Recursos de corte de cabelo do Maine Coon
Maine Coon é uma raça de gatos muito interessante. Eles receberam este nome em homenagem ao estado do Maine. Os gatos crescem bastante e têm cabelos longos. Por natureza, esses animais são gentis e brincalhões, eles também têm uma boa memória. Seu pêlo incrível os ajuda a suportar as temperaturas extremas, além disso, eles têm qualidades de caça, um caráter obediente e também não têm medo do perigo.
Esta raça de gato está se tornando cada vez mais popular a cada ano. Eles são feitos não só para eles, mas também para exposições. Mas para que o animal sempre tenha uma aparência decente, ele precisa ser aparado.
Por que isso é necessário?
Alguns proprietários de Maine Coon são categoricamente contra cortes de cabelo, enquanto outros não conseguem imaginar sua vida sem esses procedimentos. Vamos considerar os dois lados da questão com mais detalhes.
- Na estação quente, será mais fácil para o animal. Na verdade, nesses momentos, ele se sentirá melhor. Mas não haverá proteção contra vários fatores externos (sol, correntes de ar).
- O período de derramamento será mais fácil. Mas esse processo também depende de indicadores completamente diferentes, como nutrição, estresse.
- Quando um animal lambe o pelo, pode entrar no trato digestivo e, eventualmente, causar náuseas. Para não provocar isso, é necessário pentear constantemente o pêlo. Como alternativa, adicione uma pasta especial para remover naturalmente os aglomerados.
- A presença de emaranhados é motivo para corte de cabelo. Mesmo assim, isso pode ser evitado.O principal é lavar e pentear regularmente a sua mascote.
- Se falamos de uma aparência bonita, então cada um tem sua opinião. A maioria dos proprietários gosta da beleza natural do gato.
Um corte de cabelo é perigoso?
Esta raça de gato tem uma pelagem de duas camadas. E ela é extremamente importante para eles. Durante o corte, o pelo perde as qualidades necessárias.
- Termorregulação. Ele mantém a temperatura corporal desejada - isso se deve ao entreferro.
- Navegação... Na parte superior da pelagem existem pelos táteis longos e ásperos. Eles existem para ajudar o animal a navegar no espaço à noite.
- Suavidade. Após o corte, a quantidade de lã e esteiras aumenta.
Além disso, alguns gatos não se sentem muito bem depois de cortar o cabelo. Um estado de sono pode se manifestar devido à perda de orientação. O animal está confuso, por isso se esconde.
Porém, existem situações em que o proprietário inicia o cuidado. Muitos emaranhados aparecem em toda a pelagem, o que interfere na vida normal. E, neste caso, você não pode prescindir de um corte de cabelo.
Se o animal mora em um apartamento pequeno, durante o período de muda, o cabelo que cai estará em todo lugar, sempre que possível. Claro, não será possível livrar-se completamente deste problema, mas é possível reduzir parcialmente o número de fios.
Os amantes de gatos que lidam com esta raça há muitos anos sabem que se o animal for completamente saudável, nenhum corte de cabelo irá prejudicá-lo.
Esta raça de gatos é muito difícil de molhar a pele, pois tem uma pelagem longa e espessa. Eles também têm um cabelo protetor que repele a água, protegendo-os assim. A maioria dos representantes tem borlas nas orelhas e, se não, está tudo bem. Há uma gola de pele no pescoço. A cauda também é muito grossa e fofa.
Como padrão, você não deve usar tesouras antes de uma exposição. Você só precisa lavar, secar e pentear a lã bem.
Preparando-se para o processo
Os especialistas que criaram e cuidaram dos Maine Coons por um longo tempo sempre têm em seu arsenal alguns truques para iniciantes.
- Quase todos os representantes desta raça são bons com água. Há quem goste muito de espirrar nele, mas também há quem tenha medo.
- Antes de começar a lavar, você deve colocar uma toalha ou pano no fundo da banheira ou bacia. Isso é feito para que o animal não tenha medo e as pernas não escorreguem. E só então eles coletam uma pequena quantidade de água.
- Um dos truques é este: primeiro, misture um shampoo especial com água na palma da mão. Isso tornará mais fácil a aplicação e distribuição. Lembre-se que esta raça tem pêlo protetor e torna difícil molhar a pelagem. Também é muito importante que a água não entre em seus olhos e ouvidos.
- Existem três tipos de shampoo que são usados: para limpeza profunda, manutenção da cor e textura. Eles são aplicados na mesma sequência. Além disso, você pode usar luvas de borracha especiais para massagens, são fáceis de comprar em qualquer pet shop.
- Também é necessário aplicar um bálsamo para que as escamas dos fios se fechem e a pelagem fique lisa e brilhante. Todos os produtos de cuidado de pele são selecionados para cada animal individualmente. Eles não vão mudar a estrutura do cabelo, mas vão ajudar a deixar seu animal bem cuidado. Porém, antes da exposição, o bálsamo não deve ser usado. Isso fará com que a pelagem fique levemente oleosa ao toque.
- Para que o corte fique bom e mantenha a forma original, a lã deve ser bem seca. Isso pode ser feito com uma toalha ou secador de cabelo, mas em velocidade mínima. Em seguida, você precisa pentear bem todo o cabelo e remover os emaranhados. É recomendável fazer isso ao longo da linha do cabelo. Só depois disso você pode iniciar o corte de cabelo propriamente dito.
Como fazer direito?
Existem dois tipos de corte de cabelo de gato: casa e show. Claro, a primeira opção é interessante para quase todos. E um dos cortes de cabelo mais comuns neste caso é este é o "leão francês"... O pelo é removido por todo o corpo, deixando apenas alguns milímetros. As pernas são aparadas nas articulações. Uma pequena parte do cabelo é deixada na cauda e o cabelo é cuidadosamente alisado na cabeça.
Se você decidir fazer seu próprio corte de cabelo, é melhor pedir a ajuda de alguém. Prepare água oxigenada e almofadas de algodão com antecedência se você acidentalmente ferir o animal. Você também precisará de um aparador comum ou aparador para gatos e uma tesoura.
Durante o processo, uma pessoa segura as patas do gato ou simplesmente distrai o animal, e a segunda corta o cabelo. Você precisa começar pelas costas, movendo-se para os lados. Os pés podem ser aparados com tesouras. Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível. Após o procedimento de tosquia, o animal é enxugado com uma toalha úmida ou lavado para remover os pelos finos.
Se vários dias se passaram após o corte de cabelo e o animal se comporta de maneira estranha, você deve entrar em contato com a clínica veterinária.
Caso decida ir a um especialista, não precisa se preocupar com nada - os mestres vão selecionar de forma independente o tipo de corte de cabelo e encontrar uma linguagem comum com o animal. Mas eles podem sugerir cortar o cabelo sob anestesia geral. Via de regra, você não deve concordar com isso - o corte de cabelo é absolutamente indolor, mas o dano da anestesia, especialmente a anestesia frequente, é óbvio.
Se o animal não quiser entrar em contato, basta não levá-lo ao salão e cuidar do casaco você mesmo.
Cuidado após o procedimento
Recomenda-se que este procedimento seja realizado uma ou duas vezes por ano. Na estação quente, ajudará a regular a transferência de calor. Além disso, se o seu animal está andando na rua, ele pode pegar carrapatos. Um corte de cabelo ajudará a se livrar desses parasitas prejudiciais.
Para cuidar do casaco, os seguintes itens são usados:
- pente com dentes desbastados;
- pente com dentes freqüentes;
- pente com cerdas naturais;
- vieira com dentes finos e finos.
Cada ferramenta deve ser feita de metal. Os pentes devem ser tomados com pontas arredondadas para não ferir o animal. Eles devem ser usados na ordem em que aparecem na lista. No caso de precisar pentear rapidamente o cabelo do seu animal de estimação, deve-se usar um pente com dentes de diferentes comprimentos.
Durante a muda, você também precisará de uma capa impermeável. Deve ser usado com muito cuidado, uma vez que nem todos os animais amam este dispositivo. Este procedimento deve ser realizado algumas vezes por semana. E toda a lã que caiu deve ser removida em tempo hábil. A muda acontece apenas algumas vezes por ano e não cria problemas sérios.
Todos os gatos requerem atenção constante e cuidadosa preparação. E cada dono decide por si mesmo se corta ou não seu animal de estimação. Mas todos são obrigados a mantê-lo limpo, aparar as garras, prestar atenção nas orelhas, olhos e pelo. O pelo do Maine Coon deve sempre ser monitorado, tanto quando está crescido demais quanto quando tosado.
Veja um vídeo sobre os recursos e conteúdo do Maine Coons abaixo.