Meditação Transcendental: Características e Técnica
Às vezes, você realmente quer se distrair de todas as suas preocupações pelo menos por um minuto. Mas como fazer isso, quando tem muita coisa pela frente, tem muitos planos na cabeça, e tudo em volta traz melancolia. Está chovendo do lado de fora da janela, agitação no escritório, louça suja em casa. Desejo, em vez desta foto, ver o que há de bom, fazer uma pausa, ou melhor ainda - dormir em um sono profundo e sereno. Isso é possível e não leva muito tempo. Você chegará a tempo para tudo, mesmo que se permita "desconectar" por um tempo. E a meditação transcendental nos ajudará nisso.
O que é isso?
A meditação transcendental ou MT é uma das técnicas de meditação mais comuns e usadas. De acordo com alguns relatórios, hoje ele é dominado por 6 a 8 milhões de pessoas em todo o mundo. E quase todos eles acreditam que este é o componente mais importante de sua excelente saúde, excelente saúde, vigor e sucesso.
Acredita-se que a doutrina apareceu há milhares de anos. No entanto, a técnica recebeu oficialmente seu nome há mais de meio século. Seu fundador oficial é o guru indiano de ioga Maharishi Mahesh. De acordo com alguns relatos, os membros dos lendários quatro The Beatles o trouxeram para a Europa. Eles se familiarizaram com a técnica transcendental enquanto estavam na Índia. Voltando ao Ocidente, eles começaram a promover e popularizar esse método. Afinal, ele está disponível até para uma pessoa muito ocupada.
Apenas 20 minutos, idealmente duas vezes por dia - e você está cheio de força e energia.
o efeito
Os seguidores desta prática espiritual, no entanto, como qualquer outra técnica meditativa, têm certeza de que ela tem um efeito benéfico em todo o corpo: corpo e alma.Eles argumentam, e isso, aliás, já foi comprovado por alguns estudos científicos, que se você fizer o exercício corretamente e com regularidade, certamente levará à solução de um problema específico e à melhora do bem-estar em geral.
Gastar apenas 20 minutos por dia ou 40 se mergulharmos na meditação transcendental duas vezes por dia (os especialistas recomendam fazer isso na primeira vez pela manhã e na segunda à tarde), obtemos resultados impressionantes:
- uma sessão de meditação irá substituir um sono completo de 8-9 horas para você;
- a pressão arterial está normalizada;
- seu corpo, como após a vacinação, desenvolverá imunidade contra várias doenças;
- o sistema nervoso ficará mais forte;
- você vai se livrar da insônia;
- você lidará facilmente com seus nervos ou até mesmo deixará de ser confirmado pelo estresse e pela depressão;
- você lidará facilmente com os maus hábitos;
- a capacidade de criar será aberta;
- você começará a tomar decisões excepcionalmente corretas, mesmo nas situações mais difíceis;
- você será capaz de desenvolver suas habilidades mentais;
- sua saúde vai melhorar, tanto física quanto mental;
- a auto-estima aumentará.
Diferença de outras meditações
A primeira e talvez a diferença mais atraente entre a meditação transcendental e outras é a simplicidade - este método é mais simples do que os outros, tanto no aprendizado quanto na aplicação.
Outra vantagem que para muitos também é definir - este tipo de meditação é exclusivamente "secular", não requer imersão total em uma ou outra religião ou filosofia... Enquanto outras formas de meditação, em sua maioria, não são apenas exercícios, mas parte de um estilo de vida e visão de mundo. Até se tornar um instrutor no domínio dessa técnica é bem fácil, dizem quem já fez isso.
Meditação transcendental adequado para quase qualquer pessoa. É usado com sucesso por crianças e homens de negócios de sucesso. Ajuda não só a enfrentar o cansaço, mas também a livrar-se de problemas para pessoas que passaram por alguns eventos difíceis, eventos traumáticos em suas vidas, por exemplo, vítimas de crimes contra uma pessoa, violência, vítimas de terroristas. Outros métodos de meditação envolvem concentrar-se no que nos rodeia, enquanto a meditação transcendental, ao contrário, nos afasta do mundo que nos rodeia e nos faz ir para dentro. Para "descer" ou "subir" ao nível do subconsciente.
