Tudo sobre eletromecânica de navios
O papel de um eletromecânico em um navio não é menos importante do que o de um engenheiro-chefe ou mesmo o de um capitão. Este especialista é responsável pelo correto funcionamento técnico e estado do equipamento elétrico da embarcação, bem como por todas as redes de distribuição elétrica, comunicações telefônicas, fontes de alimentação de emergência e muitos outros aparelhos elétricos.
Peculiaridades
O eletricista de um navio é um especialista com habilidades para trabalhar com sistemas elétricos de vários graus de complexidade - suas tarefas incluem o reparo e a manutenção de tais instalações. É responsável por:
- geradores com movimento elétrico, bem como sem movimento elétrico;
- quadros de distribuição;
- instalações de emergência de energia em terra;
- remo instalação elétrica;
- componente eletromecânico de unidades de controle e estações navais;
- elementos eletrônicos e elétricos de todas as opções de sinalização;
- redes de armazenamento atuais;
- mecanismos de desmagnetização;
- acionamentos elétricos de máquinas e equipamentos de caldeiras;
- componente elétrico do sistema de direção;
- iluminação;
- Eletrodomésticos;
- equipamento de medição elétrica.
A eletromecânica do navio garante a operação mais segura e econômica de todos os mecanismos acima, sendo responsável por mantê-lo em condição técnica funcional e eficiente.
Responsabilidades
De acordo com ETKS, as funções de um eletromecânico no transporte de água incluem:
- manter a funcionalidade de redes elétricas, redes elétricas de usinas de energia de navios, quaisquer mecanismos de navios e dispositivos de automação de controle, bem como dispositivos de alarme e muitos outros aparelhos elétricos;
- programação dos trabalhos dos equipamentos eletrônicos do navio e plano de execução das manutenções preventivas;
- apresentação do equipamento elétrico do veículo às autoridades de Rostechnadzor;
- manutenção de equipamentos para sistemas eletrônicos de navegação;
- monitoramento do estado das fontes de alimentação;
- preparação de orçamentos e pedidos de compra de peças sobressalentes, sua aceitação e contabilização;
- manutenção da documentação técnica básica relacionada ao uso dos equipamentos do navio;
- organização do encalhe do casco do navio quando atracado.
Em suas atividades, a eletromecânica de um navio deve utilizar os documentos normativos que regem a atividade.
Além disso, ele se orienta pelos atos estabelecidos sobre a proteção da ecologia e do meio ambiente e do trabalho, bem como as normas e regras de segurança a bordo do navio.
Educação
Dependendo da categoria de qualificação, diferentes requisitos são impostos à formação de um eletricista no transporte aquaviário. Um navio eletromecânico de 1ª categoria deve possuir formação superior na direção do perfil do programa educacional. Sua experiência de trabalho na profissão deve ser de no mínimo 2 anos, cursos de reciclagem são incentivados. O eletromecânico de 2ª categoria deve ter curso superior sem qualquer exigência de experiência profissional. Um eletromecânico de 3ª categoria pode ter ensino superior incompleto ou superior. Não há requisitos de antiguidade e outras insígnias neste caso.
Ao obter educação especializada no âmbito de programas de treinamento para eletromecânica de navios, é dada atenção especial ao estudo de questões como:
- regulamentos, ordens e normas vigentes relativas às peculiaridades da operação e manutenção de equipamentos elétricos no transporte aquaviário;
- documentos regulamentares que definem a competência dos organismos de supervisão técnica dos navios e a organização do serviço do navio;
- disposições atuais da Organização Marítima Internacional e convenções em termos de salvaguarda da vida humana na água, bem como a prevenção da poluição ambiental por navios;
- eletroautomática;
- características da organização do trabalho no transporte aquaviário e os fundamentos da economia;
- trabalho de resgate e regras para primeiros socorros na água.
Onde funciona?
A especialidade da eletromecânica de navios hoje não é tão procurada e difundida como algumas décadas atrás, uma vez que a maioria dos navios modernos praticamente não precisa de grandes tripulações. Mesmo um superpetroleiro oceânico pode ser controlado por uma equipe de 30-40 pessoas, quase todas as funções no navio são realizadas por automação.
No entanto, esses especialistas podem encontrar trabalho em petroleiros e navios que navegam nos mares e rios. Como qualquer outra profissão, o trabalho de manutenção de sistemas eletromecânicos em um navio tem seus méritos e deméritos.
As vantagens incluem:
- salário competitivo, especialmente se um eletricista tiver a sorte de conseguir um emprego em um voo internacional;
- pacote social completo e seguro adicional, incluindo médico;
- benefícios e sobretaxas para condições de trabalho difíceis.
Não sem suas desvantagens. Em primeiro lugar, o trabalho de um eletromecânico é fisicamente difícil, requer atenção e resistência. E, além disso, nos últimos anos, a instabilidade dos rendimentos e a falta de perspectivas de carreira tornaram-se um problema sério.
Quanto ele ganha?
Hoje, quase todas as vagas na direção de mecânica elétrica naval são oferecidas nos portos à beira-mar - em São Petersburgo, Murmansk, Sebastopol, Arkhangelsk, bem como em Sakhalin e no Extremo Oriente. A opção mais econômica para um eletricista naval será a oportunidade de conseguir um emprego em uma rota internacional, o que pode lhe proporcionar um emprego por muito tempo e, consequentemente, um alto salário. No entanto, a desvantagem dos voos para o estrangeiro é que muitas vezes contratam uma equipa única, ou seja, após a conclusão do contrato, o especialista não recebe necessariamente uma segunda oferta de emprego.
Em geral, hoje os especialistas nesta área recebem de 25 a 130 mil rublos.