Gerente

Gerente financeiro: qualificações e responsabilidades profissionais

Gerente financeiro: qualificações e responsabilidades profissionais
Contente
  1. Quem é?
  2. Qualificação
  3. Responsabilidades funcionais
  4. Descrição do trabalho

A moderna economia de mercado dita seus padrões aos comerciantes. Para resistir à alta competição, as empresas comerciais e industriais precisam regular constantemente seus recursos monetários. A escolha das táticas de gerenciamento dos fluxos financeiros depende diretamente da política contábil adotada na empresa. O controlo e a distribuição dos fundos, em regra, são efectuados pela unidade económica, em cujo quadro existe o cargo de gestor financeiro.

Quem é?

O gestor financeiro é o especialista que desempenha as funções de desenvolvimento das políticas financeiras, bem como executa a sua implementação e acompanha a implementação das disposições introduzidas por todas as divisões da empresa. Atualmente na Rússia não existe uma estruturação clara do cargo denominado "gestor financeiro". Isso acontece por vários motivos.

  • Em grandes organizações comerciais e industriais, a alta administração gerencia os fluxos de caixa - o CFO, o gerente da empresa ou o chefe do departamento financeiro. Pode haver um assistente pessoal subordinado à alta administração, cujo cargo será denominado “gerente financeiro”. É possível que haja vários desses gerentes na empresa e diferentes tarefas sejam definidas para eles. Como regra, os gerentes financeiros pertencem ao nível médio ou inferior na hierarquia estrutural do pessoal da empresa. Esses trabalhadores nem sempre se formam em uma instituição de ensino superior, às vezes essas pessoas vêm com um ensino secundário especializado.
  • O quadro de pessoal de uma pequena empresa pode prever a presença de um especialista com formação superior especializada, cuja profissão esteja diretamente relacionada com a atividade financeira. Ele tem a responsabilidade de desenvolver e implementar políticas financeiras. Nesse caso, o gerente financeiro em uma pessoa é o líder e o executor. Ele é dotado de certo grau de independência, poder e responsabilidade na solução de todas as questões relacionadas aos recursos financeiros.

Essa gradação da hierarquia de pessoal depende diretamente do tamanho da empresa, do volume das tarefas de gerenciamento e dos métodos de resolvê-las.

Recentemente, surgiu uma tendência no mercado de trabalho, segundo a qual uma pessoa com formação superior especializada e com experiência em trabalhos gerenciais nessa área é considerada um gestor financeiro.

Qualificação

Os requisitos que um gerente financeiro deve atender consistem em habilidades teóricas e práticas. Você só pode se inscrever para essa vaga se possuir um instituto de graduação com perfil econômico e experiência de trabalho na especialidade por pelo menos 3 anos. Em regra, as perguntas da entrevista dirigidas ao candidato têm por objetivo conhecer o seu nível de competência profissional.

O que um gerente financeiro deve saber e ser capaz de fazer:

  • teoria da gestão, finanças e crédito, gestão, economia empresarial;
  • princípios de contabilidade e estatísticas econômicas;
  • metodologia para a realização de análises econômicas, retorno sobre o capital, riscos financeiros e empresariais;
  • leis e regulamentos aplicáveis ​​à condução das atividades financeiras e econômicas da organização;
  • lei de imposto;
  • fundamentos da legislação trabalhista;
  • padrões de relatórios fiscais, financeiros e estatísticos;
  • regras para trabalhar com valores mobiliários, ações;
  • os fundamentos da gestão de capital, métodos de formação do capital de giro da empresa;
  • avaliar a tendência de desenvolvimento dos mercados de vendas e finanças;
  • organizar o trabalho planejado e garantir o controle dos fluxos de caixa;
  • a capacidade de criar planos financeiros e formulários de relatórios para sua implementação;
  • conhecer os princípios de empréstimo e atração de investimentos;
  • ser fluente em programas de computador especializados.

Para se tornar um verdadeiro profissional em sua área, um gerente financeiro precisa melhorar constantemente o nível de educação, monitorar as mudanças na legislação, dominar o novo software em tempo hábil e também investir em cursos de atualização... É melhor para um graduado de uma universidade econômica iniciar uma carreira como estagiário, ganhando gradualmente experiência e conhecimento de um mentor. O salário de um iniciante nesta profissão pode parecer muito baixo, de 20 a 25 mil rublos, mas com a aquisição de experiência e habilidades, seu aumento não demorará a chegar.

Os gerentes executivos ganham de 50 a 150 mil rublos ou mais, dependendo do volume de funções desempenhadas.

Responsabilidades funcionais

O trabalho de um gestor financeiro pode implicar uma funcionalidade bastante ampla, que se desenvolve em função das necessidades da empresa e do volume de movimentação do dinheiro. Em geral, esse especialista deve realizar 5 funções principais.