Técnica de execução
Existem apenas três condições indispensáveis:
- você precisa ter uma postura confortável (a única condição é que suas costas estejam retas);
- olhos fechados;
- comece a repetir o mantra - primeiro baixinho em voz alta, depois em um sussurro, e então para você mesmo.
Como resultado da repetição repetida do mantra, você abstrai do mundo exterior. Concentrar-se apenas em alguns sons específicos fará com que certas células cerebrais funcionem. Assim, a atenção geral se torna fraca. Também ajuda a relaxar o corpo todo. Seu cérebro é limpo de pensamentos desnecessários, abrindo espaço para ideias novas e mais racionais.
Você apenas olha para dentro de si mesmo e vai para o nível subconsciente. O estado no qual você pode mergulhar por meio da meditação transcendental, alguns chamam de "vigília calma". Apesar de toda a aparente simplicidade, antes de iniciar a meditação transcendental, os especialistas ainda aconselham não se envolver no estudo independente, mas sim assistir a várias aulas especiais, durante as quais você se familiarizará com mais detalhes sobre como tais exercícios afetam seu corpo, aprender como fazê-los tão eficientemente quanto possível. Essas lições podem ser aprendidas tanto individualmente como em aulas em grupo. Depois de concluí-los, você poderá continuar a agir de forma independente.
Mas, primeiro, o professor deve ajudá-lo a escolher não apenas a postura mais confortável para realizar a meditação transcendental, mas também a escolher para você uma "palavra mágica" - um mantra.
Como escolher um mantra?
Ela é selecionada individualmente. Deve ser uma combinação de letras que sua alma ouvirá. Antes de encontrar o seu, pode ser necessário tentar alguns mantras. Alguns podem não combinar com você no timbre, outros no som. O fundador desta técnica, Maharishi Mahesh Yogi, garantiu que existe um mantra para cada idade.
Ele até desenvolveu uma tabela em que são indicadas as combinações de sons recomendadas para uma determinada idade. A propósito, o mestre deduziu uma fórmula de sons mágicos tanto para seus seguidores muito jovens de 4 a 10 anos (ele recomenda que usem a palavra "ing" como mantra), e para os branqueados de cabelos grisalhos - os grandes o professor deixou a palavra "shyama", esse mantra deve ser adequado para maiores de 60 anos.
No entanto, todos diferimos não apenas na data de nascimento, mas também em muitos outros fatores. Preferências de gosto, capacidade de pronunciar este ou aquele som, desejo ou indisposição de ouvir qualquer combinação de letras, temperamento, nacionalidade, tipo de atividade. O mantra deve "acariciar o ouvido" de sua alma, agir suavemente sobre você, entrar em sintonia com seu estado interior. Em nenhum caso, deve irritar uma única célula do seu corpo. Portanto, ainda é recomendável passar por um processo tão importante de escolher um mantra sob a orientação de um mentor. Depois de algum tempo, seu mantra pode parecer "desatualizado" - tudo porque você não o pronunciará como um feitiço, mas como algo dado como certo, e então sua alma deixará de responder a ele.
Mas não procure urgentemente um substituto para a palavra-código, porque seu eu interior também se acostumará a certos sons aos quais responde - basta chamá-lo com mais atenção.
Dicas para iniciantes
Durante suas primeiras tentativas de usar o método de meditação transcendental, você pode sentir falta de concentração. Não se deixe aborrecer; isso também acontece com "usuários" experientes da meditação transcendental. Apenas tente ficar um pouco mais focado. Respire uniformemente e não se distraia com coisas desnecessárias e estranhas. Seu objetivo principal está dentro de você. Mas o principal - não se esqueça que a meditação transcendental, como qualquer outra, é apenas uma das formas de manter a saúde mental e física, e não uma panacéia para todos os males.
Portanto, além das práticas espirituais, para total tranquilidade, faça exames médicos. Não desejo ilusório. A propósito, sessões especialmente suscetíveis a esse tipo de meditação podem levar a consequências muito indesejáveis. Portanto, antes de usar este "medicamento" consulte um especialista.