Destaque de caramelo: características, seleção de tonalidade e regras de cuidado
Recentemente, um procedimento denominado realce de caramelo tornou-se especialmente popular. Isso se explica pelo fato de que essa opção pode, com direito, ser considerada universal, pois atende a quase todas as pessoas - tanto loiras quanto morenas. O que é o destaque de caramelo, quais tonalidades devem ser escolhidas e como cuidar desses cabelos serão discutidos mais adiante.
Peculiaridades
O realce de caramelo é o mesmo realce do clássico. Porém, neste caso, uma cor natural e clara é escolhida como tonalidade de cor. A principal característica deste procedimento pode ser considerado que é adequado para quase todas as meninas com qualquer cor de cabelo. Além disso, o processo de coloração em si não leva muito tempo.
Este é um procedimento verdadeiramente elegante, portanto, vale a pena tratá-lo com cuidado.
Vantagens e desvantagens
É claro que esse destaque tem vários prós e contras, com os quais você deve se familiarizar antes de usar a coloração. As vantagens do destaque de caramelo incluem o seguinte:
- dano mínimo ao cabelo - devido ao fato de que apenas metade do cabelo de uma mulher é tingido, o dano causado diminui várias vezes ao mesmo tempo;
- a cor caramelo se distingue por sua naturalidade, de modo que os cachos coloridos não serão muito evidentes;
- uma excelente solução para quem quer rejuvenescer ligeiramente - o caramelo vai tornar a imagem mais espectacular;
- após o procedimento, o cabelo adquire um volume elegante;
- raízes crescidas não se destacam muito, o mesmo vale para cabelos grisalhos.
Apesar do grande número de vantagens, tal coloração também apresenta desvantagens, a saber:
- entre cabeleireiros e estilistas, tal procedimento é considerado bastante complicado, portanto, não é recomendável realizá-lo em casa;
- o dano causado ao cabelo, claro, é pequeno, mas mesmo assim está lá; você pode eliminá-lo, se não se esquecer de outros cuidados especiais;
- a dificuldade de escolher o tom certo.
Antes de realizar o procedimento, é muito importante considerar as seguintes contra-indicações:
- em nenhum caso se deve recorrer ao destaque das meninas cujos cabelos foram tingidos com meios naturais - hena, basma e outros;
- não é recomendável realizar o procedimento se o cabelo estiver seco e quebradiço; em primeiro lugar, os cachos devem ser curados e só depois destacados;
- mulheres com permanente também devem esquecer essa coloração.
Como escolher uma tonalidade?
A tarefa mais difícil neste ramo é escolher a tonalidade desejada que valorize a cor principal do cabelo e sua beleza. O melhor é fazer isso junto com um estilista, mas para quem decide sozinho, há algumas dicas.
Por tipo e cor de cabelo
Vale a pena prestar atenção às seguintes recomendações:
- para as meninas cujo cabelo tem uma tonalidade fria, uma cor com um tom acinzentado é adequada; se a tonalidade estiver próxima do quente, é melhor interromper a escolha da cor dourada ou mel;
- meninas com cabelos escuros devem evitar manchar as áreas localizadas perto das raízes, em vez disso, você pode pintar as pontas com segurança - torná-las claras; é importante destacar que trabalhar com cabelos escuros é bastante difícil, pois é extremamente importante conseguir não apenas um tom claro, mas o mais natural;
- o cabelo mais adequado para a coloração caramelo é o castanho claro; é neles que essa tonalidade ficará melhor.
Por tipo de rosto
Esse destaque pode enfatizar perfeitamente a forma e as características do rosto. Para isso, verdadeiros profissionais tingem áreas específicas do cabelo, por exemplo, franja, raiz ou pontas. Muitas pessoas escolhem o tom certo com base na cor da pele. Por exemplo, cores suaves de caramelo são adequadas para meninas com pele clara e olhos claros. Para peles mais escuras, recomenda-se escolher cores quentes que possam enfatizar o escurecimento do rosto.
Com base no tipo e na tez, você pode criar um penteado verdadeiramente deslumbrante e volumoso.
Tipos de destaque
Além do tipo de cabelo e rosto, recomenda-se considerar os principais tipos de mechas.
- Americano. Esse procedimento é melhor do que outros capazes de dar brilho e brilho aos cachos. Normalmente, são usados 3-4 tons.
- Balayazh. É especialmente projetado para cabelos curtos. Apenas as pontas dos fios individuais são iluminadas aqui. A coloração deve ser feita apenas com papel alumínio.