  • Promova ganhos de capital para a empresa. Isso é conseguido reduzindo custos e encontrando maneiras de aumentar os lucros. Bons gestores financeiros devem atuar principalmente no interesse de sua empresa, sua tarefa não é apenas otimizar os processos de produção, mas também reduzir o nível de deduções fiscais. Claro, um bom especialista fará isso apenas de maneira legal.
  • Compensação de custos. Ter lucro é um processo complexo que envolve muitos componentes, e um deles é a correta alocação dos recursos monetários.É importante não apenas minimizar os custos atuais e de longo prazo, mas também lucrar com o investimento hábil de capital livre em uma direção que seja lucrativa para a empresa. Encontrar essa direção é tarefa do gerente financeiro.
  • Análise e controle. Para que uma empresa floresça e se desenvolva, é necessário monitorar constantemente o lado financeiro de qualquer processo que esteja ocorrendo nela. Mas, além do controle interno, o gestor é obrigado a analisar o ambiente econômico externo que afeta direta ou indiretamente o crescimento dos lucros. Uma resposta oportuna e fazer previsões corretas ajudará a economizar dinheiro e aumentá-lo.
  • Gestão financeira... Esta função resume-se à correta distribuição de todos os fluxos financeiros da empresa, contabilizando o seu ativo, encontrando áreas de investimento rentáveis ​​e minimizando possíveis riscos financeiros.
  • Implementação de inovações. Todos os anos, um especialista em finanças desenvolve um plano de desenvolvimento estratégico para a empresa. A direção do movimento, segundo esse plano, depende do nível de geração de renda no período passado, bem como das perspectivas de crescimento dos lucros e do estado da economia do setor. Além disso, esse plano muitas vezes inclui a modernização de certos objetos, o que requer novas abordagens para fazer negócios e, consequentemente, investimentos financeiros.

As decisões de gestão competentes e bem-sucedidas no campo das finanças ajudam a empresa a resistir à concorrência. Não é à toa que pessoas instruídas comparam atividades financeiras com arte, que não é dada a todos para dominar.

Descrição do trabalho

Antes de ingressar na empresa, um gerente experiente se familiariza brevemente com o balanço da empresa. Ele não faz isso por mera curiosidade, mas para compreender o escopo das funções do cargo, cuja gama é exibida por um documento especial denominado descrições de cargos. Em cada organização terá características próprias, mas também possui pontos principais.

  • Disposições básicas. Aqui, eles indicam a qual categoria, de acordo com a tabela de pessoal, o especialista pertence - um gerente ou um funcionário. Na mesma seção, o nível exigido de educação, experiência de trabalho e habilidades básicas são prescritos. O próximo parágrafo conterá dados que determinam qual dos líderes se reportará ao gerente financeiro, bem como quem exercerá suas funções no momento de adoecimento, saída para viagem de negócios ou férias.
  • Responsabilidades do trabalho... Este parágrafo descreve em detalhes todo o conjunto de funções que um funcionário precisa desempenhar. Aqui estão alguns deles como exemplo: o desenvolvimento de padrões de capital de giro, a análise de atividades financeiras e econômicas, gestão de ativos e assim por diante.
  • Critérios para avaliar a qualidade do trabalho... Para determinar a eficácia de um gerente financeiro em suas atividades, a empresa pondera e fixa marcos nas instruções pelas quais a qualidade de seu trabalho será determinada com segurança. Por exemplo, esse indicador será o aumento anual nos lucros no nível planejado, a ausência de contas a pagar, um aumento nos volumes de produção e muito mais.
  • Lista dos direitos do trabalhador. Esses são os poderes que a entidade concede ao gerente financeiro em nome do CEO. Por exemplo, um gerente financeiro é instruído a conduzir correspondência comercial com autoridades fiscais, interagir e dar ordens aos chefes de divisões estruturais, ter o direito de assinar documentos financeiros e outras opções.
  • Padrões de responsabilidade. Esta cláusula determina o grau e a medida de responsabilidade em que o funcionário incorrerá como resultado de suas ações ou inação irracional. Por exemplo, por violação da legislação da Federação Russa, o gerente financeiro será responsabilizado na forma prescrita por lei. Por violação da disciplina de trabalho, uma pena disciplinar será imposta a ele.Se forem descobertas perdas materiais, o funcionário pode estar sujeito a processos judiciais.

Elaborar uma descrição de cargo não é fácil e trabalhoso. Se este documento for pensado nos mínimos detalhes, o departamento de pessoal facilita muito a tarefa de selecionar o candidato mais adequado para tal cargo, e a empresa tem a oportunidade de encontrar um profissional que irá direcionar todos os seus conhecimentos e talentos para o prosperidade da empresa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa