Gerente

Economista-gestor: características, funções, trabalho e formação

Economista-gestor: características, funções, trabalho e formação
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Qualidades pessoais
  3. Vantagens e desvantagens da profissão
  4. Responsabilidades
  5. Onde você pode trabalhar?

A profissão denominada economista-gerente implica trabalhar no campo da economia de uma empresa ou organização. Especialistas desse nível são procurados tanto em agências governamentais quanto em empresas comerciais privadas.

E embora tenha havido muitos graduados em departamentos de economia nos últimos anos, a contratação de um especialista competente é um grande sucesso para qualquer negócio.

Que é aquele?

Um economista-gerente é um especialista que possui os fundamentos básicos em economia, gestão, contabilidade, bem como conhecimentos na área de finanças e crédito, economia do investimento... Em grandes empresas, um economista pode ocupar uma posição de nível médio e estar diretamente subordinado ao contador-chefe, diretor financeiro ou economista-chefe. Em empresas de porte mais modesto, o economista-gerente pode ser gerente e executor em uma pessoa, reportando-se diretamente ao CEO ou gerente.

Em geral, a atividade do gestor económico implica um trabalho analítico que visa estudar, prever e gerir os processos de negócio do ponto de vista económico. Um economista dotado de funções de gestão não só é versado nas normas e leis, mas também sabe perfeitamente como realizar um trabalho analítico. O economista-gerente é responsável por a base de qualquer negócio é a lucratividade.

Qualidades pessoais

Para dominar essa difícil profissão, uma pessoa precisa de uma inclinação para as ciências exatas e um elenco especial de caráter. Das qualidades pessoais de pessoas que dedicaram suas vidas à profissão de economista, podem ser distinguidas as seguintes:

  • atenção, precisão e um alto nível de responsabilidade;
  • interesse em estudar disciplinas como matemática, lógica, economia;
  • a capacidade de estruturar e analisar claramente uma grande quantidade de informações compostas por números;
  • uma capacidade bem desenvolvida de expressar seus pensamentos e ser capaz de convencer outras pessoas, fundamentando seus argumentos com fatos;
  • um alto nível de autodisciplina, precisão, atenção aos detalhes, perseverança;
  • desejo de autoaperfeiçoamento e elevação do nível de conhecimento;
  • interesse nas tendências da economia mundial;
  • a capacidade de antecipar e fazer previsões analíticas.

Nesta profissão não há novidade e frequente mudança de cenário, mas a economia atrai aquelas pessoas que, tendo boa memória e capacidade para operar com números, encontram prazer nisso.

Nem toda pessoa, de cujas decisões corretas depende o destino não só dos negócios, mas também de muitas pessoas, pode assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento futuro da empresa.

Vantagens e desvantagens da profissão

A profissão de economista-gerente na Rússia e no exterior é considerada prestigiosa. Nem todo graduado em uma instituição de ensino especializada é capaz de se tornar um profissional. Mas quem se mantém fiel à causa escolhida encontra algumas vantagens nela:

  • alta demanda pela profissão no mercado de trabalho;
  • rápido crescimento de carreira e salários;
  • um amplo escopo de aplicação de habilidades e capacidade de trabalhar em seu próprio negócio;
  • a oportunidade de trabalhar em especialidades relacionadas à economia.

Das desvantagens da profissão, podem ser distinguidas as seguintes:

  • a atividade está associada ao uso constante de um computador, enquanto a carga diária nos órgãos da visão e na coluna pode levar a problemas de saúde;
  • pode ser difícil para um graduado sem experiência de trabalho começar a trabalhar na direção escolhida;
  • a responsabilidade muito alta e o risco de erro criam cargas estressantes;
  • existe uma competição bastante elevada por posições promissoras com um alto nível de rendimentos.

No início, uma carreira pode não render tão bem quanto você gostaria. Na melhor das hipóteses, um graduado universitário será contratado como estagiário ou assistente de um especialista experiente, enquanto o salário inicial será pequeno - de 15 a 25 mil rublos. E só depois de 3-5 anos, quando se ganha experiência, é possível contar com um aumento de salários de 30-35 mil ou mais.

Responsabilidades

Dependendo do tamanho da empresa e do giro anual de caixa, as responsabilidades do gerente economista variam. Mas as principais tarefas que esta especialidade implica são as seguintes:

  • realizando trabalhos de análise de mercado e planejamento com base nele a estratégia de desenvolvimento da empresa;
  • planejamento de negócios para o desenvolvimento da empresa a curto e longo prazo;
  • cálculo do lucro dos atuais projetos empresariais e sua justificativa econômica;
  • promoção de soluções econômicas e gerenciais para o desenvolvimento da empresa;
  • análise do ambiente competitivo e avaliação de suas posições;
  • controle da movimentação e distribuição dos fluxos financeiros na empresa;
  • prever possíveis riscos e escolher um método para otimizá-los;
  • justificativa econômica de precificação, eficiência do investimento, determinação do volume da folha de pagamento, custos atuais do negócio.

O escopo de aplicação dos conhecimentos e habilidades de um economista é muito grande. Para resolver as tarefas que lhe são atribuídas, o especialista necessita ser fluente não só nos conhecimentos teóricos, mas também em aplicá-los na prática. Além do mais, posição implica conhecimento dos programas de computador usados ​​nesta empresa para realizar atividades empresariais.

Onde você pode trabalhar?

A profissão de economista-gerente é bastante universal e pode ser procurada em vários setores da economia.Altas qualificações e experiência de trabalho permitirão que você encontre um emprego na área de tecnologias de TI como economista no departamento de sistemas de informação computacional. Nas estruturas comerciais, o economista encontrará aplicação como analista de marketing, gerente de suprimentos ou vendas, especialista em contabilidade, poderá exercer as funções de funcionário do departamento de planejamento ou se envolver em investimentos.

Freqüentemente, as empresas exigem economistas experientes de mão de obra e folha de pagamento, gerentes de departamento de contratos e especialistas em tratamento de reclamações. Se desejar, você pode encontrar um emprego no setor bancário, dedicar-se ao comércio, à produção, à prestação de serviços educacionais ou econômicos e à pesquisa científica. Todas essas áreas estão relacionadas à economia, portanto a profissão de economista é simplesmente insubstituível para o seu desenvolvimento.

Se você decidir procurar emprego no exterior, vale a pena considerar que diplomas de algumas universidades russas são muito apreciados lá também... Por exemplo, especialistas com experiência que se formaram na Plekhanov Economic University, MGIMO, Lomonosov Moscow State University e na Escola Superior de Economia são voluntariamente contratados. A educação especializada adicional será uma boa vantagem para um emprego de sucesso.

Um especialista que investe em seu próprio desenvolvimento e se esforça para melhorar seu nível de conhecimento é especialmente valorizado por qualquer empregador.

sem comentários

Moda

a beleza

casa