Tudo sobre a profissão de mecânico para liberação de veículos na linha
Nos últimos anos, os empregos de colarinho azul tornaram-se populares entre graduados e estudantes do ensino médio. Isso se deve a vários motivos, por exemplo, um curto período de treinamento e altos salários. Na reportagem de hoje, falaremos em detalhes sobre as características da profissão de mecânico para o lançamento de veículos na linha.
Que é aquele?
Inicialmente, deve ser dito que O mecânico de liberação de veículos para a linha é uma posição que exige muito conhecimento, habilidade e habilidade do candidato. O trabalho do especialista está diretamente relacionado ao transporte rodoviário, respectivamente, sendo desejável que haja interesse nesta área. A facilidade de manutenção do transporte que ele atende depende do mecânico. Para fazer isso, um especialista deve realizar inspeções técnicas regulares e substituir as peças defeituosas em tempo hábil.
É importante que, no desempenho dessas funções, o especialista use a experiência avançada da Rússia e de países estrangeiros.
Via de regra, o mecânico de liberação de veículos para a linha, que trabalha no empreendimento, faz parte da estrutura geral da empresa. Ele se reporta à alta administração: o engenheiro-chefe, o mecânico-chefe e o diretor da frota de veículos.
Vamos considerar várias características-chave da profissão.
- A necessidade de conhecimentos e habilidades profissionais. Para ser relevante no mercado de trabalho e especialista em demanda entre os empregadores, é necessário obter uma formação adequada.Devido à natureza do trabalho, o mecânico de liberação de veículos na linha deve ser teoricamente experiente, além de possuir uma ampla gama de habilidades práticas.
- Possibilidade de crescimento na carreira. Profissionais com alto nível de conhecimento podem se inscrever para as melhores vagas. Assim, partindo da posição de mecânico comum para liberação de veículos na linha, você pode assumir a posição de chefe da empresa. Ao mesmo tempo, não se esqueça da possibilidade de abrir a sua própria oficina automóvel.
- Pagamento de alto lucro... Normalmente, os salários dos profissionais técnicos são significativamente mais elevados do que a média nacional. Esta característica da profissão atrai um grande número de jovens para o âmbito descrito.
Responsabilidades e requisitos
O mecânico de liberação de veículos na linha desempenha suas funções funcionais com base em documentos oficiais geralmente aceitos. O trabalho de um especialista é regulado pela descrição do trabalho e padrão profissional. É imperativo que você se familiarize cuidadosamente com esses documentos antes de encontrar oficialmente um emprego.... Isso se deve ao fato de que o mecânico pode ser responsabilizado pelo não cumprimento ou cumprimento incorreto de suas funções.
Considere as principais responsabilidades de um profissional:
- inspeção técnica de transporte (além disso, este evento deve ser realizado regularmente, e para isso é necessário traçar um cronograma ou plano claro);
- trabalhos de reparação, substituição de peças defeituosas e defeituosas;
- identificação das causas e consequências das avarias;
- uso de técnicas modernas;
- controle e monitoramento da operação do veículo;
- preparação de documentação (relatórios, passaportes técnicos, etc.);
- manutenção de documentos contábeis (por exemplo, uma folha de dispositivos de medição);
- preparação de pedidos de compras das peças necessárias ao correto funcionamento;
- conformidade com os regulamentos de segurança;
- seguindo a ordem interna;
- funções de liderança em relação aos funcionários subordinados subordinados.
Deve-se ter em mente que a lista de responsabilidades acima não está fechada. Pode ser complementado e ajustado de acordo com as necessidades e desejos do empregador, bem como com as especificidades do empreendimento. Conseqüentemente, no processo de encontrar um emprego, você deve estar pronto para se adaptar às condições do ambiente externo.
Além disso, o empregador pode propor requisitos para a formação teórica de especialistas. O conhecimento obrigatório de mecânico para a liberação de veículos na linha inclui:
- conhecimento da legislação trabalhista;
- conhecimento de todos os atos legislativos e regulamentares que regem a atuação do especialista;
- compreender os aspectos organizacionais do trabalho;
- a capacidade de ler e interpretar várias documentações técnicas (por exemplo, instruções para a operação de máquinas e equipamentos), etc.
Com base nessas informações, pode-se concluir que o mecânico de liberação de veículos para a linha é um especialista que deve saber muito e saber.
Além disso, quanto mais qualificações um especialista possui, mais procurado e relevante ele será no mercado de trabalho.
Qualidades pessoais
Além das competências e habilidades profissionais, as qualidades pessoais desempenham um papel importante para um especialista. Muitas vezes, o empregador prescreve detalhadamente os requisitos para características pessoais no anúncio de vaga, respectivamente, que deve ser lido com a maior atenção possível antes de se candidatar ao cargo.