- Vanguarda. É realizado apenas nas pontas dos cabelos longos.
- O oposto. É adequado apenas para cabelos castanhos claros, permite fazer uma transição de tons claros para mais escuros. É utilizado, via de regra, no caso em que o cabelo tenha sofrido alguma falta de destaque - esta é uma ótima oportunidade para mudar um pouco a situação.
- Parcial. Nesse caso, apenas os fios que estão na oval do rosto são manchados.
- Califórnia. Aqui, com a ajuda de papel alumínio, eles tingem o cabelo de uma cor castanha clara de modo a criar uma transição suave das raízes escuras para as pontas claras. O procedimento é muito popular entre meninas de todas as idades. Isso se deve ao fato de que as raízes, neste caso, crescem muito lentamente.
- Francês. Este tipo de destaque é considerado o mais suave de todos, mas só pode ser realizado em cabelos loiros. Ao tingir alguns fios com cores mais claras, você pode criar destaques interessantes.
- Brilhante. Esse look só é adequado para cabelos já com mechas.O procedimento é realizado com um gel especial de coloração. Esta tecnologia não é popular porque o resultado é eliminado rapidamente.
- Contrastando. Esta é uma ótima opção para meninas de cabelos escuros. A largura dos fios é escolhida arbitrariamente e a cor da coloração difere em vários tons da principal.
- Veneziano. Esta técnica é usada para criar um efeito queimado. É mais adequado para cabelos escuros, especialmente se areia ou mel forem escolhidos como tonalidades de coloração.
E também o destaque é dividido nas seguintes variedades:
- freqüente - envolve a pintura de muitos fios pequenos; neste caso, a tinta é aplicada em pelo menos 70% de todo o cabelo;
- cru - neste caso, apenas alguns fios bastante grandes são retirados;
- longitudinal - todo o comprimento do cabelo é colorido em diferentes tons da mesma cor;
- transversal - um fio é dividido em várias partes e pintado em tons diferentes da mesma forma.
Como cuidar do cabelo após o procedimento?
O cuidado adicional é muito importante, que em nenhum caso deve ser esquecido, porque ao tingir o cabelo sofre forte estresse. Cuidar dos cabelos com mechas não exige muito esforço, basta adquirir um shampoo especializado e alguns outros produtos. Não deve haver problemas com a escolha do shampoo - qualquer produto desenvolvido para cabelos coloridos serve. Muitas vezes acontece que o shampoo desejado pode não estar à venda. Nessa situação, você mesmo pode fazer usando drogas da mesma linha.
Outro ponto importante é um hidratante. Máscara ou bálsamo - tanto faz, o principal é que o efeito seja adequado, pois ao tingir os cabelos ficam muito secos e quebradiços. Recomenda-se abandonar absolutamente todos os produtos que contenham grande quantidade de óleos, pois são eles que contribuem para que o corante seja lavado muito rapidamente. O mesmo se aplica a secadores de cabelo, ferros e outros aparelhos elétricos - essas ferramentas prejudicam o cabelo, impedindo-o de se recuperar totalmente.
Quanto à lavagem propriamente dita, esta deve ser realizada no máximo 2 vezes por semana. Um shampoo tonificante pode ser usado para manter o brilho. No final da lavagem, é aconselhável usar um bálsamo nutritivo. É extremamente importante saber que, após essa coloração, em nenhum caso se deve recorrer ao uso de remédios populares - decocções de camomila, sálvia e outros. Ingredientes como esses costumam reagir com os corantes para criar uma cor imprevisível. Para evitar danos mecânicos, você deve abandonar os pentes de metal usuais em favor dos pentes de madeira.
Recomenda-se secar os cabelos com mechas da maneira mais natural possível - sem usar secadores de cabelo ou toalhas.
Belos exemplos
Para entender exatamente qual tipo de destaque é melhor escolher, você pode ver alguns exemplos muito bons.
- Cachos pintados na técnica americana de realce. Olhando para este penteado, você pode notar a presença de vários tons ao mesmo tempo e uma transição suave entre eles.
- Cabelo com mechas reversas. Uma combinação muito elegante de tons escuros e claros.
- Destaques contrastantes de caramelo. Um ótimo exemplo de um tom claro em cabelo escuro.
Como segue do artigo, o realce de caramelo é uma ótima opção para quem está cansado da própria imagem. Não requer custos especiais, mas ainda existem dificuldades. Você pode obter um resultado surpreendente escolhendo uma cor adequada e um bom especialista.
Você aprenderá mais sobre como fazer destaques de caramelo no vídeo a seguir.