Gerente

Gerente de marca: características da profissão, qualificações e responsabilidades

Gerente de marca: características da profissão, qualificações e responsabilidades
Contente
  1. Que profissão é essa?
  2. Demanda
  3. Qualificação
  4. Qualidades pessoais
  5. Responsabilidades funcionais
  6. Descrição do trabalho
  7. Perspectivas de carreira

Gerente de marca é uma profissão que se tornou conhecida do grande público na última década. Embora até hoje nem todos dêem uma resposta clara sobre que tipo de cargo é, quais as funcionalidades que este especialista possui e o que exatamente ele faz. Alguém o considera um comerciante, alguém - um gerente de publicidade. Então ou não, você descobrirá mais.

Que profissão é essa?

Se você responder à pergunta de forma completa e consistente, vamos definir a palavra "marca". Uma marca é um conjunto de opiniões, percepções, emoções e associações associadas a um produto ou serviço específico. Todas essas ideias estão na mente do consumidor. Obviamente, uma marca não é um nome, não é uma marca, mas a concha mental de um produto. E esse complexo tão complexo, sua formação na cabeça do comprador, deve ser tratado pelo gerente da marca.

Se você ouvir que um gerente de vendas é igual a um gerente de marca, sinta-se à vontade para contestar essa opinião. Promover uma marca, desenvolver seus símbolos visuais, aumentar a fidelidade do público-alvo à marca - essas são as tarefas de um gerente de marca. Sim, ele é um especialista em promoção, mas ainda não é um profissional de marketing.

Como um gerente de marca difere de um profissional de marketing:

  • o profissional de marketing acompanha o processo de venda, sua organização, todas as etapas e resultados;
  • o gerente da marca trabalha com a reputação da marca, faz com que o consumidor confie na marca.

Esta profissão é relativamente nova. Embora anteriormente as funções deste especialista fossem desempenhadas por outros funcionários.Mas as grandes empresas chegaram à conclusão de que um especialista separado deve criar uma história de marca positiva e trabalhar em sua reputação. No espaço empresarial, essa divisão de funcionalidade é calculada e isso não é apenas uma tendência da moda.

O gerente de marca deve desenvolver uma estratégia de desenvolvimento da marca, ele deve monitorar e avaliar indicadores-chave não só da marca, mas também do mercado como um todo. Por exemplo, se falamos de indústria da moda, deve ser um especialista que conheça perfeitamente o mercado, acompanhe suas tendências e processos atuais, conheça os líderes e saiba a quem olhar.

Ele também interage com empresas de mídia e todos os profissionais que ajudam a construir uma imagem de marca. O mesmo funcionário é responsável pelo lançamento e reinicialização dos produtos. Claro, como parte da equipe.

Demanda

A necessidade de tais especialistas só está crescendo. Claro, se você quer dizer grandes empresas. Interessante que há cada vez mais gerentes de marca que trabalham por contrato. Por exemplo, uma empresa não muito grande, que ainda não está preparada para contratar um funcionário deste nível, convida um especialista experiente como gestor de crise: ela assina com ele um contrato de vários meses, durante o qual ele pensa na estratégia da marca, elabora um plano detalhado e semelhantes.

Significa que as capacidades profissionais dos especialistas aumentam: eles podem cooperar com empresas diferentes, dar consultas únicas e, eventualmente, tornar-se instrutores... Hoje é praticamente impossível adquirir a especialidade de um gerente de marca em qualquer lugar, mas tendo uma especialidade relacionada, experiência, vontade de estudar, você pode se tornar um coach especializado. Isso significa que você mesmo pode se tornar aquele que vai formar uma geração de gerentes de marca qualificados no país.

Qualificação

Não é segredo que um grande número de pessoas que desejam se tornar um elo importante na gestão empresarial acredita que as habilidades naturais, a compreensão e a ambição são suficientes para isso. Mesmo assim, é impossível se tornar um especialista do zero. Mesmo tendo um grande potencial, é simplesmente irreal. O gerente de marca deve conhecer as especificidades de seu trabalho, o campo de atuação, avaliar corretamente suas próprias capacidades. A autoestima profissional adequada é o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

Educação

É ótimo se você recebeu uma educação que está diretamente relacionada ao cargo desejado. Por exemplo, você é um especialista de marketing, um economista-analista, um gerente de publicidade - todas essas são especialidades relacionadas que são ideais para um começo bem-sucedido. Mas se por acaso você estudar, por exemplo, como psicólogo empresarial, essa especialidade também será um bom suporte para o candidato.

A formação pode não estar relacionada à economia, mas se esta for uma formação superior acadêmica, complementada por cursos especiais já sobre promoção de produtos, você tem todas as chances de se tornar um gerente de marca de sucesso. Provavelmente todo mundo sabe disso no mundo moderno, um especialista precisa reaprender a cada 5 anos... E obtendo a próxima "crosta" do ensino superior, o retreinamento não é de forma alguma a única opção para o treinamento. Você precisa estudar em cursos, seminários, webinars, treinamentos de alta qualidade, que são organizados por especialistas de excelente reputação e com uma boa base de conhecimentos e habilidades atualizados.

A regra imutável é a autoeducação. Apenas estudar livros de negócios não é a atividade mais produtiva. O principal é que você goste sinceramente da área por onde veio, que queira estudar o mercado, estar na moda, buscar informações que te levem a um novo patamar profissional.

Habilidades

Criatividade e analítica - é a síntese que dá ao gerente de marca a oportunidade de se firmar na empresa e no mercado como um todo. O pensamento criativo ajuda a construir a comunicação da marca para que o consumidor se interesse em fazer parte dela.Ele também precisa ser diferenciado em um contexto competitivo. Erros de cálculo comuns não funcionam aqui, você precisa pensar fora da caixa.

Uma mentalidade analítica é necessária por um gerente de marca para identificar as conexões entre os números, o que, por sua vez, ajudará a tirar as conclusões certas.

Outras habilidades:

  • pensamento estratégico - um especialista deve ver o desenvolvimento da marca no curto e no longo prazo;
  • sociabilidade e alta inteligência social - você terá que se comunicar muito dentro da profissão e isso deve ser feito de forma eficaz;
  • gestão do tempo - para quase todos os especialistas, independentemente da área de atividade, é uma vantagem profissional e um poderoso recurso pessoal;
  • qualidades de liderança - você tem que reunir as pessoas ao seu redor;
  • a capacidade de trabalhar com bancos de dados - isso deve ser dominado em qualquer caso;
  • habilidades em trabalhar com programas e aplicativos de visualização de dados;
  • conhecimento de um idioma estrangeiro - as barreiras do idioma podem arruinar até mesmo a experiência mais maravilhosa (aumentar seu conhecimento do idioma).

Uma habilidade indispensável de um gerente de marca é a disposição de abrir o capital. Na maioria dos casos, ficar nas sombras não funcionará.

Qualidades pessoais

Um gerente de marca é um coordenador profissional e essa missão envolve também o envolvimento de qualidades pessoais.

Quais qualidades serão valiosas para este especialista.

  • Capacidade de ouvir atentamente e selecionar as informações necessárias no processo de escuta. Comentários, opiniões e ideias importantes não devem ficar fora dos ouvidos do gerente. Ele precisa entender o ponto, mesmo que a administração seja um pouco complicada para transmitir suas ideias.
  • Inteligência emocional desenvolvida. Se você sabe como sentir a outra pessoa, se você é empático e está pronto para prever a reação, há um verdadeiro trunfo em sua manga. Felizmente, treinamentos especiais podem aumentar os indicadores desse tipo de inteligência.
  • Ambição... Sem isso, será difícil na profissão. O desejo de ser o primeiro é, pode-se dizer, uma opção embutida de um bom gerente de marca. Mas deve ser equilibrado pelo pensamento crítico e pela capacidade de olhar para si mesmo de fora.
  • Precisão... Se atrasa sempre, significa que não sabe gerir o tempo e claramente não compreendeu na prática como é difícil ultrapassar o efeito de uma primeira impressão.
  • Determinação... Situações estressantes não são incomuns para qualquer pessoa em um grande negócio. E se você tem que provar a vantagem (mesmo que seja um produto ou serviço), a determinação é imprescindível. Não hesite, não se assuste, não tenha medo de dar um passo arriscado, mas promissor - é com isso que um gerente de marca tem que lidar.
  • Capacidade de defender sua posição. Isso exige persistência, assertividade, vontade de ir até o fim. E se você é uma pessoa com pensamento inovador, precisa estar preparado para o fato de que nem todos os colegas entenderão e aceitarão imediatamente suas idéias. Teremos que confirmá-los de forma convincente.

Um gerente de marca é, até certo ponto, um pioneiro. Mesmo a gerência às vezes não sabe exatamente o que quer desse especialista. Portanto, a meticulosidade, o escrúpulo, a vontade de mergulhar nas pequenas coisas e prever o futuro desenvolvimento dos acontecimentos também serão úteis a este especialista.

Responsabilidades funcionais

Criação de um logotipo, promoção de um produto - é assim que o líder costuma marcar o círculo de trabalho de um gerente de marca. E então ele descreve com mais detalhes.

Assim, as funções funcionais de um especialista incluem:

  • pesquisa analítica de marketing - pode ser realizada em cooperação com um profissional de marketing;
  • análise de mercado, compreensão de seus segmentos e ofertas atuais;
  • desenvolvimento de uma estratégia de promoção de produto;
  • desenvolvimento de eventos de RP (publicidade, apresentações, exposições, direcionamento);
  • criação de uma política de preços;
  • criar esquema de venda de mercadorias (ou simplesmente fazer propostas sobre o assunto);
  • supervisionar projetos de apresentação importantes;
  • gestão de merchandising;
  • controle sobre o trabalho dos subordinados;
  • desempenho de funções relacionadas mediante acordo prévio;
  • criação de relatórios para a gestão.

Em cada empresa, o gerente de marca faz o que está escrito em sua descrição de cargo. Se, no final das contas, ele se dedica às funções de outros funcionários, esse é um grande ponto negativo da empresa. Leia atentamente o DI (descrição do cargo), discuta com a administração todos os pontos polêmicos e incompreensíveis antes mesmo de assumir o cargo.

Descrição do trabalho

Este documento consiste em vários pontos. O primeiro são as “Disposições Gerais”. Este parágrafo pode, por exemplo, indicar que o gerente de marca pertence à categoria dos gerentes, que está subordinado ao diretor comercial ou ao chefe do departamento de marketing.

O IC é indicado neste parágrafo e o que o especialista deve saber:

  • leis e regulamentos (enumeração);
  • condições de mercado;
  • métodos de precificação;
  • economia de mercado, empreendedorismo;
  • fundamentos de tecnologias de RP;
  • características da marca e tecnologia de produção;
  • ética na comunicação empresarial;
  • estrutura de gestão da empresa.

É preciso observar o que o gerente de marca se orienta em suas atividades.

O próximo parágrafo descreve as responsabilidades funcionais de um especialista. Esta é uma lista de 5 a 20 subparágrafos que deve ser lida com atenção. Se, por exemplo, está escrito: “desempenha outras funções afins”, o momento requer esclarecimentos e esclarecimentos.

Mais adiante no IC existe um item que relaciona os direitos do gerente da marca. Por exemplo, entre os direitos de um especialista - exigir que a administração da empresa forneça condições organizacionais e técnicas de trabalho. O direito de assinar e endossar documentos também deve ser indicado aqui.

E mais um item obrigatório do IC é “Responsabilidade do gestor da marca”. A responsabilidade por certas ações é indicada e imediatamente registrada no quadro pelo qual ele é responsável (por exemplo, dentro da legislação trabalhista e civil da Federação Russa).

Perspectivas de carreira

    Qualquer funcionário está interessado em saber o salário que receberá no novo cargo e em como é possível o crescimento na carreira. Em Moscou, a receita de um especialista em uma grande empresa é estimada em cerca de 3-5 mil dólares americanos. e. Ao final do ano, o colaborador tem direito a um bônus com base no resultado do exercício, que pode chegar a 10-50% do faturamento anual. Mas, neste caso, estamos a falar de empresas grandes e de sucesso, mas também de muito bons resultados do trabalho de um gestor de marca.

    Interessado em um especialista e quais as opções para a implementação de um plano individual. Você vai discutir isso diretamente com a gerência. Por exemplo, sobre o esquema e a frequência dos relatórios. Você pode receber um período de experiência que não deve exceder 3 meses. O layout do relatório deve ser claro e compreensível. Tente demonstrar os resultados do seu trabalho de forma vívida, visualmente, com uma boa apresentação.

    Um gerente de marca de sucesso pode contar com aumentos salariais e também com crescimento profissional ao longo do tempo. Se todo um grupo de funcionários está trabalhando em uma marca, ele pode liderar esse departamento. Gerentes experientes estão se tornando estrelas de seus negócios, e muitas grandes empresas estão tentando "superá-los". Em alguns casos, esses especialistas atuam como gerentes de crise, que, por exemplo, fecham um contrato de um ano com a empresa e, durante esse tempo, promovem ativamente a marca.

    O trabalho é interessante, as perspectivas são excelentes, o salário também deve inspirar um trabalho sério. Emprego de sucesso!

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa