Maine Coon

Cores principais do Maine Coons

Cores principais do Maine Coons
Contente
  1. Princípios de classificação
  2. Descrição dos tipos de cores
  3. Combinação de cores aleatórias
  4. Codificação de cores

Os gatos Maine Coon são muito populares em todo o mundo. A razão é óbvia - tamanhos grandes incomuns, "borlas" requintadas nas orelhas e uma variedade de cores originais. Um profissional só precisa olhar a tonalidade e o padrão da pelagem do animal, a cor dos olhos, para saber muito sobre isso.

O nome oficial da raça: Maine Coon
País de origem: EUA
O peso: machos pesam 5,9-8,2 kg (castrados - até 12 kg) e fêmeas 3,6-5,4 kg (esterilizados - até 8,5 kg)
Expectativa de vida: em média 12,5 anos, mas 54% dos Maine Coons contados viveram 16,5 anos ou mais)
Padrão de raça
Cor: Chocolate, canela e cores enfraquecidas correspondentes (lilás e fulvo) não são reconhecidos em nenhuma combinação (incluindo tabby, bicolor, tricolor); cores acromelânicas também não são reconhecidas. Todas as outras cores são reconhecidas.
Cabeça: A cabeça é grande, maciça, reta, de contornos nítidos. As maçãs do rosto são altas, o nariz é médio. O focinho é maciço, angular e bem definido. O queixo é forte, maciço, alinhado com o nariz e o lábio superior. O perfil é curvo.
Lã: O subpêlo é macio e fino, coberto com pelos mais grossos e densos. Pelagem superior espessa, de fluxo livre e repelente de água se estende ao dorso, laterais e topo da cauda. A parte inferior do corpo e a superfície interna das patas traseiras não têm pelos. Um folho é desejável, mas uma gola completa não é necessária.
Corpo: Gato grande a muito grande, corpo retângulo musculoso, alongado e de ossatura larga. O pescoço musculoso é de comprimento médio, o peito é largo.Os membros são de comprimento médio, fortes, musculosos, as patas são largas, redondas, com tufos de pelos entre os dedos. A cauda é longa, pelo menos até o ombro, larga na base, afinando para uma ponta pontiaguda, coberta por pêlos esvoaçantes.
Ouvidos: As orelhas são muito grandes, largas na base, bem definidas, inseridas altas, quase retas. A distância entre as orelhas não é maior do que a largura de uma orelha. Pincéis se projetam na borda das orelhas; borlas são desejáveis.
Olhos: Os olhos são grandes, ovais, bem separados e ligeiramente inclinados; a cor deve ser uniforme e em harmonia com a cor da pelagem.

Princípios de classificação

Os Maine Coons têm diversas variedades de cores, entretanto, toda essa diversidade é reduzida a apenas 2 cores genéticas - preto e vermelho. As restantes cores são criativas e baseiam-se nestas duas cores naturais. Ao mesmo tempo, a ciência moderna acredita que os Maine Coons são produzidos naturalmente. Vivendo em fazendas, alimentando-se de grandes roedores e cruzando-se com uma população limitada, esses animais adquiriram grande tamanho e traços característicos da raça.

A necessidade de imitar a natureza circundante determinou as peculiaridades das cores. Hoje a felinologia chama a cor da Tasca de "mármore preto". Ou seja, é essa cor que é natural. Com o tempo de disseminação e demanda da raça pelo mundo, novas cores surgiram. Para a conveniência dos criadores, uma classificação internacional unificada de cores foi adotada. É baseado em 3 componentes:

  • cor da pelagem;
  • a presença de um padrão na lã - geralmente são listras, que às vezes podem se transformar em cachos;
  • a presença de manchas, seus tamanhos e tonalidades.

Descrição dos tipos de cores

Vamos dar uma olhada mais de perto nos tipos de cores do Maine Coon.

Malhado

A cor tabby está presente em todos os Maine Coons (mas nem todos são pronunciados). Isso porque essa cor é geneticamente estabelecida - o pelo do animal é zoneado, ou seja, listrado. Em alguma literatura você pode encontrar o nome "tabby" - à maneira inglesa.

Além disso, qualquer floresta ou gato selvagem originalmente tinha esta sombra particular.

A cor "tabby" pode ter diversas variações - dependendo de como as áreas escuras e claras dos pelos se alternam e se dobram na pelagem. Por exemplo, listras paralelas sólidas são indicativas de um gato malhado tigrado. Se as listras forem intermitentes, a cor é chamada de "manchada". Por "clássico" entende-se um padrão de mármore (manchas).

