);
- racionar o tempo para a realização de um procedimento ordinário;
- uso obrigatório do uniforme prescrito;
- natureza sazonal do carregamento;
- a necessidade de levar em consideração o propósito da viagem do cliente, e não o próprio fato de ele chegar a um determinado hotel;
- a capacidade de interagir, mesmo com funcionários não qualificados, da mesma forma que com funcionários altamente qualificados;
- conhecimento obrigatório de línguas estrangeiras e assim por diante.

Responsabilidades
O gerente do hotel pode, dentro de certos limites, distribuídos por ordem de seus proprietários, ajustar o custo de vida e os serviços individuais, bem como redistribuir a renda entre as divisões estruturais. É esta pessoa que determina quais os hóspedes que devem ser servidos, como alterar o design dos próprios quartos e áreas comuns. Ele coordena as atividades administrativas e econômicas em geral e detalhadamente. Em pequenos hotéis, os gerentes gerenciam pessoalmente todos os negócios. Em outros maiores, eles podem ter toda uma equipe de assistentes - e então eles devem determinar as responsabilidades, poderes de cada um desses assistentes.
Outra responsabilidade do gerente acaba sendo o conhecimento:
- leis federais e regionais;
- normas de investimento, códigos civis, fiscais, trabalhistas;
- princípios de elaboração de planos de negócios;
- especificidades de mercado, gestão, marketing hoteleiro;
- requisitos de conteúdo e design, para o suporte material do hotel;
- línguas nativas da clientela mais provável.
As funções do gerente também incluem:
- coordenação dos trabalhos de todos os departamentos;
- manter o pleno estado e rentabilidade de todos os bens;
- identificação de deficiências no trabalho dos funcionários;
- punir ou recompensar esses funcionários;
- participação direta no desenvolvimento de uma estratégia de marketing, no desenvolvimento de planos de longo prazo e política de preços;
- celebração de contratos com fornecedores de bens, organizações de reparação e construção;
- seleção de pessoal e o estabelecimento de requisitos para ele;
- estudo de análises de audiência;
- um relatório aos organizadores sobre a economia do hotel.

Uma responsabilidade
Em tal posição, a responsabilidade também é grande. Obviamente, o gestor será responsável por violações dos códigos penal e civil, cometidas por ele ou com a participação de outros funcionários. Mas também o especialista é obrigado a ser responsabilizado por um trabalho impróprio de acordo com as suas funções de trabalho, prescritas nas instruções.
Danos materiais à organização também devem ser reembolsados. Mas aqui já existem restrições estabelecidas pelo código do trabalho e pelas leis civis da Federação Russa.
Prós e contras da profissão
Gerente de hotel em preparação estuda muitas disciplinas econômicas e humanitárias. Mais tarde, ele terá que manter constantemente o nível de proficiência neles. Esta posição é perfeita para pessoas extrovertidas e fáceis de conectar. O salário médio de um administrador chega a 30 mil rublos. E em grandes hotéis de alta classe, até um iniciante pode ter mais, dada, porém, a dificuldade de chegar lá.
As perspectivas de crescimento na carreira são grandes. Em poucos anos, administradores qualificados podem facilmente se transformar em gerentes, e outros até podem criar seus próprios hotéis. No entanto, nem tudo é tão sem nuvens. O gerente do hotel está constantemente sob estresse. A imagem típica de "uma pessoa parada no balcão, andando periodicamente pelas salas e corredores" não é muito verdadeira.
Mesmo que externamente pareça assim, na verdade, neste momento, o especialista pode pensar intensamente em algo. Além disso, o administrador do hotel quase sempre tem uma jornada de trabalho irregular e exaustiva e uma programação diária (ou o trabalho é organizado em 2 modalidades após 2 dias). Você tem que ficar em pé e andar muito durante o horário de trabalho, e se o gerente senta, geralmente é para ler documentos ou fazer relatórios. A educação para esta especialidade é principalmente paga.
É verdade que este momento será característico de um número crescente de profissões agora. Você também deve considerar:
- falta de espaço para erros;
- estresse psicológico constante;
- a necessidade de se comunicar com o fluxo de visitantes e com os funcionários (mesmo que não gostem de um ou do outro);
- a incapacidade de confiar a alguém a resolução de conflitos;
- a necessidade de satisfazer os "caprichos" dos clientes VIP;
- o facto de a obra decorrer “debaixo do telhado, no calor”.