As qualidades pessoais mais importantes de um mecânico para o lançamento de veículos na linha incluem:
- perseverança;
- tendência ao trabalho árduo;
- atenção;
- Mente analítica;
- uma tendência para o pensamento técnico;
- falta de hábitos ruins;
- amor pela tecnologia;
- uma responsabilidade;
- pontualidade, etc.
Somente combinando características profissionais e pessoais é que você terá sucesso no campo profissional. Lembre-se de que o empregador contrata não apenas um especialista altamente qualificado, mas também uma pessoa que se encaixará bem em uma equipe já estabelecida.
Educação
Para se qualificar ao cargo de mecânico de liberação de veículos na linha, é necessário realizar treinamento adequado. Paralelamente, os seus estudos profissionais podem decorrer tanto num ensino secundário especializado como numa instituição de ensino superior. Na maioria dos casos, a segunda opção é preferível, pois permitirá que você ascenda rapidamente na carreira.
Benefícios do ensino superior:
- preparação de alta qualidade e de longo prazo;
- o currículo inclui conhecimentos práticos e teóricos;
- um diploma de uma instituição de ensino superior permite que um especialista avance rapidamente na carreira, bem como se candidate a cargos de liderança, etc.
Por outro lado, estudar em uma instituição secundária especializada (por exemplo, em uma escola técnica ou faculdade) apresenta as seguintes vantagens:
- curta duração do treinamento;
- baixo custo;
- orientado para a prática, etc.
Assim, é muito importante decidir com antecedência em qual instituição de ensino você vai se inscrever. Lembre-se disso você pode entrar no secundário especializado após o 9º ano, e na universidade - após o 11º ano. Além disso, deve ser dito que em alguns casos, e para alguns empregadores, um curso de reciclagem será suficiente. Antes de entrar na instituição de ensino escolhida, é recomendável visitar o escritório de admissões. Graças a isso, você poderá saber quais os exames que precisa fazer para admissão, bem como fiscalizar a própria instituição de ensino, conhecer os professores.
No processo de obtenção de conhecimento é preciso ter atenção, responsabilidade e seriedade... Por isso, sempre se esforce para obter as melhores notas, já que alguns empregadores, ao contratarem candidatos, pedem para comprovar não só o diploma em si, mas também um extrato com notas. Também é importante estar preparado para o fato de que, no processo de obtenção de uma educação, você terá que dominar um grande número de disciplinas técnicas complexas. Práticas e estágios precisam ser levados a sério. Primeiro, por meio dessas atividades, você poderá adquirir as habilidades necessárias para trabalhar. Em segundo lugar, se você conseguir se mostrar positivo, poderá no futuro conseguir um emprego na empresa onde estagiou.
A duração do treinamento pode ser de 3 a 6 anos (em alguns casos, este período pode ser aumentado)... Após a formatura, você precisa passar na certificação e nos exames de qualificação. Só então você poderá ser considerado mecânico profissional para liberação de veículos na linha.
Porém, mesmo depois disso, vale a pena continuar atento à sua formação: participar de congressos temáticos, seminários, palestras, etc.
Uma responsabilidade
Além das responsabilidades, a descrição do trabalho e o padrão profissional contêm disposições relacionadas à responsabilidade de um especialista. Assim, como regra geral, o mecânico de liberação de veículos na linha é responsável nestes casos:
- inflição de prejuízo financeiro (neste caso, perdas materiais podem ser cometidas tanto em relação à empresa onde o mecânico trabalha, como em relação a colegas, clientes, etc.);
- fornecer às autoridades informações imprecisas (e isso pode estar relacionado aos seus dados pessoais e informações sobre a execução de trabalhos técnicos ou de reparo);
- não cumprimento de cronograma, plano e cronograma interno de trabalho;
- não cumprimento dos prazos estabelecidos;
- recusa em cumprir ordens da alta administração;
- não cumprimento das normas de segurança (trabalho, incêndio, etc.).
Dependendo da gravidade do crime, a responsabilidade pode variar em intensidade, desde disciplinar até criminal.
Local de trabalho
A mecânica de liberação de veículos na linha pode funcionar tanto em oficinas particulares quanto em frotas de veículos estaduais. Em geral, este especialista é funcionário integrante de quase todas as empresas de transporte rodoviário.
Deve-se ter em mente que os ganhos dependerão do local de trabalho. Assim, a maior remuneração material pelo seu trabalho será recebida pelos especialistas que atuam em oficinas privadas nas grandes cidades. Mas os mecânicos que trabalham em empresas estatais localizadas nas províncias recebem pequenos salários.
No próximo vídeo você encontrará uma entrevista com um mecânico de controle (controlador do Transport OJSC), na qual ele fala sobre o dia a dia.