Uma variedade deste tipo de cor pode ser considerada "tiquetaque". O último implica tique-taque (ou seja, a presença de listras) em todo o corpo do animal, no entanto, o padrão não é pronunciado. Às vezes, apenas essas listras aparecem na testa, peito, patas do animal. Gatos com o padrão "tique-taque" são freqüentemente encontrados entre os Abissínios; o Maine Coon tiquetaqueado é uma raridade, portanto, é muito valorizado.

Entre os indivíduos com uma cor "tabby" os gatos pretos podem ser distinguidos. Isso não é um erro - a cor preta sempre tem listras residuais ("tabby") por baixo. Eles são especialmente perceptíveis em gatinhos. Tem-se a impressão de que o mais fino véu preto foi colocado sobre a pele estampada. À medida que o indivíduo cresce, o padrão aparece cada vez menos, a pelagem torna-se uma cor preta nobre. No entanto, o último é em grande parte mérito do proprietário do Maine Coon.

Para preservar a pelagem preta, o animal necessita de cuidados e alimentação especiais, é contra-indicado permanecer ao sol (a partir disso podem formar-se manchas marrons na pelagem preta).

Sólido

Os gatos com esta cor não apresentam um padrão (ou são caracterizados por uma "sombra", ou seja, um padrão não muito pronunciado). Para um sólido, a cor total do cabelo do animal ao longo de todo o comprimento é inerente. No entanto, às vezes o indivíduo apresenta um subpêlo mais claro. Outras manchas são falhas. O sólido pode ser vermelho, preto, branco, creme e azul.

Entre eles, o solidus vermelho (isto é, vermelho) é especialmente raro e caro.

Além disso, é interessante que a tonalidade vermelha em si é uma das mais comuns em Maine Coons. No entanto, o padrão dessa lã parece mais brilhante. Em outras palavras, no mercado especializado você pode encontrar na maioria das vezes variações de vermelho de "tabby", Maine Coons pintados de vermelho, enquanto os mesmos gatos vermelhos, mas já no florescimento de "sólido", são uma verdadeira raridade.

Os solidi azuis são comuns no Ocidente. Em nosso país, às vezes são chamados erroneamente de cinza, porém a diferença entre os gatos azuis, esfumados e prateados é colossal. O encanto dos apreciadores é causado pela cor "fumaça azul", em que o Maine não tem um padrão pronunciado, porém, seu pelo inclui várias variações de cores - do prata ao grafite.

Vale a pena mencionar separadamente sobre o sólido branco. Em qualquer caso, a cor branca da pele do Maine não é uma cor, mas a ausência de pigmento. Gatinhos brancos como a neve às vezes apresentam manchas mais escuras no rosto, que desaparecem à medida que o animal cresce. Os Maine Coons brancos são despretensiosos na preparação, mas podem ser surdos. É por isso que eles são mais bem adquiridos de criadores experientes e confiáveis.

O cruzamento de dois indivíduos brancos é inaceitável, pois invariavelmente leva a anormalidades genéticas.

Por causa do medo da surdez do animal, muitos optam não pelos gatos brancos, mas cremes. Essa cor é o resultado do clareamento do vermelho clássico. O resultado é um animal de cor cremosa de gengibre. No entanto, conseguir um sólido puro é problemático, listras ou um padrão clássico se manifestam (geralmente no rosto, peito, pernas).

Tartaruga

O Maine Coon de carapaça de tartaruga é um Maine Coon tricolor que tem uma aparência pitoresca. Com base em qual sombra prevalece, os Maine Coons de casco de tartaruga são divididos em:

  • "Torby" (a cor consiste em preto e vermelho);
  • "Torti" (um tom de creme claro é adicionado a eles).

Além disso, névoa ou prata também podem estar presentes. Curiosamente, os cascos de tartaruga geralmente nascem do sexo feminino. A chance de um homem nascer é de 1: 1000. A cor da carapaça de tartaruga pode ser complementada por manchas brancas de contorno bem definido. Essa cor é chamada de "chita" (na tradução - aba, chintz).

Prateado e esfumaçado

Smoky Maine Coons são muito populares e parecem muito impressionantes. Com essa cor, cada pêlo de gato tem uma base branca e uma ponta pigmentada. Além disso, a cor pode ter uma intensidade diferente de um mais escuro esfumaçado a um prata muito claro. Por exemplo, os gatos de cor negra fumaça têm uma tonalidade de pêlo fortemente pronunciada. A intensidade da cor depende de qual parte do cabelo do indivíduo é tingida:

  • se meio cabelo for tingido, isso é "fumaça comum";
  • ao tingir-se 1/4 dos cabelos, considera-se "fumaça sombreada";
  • o cabelo está tingido em 1/8 parte, na nossa frente está um Maine Coon da cor "chinchila".

Maines com cor prata requintada são distinguidos separadamente neste grupo. Pode ser tão leve e leve que é fácil confundir tais indivíduos com brancos, especialmente na infância. Tradicionalmente, os gatinhos se distinguem pela cor da íris. Animais brancos como a neve têm olhos azuis, enquanto os prateados são belezas de olhos verdes.

Conforme o indivíduo cresce, a pelagem escurece um pouco, o padrão "tobby" torna-se mais pronunciado sobre ela. Os Maine Coons da cor “mármore sobre prata” são considerados de grande valor.... Eles têm uma cor prata clara com um padrão em espiral mais escuro, como se imitassem a cor do mármore. Este grupo também inclui o pêssego Maine Coon. Esses gatos têm pelos brancos e vermelho vivo nas pontas. Graças a esta combinação, obtém-se uma cor de pêssego suave.

Com manchas brancas

Em primeiro lugar, deve-se dizer que os Maine Coons pintados não são bicolores. Bicolor, de acordo com o padrão internacional, é quando a proporção de cabelo branco para colorido no corpo de um animal é de 1: 1. Os Maine Coons podem ter os seguintes tipos de manchas brancas:

  • "Botões" - são pequenas manchas brancas caoticamente localizadas em todo o corpo do animal;
  • "medalhão" - a mancha é perceptível, localizada no peito do gato;
  • "luvas" - estamos falando sobre as pernas brancas de um animal;
  • "Furgão" - um Maine quase branco com manchas coloridas na cabeça e na cauda;
  • "arlequim" - grandes manchas coloridas na pele branca.

Há também uma cor de smoking. Não está incluído na classificação internacional, mas é freqüentemente usado por proprietários de animais. Significa que as pernas e o peito do animal são brancos contra o fundo do resto do pelo colorido, enquanto o pelo branco e colorido costumam ser contrastantes.

Combinação de cores aleatórias

Existem muitas cores do Maine Coon, entre elas - uma combinação aleatória. Considere as opções adotadas pelos criadores:

  • malhado malhado marrom - Maine Coon em manchas marrons e avermelhadas;
  • "Tartaruga diluída" - tom azul-creme, que é uma combinação de manchas de cor azul e creme (gengibre);
  • gato malhado de pintas azuis - Cor azul Maine Coon com manchas creme.

As focas deste grupo não apresentam manchas brancas. Existem também indivíduos com uma combinação aleatória de cores - manchas brancas:

  • creme azul com manchas brancas - o gato tem cor azul e creme e manchas brancas;
  • malhado malhado com branco - um animal malhado com manchas brancas.

Codificação de cores

O sistema EMS internacional unificado permite que você entenda a cor do Maine Coon, de acordo com a qual um código individual é atribuído a cada cor. Vamos considerar isso na forma de uma tabela. Nesse sistema, os Maine Coons devem ter os seguintes tipos de cor:

N

Preto

UMA

azul (o resultado da oxidação preta)

E

creme (gengibre)

D

vermelho

F

tartaruga (principalmente mulheres)

G

creme azul (o resultado da oxidação da cor da carapaça de tartaruga)

S

esfumaçado, prata

C

Branco

Se houver manchas brancas na pele, um digital é adicionado ao código de letra indicado:

  • se o animal for branco com uma ou várias manchas da cor principal, então é "concedido" a classificação "van" - 01;
  • se 2/3 do indivíduo for branco, então é "arlequim" - 02;
  • um animal de estimação bicolor ou bicolor é 03;
  • com branco (se for menos da metade) - 04.

A presença e o tipo de padrão de casaco de pele tornam possível distinguir os seguintes tipos de gatos-guaxinim:

  • tabby clássico ou mármore (o animal tem padrão na forma da letra “M” na testa ou “borboletas” nas laterais) - código 22;
  • cavala ou malhado tigrado (pode ser reconhecido pela já citada letra "M" na testa, além disso, o animal apresenta listras da cor da pele de um tigre por todo o corpo) - 23;
  • identificado (o chamado tigrado rasgado ou manchado) - 24;
  • sombreado (a aparência de uma cor tabby em uma pelagem prateada, o que faz com que pareça borrado) -11;
  • chinchila - série de cores pretas, camafeu - série vermelha -12;
  • fator agouti (é óbvio pela cor que o indivíduo é tabby, mas é difícil atribuir o padrão a um tipo específico) - 21.

Às vezes, ao descrever um indivíduo, a característica da cor dos olhos também pode ser usada. Ao levar isso em consideração, códigos especiais também são usados:

  • Maine Coons de olhos azuis são codificados como 61;
  • gatos com olhos amarelos, laranja ou dourados têm um código 62;
  • em caso de desacordo, indicar o código 63;
  • código de olhos verdes 64.

Assim, as cores indicadas são utilizadas na classificação. Mas o tom chocolate, dourado, canela são considerados inaceitáveis.

Você pode descobrir mais sobre as cores do Maine Coon assistindo ao vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa